Problemas com Módulo 8ch Turnigy

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
MARCEL YANN
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Jul 21, 2013 11:30 am
Localização: GARÇA-SP

Problemas com Módulo 8ch Turnigy

Mensagem por MARCEL YANN »

Boa noite amigos. Tenho um rádio Turnigy 9x e essa semana fui tentar fazer o bind pela primeira vez e não consegui. No manual que baixei traduzido fala pra deixar o rádio em modo ppm e desliga-lo...em seguida alimentar o receptor com a bateria (usei uma lipo 11.1v de 1000mah), e segurar o botão atrás do módulo RF e segurar o botão atrás do receptor até acender o led em ambos. Aí vem o problema, não sei se a versão do receptor é antiga ou nova mas não tem o tal botão. E não acende led algum. Resumindo...nao fiz bind algum. Provavelmente to errando em alguma coisa. Bateria errada? Só pra explicar..to ligando a bateria junto com ESC pq não tem conector direto na bateria p receptor. Valeu comandantes. Obrigado desde já...me salvem aeee.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Problemas com Módulo 8ch Turnigy

Mensagem por Jacimar »

Boa noite prezado ! talvez ajude :

https://www.youtube.com/watch?v=FGEqXIgerUs

Forte abraço.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Problemas com Módulo 8ch Turnigy

Mensagem por LaercioLMB »

A bateria é sim ligada ao receptor através do ESC, pois se ligar direto vai tudo pro brejo.
Tensão do receptor, 5V. Tensão da bateria, 11,1V.
Acho que isso por si só já dá para entender.
Especifique o modelo exato do receptor que está usando, pois somente módulo sem modelo de módulo e modelo de receptor não dá para ajudar em nada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
MARCEL YANN
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Jul 21, 2013 11:30 am
Localização: GARÇA-SP

Re: Problemas com Módulo 8ch Turnigy

Mensagem por MARCEL YANN »

Obrigado Jacimar. Então Laércio, levei isso em conta mas alguns me falaram q serviria...confesso q duvidoso mas testei assim mesmo, não sei se outros receptores de marca diferente tem a mesma tensão. Mas o modelo do RF é Turnigy RF9XV2 Native 2.4ghz e do RX é Turnigy 9X8Cv2 8ch full range receiver. Obrigado.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Problemas com Módulo 8ch Turnigy

Mensagem por LaercioLMB »

Está escrito no receptor de 4,5V a 6,5V, por tanto não pode ligar direto uma bateria de 11,1V nem que te digam que pode, pois quem disse isso não tem noção de nada.
Para o bind desses receptores tem um jumper que se usa neles e tem escrito no receptor o local do jumper, não tem botão.
No site da HK tem o manual de bindar o receptor e bastava procurar lá.

https://hobbyking.com/media/file/967288 ... 364X36.txt

Está em inglês? Sim, mas tem tradutores on line.
Usei um tradutor on line.

Como ligar o Turnigy 9X Radio ao receptor 9X
-----------------------------------------------
por Red.13

1. Desligue o rádio 9X.

2. Insira o Bind plug no último conjunto de 3 pinos marcados como Bind on the Receiver.

3. Ligue o receptor. Você verá o LED vermelho, dentro do receptor, piscando a uma taxa muito rápida.

4. Pressione e mantenha pressionado o botão Ligação na parte de trás do rádio 9X.

5. Ligue o 9X Radio. O LED dentro do receptor quer ficar sólido no rádio e o receptor agora está encadernado.

6. Solte o botão de Ligação no rádio 9X e remova o plugue Bind do Receptor.

Teste todos os canais. Você está pronto para voar.

Aqui um vídeo de como fazer o bind desse receptor.

https://www.youtube.com/watch?v=AW2H3sHpKX0

Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
MARCEL YANN
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Jul 21, 2013 11:30 am
Localização: GARÇA-SP

Re: Problemas com Módulo 8ch Turnigy

Mensagem por MARCEL YANN »

Laércio já havia feito tudo isso. Usei um Esc com Ubec de 5v, e pra não ter dúvida da eficácia do mesmo pois é usado, medi com multímetro tanto na saída do ESC e depois pra confirmar se meu RX está c defeito medi o mesmo, e ambos estão saindo a tensão exata. E além de não estar funcionando o bind, quando o testo o servo ( 3 diferentes p não ter dúvida), eles ficam mexendo ininterruptamente pra todos os lados como doido. E como não consigo fazer o bind corretamente, ACHO que também é um dos motivos pelo qual não consigo configurar o ESC direito. E pra ter certeza de tudo, testei um pac de pilhas e tbm nada deu certo. To perdido...já vi uma porrada de tutorial e fóruns e acho q o problema pode ser meu receptor.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Problemas com Módulo 8ch Turnigy

Mensagem por LaercioLMB »

Se usou de diversos modos e todos sem sucesso sempre com o mesmo problema, infelizmente seu receptor está sim com problemas.
Eu era fã da marca Turnigy, mas só uso motores Turnigy agora, pois nem os servos Turnigy são bons.
Os rádios sempre vieram com problemas, mesmo os mais novos podendo serem atualizados com softwares de outras empresas, eu nunca adquiri confiança nos produtos Turnigy.
Vai ter um monte de gente dizendo que são bons, mas vejo da seguinte forma; as chances de dar problema são de 50%, ou seja, se são feitos 1 milhão de rádios, 500 mil podem nunca dar problemas e muitos desses 500 mil terem vindo para cá como para qualquer outro lugar do mundo assim como os 500 mil que deram ou darão problemas, uma parte também veio para o Brasil.

Por que um rádio JR Custa muito e um Turnigy pouco?
Os preços não são relacionados somente as grifes, tem a qualidade das peças e componentes usados neles e mesmo sondo feitos na China agora, tem os componentes primeira linha e os última linha.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
MARCEL YANN
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Jul 21, 2013 11:30 am
Localização: GARÇA-SP

Re: Problemas com Módulo 8ch Turnigy

Mensagem por MARCEL YANN »

A quem interessar ou se deparar com o mesmo problema...fiz o teste com o receptor em outro rádio e ele funcionou. Excluindo então o defeito no receptor, fiquei com duas opções...problemas no módulo ou no rádio. Enviei para um técnico e ele fez o reset do rádio, programou novamente e td voltou a funcionar. Então não era o módulo, ou problemas na parte eletrônica. Era software...enfim, só compartilhando pq me lasquei tentando descobrir e não achei nada. Obrigado a quem tentou me dar um norte. Abraço comandantes.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Problemas com Módulo 8ch Turnigy

Mensagem por LaercioLMB »

Valeu por compartilhar o resultado. A maioria não faz isso.
Bug de software.
Bons tempos onde era só ligar e pronto, sem bugs, sem perder tempo configurando, sem esquentar a cabeça com bindar.
Concordo que atualmente cristais não seriam uma boa opção, mas software demais fica cada vez mais duvidoso embora tenha gente que acredite de pé junto que é mais confiável.
Antes era só problema físico, agora é virtual também. kkkkkkkk
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder