Ajuda sobre construção (peso e cg)

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
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Gaia
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Ajuda sobre construção (peso e cg)

Mensagem por Gaia »

Olá a todos, antes de mais nada, já li vário tópicos e muita informação, na teoria me pareceu tudo claro, mas na prática....depois de 4 aeromodelos construidos, continuo com os mesmos problemas, gostaria de algumas dicas pois já estou desanimando.Dos 4 aeros que montei falta apenas o vulcan para tentar colocar eletrônica e tentar voar, mas não tentarei antes de conseguir fazer algum outro modelo treinador voar de verdade. Meu primeiro foi um Scout, onde segui a planta aqui do fórum, o segundo foi um modelo que adaptei do rc groups (muita coraem tentar adaptar algo sem ne conseguir o básico, mas a idéia era aprender e tentar fazer algo com outro tipo de construção visando diminuir o peso final) e o terceiro foi um slow stick. Resumindo, todos meus aeros ficaram com peso final bem acima do relatado pelos tópicos, o scout ficou com 640 gramas o extra mesmo peso e o slow stick que eu pensei que conseguiria fazer mais leve....ficu com 740 gramas sem trem de pouso, onde parei a construção simplesmente porque não consigo ajustar o cg. Todos meus modelos foram feitos com um motor emax 2822 com bateria 3S de 1300mah e esc tower pro 25A. Como o Scou foi o primeiro, andei abusando da cola quente, mas no extra eu só usei para fixar a asa na fuselagem e no slow stic tive que usar nas nervuras e reforco de asa. Mesmo com modelos "gordinhos", o que me intriga mais é o CG, pois mesmo seguindo as plantas, todos modelos ficaram com o CG atrasado no terço final da asa, isso com todo peso da eletrônica praticamente no bico do areo. A única forma de ajustar o CG seria adicionando mais peso no bico, mas como os modelos já estão no limite do peso para minha eletrônica isso inviabiliza .Obrigado.
Equilibrio é chave que abre todas as portas.
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Gaia
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Mensagem por Gaia »

[URL=http://img844.imageshack.us/i/canon161.jpg/][img:0119233dd6]http://a.imageshack.us/img844/7105/canon161.jpg[/img:0119233dd6][/URL]
[URL=http://img834.imageshack.us/i/canon160.jpg/][img:0119233dd6]http://a.imageshack.us/img834/8595/canon160.jpg[/img:0119233dd6][/URL]
[URL=http://img651.imageshack.us/i/canon157.jpg/][img:0119233dd6]http://a.imageshack.us/img651/4344/canon157.jpg[/img:0119233dd6][/URL]
[URL=http://img821.imageshack.us/i/canon156.jpg/][img:0119233dd6]http://a.imageshack.us/img821/180/canon156.jpg[/img:0119233dd6][/URL]
detalhe do peso que tive que colocar para ajustar o CG
[URL=http://img6.imageshack.us/i/canon150.jpg/][img:0119233dd6]http://a.imageshack.us/img6/6518/canon150.jpg[/img:0119233dd6][/URL]
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Buts
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Mensagem por Buts »

O Stick está mole para arrumar... Coloca os servos onde está a bateria na foto, põe a bateria perto do motor e pronto.. já deve ter dado.
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RCampos
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Mensagem por RCampos »

Pelo pouco que deu pra ver nas imagens, percebi que você está cometendo alguns erros.
No Slow Stick, a bateria fica logo atras do motor, presa na fuselagem. Os servos ficam embaixo da asa, perto do CG.
Essa fuselagem parece meio pesada, não precisa desse suporte onde está a bateria. Evite essa quantidade de reforços na asas, evite exagerar na cola quente. Também não precisa deste tanto de reforço na cauda. A lincagem deve ser feita com arame de aço de 1mm, parece que você está utilizando arame de solda. Escolha um tubo leve para servir de fuselagem, tipo vara de pesca, fibra de carbono, etc...

Não desista!
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RCampos
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Mensagem por RCampos »

Ah...
Põe diedro nessa asa do Slow Stick, não exagera na entelagem e e usa o 2822.
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Márcio gonçalves
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Voo

Mensagem por Márcio gonçalves »

Cara, tive o mesmo problema que você. Faça como eu, construa um NIS, modelo do Big Espectro, tem o tópico dele aqui, é muito simples de fazer, foi com ele que depois de fazer e destruir (sem conseguir voar) uns dez modelos, que consegui voar. O meu atual está com 72 de fuzelagem, 100 de envergadura e 19 de corda, peso final de 520 g, emax 2822, hélice 90*47 sf e bateria 3s 1500 mah.
Já fiz vários modelos legais, mas não fico sem um NIS, facílimo de fazer, voa muito bem e aguenta muitos tombos ou pousos mal feitos.
Enverga mas não quebra!!!
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marques
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Mensagem por marques »

Vamos lá!
Primeiramente, ótima sua pergunta, parabéns!
Agora, pelo que eu entendi, você não consegue ajusta o cg a 1/3, a partir, do bordo de ataque(frente da asa).
Uma solução seria atrasar a asa (por ela mais pra trás), deixando o momento de força do peso do motor mais efetivo no balanceaneto.
Esse peso do seu slow stick me assustou um pouco, passe as especificações e os materiais usado na confecção dele, para ter uma idéia de peso que ele realmente deveria estar.
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Luiz Phelipe
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Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:0cf70a54c8="marques"]Vamos lá!
Primeiramente, ótima sua pergunta, parabéns!
Agora, pelo que eu entendi, você não consegue ajusta o cg a 1/3, a partir, do bordo de ataque(frente da asa).
[b:0cf70a54c8]Uma solução seria atrasar a asa[/b:0cf70a54c8] (por ela mais pra trás), deixando o momento de força do peso do motor mais efetivo no balanceaneto.
Esse peso do seu slow stick me assustou um pouco, passe as especificações e os materiais usado na confecção dele, para ter uma idéia de peso que ele realmente deveria estar.[/quote:0cf70a54c8]
Você sabe o que esta falando?
Pelo geito não, se atrasar a asa solucionara o CG, mas diminuíra o momento de cauda, isso tornado o aeromodelo mais arisco.
Em uma hora dessas dou razão ao marco antonio e ao sapo.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
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marques
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Mensagem por marques »

