Hélice para motor 2822

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
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Gustavo Murad
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Mensagem por Gustavo Murad »

Ainda não vejo muito sentido em saber somente o "empuxo" de uma hélice num motor....

Totalmente sem sentido isso!!

Por quê ?

Primeiro porque não sabemos qual avião você irá voar, um motoplanador pode voar com menos de 1/3 do peso em empuxo, ou seja, um motoplanador com 600g pode ser levado por um motor que dê apenas 200g de empuxo, em contrapartida um Shock Flyer 3D vai precisar de mais do que o dobro do peso em empuxo então com as mesmas 600g ele necessitaria de um motor que dê pelo menos 1200g de empuxo!!!

Segundo, porque empuxo não é nem nunca foi o principal para se definir um motor, o pitch speed é tão importante ou até mais importante que o empuxo dependendo do caso e existem muitos motores elétricos que apesar de dar o empuxo necessário não dão o pitch speed necessário e acabam se tornando péssimos motores para aquele avião.

Terceiro cada avião vai se dar melhor com uma hélice diferente!!! Um avião treinador de 300~400g com perfil ClarkY pode fica muito melhor com uma 8x4 que com uma 9x5 ou 9x4.7SF, vai voar com quase a mesma aceleração gastando muito menos e com motor de sobra! Um outro mesmo treinador de mesmo perfil ClarkY com 600~700g pode necessitar de uma 9x5 para voar bem pois com a 8x4 precisaria de quase toda aceleração sairia da faixa de consumo que tem maior eficiência com aquela hélice acabando assim consumindo mais energia além de não ter potência de sobra caso precise!



Sobre os cálculos eu concordo com o Laercio "EM PARTES", também acho necessário sim saber de onde vem as contas, o motivo de ser assim, mas há de se levar em conta que no mundo real existem centenas de variáveis que tornam as contas simples muito inexatas.

E é por isso que quando vamos testar motores fazemos por 2 métodos, um teórico e um prático e verificamos as taxas de erro envolvidas.

O teste do motor 2822 e de centenas de outros motores, inclusive alguns deles com "empuxo medido e calculado" existem em tópicos do usuário "caioect" aqui no e-voo, do usuário "dr. kiwi" no fórum RCgroups.com e em sites como o Bungymania.com e diversos outros sites e fóruns.

Se você não tem material necessário para fazer seus próprios testes (tacômetro, wattimetro, multímetro, balança, etc...) aconselho que acesse estes sites e fóruns e confira os testes neles colocados que com certeza são um dos métodos mais confiáveis e fáceis de se escolher um motor elétrico!!

Para não dizer que só falei coisas complicadas e não ajudei em nada vou deixar aqui o link direto pro teste do 2822 do caioect com A123 e vários outros testes com Lipo :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=41091

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=28745&postdays=&postorder=asc&start=0



PS: Esqueci de falar umas coisinhas e pra não criar outra mensagem vou editar usando o p.s.

Então o empuxo não serve pra nada ??

Serve sim!! Na hora de tirar do aeromodelo do chão (decolagem), para vencer o arrasto, para fazer algumas manobras o empuxo é necessário sim, mas como já disse anteriormente isso varia muito de um aeromodelo para outro!!

Então porque todo mundo fala tanto em empuxo ?

Porque é uma medida fácil de se obter e serve para comparação, pois se 2 motores diferentes mas de tamanho e peso parecido, com a mesma hélice dão empuxos diferentes consumindo o correntes próximas significa que o motor que dá mais empuxo obviamente gira a hélice mais rápido e obviamente é mais eficiente!

Se dentro de vários motores de mesma faixa de tamanho e peso, com a mesma hélice, alguns dão mais empuxo consumindo um pouco a mais de corrente significa que aqueles motores aceitam potência maior , podendo ou não ser mais eficientes.

Para essas e outras comparação ENTRE MOTORES, e somente ENTRE MOTORES, o empuxo é sim eficiente. Mas para escolher um motor para um avião o empuxo provavelmente não vai ser a primeira variável a se levar em consideração (exceto em excessões como Shock Flyers 3D, helimodelos).
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andrevanzolin
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Mensagem por andrevanzolin »

No meu treinador eu uso motor 2822 com hélice 10x4,7, ESC de 25A da HK, 4 servos TG9e de 9 gramas e bateria 3S 1300 da AMB. Isso ai leva meu treinador de 600gr aproximadamente por 12 minutos de voo com meio motor, usando todo o motor apenas pra fazer alguns loops, stall turn e alguns rasantes. O motor nem aquece direito e o ESC e bateria ficam mornos porque eles são bem refrigerados. Faz um bom tempinho que já voo com esse setup.
Treinadorzão acrobático (Peteleco) e Ipanemão na ativa. Até o fim do ano eu monto o Super Skybolt pra voar.
Ronaldo Calom
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Hélices

Mensagem por Ronaldo Calom »

Amigos, vou aproveitar o assunto e fazer uma pergunta, se me permitem. Tenho um motoplanador Triwon com um motor 2822. Estou pensando em usar uma hélive EP-8040. Alguém pode me dor uma idéia se vai funcionar legal? Obrigado a todos.
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andrevanzolin
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Mensagem por andrevanzolin »

Como é um motoplanador, pressuponho que ele seja leve e que você não irá usar a hélice a todo momento. Dependendo do peso de seu motoplanador(até 700gr) ela vai puxar sim, pois em um momento de "sem hélice" eu usei uma EP-8040 no meu avião e conseguiu levantar, mas consumiu mais bateria e não tinha força nem pra dar um loop direito.
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Neoconker
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Mensagem por Neoconker »

Vou arrumar um tempo para fazer as contas sugeridas pelo Laercio, mas por enquanto...

Uso no treinador de 580gr RTF o 2822, comecei usando a 9x5, durava de 10-13 min com Nano 2200 45-90,

Então fui voar em um local com grama média e a hélice ficou pegando, troquei pela 8x6, a subida ficou um pouco mais fraca, mas o aero ficou mais solto (velocidade) eo tempo de voo aumentou uns 3 minutos.

Passando no wattmeter nenhumas das 2 hélices excede 22A.
Osni Paggi
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Mensagem por Osni Paggi »

Amigo,

8 x 4 não tem igual. Neste motor usei em 4 tipos de aero e funciona perfeitamente.
lucashimself
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Mensagem por lucashimself »

Cara, a helice 9x5 com ctz tira uma otima performance do motor, alto empuxo e ao mesmo tempo boa rotaçao garatindo boa velocidade, com a 8x6 vc tb pode usar sem medo, porem vai perder um pouco em força e ganhar em velocidade.
man1aco
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Mensagem por man1aco »

Testei ontem na bancada o 2822 com 8x6 APC
RPM medida no PC TACO fornecido aqui no forum, os resultaldos de empuxo são teoricos fornecidos pelo programa.

Esc Birdie 30A

9000rpm 82km/h 600gms bateria 1600 20c
9500rpm 87km/h 625gms bateria 2200 20c

Atenção os fios do motor esquentaram um pouco na maxima, não tenho amperimetro ainda, mas provavelmente excedeu o limite o motor, talvez com um esc configurado com o timing low não esquente esse meu não configura timing.

Acredito que essa helice seja a que proporciona a maior velocidade possivel com o 2822, não vi ninguem tentar helice de passo maior neste motor e dar certo.
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