Ajuda sobre construção (peso e cg)

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Gaia
membro

Mensagempor Gaia » 03 Ago 2010 17:46

[quote:3790ff5085="Gustavo Murad"]Gaia,

Vamos fazer o seguinte:

ESQUECE OS ARAMES DE SOLDA!!!

Pronto esqueceu ?

Agora vamos pensar em outras possibilidades, linha de pesca multifilamento (linkagem pull-pull), linha 10 de pipa e outras linhas....

Arama de "encastoar" (vendido em casas de pesca para fazer encastores) com conduíte , fibra de vidro (se for de 2mm não fica mole, vai por mim).

Só nisso já vai facilitar muito acertar o CG, esses arames são pesados sim mesmo com conduíte as outras opções são mais leves.
E pior, mesmo que as opções que eu te dei sejam mais pesadas o peso fica mais distribuído e não concentrado na cauda e por isso o CG com certeza vai ficar bem mais fácil de acertar.

Outra coisa, siga as construções mais a risca, não faça adaptações sem um profundo conhecimento da causa.
Se o aeromodelo foi criado par ser daquele jeito, tem um motivo!

Eu já fiz um Scout que com a eletrônica pesava menos de 250g com eletrônica!!
Basta você usar as opções mais leves disponíveis e só reforçar nos lugares que devem ser reforçados!

Minha sugestão é começar com um motoplanador, como o Ghost! Mesmo o peso ficando acima do desejado a chance dele voar é grande pois a área da asa é grande e a necessidade de motor é pequena.

Outra planta para Depron que não tem erro é essa: http://www.rcgroups.com/forums/showatt.php?attachmentid=766296&d=1142495231

Esse é um UglyStick com planta especial para Depron todo de encaixar, não tem que inventar nada nessa planta, imprime em folha A4, junta, cola no Depron, recorta e encaixa tudo colando com COLA DE ISOPOR (não use cola quente).

Se fizer desse jeito você consegue um aeromodelo com menos de 400g, perfeito para aprender a voar e ótimo para sua eletrônica![/quote:3790ff5085]

Gustavo Murad, já aboli os arames de solda, não vou usar mais (só talvez em algum trem de pouso).Tenho varetas de fibra de vidro de 1.4mm, 2mm e 2.2mm, vou acreditar em você e mandar bala então com os de 2mm. Vou tentar aprender a fazer algo no pul-pul, porque algo relacionado que li superficialmente achei meio complicado de entender via net sem nunca ter visto ao vivo....! Vou cortar esse modelo Ugly e aprender nele, logo que retomar minhas construções. Antes, eu apenas quero tentar melhorar o que der no meu SS, porque gastei uma boa fita nele e não gostaria de perder tudo.
Não sei se é minha cola de isopor, mas sinceramente não tenho paciência para fazer todo um aero usando cola de isopor......demora demais para secar e não sinto firmeza nas colagem nem mesmo depois de seca...(uso cola de isopor Mercur), no SS seria impossível colar as nervuras no depron da asa com cola de isopor, na curvatura do perfil(bordo de ataque) nem epoxi deu bom resultado, só a cola quente que segurou a barra mesmo.Procurei alguma cola de contato por aqui, mas todas que achei atacaram o isopor.Vou tentar com a cola branca mesmo, que apesar de demorar a secar, tem uma pega melhor que minha de isopor.Se tiver alguma sugestão de cola fácil de encontrar, estou na escuta. Obrigado.
Equilibrio é chave que abre todas as portas.

Gaia
membro

Mensagempor Gaia » 03 Ago 2010 18:17

[quote:f83eec53fe="fabiofleal"]Pessoal,
Desculpa me meter na conversa de voces, mas diminuir a distancia entre a asa e o conjunto de cauda deixa sim, o modelo arisco.
Porem, nao tem nada a ver com as forças p/ mover os comandos ou p/ mudar a direção do aviao e sim com a estabilidade dele p/ voar reto, principalmente em baixas velocidades.

Voces ja viram uns glows onde a deriva é bem longe do CG, como o Oxalys, por exemplo. Aquilo é p/ dar estabilidade.

Gaia,
faça como o Gustavo disse: esqueça os arames de solda. Eles são um dos maiores, se não o seu principal problema com o CG. Um minimo de peso, colocado na traseira do aviao, é multiplicado pela sua distancia ao CG, na conta dos momentos. EX.: 5g de peso 15cm atras do CG tem o mesmo efeito que 37,5g colocadas 2cm à frente do CG. Entao, qq economia de peso na cauda tem muito mais efeito, pois ela é mais comprida.

Tente manter o peso em torno de no maximo uns 500g p/ uns 20dm2 de asa (1m X 20cm) p/ seu aviao voar manso e nao precisar muito de motor. Outra: Fuja das helices SF p/ o 2822. Se vc medir o consumo delas p/ uma mesma aplicação vai ver que é bem mais alto e vai te dar menos velocidade. Muitas vezes ela é mais importante que o empuxo. Eu tenho aqui um aero de 1327g com 700g de empuxo e 62g/dm2 de carga alar que nao tem dificuldade nenhuma p/ voar porque sobra pitch speed. Mas isso ja é outra historia. A helice de melhor performance p/ o 2822 é a GWS 8X6HD. SF nele so se for 7X6, como uso no easy-flite AMB (quase 40 minutos de voo com uma 2200mAh)

Meus primeiros aeros eu fiz com isopor de papelaria, bem leve e facil de colar. Depois que fui pegando os macetes e o jeito, parti p/ outros materiais como o depron. Meu melhor aviao ate hj era assim e pesava RTF, 345g.

O Aero boero do meu avatar foi todo feito com cola de contato, exceto as longarinas da asa, presas com cola quente. Pesa 600g RTF, com rodas Du-Bro de 2,5 polegadas e bateria 3S de 2200mAh 25C.
Nas linkagens longas dele, uso vareta de fibra de vidro de 1mm e arame de pesca, tb de 1mm.

Abs e boa sorte.[/quote:f83eec53fe]
fabiofleal, seja bem vindo ao assunto, com certeza sua opinião é bem vinda e vêm enriquecer esse tópico. Pode deixar que ja mudei meus conceitos sobre linkagem e peso na cauda, sua explicação sobre o ajuste de peso na cauda matou a questão......servos e linkagens vão tudo para mais perto do CG. Agora sobre helices, preciso entender um pouco melhor, pois em todo lugar que li, o pessoal recomenda hélice EP 9x5 porque têm maior empuxo alguns que li nesses últimos dias até 10x4....eu comprei algumas EP 8x4 e algumas EP 9x5 mas nunca tinha lido uma recomendação dessa que você citou. Realmente o pessoal sempre recomenda usar essas que comprei baseado no empuxo (em segundo plano fica o consumo) mas confesso que um aero que me desse uns 20 minutos de vôo com minha 1300mah seria tudo de bom (logicamente que com o emax 2822). Com minhas construções pesadas, a 8x4 não daria conta(eu acho), por isso sempre tentei voar com com a 9x5. Carga alar no SS não é problema né, só preciso baixar o peso e ajustar o CG. Qual cola de contato você usa?Você usa algum tipo de conduite nestas suas linkagens longas?Abraço.

Gaia
membro

Mensagempor Gaia » 03 Ago 2010 18:22

[quote="Sukyake"]Coloque esses ailerons para baixo ou neutros.

Sukyake, eles ficam neutros quando ligo a bateria, quando desligo ficam nesta posição.Deveriam manter a posição quando desligados ou é normal alguma variação depois que se desliga tudo?

marques
membro

Mensagempor marques » 03 Ago 2010 18:24

[quote="Gaia"][quote:04af5771aa="Sukyake"]Coloque esses ailerons para baixo ou neutros.

Sukyake, eles ficam neutros quando ligo a bateria, quando desligo ficam nesta posição.Deveriam manter a posição quando desligados ou é normal alguma variação depois que se desliga tudo?[/quote:04af5771aa]
Normal, o meu também faz isso.
Frequencia:72.150
Canal:18

Gaia
membro

Re: Ajuda sobre construção (peso e cg)

Mensagempor Gaia » 03 Ago 2010 18:43

[quote="Leonardo M.]Gaia, é um conselho, e minha opinião ok. Já tens uma boa eletrônica, compre um kit de modelo para iniciante, ugly stick, ou qualquer outro asa alta e monte conforme as instruções do fabricante, aprenda as soluções de construção e [b:814121ce89]aprenda a voar nele[/b:814121ce89].
Construir aeromodelos do zero, de uma planta, ou de sua própria imaginação requer algum conhecimento, algumas soluções técnicas.
Da maneira que está fazendo, provavelmente irá desistir logo do hobby, sem nunca ter entrado nele.
[b:814121ce89]Após montar kits, voar e trimar de maneira correta[/b:814121ce89] volte a construir a partir de plantas e terá ótimos resultados.[/quote]

