Pack A123 3s 1100mAh
Pack A123 3s 1100mAh
Especificações do fabricante das células A123 1100mAh (APR18650M1cell)
Nominal capacity and voltage: 1.1 Ah, 3.3 V
Recommended standard charge method: 1.5A to 3.6V CCCV, 45 min
Recommended fast charge current: 5A to 3.6V CCCV, 15 min
Maximum continuous discharge: 30A
Cycle life at 5C discharge, 100% DOD Over 1000 cycles
Recommended charge and cut-off V at 25°C: 3.6V to 2V
Operating temperature range: -30°C to +60°C
Storage temperature range: -50°C to +60°C
Core cell weight: 39 grams
http://www.a123systems.com
Testes de carga e descarga
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=768729
Onde encontrar:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... l&cda=6384
http://www.aircraft-world.com/shopexd.asp?id=5230 http://www.battlepack.com/A123.asp
Abaixo segue uma foto das 3 células e alguns ítens que serão utilizadas para montagem de um pack 3s1p 9.6V 1100 mAh.
Abraços,
Caio
Nominal capacity and voltage: 1.1 Ah, 3.3 V
Recommended standard charge method: 1.5A to 3.6V CCCV, 45 min
Recommended fast charge current: 5A to 3.6V CCCV, 15 min
Maximum continuous discharge: 30A
Cycle life at 5C discharge, 100% DOD Over 1000 cycles
Recommended charge and cut-off V at 25°C: 3.6V to 2V
Operating temperature range: -30°C to +60°C
Storage temperature range: -50°C to +60°C
Core cell weight: 39 grams
http://www.a123systems.com
Testes de carga e descarga
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=768729
Onde encontrar:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... l&cda=6384
http://www.aircraft-world.com/shopexd.asp?id=5230 http://www.battlepack.com/A123.asp
Abaixo segue uma foto das 3 células e alguns ítens que serão utilizadas para montagem de um pack 3s1p 9.6V 1100 mAh.
Abraços,
Caio
- Anexos
-
- Células A123 3.3V 1100mAh
- a123_1100mAh2.jpg (38.46 KiB) Exibido 10777 vezes
-
- Comparação com uma pilha alcalina AA 1.5V
- A123_1100_2.jpg (38.01 KiB) Exibido 21533 vezes
-
- pack_1100_1.jpg (39.06 KiB) Exibido 21541 vezes
Editado pela última vez por caioect em Sáb Jul 25, 2015 7:38 pm, em um total de 1 vez.
Montagem do pack A123 3s 1100mAh:
Material utilizado:
- Ferro de solda 60W com ponta de cobre de 5,7mm de diâmetro.
- Solda Best Azul com fluxo.
- Lixa fina.
- Soprador térmico Hobbico.
- Fio siliconado 16 AWG (vermelho/preto) para os pólos +/-
- Fio cobre rígido duplo de 1.5mm2 (tabs)
- 4 Fios para o cabo de balanceamento para 3s.
- Conector de balaceamento 3s (fêmea).
- 1 Conector WS Deans Ultra ou 1 WS mini deans.
- Termo-retratíl rontek diam. 42.6mm (chato 67 mm).
- Termo-retratíl 3.0 mm e 4.5 mm.
- 2 tampas de plástico de forma triangular.
- Fita crepe.
Montagem do pack 3s 1100mAh:
Segui o mesmo procedimento utilizado na montagem do pack YT 3s 2300mAh:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=35883&postdays=0&postorder=asc&start=50
Primeiro montei o cabo de balanceamento.
Alinhei as 3 células de forma triangular (2 com pólos positivo para cima e 1 com pólo positivo para baixo). Fixei as células com fita crepe.
Lixei os tabs e as extremidades das células com a um lixa fina. Posteriormente, estanhei os tabs e as extremidades das células.
Coloquei uma proteção de fita crepe em duas células (no local dos fios vermelho e preto) para evitar um curto-circuito durante a soldagem dos tabs.
Soldei os 2 tabs e em seguida retirei as proteções de fita crepe. Soldei os fios vermelho e preto, bem como os fios do cabo de balanceamento.
Feito isso, retirei a fita crepe e coloquei o termo-retrátil de 68 mm. Com soprador térmico contraí levemente o termo retrátil o suficiente para segurar o Pack e coloquei as 2 tampas (1 na parte superior e 1 na parte inferior). Com o soprador térmico contraí totalmente o termo-retratíl.
Todos os meus speeds ainda estão com conectores WS mini deans... assim soldei o conector mini deans no fios vermelho (fêmea) e no fio preto (macho) e utilizei o termo-retratíl 3.0 mm sobre o conector. Em breve pretendo substituir por conectores WS ultra deans.
Com um multímetro medi as tensões em cada célula e todas estavam com 3.3V totalizando 9.9V.
Depois de pronto o pack ficou com 132g!
Agora o próximo passo será testar o Pack 3s 1100 mAh.
Segue as fotos da montagem:
Abraços,
Caio
Material utilizado:
- Ferro de solda 60W com ponta de cobre de 5,7mm de diâmetro.
- Solda Best Azul com fluxo.
- Lixa fina.
- Soprador térmico Hobbico.
- Fio siliconado 16 AWG (vermelho/preto) para os pólos +/-
- Fio cobre rígido duplo de 1.5mm2 (tabs)
- 4 Fios para o cabo de balanceamento para 3s.
- Conector de balaceamento 3s (fêmea).
- 1 Conector WS Deans Ultra ou 1 WS mini deans.
- Termo-retratíl rontek diam. 42.6mm (chato 67 mm).
- Termo-retratíl 3.0 mm e 4.5 mm.
- 2 tampas de plástico de forma triangular.
- Fita crepe.
Montagem do pack 3s 1100mAh:
Segui o mesmo procedimento utilizado na montagem do pack YT 3s 2300mAh:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=35883&postdays=0&postorder=asc&start=50
Primeiro montei o cabo de balanceamento.
Alinhei as 3 células de forma triangular (2 com pólos positivo para cima e 1 com pólo positivo para baixo). Fixei as células com fita crepe.
Lixei os tabs e as extremidades das células com a um lixa fina. Posteriormente, estanhei os tabs e as extremidades das células.
Coloquei uma proteção de fita crepe em duas células (no local dos fios vermelho e preto) para evitar um curto-circuito durante a soldagem dos tabs.
Soldei os 2 tabs e em seguida retirei as proteções de fita crepe. Soldei os fios vermelho e preto, bem como os fios do cabo de balanceamento.
Feito isso, retirei a fita crepe e coloquei o termo-retrátil de 68 mm. Com soprador térmico contraí levemente o termo retrátil o suficiente para segurar o Pack e coloquei as 2 tampas (1 na parte superior e 1 na parte inferior). Com o soprador térmico contraí totalmente o termo-retratíl.
Todos os meus speeds ainda estão com conectores WS mini deans... assim soldei o conector mini deans no fios vermelho (fêmea) e no fio preto (macho) e utilizei o termo-retratíl 3.0 mm sobre o conector. Em breve pretendo substituir por conectores WS ultra deans.
Com um multímetro medi as tensões em cada célula e todas estavam com 3.3V totalizando 9.9V.
Depois de pronto o pack ficou com 132g!
Agora o próximo passo será testar o Pack 3s 1100 mAh.
Segue as fotos da montagem:
Abraços,
Caio
- Anexos
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- pack_1100_3.jpg (37.29 KiB) Exibido 21527 vezes
-
- pack_1100_2.jpg (35.5 KiB) Exibido 21527 vezes
Após a montagem do pack coloquei na carga com 1.1A (1C)... o pack carregou 430mAh! Estava aproximadamente com meia carga.
Com o pack carregado fiz um teste utilizando o motor emax 2215-25 com hélice APC 9 x 6SF e speed OEMRC 25A. Utilizei um shunt para a medida do consumo.
Com o motor todo acelerado o consumo max foi de 12.5A, tensão de 8.8V, potência de 110W, rotação de 6000rpm.
Na maior parte do tempo o consumo max ficou em 11A, tensão de 8.8V, potência de 97W, rotação de 5800rpm. (corrigido)
Posteriormente mantive 1/2 acelerador, (consumo 4A) até acionar o cut-oof do speed (programado para cortar em 2.1V/célula... Após uns 20min o pack estava descarregado.
Coloquei o pack no carregador para descarregar até 2V/célula. Posteriormente coloquei para recarregar com 2.2A (2C) no modo de balanceamento...
Após 41min o pack carregou 1007mAh! Todas as células ficaram com 3.6V, totalizando 10.8V!
Abraços,
Caio
Com o pack carregado fiz um teste utilizando o motor emax 2215-25 com hélice APC 9 x 6SF e speed OEMRC 25A. Utilizei um shunt para a medida do consumo.
Com o motor todo acelerado o consumo max foi de 12.5A, tensão de 8.8V, potência de 110W, rotação de 6000rpm.
Na maior parte do tempo o consumo max ficou em 11A, tensão de 8.8V, potência de 97W, rotação de 5800rpm. (corrigido)
Posteriormente mantive 1/2 acelerador, (consumo 4A) até acionar o cut-oof do speed (programado para cortar em 2.1V/célula... Após uns 20min o pack estava descarregado.