[quote:fa9b02c8d7="eing20ver"][quote:fa9b02c8d7="marques"]Vamos lá!
Primeiramente, ótima sua pergunta, parabéns!
Agora, pelo que eu entendi, você não consegue ajusta o cg a 1/3, a partir, do bordo de ataque(frente da asa).
[b:fa9b02c8d7]Uma solução seria atrasar a asa[/b:fa9b02c8d7] (por ela mais pra trás), deixando o momento de força do peso do motor mais efetivo no balanceaneto.
Esse peso do seu slow stick me assustou um pouco, passe as especificações e os materiais usado na confecção dele, para ter uma idéia de peso que ele realmente deveria estar.[/quote:fa9b02c8d7]
Você sabe o que esta falando?
Pelo geito não, se atrasar a asa solucionara o CG, mas diminuíra o momento de cauda, isso tornado o aeromodelo mais arisco.
Em uma hora dessas dou razão ao marco antonio e ao sapo.[/quote:fa9b02c8d7]
OK! vamos lá! fisica do primeiro ano!
Momentos de força!
vamos imaginar que o aeromodelo é uma gangorra de tábua, homogênea apoiada em perfeito equilíbrio por um ponto (voala! temos o CG). Nessa gangorra, temos a força peso do motor, a uma distância x do ponto de equilíbrio(CG) nos primórdios do ensino médio, a maioria da pessoas aprende uma simples equação que relaciona o momento de força: M=F.d (< massa igual a força vezes distancia), reorganizando temos F=M/d, com isso notamos força é proporcional a distância. se aumentarmos a distancia do ponto de equilíbrio aumentamos o momento da força sem aumentar a massa.
entendemos o primeiro passo, agora vamos ao seu precioso momento de cauda, por partes se diminuirmos essa distância o modelo precisara de mais força para fazer suas manobras, mas como o servo é limitado em seu movimento, vai acabar fazendo um movimento com menor torque e assim mais suave, e não arisco. porem se diminuir de mais ira força mais o servo e não terá o movimento satisfatório, o que podemos fazer em relação a isso é aumentar a área do profundor. só para citar um exemplo, qual é a distância do profundor (aileron) de uma zaggy até o cg? porem a área corresponde ao aileron, que é grande e oferece uma força suficiente para manter controlável, além disso muita gente indica zaggy para iniciantes.
Abraços Marques.
Editado= Onde estiver massa, leia Momento! obrigado!
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Luiz Phelipe
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Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:97323a7ba6="marques"][quote:97323a7ba6="eing20ver"][quote:97323a7ba6="marques"]Vamos lá!
Primeiramente, ótima sua pergunta, parabéns!
Agora, pelo que eu entendi, você não consegue ajusta o cg a 1/3, a partir, do bordo de ataque(frente da asa).
[b:97323a7ba6]Uma solução seria atrasar a asa[/b:97323a7ba6] (por ela mais pra trás), deixando o momento de força do peso do motor mais efetivo no balanceaneto.
Esse peso do seu slow stick me assustou um pouco, passe as especificações e os materiais usado na confecção dele, para ter uma idéia de peso que ele realmente deveria estar.[/quote:97323a7ba6]
Você sabe o que esta falando?
Pelo geito não, se atrasar a asa solucionara o CG, mas diminuíra o momento de cauda, isso tornado o aeromodelo mais arisco.
Em uma hora dessas dou razão ao marco antonio e ao sapo.[/quote:97323a7ba6]
OK! vamos lá! fisica do primeiro ano!
Momentos de força!
vamos imaginar que o aeromodelo é uma gangorra de tábua, homogênea apoiada em perfeito equilíbrio por um ponto (voala! temos o CG). Nessa gangorra, temos a força peso do motor, a uma distância x do ponto de equilíbrio(CG) nos primórdios do ensino médio, a maioria da pessoas aprende uma simples equação que relaciona o momento de força: M=F.d (< massa igual a força vezes distancia), reorganizando temos F=M/d, com isso notamos força é proporcional a distância. se aumentarmos a distancia do ponto de equilíbrio aumentamos o momento da força sem aumentar a massa.
entendemos o primeiro passo, agora vamos ao seu precioso momento de cauda, por partes se diminuirmos essa distância o modelo precisara de mais força para fazer suas manobras, mas como o servo é limitado em seu movimento, vai acabar fazendo um movimento com menor torque e assim mais suave, e não arisco. porem se diminuir de mais ira força mais o servo e não terá o movimento satisfatório, o que podemos fazer em relação a isso é aumentar a área do profundor. só para citar um exemplo, qual é a distância do profundor (aileron) de uma zaggy até o cg? porem a área corresponde ao aileron, que é grande e oferece uma força suficiente para manter controlável, além disso muita gente indica zaggy para iniciantes.
Abraços Marques.[/quote:97323a7ba6]
Ta bom, não vou discutir, o aero é dele ele faz oque quiser, se quiser fazer como você falou e encurtar a cauda, va em frente, você complicou de mais uma coisa simples de resolver movendo a bateria ate o nariz.
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