LeonardoM., quando tudo tava dando errado até tava pensando nesta possibilidade de comprar um kit, mas com a ajuda de todos estou animado a tentar acertar minhas construções, optei inicialmente por tentar eu mesmo fazer simplesmente porque me é muito prazeroso cortar e construir tudo, mas se continuar não tendo sucesso devo comprar pronto. Obrigado.

marques
membro

Mensagempor marques » 04 Ago 2010 00:14

Você tentou o que te falei?? ou vai construir um novo?

Gaia
membro

Mensagempor Gaia » 04 Ago 2010 17:23

Marques, eu vou primeiramente mudar a linkagem e depois vou tentar atrasar a asa e ajustar os pesos (eletrônica)a frente da mesma, mas ainda não tive tempo, correria nesta semana, quando chega a noite estou morto e sem ânimo, talvez neste final de semana próximo eu tente. Não penso em construir um novo sem antes esgotar todas as possibilidades de salvar os que ja estão prontos. Qualque novodade estarei postando aqui, obrigado.

marques
membro

Mensagempor marques » 04 Ago 2010 17:40

OK! também acho mais sensato esse caminho, caso vc não consiga arame de linkagem, pode fazer um sistema pull-pull com linha de pesca, ou uma de costura bem resistente. Abraços!!

Gaia
membro

Mensagempor Gaia » 04 Ago 2010 17:48

Marques, tem algum post ou tuto que você recomende para esse sistema pull-pull?

marques
membro

Mensagempor marques » 04 Ago 2010 19:06

Lendo mais um pouco, parece que com linha de pesca não é muito indicado, por que ela tem uma certa elasticidade. Mas o sistema é muito simples, basta usar o braço do servo que se usa com o aileron geralmente, e dois horn, um em cada lado da superfície de comando.
Depois tento fazer um desenho para tentar explicar melhor.
Abraços. vou pesquisar qual poderia ser o melhor fio também! mas agora tenho que sair, lá pras 11h eu posto os resultados das pesquisas.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 04 Ago 2010 21:17

O que tenho a dizer é bem simples, viu diversas dicas sobre suas construções, te foram apontados diversos erros que influenciaram no mau desempenho dos seus aeromodelos.
Sendo assim, te aconseho a construir outros, tendo esses como exemplos de seus erros, pois tentar consertar eles, além de diminuir a qualidade final em acabamento, irá também aumentar peso o que também não é nada bom.
O material não é tão caro assim, sendo assim é melhor contruir outros que sairão melhores que esses do que tentar remendar os que já estão prontos.
Não crie mais arrasto nos aeromodelos do que os que já existem.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Alex_CAFR
membro

Mensagempor Alex_CAFR » 05 Ago 2010 08:24

Gaia e galera.
estou construindo um modelo do Big (meu primeiro aero), falta colocar a eletronica, nao sei como vai ficar , mas as dicas aqui postadas vao me ajudar bastante. espero conseguir terminar e que tenha um bom resultado.
so queria deixar registrado que o pessoal aqui eh super para ajudar.
Gaia, segue em frente ai e pode deixar que vc vai conseguir no final das contas.
Alex CAFR
Duque de Caxias - RJ
skype alex.cafr

Gaia
membro

Mensagempor Gaia » 05 Ago 2010 10:53

[quote:adda078c70="marques"]Lendo mais um pouco, parece que com linha de pesca não é muito indicado, por que ela tem uma certa elasticidade. Mas o sistema é muito simples, basta usar o braço do servo que se usa com o aileron geralmente, e dois horn, um em cada lado da superfície de comando.
Abraços. vou pesquisar qual poderia ser o melhor fio também! mas agora tenho que sair, lá pras 11h eu posto os resultados das pesquisas.[/quote:adda078c70]
[b:adda078c70]marques[/b:adda078c70], minha principal dúvida e dificuldade neste sistema é quanto ao travamento das linhas, amarrá-las na medida certa, sem folgas para que os comandos fiquem precisos.....não me parece muito fácil esse ajuste fino.