Coloquei o pack no carregador para descarregar até 2V/célula. Posteriormente coloquei para recarregar com 2.2A (2C) no modo de balanceamento...
Após 41min o pack carregou 1007mAh! Todas as células ficaram com 3.6V, totalizando 10.8V!
Abraços,
Caio
Com pack carregado e ainda morno fiz mais um teste de descarga agora com uma hélice APC 10 x 3,8SF.
O consumo max foi de 12.5A, tensão de 8.7V, potência de 110W, rotação de 6500rpm.
Na maior parte do tempo o consumo max ficou em 11A, tensão de 8.7V, potência de 96W, rotação de 6200rpm.
Abraços,
Caio
O consumo max foi de 12.5A, tensão de 8.7V, potência de 110W, rotação de 6500rpm.
Na maior parte do tempo o consumo max ficou em 11A, tensão de 8.7V, potência de 96W, rotação de 6200rpm.
Abraços,
Caio
Correção: No teste com a hélice APC 9 x 6SF a leitura de 9A / 8.7V foi efetuada quando o speed ainda estava programado para LiPO com cut-off de 2.85V/célula e no modo de redução de potência. Assim ao acelerar completamente o cut-oof do speed já estava sendo acionado, consequentemente reduzindo a potência do motor!
Refiz o teste com a APC 9 x 6SF e o consumo se manteve na maior parte do tempo em 11A, tensão de 8.8V, potência de 97W e rotação de 5800rpm.
Posteriormente coloquei o pack para recarregar com 3.3A (3C) no modo de balanceamento... o pack completou 680mAh em 22 min!
Coloquei o pack num shock - edge 540 que esta com um motor Emax 2822, hélice APC 10 x 3,8SF e speed OEMRC 18A... o modelo ficou com ~380g com o pack!
Apesar do modelo ficar com ~80g a mais, pendurou com meio motor! Ficou com potência de sobra!
http://www.aeroseletricos.com.br/viewtopic.php?t=3042
Refiz o teste com a APC 9 x 6SF e o consumo se manteve na maior parte do tempo em 11A, tensão de 8.8V, potência de 97W e rotação de 5800rpm.
Posteriormente coloquei o pack para recarregar com 3.3A (3C) no modo de balanceamento... o pack completou 680mAh em 22 min!
Coloquei o pack num shock - edge 540 que esta com um motor Emax 2822, hélice APC 10 x 3,8SF e speed OEMRC 18A... o modelo ficou com ~380g com o pack!
Apesar do modelo ficar com ~80g a mais, pendurou com meio motor! Ficou com potência de sobra!
http://www.aeroseletricos.com.br/viewtopic.php?t=3042
- Nuno Alves Pereira
- membro
- Mensagens: 380
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
- Localização: Curitiba / Paraná
Olá Caio,
Legal acho que é o futuro para que necessita de mais descarga...
Estou pra receber umas dessas e vontar um pack para voar um formosa meio tunado que puxa 22A....pelo que voce tem visto, acha que dá, elas aguentam?
Recebi hoje um bantam bc6 para carregar as células.
Que speed esta usando para programar o corte?
Nuno
Legal acho que é o futuro para que necessita de mais descarga...
Estou pra receber umas dessas e vontar um pack para voar um formosa meio tunado que puxa 22A....pelo que voce tem visto, acha que dá, elas aguentam?
Recebi hoje um bantam bc6 para carregar as células.
Que speed esta usando para programar o corte?
Nuno
Nuno, estas células aceitam até 30A de pico!
O seu motor puxa 22A com LiPO 3s? Se for, o consumo deverá cair para ~14A ao usar um pack A123 3s 1100 mAh e mantendo a mesma hélice.
Com o bantam bc6 poderá carregar com ~5A (4.5C) ... isso dá ~13min de carga!
Estou usando os speeds OEMRC de 18A e 25A... em ambos programei o speed para bateria de NiCd/NiMH e o cut-off threshold em high (modo mais elevado - aciona em 2.1V/célula)!
O seu motor puxa 22A com LiPO 3s? Se for, o consumo deverá cair para ~14A ao usar um pack A123 3s 1100 mAh e mantendo a mesma hélice.
Com o bantam bc6 poderá carregar com ~5A (4.5C) ... isso dá ~13min de carga!
Estou usando os speeds OEMRC de 18A e 25A... em ambos programei o speed para bateria de NiCd/NiMH e o cut-off threshold em high (modo mais elevado - aciona em 2.1V/célula)!