FireBig, pra quem nunca "vuou"....c/ video

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
MiniBig
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Qua Set 15, 2010 6:40 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por MiniBig »

[quote:20d720ea99="-xj-9-"]Hoje testei o meu firebig,
quando acelerei ele foi para baixo, percebi que o motor forçava para baixo, isso com o motor sem nehuma inclinaçao.
Agora boteio motor inclinado para cima, vamos ver no que vai dar...[/quote:20d720ea99]

Motor pra cima esta errado, nao deve funcionar dessa forma.
O problema deve ser outro.
Verifique o CG e a incidencia da asa.
...CRITICAR, FAZ PARTE......OFENDER, JAMAIS...
Avatar do usuário
-xj-9-
membro
Mensagens: 839
Registrado em: Qui Fev 28, 2008 8:50 pm
Localização: Ladário - MS - 67
Contato:

Mensagem por -xj-9- »

[quote:8b9b9817c9="MiniBig"][quote:8b9b9817c9="-xj-9-"]Hoje testei o meu firebig,
quando acelerei ele foi para baixo, percebi que o motor forçava para baixo, isso com o motor sem nehuma inclinaçao.
Agora boteio motor inclinado para cima, vamos ver no que vai dar...[/quote:8b9b9817c9]

Motor pra cima esta errado, nao deve funcionar dessa forma.
O problema deve ser outro.
Verifique o CG e a incidencia da asa.[/quote:8b9b9817c9]

já ví tudo que podia estar errado, mas está tudo normal, CG correto e incedência tambem.
é só dar uma olhada na página 5 e verá que dos dois modelos com fotos tem inclinaçao do motor para cima, nao sou só eu que acho que o motor tem que ficar inclinado pra cima...
<Super Snake 3D> Parado<F-22 Raptor pusher> Ativo <Aeropusher> Ativo/ Powered By HK 4Ch 2.4Ghz / Rumo as 1500 mensagens !
Avatar do usuário
MiniBig
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Qua Set 15, 2010 6:40 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por MiniBig »

[quote:08185f8266="-xj-9-"][quote:08185f8266="MiniBig"][quote:08185f8266="-xj-9-"]Hoje testei o meu firebig,
quando acelerei ele foi para baixo, percebi que o motor forçava para baixo, isso com o motor sem nehuma inclinaçao.
Agora boteio motor inclinado para cima, vamos ver no que vai dar...[/quote:08185f8266]

Motor pra cima esta errado, nao deve funcionar dessa forma.
O problema deve ser outro.
Verifique o CG e a incidencia da asa.[/quote:08185f8266]

já ví tudo que podia estar errado, mas está tudo normal, CG correto e incedência tambem.
é só dar uma olhada na página 5 e verá que dos dois modelos com fotos tem inclinaçao do motor para cima, nao sou só eu que acho que o motor tem que ficar inclinado pra cima...[/quote:08185f8266]

Em todas as nossas experiencias com aeromodelos, o único modelo que deveria ter o motor com algulo positivo, ou seja, o motor deveria estar apontando levemente pra cima, foi o Cara Redonda, no mais, jamais soube ou vi um protótipo com motor pra cima.
Mas, bola ra frente, certo?
...CRITICAR, FAZ PARTE......OFENDER, JAMAIS...
Avatar do usuário
leoeletrico
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Mar 12, 2007 3:38 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por leoeletrico »

O objetivo da incidência do motor é gerar down thrust.

Para que isso aconteça com um motor pusher (virado para trás), o eixo deve apontar para cima.
Avatar do usuário
MiniBig
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Qua Set 15, 2010 6:40 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por MiniBig »

Tire suas conclusoes, ok?

[URL=http://img703.imageshack.us/i/imagemzp.jpg/][img:a2e14635c7]http://img703.imageshack.us/img703/836/imagemzp.jpg[/img:a2e14635c7][/URL]

A angulaçao do motor positiva ou negativa, deverá estar "casada"com a incidencia da asa, assim, qdo se acelera o modelo, este nao deve subir e, qdo se desliga o motor, este deve planar sem cair de bico. ( no popular eheh)
Isto nao acontece qdo se deixa o motor e a incidencia da asa "zerada", certo?
Isso tudo para um modelo "TREINER"
...CRITICAR, FAZ PARTE......OFENDER, JAMAIS...
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

MiniBig, o que vc chama de apontado para baixo, todos estão entendendo como "para cima", sacou?
Imagem
Avatar do usuário
leoeletrico
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Mar 12, 2007 3:38 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por leoeletrico »

É isso ai que o Luiz falou, na ilustração do MiniBig o primeiro desenho é a posição correta do motor.

Esta posição é a que eu chamo de "eixo apontando para cima", visto que o eixo está virado para trás e apontando para o alto.

Acho que o problema aqui era na verdade de comunicação.
Avatar do usuário
MiniBig
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Qua Set 15, 2010 6:40 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por MiniBig »

[quote:36388e3e9b="Luiz Pacheco"]MiniBig, o que vc chama de apontado para baixo, todos estão entendendo como "para cima", sacou?[/quote:36388e3e9b]

Diz respeito ao empuxo, a direçao da "força"do motor, é pra essa direçao que o modelo será levado,.........simples.
...CRITICAR, FAZ PARTE......OFENDER, JAMAIS...
Avatar do usuário
MiniBig
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Qua Set 15, 2010 6:40 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por MiniBig »

[quote:aec354488b="leoeletrico"]É isso ai que o Luiz falou, na ilustração do MiniBig o primeiro desenho é a posição correta do motor.

Esta posição é a que eu chamo de "eixo apontando para cima", visto que o eixo está virado para trás e apontando para o alto.

Acho que o problema aqui era na verdade de comunicação.[/quote:aec354488b]

Meu amigo, em relaçao ao empuxo causador nessa posiçao, ele esta apontado "para baixo", entendeu?
É o mesmo se ele estivesse na frente do modelo, nada muda, nem a hélice muda de lado, apenas o motor vai para traz da asa e mais nada, tudo continua como na frente, ok meu amigo?
...CRITICAR, FAZ PARTE......OFENDER, JAMAIS...
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

[quote:bebcfdd67e="MiniBig"][quote:bebcfdd67e="Luiz Pacheco"]MiniBig, o que vc chama de apontado para baixo, todos estão entendendo como "para cima", sacou?[/quote:bebcfdd67e]

Diz respeito ao empuxo, a direçao da "força"do motor, é pra essa direçao que o modelo será levado,.........simples.[/quote:bebcfdd67e]

Me permita discordar, pois como é pusher, se o motor apontar para baixo(como queira) o aero vai para cima, e se apontado para cima, o aero vai para baixo, diferentemente de quando o motor é instalado no nariz do aero.
Imagem
Responder