Gaia
membro

Mensagempor Gaia » 05 Ago 2010 11:31

[quote:486b882460="LaercioLMB"]O que tenho a dizer é bem simples, viu diversas dicas sobre suas construções, te foram apontados diversos erros que influenciaram no mau desempenho dos seus aeromodelos.
Sendo assim, te aconseho a construir outros, tendo esses como exemplos de seus erros, pois tentar consertar eles, além de diminuir a qualidade final em acabamento, irá também aumentar peso o que também não é nada bom.
O material não é tão caro assim, sendo assim é melhor contruir outros que sairão melhores que esses do que tentar remendar os que já estão prontos.
Não crie mais arrasto nos aeromodelos do que os que já existem.[/quote:486b882460]

LaercioLMB, vou tentar recuperar apenas o SS, pois ele é todo desmontável, facilitando bastante os novos ajustes, apenas a mesa de servos é que vou descolar e passar os servos para de baixo da asa e mudar o sistema de linkagem. Vou tentar diminuir o peso da forma que der, acho que se tirar umas 100 gramas e conseguir ajustar o CG ele voará. Sobre criar mais arrasto, não entendi direito o que você quis dizer, onde estou criando mais arrasto? Me aponte por favor pois não quero repetir os mesmo erros nos próximos. Obrigado.

Gaia
membro

Mensagempor Gaia » 05 Ago 2010 11:33

[quote:01ebb9af24="Alex_CAFR"]Gaia e galera.
estou construindo um modelo do Big (meu primeiro aero), falta colocar a eletronica, nao sei como vai ficar , mas as dicas aqui postadas vao me ajudar bastante. espero conseguir terminar e que tenha um bom resultado.
so queria deixar registrado que o pessoal aqui eh super para ajudar.
Gaia, segue em frente ai e pode deixar que vc vai conseguir no final das contas.[/quote:01ebb9af24]
Alex_CAFR, boa sorte na sua primeira construção, espero que tenha mais sucesso do que eu....rsrsrsr.....obrigado pela força.

marques
membro

Mensagempor marques » 05 Ago 2010 15:42

[quote:1e50885d91="Gaia"][quote:1e50885d91="marques"]Lendo mais um pouco, parece que com linha de pesca não é muito indicado, por que ela tem uma certa elasticidade. Mas o sistema é muito simples, basta usar o braço do servo que se usa com o aileron geralmente, e dois horn, um em cada lado da superfície de comando.
Abraços. vou pesquisar qual poderia ser o melhor fio também! mas agora tenho que sair, lá pras 11h eu posto os resultados das pesquisas.[/quote:1e50885d91]
[b:1e50885d91]marques[/b:1e50885d91], minha principal dúvida e dificuldade neste sistema é quanto ao travamento das linhas, amarrá-las na medida certa, sem folgas para que os comandos fiquem precisos.....não me parece muito fácil esse ajuste fino.[/quote:1e50885d91]
A unica vez que eu fiz eu usei linha de pipa e e CA comum (superbonder) para na precisar amarra, fiz uma especie de forca, so que no lugar de amarrar passei superbonder e enrolei o fio, assim se o resultado não ficasse bom, era só corta o laço. eu também tencionei um pouquinho para ficar um comando bem firme. no meu note não tem paint, vou procurar outra forma de desenhar.
Frequencia:72.150

Canal:18

Gaia
membro

Mensagempor Gaia » 13 Ago 2010 12:18

Gustavo Murad, em sua homenagem fiz o ugly e ficou bem bacana, ainda pesado (680g), mas o CG ficou perfeito sem nenhuma adaptação. Vou testá-lo amanhã e depois posto notícias.Abraço.
[URL=http://img153.imageshack.us/i/uglychuvisco3.jpg/][img:e6778a520b]http://a.imageshack.us/img153/7444/uglychuvisco3.jpg[/img:e6778a520b][/URL]
[URL=http://img15.imageshack.us/i/uglychuvsco2.jpg/][img:e6778a520b]http://a.imageshack.us/img15/7286/uglychuvsco2.jpg[/img:e6778a520b][/URL]

doglas263
membro

PROBLEMAS NO MEU TAMBÉM

Mensagempor doglas263 » 07 Dez 2010 18:34

Eu sou iniciante também e tentei fazer um SS e não consegui fazer ele voar. Quase acabo com meu motor. Fiz algumas modificações na planta dele primeiro que moro em Belém e aqui não tem depron, já rodei a cidade inteira, e acabei fazendo a asa com perfil clarck y com P0. Montei um excelente cortador de isopor, depois de muito bater cabeça, e agora minhas próximas construções devem ser melhores. Cometi alguns erros, por exemplo usei arame de solda para linkagem, muita cola quente, outra coisa que fica ruim para fazer aeros é não ter uma balança, mas já pedi uma legal no DX deve chegar em breve.
Vou postar um tópico sobre meu cortador de isopor, foi feito com fonte de computador, e ajusto a tensão através de um potenciômetro ligado a uns resistores e ao pino um do CI. O arco, eu fiz com fio níquel-cromo e cabo de vassoura.
Bom segundo as dicas o próximo modelo que vou fazer vai ser o do Big, o NIS. Parece ser bem fácil para construir. Bom tem uma planta dele no 4shared (http://www.4shared.com/file/HqqX-Vw7/Planta_NIS.htm ) muito bom em corel e em pdf. Vou segui-la.
Ah a outra coisa, tem um cara que tem um vídeo no youtube que ensina a usar arame de peneu de carro para fazer linkagem, alguém já fez isso? (http://www.youtube.com/watch?v=dZd9RLhjNcY) esse vídeo tem o titulo arame para berimbau mas em outro vídeo desse mesmo cara ele fala que serve para linkagem.

Boa sorte para nos iniciantes.

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 08 Dez 2010 00:41

Eu uso esse guarda chuva para retirar arame de linkagem! Custa 8 reais e tem 16 varas de 64cm de arame de aço de espessura de 1,5mm.
[url=http://d.imagehost.org/view/0619/Niver_Manu_007][img:c03630b2c0]http://d.imagehost.org/0619/Niver_Manu_007.jpg[/img:c03630b2c0][/url]
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ

Gaia
membro

Mensagempor Gaia » 08 Dez 2010 11:17

Doglas, que bom que você ja tem um bom cortador, porque eu ainda não consegui fazer um bom.....ou não esquenta o suficiente, ou o fio sempre acaba esticando e prejudica um pouco a qualidade do corte. Sobre asas de P0, desde que você reforce bem (espetos de churrasco, varetas de fibra.....etc) e entele com fita de embalagens, ficam muito boas (quando se consegue cortar bem o perfil desejado).
Sobre lincagem, desenvolva seus métodos......sinceramente ja construi muitos aeros depois deste post e hoje uso varetas de fibra para linkagens internas ou externas desde que curtas, e arame de solda para linkagens externas mais longas. Sinceramente nada como vc testar e ver o que da certo para vc. A diferença de peso entre o arame de solda e outros materiais da mesma espessura é ínfima (quando sua balança chegar vc poderá comprovar) e certamente os erros nos projetos são bem mais relevantes do que a diferença no peso da linkagem. Cola quente realmente é um problema quanto a peso, hj uso cola quente em muito poucos projetos e apenas em locais onde julgo que ela seja adequada. Uso cola de contato, cola de isopor, epoxi e CA. Com o tempo vamos parendendo a usar cada tipo de cola com economia e fazer aeros muito firmes e reforçados sem excesso de peso.
Esse meu ugly voa muito bem, é estável e plana muito, mas a planta é projetada para depron, se tiver acesso ao depron (eu comprei pela net na spumapepaer e valeu a pena, logo renovarei meu estoque com eles) não deixe de tentar costruir um para ver. Além de voar muito bem ele é bem resistente....já caí de bico e ele ainda voa muito bem....só tive que refazer a base do trem de pouso ).
warne....meu sonho é achar um guarda chuvas destes.....rsrsrs (além de ter varetas num boa medida, tem um custo semelhante aos arames de solda)....já procurei por aqui e só achei feito de chapinha e não com arames.

