bateria bichada !!!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:a9e0b19202="Mac2"]Um pack 8S deve ficar em torno de 640g. A celula fora do Pack pesa 70g, mas faço as contas de 80g por celula por conta do termo-retrátil, solda, fios e conector.
Uma outra opção seria fazer dois packs 4S e ligá-los em série. Fiz isso com o meu Super Sports: Um pack de 3S e outro de 4S. Se um dia quiser testar com 8S, basta substituir o packs 3S por um de 4 celulas.
Para se ter um ideia do consumo, só colocando o Watimetro em campo mesmo para se ter uma ideia do limite e fazer pequenos voos e medir o consumo depois em solo.
Abs
Marco Aurelio[/quote:a9e0b19202]

olha só, nunca é "barato" (principalmente no início..) hehehe, penso q p testar "de fato" o ideal seria ter um pack 3S e dois 4S, assim daria p testar em 7S e/ou em 8S.Pelo peso, acredito q seja compatível, tem q ver ,como eu falei a autonomia deste voo, sinceramente se der algo entre 8 a 10 min ( p voar com uma margem de segurança...) acredito q ficaria (á) muito bom sim.Vlw pelas dicas (novamente !!!)

Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Eu discordo muito da parte de que "A123 são para aeros grandes e bem dimensionados" !!

Eu uso minhas A123 em Sticks de 1m envergadura, motoplanadores de 1,4m, Scouts de 90cm de envergadura e ficam MUITO ABAIXO DO PESO!!

Você disse que seu aero fica bom com uma Lipo de 600g, um pack 7S A123 2300mAh deve ficar com isso ou MENOS!!

E não se assuste se o tempo de vôo passar de 8min!!

Eduardo, meça quanto de carga está entrando na recarga de suas baterias, se for algo próximo de 3000mAh (e eu acho isso muito provável) o tempo de vôo com A123 7S deve ficar próximo dos 8min e do 8S próximo dos 10min sim.
anderleal
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 9:54 pm
Localização: Porto Alegre RS

LIFE

Mensagem por anderleal »

[quote:f02da9612f="Gustavo Murad"]Nossa, primeiro DO MUNDO que ouço falar isso!!

Sou sincero, e não acredito que uma Lipo comun chinesa passe de 80% da capacidade nominal !!

Nunca vi isso, mas o contrário vejo todo dia que vou voar, todo mundo usa Lipo e nenhuma chega nem perto da capacidade nominal!!![/quote:f02da9612f]

Tenho 4 lipos de 5200 2S 30C que entram SEMPRE 5500Mah, e 1 nano de 5000 3S 45C que entra 5100Mah, isso as de automodelismo, as de aero também,tudo na mesma faixa, já tive a123 e são muito boas mesmo, mas comigo(isso que não foram tão abusadas) que comprei 2 pack dewalt de 36V que tem 10 lifes originais dentro, não duraram tanto, se abusasse algumas vezes a 0V elas morriam... Tenho 4 delas aqui estragadas...

Anderson
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

hehehhe, agora quem está surpreso sou eu :lol:

Anderson Leal, o destruidor de LiFe. :lol: :lol: :lol:

Abrcs!
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:9d36d018c0="Gustavo Murad"]Eu discordo muito da parte de que "A123 são para aeros grandes e bem dimensionados" !!

Eu uso minhas A123 em Sticks de 1m envergadura, motoplanadores de 1,4m, Scouts de 90cm de envergadura e ficam MUITO ABAIXO DO PESO!!

Você disse que seu aero fica bom com uma Lipo de 600g, um pack 7S A123 2300mAh deve ficar com isso ou MENOS!!

E não se assuste se o tempo de vôo passar de 8min!!

Eduardo, meça quanto de carga está entrando na recarga de suas baterias, se for algo próximo de 3000mAh (e eu acho isso muito provável) o tempo de vôo com A123 7S deve ficar próximo dos 8min e do 8S próximo dos 10min sim.[/quote:9d36d018c0]

oi Gustavo, pois então, não sei bem como as pessoas medem esta "capacidade".Lhe explico o pq da minha frase, nunca uso uma lipo "até o talo", sempre q paro de voar, minhas lipos estão entre 3,75 a 3,90 por célula, dependendo de muitas variáveis.Nesta condição de uso, o máximo q consegui colocar, foi 3300 mAh, mas como disse, nem sei como fazer p medir a capacidade total, teria q usar até o esc cortar ??? se sim, isto não estragaria ou sacrificaria minha lipo ???

Marocco.

ps: estes 3300 coloquei em uma lipo 4000, nas de 5000 e mesmo nestas de 4000, recoloco em média 2400 a 2600 Mah (este é um dos motivos pelo qual, estou reduzindo a capacidade das minhas lipos, como disse, estou carregando muito mais carga do q utilizo !!!)
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Exatamente ai que queria chegar Eduardo Marroco.

Se você está usando 3300mAh, e as A123 dão 2300mAh o tempo de vôo não ficará muito diferente.

Se usar a tensão um pouco mais alta (8S A123 por exemplo) o tempo de vôo ficará praticamente o mesmo.

Digamos que você esteja voando 10min e gastando cerca de 3300mAh, a conta ficaria assim:

Tempo de vôo = Capacidade da bateria / Corrente

0,17h (10min) = 3300mAh / Corrente

Corrente = 19,1A

Essa é a corrente média que seu motor está gastando em vôo, logo com uma bateria A123 que rende uns 2200mAh o tempo de vôo ficaria?

Tempo de vôo = 2200mAh / 19100mA

Tempo de vôo = 0,115h = 7min !!



Então o tempo de vôo com uma pack 7S (mesma tensão) daria um vôo de aproximadamente 7min.




PS: Agora que vi seu "pós-escrito", se está colocando 2400mAh e voando 10min, vai voar mais de 9min com o pack 2300mAh (que rende 2200mAh). Ou seja, mesmo tempo de vôo, mesmo peso!
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

olá Gustavo, bom, minhas considerações a respeito de nosso "tratado" :D :

seguintem, já gastei 3300 mAh e tbm já gastei 2400/600 com o mesmo "conjunto" a grande diferênça está na maneira de voar !!! tipo, posso consumir 3000mAh em 6 min, como já o fiz (de pauleira extrema) e já voei 10 min e pousei com o consumo de 2400, voo extremamente dócil/escala. Como não conheço as A123, meu único medo, é ter tão somente o tempo que vc citou e nada de "extra", é comum eu abortar alguns pousos, primeiro pq sou extremamente exigente com esta parte do vôo, segundo, pq minha pista é "perigosa" (como citei, em cada cabeceira eu tenho um obstáculo, ou uma rede de alta tensão 35000V, ou um mato de eucalipto (que estou "podando" kkkk), então, sempre que toco o aero no chão, tenho certeza q ainda teria ao menos uns 2 min de "tentativas", ou umas 3/4 passadas pela pista.Repito, não estou sendo "chato de plantão", quero sim experimentar as A123, acharia ÓTIMO se tivesse uma solução para as lipos (por tudo q já foi dito e relatado), mas, gostaria sim de poder manter meu "estilo de vôo", ou seja, agressivo quando desejo, porém, seguro e "consevador" quanto a aproximação e pouso...penso q p mim, aeromodelismo é o q mais me aproxima do meu sonho de voar de verdade, assim sendo, quanto mais "real" melhor, duvido muito q um piloto "embarcado", vá pousar um avião (por menor q seja) só quando acabar o combustível, certamente ele não iria durar muito tempo !!! mas de toda forma, agradeço e muito TUDO que vc está me passando de informação, saiba q certamente irei ao menos testar as A123.

Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Acredito Eduardo, que esse problema só será resolvido com a montagem de um pack de LIFE, de preferência A123 (como queira o Gustavo), seguindo a orientação do pessoal, depois testando em um de seus aeros, em uma pista com boa aréa de escape.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

pois é Warne, sempre que quero testar algo "critico" ou diferente, procuro sim uma pista mais "mansinha" e como tenho treinamento na minha "pista militar", acabo levando vantagem nesta troca momentânea.Quanto ao teste, pretendo sim e ainda digo mais, se a espectativa é de voar 8/10 min, pretendo começar testando 5, depois 6...até chegar no tempo q eu pouse e me sinta seguro com minha reserva técnica de praxe.Como disse, só não testei estas baterias ainda, pq não achei quem venda, ao menos do estilo q existe com lipos...onde vc pode escolher quase tudo.Abçs.

Marocco.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Eduardo, abri uma das 4S2P e descobri o motivo de uma célula ir para o espaço.
Realmente o modo como eles inteligam as céluas, não tem lógica e duas delas não estavam soldadas corretamente e devem ter funcionado somente no início, depois vindo a dar mal contato e deixando de fazer parte do pack, o que sobre carregou a célula que estaria ligada em paralelo a ela.
Por esse motivo é que tinha 2 células meio estufadas.

Resumindo, não aconselho ninguém comprar esses packs 2P lá da HK por terem as chances de ter solda fria por assim dizer, entre as células, issos em falar no peso que eu achei um absurdo e muito volume hehehehehehehehehe.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder