Pack A123 3s 1100mAh

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Pack A123 3s 1100mAh

Mensagem por caioect »

Especificações do fabricante das células A123 1100mAh (APR18650M1cell)

Nominal capacity and voltage: 1.1 Ah, 3.3 V
Recommended standard charge method: 1.5A to 3.6V CCCV, 45 min
Recommended fast charge current: 5A to 3.6V CCCV, 15 min
Maximum continuous discharge: 30A
Cycle life at 5C discharge, 100% DOD Over 1000 cycles
Recommended charge and cut-off V at 25°C: 3.6V to 2V
Operating temperature range: -30°C to +60°C
Storage temperature range: -50°C to +60°C
Core cell weight: 39 grams

http://www.a123systems.com

Testes de carga e descarga
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=768729

Onde encontrar:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... l&cda=6384
http://www.aircraft-world.com/shopexd.asp?id=5230 http://www.battlepack.com/A123.asp

Abaixo segue uma foto das 3 células e alguns ítens que serão utilizadas para montagem de um pack 3s1p 9.6V 1100 mAh.

Abraços,

Caio
Anexos
Células A123 3.3V 1100mAh
Células A123 3.3V 1100mAh
a123_1100mAh2.jpg (38.46 KiB) Exibido 10777 vezes
Comparação com uma pilha alcalina AA 1.5V
Comparação com uma pilha alcalina AA 1.5V
A123_1100_2.jpg (38.01 KiB) Exibido 21533 vezes
pack_1100_1.jpg
pack_1100_1.jpg (39.06 KiB) Exibido 21541 vezes
Editado pela última vez por caioect em Sáb Jul 25, 2015 7:38 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Montagem do pack A123 3s 1100mAh:

Material utilizado:

- Ferro de solda 60W com ponta de cobre de 5,7mm de diâmetro.
- Solda Best Azul com fluxo.
- Lixa fina.
- Soprador térmico Hobbico.
- Fio siliconado 16 AWG (vermelho/preto) para os pólos +/-
- Fio cobre rígido duplo de 1.5mm2 (tabs)
- 4 Fios para o cabo de balanceamento para 3s.
- Conector de balaceamento 3s (fêmea).
- 1 Conector WS Deans Ultra ou 1 WS mini deans.
- Termo-retratíl rontek diam. 42.6mm (chato 67 mm).
- Termo-retratíl 3.0 mm e 4.5 mm.
- 2 tampas de plástico de forma triangular.
- Fita crepe.

Montagem do pack 3s 1100mAh:

Segui o mesmo procedimento utilizado na montagem do pack YT 3s 2300mAh:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=35883&postdays=0&postorder=asc&start=50

Primeiro montei o cabo de balanceamento.

Alinhei as 3 células de forma triangular (2 com pólos positivo para cima e 1 com pólo positivo para baixo). Fixei as células com fita crepe.

Lixei os tabs e as extremidades das células com a um lixa fina. Posteriormente, estanhei os tabs e as extremidades das células.

Coloquei uma proteção de fita crepe em duas células (no local dos fios vermelho e preto) para evitar um curto-circuito durante a soldagem dos tabs.

Soldei os 2 tabs e em seguida retirei as proteções de fita crepe. Soldei os fios vermelho e preto, bem como os fios do cabo de balanceamento.

Feito isso, retirei a fita crepe e coloquei o termo-retrátil de 68 mm. Com soprador térmico contraí levemente o termo retrátil o suficiente para segurar o Pack e coloquei as 2 tampas (1 na parte superior e 1 na parte inferior). Com o soprador térmico contraí totalmente o termo-retratíl.

Todos os meus speeds ainda estão com conectores WS mini deans... assim soldei o conector mini deans no fios vermelho (fêmea) e no fio preto (macho) e utilizei o termo-retratíl 3.0 mm sobre o conector. Em breve pretendo substituir por conectores WS ultra deans.

Com um multímetro medi as tensões em cada célula e todas estavam com 3.3V totalizando 9.9V.

Depois de pronto o pack ficou com 132g!

Agora o próximo passo será testar o Pack 3s 1100 mAh.

Segue as fotos da montagem:

Abraços,

Caio
Anexos
pack_1100_3.jpg
pack_1100_3.jpg (37.29 KiB) Exibido 21527 vezes
pack_1100_2.jpg
pack_1100_2.jpg (35.5 KiB) Exibido 21527 vezes
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Mais fotos:
Anexos
pack_1100_6.jpg
pack_1100_6.jpg (32.6 KiB) Exibido 21521 vezes
pack_1100_5.jpg
pack_1100_5.jpg (34.43 KiB) Exibido 21521 vezes
pack_1100_4.jpg
pack_1100_4.jpg (33.86 KiB) Exibido 21521 vezes
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Mais Fotos:
Anexos
a123_3s_11002.jpg
a123_3s_11002.jpg (37.15 KiB) Exibido 10779 vezes
comparação com um pack de LiFe 2300mAh
comparação com um pack de LiFe 2300mAh
pack_1100_2300.jpg (34.24 KiB) Exibido 21520 vezes
comparação com um pack de LiPO LM 1300mAh 15C
comparação com um pack de LiPO LM 1300mAh 15C
pack_1100_LiPO.jpg (36.32 KiB) Exibido 21520 vezes
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Após a montagem do pack coloquei na carga com 1.1A (1C)... o pack carregou 430mAh! Estava aproximadamente com meia carga.

Com o pack carregado fiz um teste utilizando o motor emax 2215-25 com hélice APC 9 x 6SF e speed OEMRC 25A. Utilizei um shunt para a medida do consumo.

Com o motor todo acelerado o consumo max foi de 12.5A, tensão de 8.8V, potência de 110W, rotação de 6000rpm.

Na maior parte do tempo o consumo max ficou em 11A, tensão de 8.8V, potência de 97W, rotação de 5800rpm. (corrigido)

Posteriormente mantive 1/2 acelerador, (consumo 4A) até acionar o cut-oof do speed (programado para cortar em 2.1V/célula... Após uns 20min o pack estava descarregado.

Coloquei o pack no carregador para descarregar até 2V/célula. Posteriormente coloquei para recarregar com 2.2A (2C) no modo de balanceamento...

Após 41min o pack carregou 1007mAh! Todas as células ficaram com 3.6V, totalizando 10.8V!

Abraços,

Caio
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Com pack carregado e ainda morno fiz mais um teste de descarga agora com uma hélice APC 10 x 3,8SF.

O consumo max foi de 12.5A, tensão de 8.7V, potência de 110W, rotação de 6500rpm.

Na maior parte do tempo o consumo max ficou em 11A, tensão de 8.7V, potência de 96W, rotação de 6200rpm.

Abraços,

Caio
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Correção: No teste com a hélice APC 9 x 6SF a leitura de 9A / 8.7V foi efetuada quando o speed ainda estava programado para LiPO com cut-off de 2.85V/célula e no modo de redução de potência. Assim ao acelerar completamente o cut-oof do speed já estava sendo acionado, consequentemente reduzindo a potência do motor!

Refiz o teste com a APC 9 x 6SF e o consumo se manteve na maior parte do tempo em 11A, tensão de 8.8V, potência de 97W e rotação de 5800rpm.

Posteriormente coloquei o pack para recarregar com 3.3A (3C) no modo de balanceamento... o pack completou 680mAh em 22 min!

Coloquei o pack num shock - edge 540 que esta com um motor Emax 2822, hélice APC 10 x 3,8SF e speed OEMRC 18A... o modelo ficou com ~380g com o pack!

Apesar do modelo ficar com ~80g a mais, pendurou com meio motor! Ficou com potência de sobra!

http://www.aeroseletricos.com.br/viewtopic.php?t=3042
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 380
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

Olá Caio,

Legal acho que é o futuro para que necessita de mais descarga...

Estou pra receber umas dessas e vontar um pack para voar um formosa meio tunado que puxa 22A....pelo que voce tem visto, acha que dá, elas aguentam?

Recebi hoje um bantam bc6 para carregar as células.

Que speed esta usando para programar o corte?

Nuno
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Nuno, estas células aceitam até 30A de pico!

O seu motor puxa 22A com LiPO 3s? Se for, o consumo deverá cair para ~14A ao usar um pack A123 3s 1100 mAh e mantendo a mesma hélice.

Com o bantam bc6 poderá carregar com ~5A (4.5C) ... isso dá ~13min de carga!

Estou usando os speeds OEMRC de 18A e 25A... em ambos programei o speed para bateria de NiCd/NiMH e o cut-off threshold em high (modo mais elevado - aciona em 2.1V/célula)!
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1867
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

o coisa boa!!

sinal d que eu vou ter uma otima bateria!!

hehhe!!

abraçoo
Responder