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 08 Dez 2010 11:56

Pois é Gaia, os arames retirados desse guarda chuva são perfeito pra nosso uso.
Não enferrujam, tem boa resistência e é de fácil manuseio.
E de quebra, ainda podemos aproveitar o tecido para fazer paraquedas!heheh
[url=http://b.imagehost.org/view/0223/Niver_Manu_004][img:ab1b6b4008]http://b.imagehost.org/0223/Niver_Manu_004.jpg[/img:ab1b6b4008][/url]
[url=http://d.imagehost.org/view/0210/Niver_Manu_003][img:ab1b6b4008]http://d.imagehost.org/0210/Niver_Manu_003.jpg[/img:ab1b6b4008][/url]
[url=http://b.imagehost.org/view/0339/Niver_Manu_005][img:ab1b6b4008]http://b.imagehost.org/0339/Niver_Manu_005.jpg[/img:ab1b6b4008][/url]
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ

doglas263
membro

Mensagempor doglas263 » 08 Dez 2010 12:11

Bom, para fazer meu cortador eu bati bastante cabeça e ate queimei duas fontes, mas consegui recuperá-las trocando os capacitores, sei algumas coisas de eletrônica. Bom, como falei moro em Belém mas na verdade to construindo o meu avião em uma cidade próxima na casa da minha mãe, pois em Belém moro em um kit-net por causa da faculdade ai todos os finais de semana vou paca casa dela. Com isso o frete de materiais são muito caros, tem um pessoal do fórum que mora aqui, vou tentar juntar alguns para pedirmos alguns deprons e racharmos o frete, deve valer a pena.
Vou montar um tópico na parte de cortadores ai vou colocara to o esquema do meu.

Quanto a linkagem com sombrinha é uma ótima idéia. Vou ver se no comércio aqui tem p vender com esse tipo de varetas.

Essa semana vou começar a construir um modelo do Big.

Vou postar as fotos.

Gaia
membro

Mensagempor Gaia » 09 Dez 2010 17:45

doglas, aguardo a postagem do seu tópico sobre o cortador, se não for nada muito complicado (de eletrônica só sei soldar....rsrsrsr....e se não for nada muito pequeno) tento fazer.
O Big nis é muito bem recomendado para iniciantes, facil de fazer e ajustar cg. Uma cisa que observei, quando vc estiver construindo, mesmo antes de entelar e colocar eletrônica veja como está o cg, pois depois que vc colocar, não vai mudar muita coisa....se estiver próximo do ideal, manda bala que é fácil ajustar com a eletrônica, mas se estiver meio longe ai já fique sabendo que mesmo com eletrônica vai ser difícil conseguir um bom balanceamento.
warne, eu ja tive muitos guarda chuvas com varetas, mas isto foi antes do aeromedelismo, eu me lembro bem deles, mas os que tenho hoje são de outro modelo e os que ja achei para vender que são nesse sistema, custam de R$40,00 pra cima.....ai naum dá....mas uma hora acho um camelô com o modelo certo....rsrsrs!!

doglas263
membro

cortador

Mensagempor doglas263 » 09 Dez 2010 18:02

rapa decidi não criar um tópico novo e postei em um que já existia.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=7824&postdays=&postorder=asc&start=225

o mais importante é a figura com nome "aaa"

qualquer coisa pode mandar uma MP.

ou me add no msn

bom ainda não tirei as fotos do meu pronto mas quero fazer isso essa semana.

não criei um tópico novo pois la só pode ser criado por moderados "não entendi muito bem isso"

ainda não sei fazer um avião que voe mas um cortador já estou fera.. ahuahuahu

fabiofleal
membro
Contato:

Opa!

Mensagempor fabiofleal » 09 Dez 2010 23:49

Gaia, desculpa a demora na resposta. Acredito que quase todas as perguntas que vc me fez, a turma ja respondeu.

Quanto ao conduite, uso so canudos de refrigerante, do mais fino que existe, jutamente por causa da historia dos momentos. Como minhas linkagens sao longas (Meu 727 tem uma de mais de 1,5m) e feitas de varetas de fibra, às vezes preciso de um bom conduite, o mais leve possivel.
No aviao ai da foto, o CG ja estava ajustado e tem tanta coisa mais pesada nele que o conector eletrico nem fez cocega. Mas em aeros menores, eu usaria so linha ou fita + CA p/ unir a vareta com o arame que faz o Z-link. O Canudo que aparece ai é so p/ livrar a fibra do atrito com a fuselagem.

Abs.
Anexos
09122010108.jpg
09122010108.jpg (32.62 KiB) Exibido 6684 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”