FireBig, pra quem nunca "vuou"....c/ video

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Puts trouxe o modelo para o trabalho para voar com ele de tarde e deixei dentro do carro (no sol)..... adivinha.. a cola quente da cauda soltou (acho que devido a tensao das linhas de pesca)
Agora vou ter que refazer o servico... o certo seria retirar tudo e montar denovo pq se eu colar com as linhas do jeito que esta pode ficar frouxo o sistema, ou desalinhado.. mas acho que vou arriscar a somente colar do jeito que esta mesmo para nao perder tempo...
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Bom voou, mas já lenhou, lenhou, lenhou e espatifou...

Minhas impressoes sobre o modelo são:
Esta eletronica é mais do que suficiente para voa-lo, pois voei ele bem alto com menos da metade do motor.
O servo dos ailerons que achei que fosse muito fraquinho, foi muito bem respondeu certinho não deixou a desejar não..
O voo deste modelo tende a ir de bico no chao na saida, pois hora que acelera o motor ele faz como se fosse uma alavanca, sei lá, assim tive que recuar bastante a bateria, e coloca-la bem para traz, na reta do servo e deixar o CG em + ou - 40 a 45 % da corda.
A eletronica toda para fora atrapalhou bastante principalmente em lanca-lo com a mao, pois toda hora eu enroscava os dedos nos fios dos servos, etc..
Por ele estar com uma Carga Alar + ou - de 25 prejudicou bastante, mas mesmo assim o voo foi tranquilo, acredito que seria mais se eu tivesse colocado um pouco de diedro, pois ele estava muito arisco principalmente nos comandos de aileron. Acredito que se colocar metade dos ailerons ficaria até melhor.

Na primeira lenha sai com todo motor e o aviao destrimado, ficou muito maluco e como tem muitas arvores aqui onde estou testando ele passou por traz de uma e eu me perdi completamente...
Na segunda lenha, apos eu arrumar o pedaco que quebrou lancei ele sem conectar o Aileron e profundor (burrice/descuido), resultado... lenha....
Outra coisa, o fio da antena é muito grande, e eu não havia prendido direito, acabou batendo na helice e cortando ele. Entao, vale a licao, motor pusher, prende bem o fio com durex ou algo assim para ele nao sair do lugar..

Depois disto voou muito bem, ai trombei em 3 arvores, mas ele caiu no chao praticamente intacto e na ultima ele enroscou, nao quebrou nada, mas na hora fomos retirar ele acabou descolando o leme. Acho que da ate' para remendar ele e voa novamente, mas vou aproveitar para melhora-lo...

Ps: eu ja disse que ele ficou bem arisco?!
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Poxa, eu vi o vídeo logo cedo, ia te falar dos comandos dos ailerons que estavam muito grandes. Acabei esquecendo.
Na real, eu não gostei da sua linkagem, o modo pull-pull é feito diferente. Da forma que vc colocou tem risco de afrouxar.
Para evitar que o modelo ao acelerar va de nariz para o chão, tem que colocar a inclinação do motor para baixo (ou como queira, apontado para cima), como usamos nas Zagis, assim, ao acelera a tendência é de subir.
Abs
Warne
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Opa Beleza, valeu, mas como seria entao o pull-pull ?? eu tentei fazer da forma que o Big ensinou, nao sei se é o correto... fiz com linha de pesca, sei que ela cede.. mas arrisquei um pouco... e pinguei cola quente nos nós para não soltar....
Quanto a inclinação do motor, realmente deveria ter colocado inclinado desta forma ai, eu li ali atraz e coloquei um pouquinho, mas nao consegui inclinar ele o suficiente (acredito), mas até que voou legal, o problema de soltar o profundor, resolvi lixando o cano e colando novamente com a cola quente.
Vc saberia me dizer como seria a melhor forma de fazer este pull-pull ?

Valeu.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Eu não sou a melhor pessoa para falar sobre esse tipo de linkagem.
Tentei fazer uma vez a linkagem pull-pull no Triplano Fokker e não tive sucesso. Erei feio.
O importante da linkegem pull-pull é o seguinte:
Se vai fazer a linkegem sem cruzar as linhas, é necessário que o tamanho do braço do servo deve ser igual ao tamanho do horns. Com isso o movimento será preciso para todos os lados.
Se o braço do servo for menor ou maior que os horns, tem que ser feita a linkagem pull-pull cruzada (tipo x), assim vai ter o mesmo movimento para ambos os lados.
Sistema sem cruzar as linhas, como na imagem, só é possível quanto o horns tem o mesmo tamanho em ambos os lados.
Veja que o braço do servo tem o mesmo tamanho do horns. Entendeu!?
[img:1d99fe5df8]http://www.jouwgitaar.nl/2x2funtana/ongelijke%20pullpull-Model.jpg[/img:1d99fe5df8]

O exemplo B foi cruzado as linhas porque o braço do servo era menor que os horns.

[img:1d99fe5df8]http://images.rcuniverse.com/forum/upfiles/215575/Om31855.jpg[/img:1d99fe5df8]
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

ok vou pensar nisto.
Avatar do usuário
educaco
membro
Mensagens: 333
Registrado em: Seg Jan 28, 2008 6:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por educaco »

Essa foi a homenagem que um amigo meu Luiz fez, para o dia da Pátria.

[img:eff7053b5d]http://api.ning.com/files/EV*frpA3S3XSUbvO9j77SgSuDxbLIn9qUDvR1oXCyiRuEAKvJN8c3K7dP92uwyLLhg*kfAMGBT1Mgx3*cYsPFfs-nuAHSkCk/Foto0078.jpg[/img:eff7053b5d]
munhoz_dr
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Dez 13, 2013 10:54 pm
Localização: Bocaina, Sp

Mensagem por munhoz_dr »

Acabei de Construir um fire Big! Voou muito bem, aconselho como primeiro modelo muito docil e facil de voar!
Avatar do usuário
Paulo Mormello
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Qua Out 14, 2009 10:12 am
Localização: Curitiba/Pr

Mensagem por Paulo Mormello »

Aproveitando que o topico foi desenterrado, onde anda o Big, que era presença constante aqui no fórum? Faz tempão que não vejo postagens dele....
Avatar do usuário
NaValter
membro
Mensagens: 215
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 4:09 pm
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por NaValter »

Há algum tempo atrás ele estava com um fórum de aeromodelismo, mas faz tempo que não acesso...
Voe com responsabilidade: Segurança em 1º lugar!
Responder