Guardar lipo carregada por quanto tempo?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

rgil
membro

Guardar lipo carregada por quanto tempo?

Mensagempor rgil » 10 Jan 2011 15:07

Olá pessoal, estou com uma dúvida, se eu carregar minha lipo hoje com intenção de voar hoje a tarde, e por algum motivo eu não for voar hoje, por quanto tempo
eu posso deixar a bateria carregada ao ponto de ser necessário descarregá-la para a carga de storage?

serginho_la
membro

Mensagempor serginho_la » 10 Jan 2011 15:15

Eu chuto que até 2 semanas não há problemas, mas vou aguardar um resposta correta pois é uma informação importante.

Eduardo Marocco
membro

Mensagempor Eduardo Marocco » 10 Jan 2011 16:13

pois é, dúvido q os mais "conhecedores" apoiem o que vou dizer, mas tenho lipos que estou utilizando a 2,5 anos, que sempre guardei carregadas full e até hj, estão 100%, são lipos chinesas, marca rihno, 4S 4A;Como disse, estou utilizando elas e sempre recarreguei após o uso e mantenho elas "cheias";Comprei a uns 30 dias o EOS sentry da hyperion e conferi minhas lipos, estas que estou comentando, tem 98%de carga (quando carregadas) e a diferênça entre células é de +- 0,005V;Bom, não sei a opinião de vcs, mas para mim, isto me parece bom !!! Sempre recarrego a 0,5C (estas 4A, recarrego a 2A) e já ficaram + de 2 meses sem ser utilizadas.Não considero minha experiência "científica", mas é o relato do que tenho feito e do resultado obtido.Não estou mandando ninguém me copiar, só estou relatando o que fiz e o resultado.Acho q é mais importante recarregar balanceando a uma taxa de 0,5C e utilizar a 50% da capacidade "declarada" do que realmente manter em storage ou descarregar caso não vá ser utilizado no outro dia, mas, repito, esta é a minha experiência pessoal, não é p ninguém utilizar isto como "modelo".

Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!

rgil
membro

Mensagempor rgil » 10 Jan 2011 16:17

legal eduardo, estou com duvida pq entrei de férias hoje, e não sei bem o dia que voarei, o dia que não chover aqui eu vou pra pista hehe... vou deixar minhas baterias
carregadas só esperando o tempo dar change...

Vlw...

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 10 Jan 2011 18:43

Bom, conheço um aeromodelista que guardou a sua LIPO com carga total de uma semana para outra e ela incendiou dentro da garagem, a sorte dele é que ele as guarda em uma caixa feita com piso cerâmico para evitar esse tipo de acidente se não, a casa dele tinha incendiado como aconteceu com a oficina do Ademir.
Issov ai da sorte de cada um, mas as minhas LIPO's, eu só as guardo com meia carga, ou seja, em modo storage no carregador.
Pode ser bobagem, mas o seguro morreu de velho.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Eduardo Marocco
membro

Mensagempor Eduardo Marocco » 10 Jan 2011 19:58

[quote:a56af44ddf="LaercioLMB"]Bom, conheço um aeromodelista que guardou a sua LIPO com carga total de uma semana para outra e ela incendiou dentro da garagem, a sorte dele é que ele as guarda em uma caixa feita com piso cerâmico para evitar esse tipo de acidente se não, a casa dele tinha incendiado como aconteceu com a oficina do Ademir.
Issov ai da sorte de cada um, mas as minhas LIPO's, eu só as guardo com meia carga, ou seja, em modo storage no carregador.
Pode ser bobagem, mas o seguro morreu de velho.[/quote:a56af44ddf]

bom amigo Laercio, a lipo da Ademir pegou fogo quando estava sendo recarregada, é totalmente diferente, agora me explique o pq da lipo incendiar por estar com 4,20V por célula ??? se estiver com 3,8V por célula, muda alguma coisa ??? pode ser q uma lipo dure mais, por ser guardada e armazenada em "storage", disso eu não discuto, só afirmei que estas lipos em questão (que citei), estão a seguramente mais de 2,5 anos em uso, e que confirmei através do EOS Sentry, que a "saúde" delas está muito bem obrigado, agora na questão da "auto combustão", eu realmente queria uma "explicação técnica", afinal, uma lipo em boas condições, totalmente recarregada, pode incendiar sozinha ??? se sim, qual q explicação ??? e se for o caso, sou o maior sortudo do mundo, pq vc viu aqui na minha casa, a quantidade de lipos q possuo, qual o motivo p estarem todas em boas condições ??? e pq nenhum pegou fogo ainda ???

Marocco.

IWASA
membro

Mensagempor IWASA » 11 Jan 2011 11:37

Também acredito que um LIPO só se incendei no processo de Carga ou Descarga e também se tiver algum dano interno ou externo.... na parte de segurança, guardar carregada ou em meia carga não há diferenças, acredito que elas seja como qualquer outra bateria.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 11 Jan 2011 11:51

[quote:087a7cb4e9="Eduardo Marocco"][quote:087a7cb4e9="LaercioLMB"]Bom, conheço um aeromodelista que guardou a sua LIPO com carga total de uma semana para outra e ela incendiou dentro da garagem, a sorte dele é que ele as guarda em uma caixa feita com piso cerâmico para evitar esse tipo de acidente se não, a casa dele tinha incendiado como aconteceu com a oficina do Ademir.
Pode ser bobagem, mas o seguro morreu de velho.[/quote:087a7cb4e9]

bom amigo Laercio, a lipo da Ademir pegou fogo quando estava sendo recarregada, é totalmente diferente, agora me explique o pq da lipo incendiar por estar com 4,20V por célula ??? se estiver com 3,8V por célula, muda alguma coisa ??? pode ser q uma lipo dure mais, por ser guardada e armazenada em "storage", disso eu não discuto, só afirmei que estas lipos em questão (que citei), estão a seguramente mais de 2,5 anos em uso, e que confirmei através do EOS Sentry, que a "saúde" delas está muito bem obrigado, agora na questão da "auto combustão", eu realmente queria uma "explicação técnica", afinal, uma lipo em boas condições, totalmente recarregada, pode incendiar sozinha ??? se sim, qual q explicação ??? e se for o caso, sou o maior sortudo do mundo, pq vc viu aqui na minha casa, a quantidade de lipos q possuo, qual o motivo p estarem todas em boas condições ??? e pq nenhum pegou fogo ainda ???

Marocco.[/quote:087a7cb4e9]

Não sei te dizer Eduardo qual a diferença de estar com 4.2V ou 3.3V, mas o fato é que aconteceu com um sócio do GVRC e consta lá isso sobre não ser aconselhável guardar com carga.
Agora vamos convir com uma coisa, a sua casa é um paraíso e a ampla sala destinada ao seu estoque de baterias, acredito que nunca deva esquentar no seu interior já que existe ventilação em abundância, pode ser isso o fato de suas LIPO's não apresentarem problemas, local muito bem ventilado, o que pode não ter sido o caso do colega do GVRC que incendiou a sua bateria estando guardada com carga total.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Eduardo Marocco
membro

Mensagempor Eduardo Marocco » 11 Jan 2011 18:03

[quote:aa2fe5f6ff="LaercioLMB"]
Não sei te dizer Eduardo qual a diferença de estar com 4.2V ou 3.3V, mas o fato é que aconteceu com um sócio do GVRC e consta lá isso sobre não ser aconselhável guardar com carga.
Agora vamos convir com uma coisa, a sua casa é um paraíso e a ampla sala destinada ao seu estoque de baterias, acredito que nunca deva esquentar no seu interior já que existe ventilação em abundância, pode ser isso o fato de suas LIPO's não apresentarem problemas, local muito bem ventilado, o que pode não ter sido o caso do colega do GVRC que incendiou a sua bateria estando guardada com carga total.[/quote:aa2fe5f6ff]

Caro Laercio, em primeiro lugar, obrigado pelos elogios as minhas "instalações", realmente sou um previlegiado, principalmente no tocante a espaço e socego !!! ainda assim, mesmo sendo armazendas em uma cozinha velha, espaçosa e muito estável de temperatura, observastes q mantenho elas "dentro" de pequenos "bunkers" de cerâmica, sabe como é, seguro morreu de velho....mas, só uma ressalve, falastes em armazenar em 3,3V, mas o correto para o modo "storage" é entre 3,78 e 3,85V por célula, ao menos, é o que tenho observado neste período que tenho utilizado (e muito) lipos...abçs.

Marocco.

ps: ainda sobre o ocorrido, sem maiores detalhes, fica difícil avaliar o fato.Não sabemos em que condiçoes estavam as lipos...usadas ??? novas ??? se estavam carregadas corretamente, ou não, se tinham sofrido lenha, ou não e por aí vai...só dizer q pegou fogo, é muito, mas muito subjetivo.

rcarv
membro

Mensagempor rcarv » 11 Jan 2011 23:09

Pelo que eu sei a lipo deve ser armazenada a aproximadamente 3,8V para aumentar a vida útil e não por segurança.
Tenho duas Flight Power EVO 10s 3850mAh 25C, que guardei por mais de 1 ano e meio depois de carregadas e ao verificar uma estava com 96% de carga e a outra com 97% a primeira tinha duas células com -0,003V que as outras e a segunda tinha todas as células com mesma carga. Só pra constar, eu sempre carreguei essas em 1C num carregador FMA Cellpro 10S.

@Marocco e Laercio,

Nosso amigo e mestre (pelo menos para mim) Farina um dia me disse que guarda as lipos carregadas, sem maiores problemas também.

Abs,

Régis

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 11 Jan 2011 23:30

Já guardei carregada, já guardei descarregada, já guardei com sei lá quanta carga e não aconteceu nada.

A unica coisa é que guardo em um "bunquer" de cimento.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Megafly
membro

Mensagempor Megafly » 12 Jan 2011 01:09

Eu tinha umas lipos que guardei por um bom tempo totalmente carregas uns 6 meses acho eu, elas incharam... taquei tudo no lixo...

vitorette
membro

Mensagempor vitorette » 12 Jan 2011 08:54

Eu guardo minhas LiPo´s em modo Storage. Todas estão num bunker de papelão. A maioria tem mais de 8 meses paradas, nunca deu nada, nenhuma sequer inchou ou algo parecido. LiPo tem que ser bem usada, se você utilizá-la de modo errado na pista de nada vai adiantar fingir que cuida dela em casa. Nunca uso mais do que 70% de descarga, na maioria das vezes menos. Na verdade depois que uso uma bateria na pista posso guardá-la sossegado, pois vai estar praticamente no modo Storage, às vezes preciso dar uma descarregada nela e pronto, posso guardar. Dificilmente recarrego uma LiPo "apressadamente" na pista para usar em um motor elétrico. Só fazia isso com LiPo´s menores quando tinha shock flyer, mas vendi tudo e essas baterias não estão mais comigo. Tenho muitas baterias justamente para não precisar descarregá-las ao máximo quando estou voando. Tem dado certo.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 12 Jan 2011 10:06

Elas devem ser guardadas com meia carga. Totalmente cheias deterioram rapidamente.

Jair Venturi
membro

Mensagempor Jair Venturi » 12 Jan 2011 10:28

minhas lipos de 2s,nunca carreguei-as mais, não usava há muito tempo no meu shock,comecei a usar elas a poucos dias,mas faz uns 6 meses que não usava,sem carregar!!!
ou seja,dura bastante
obs: marcas hi-model e dynam,ambas com 700mAh
só que como o Alex disse,deixei-as com meia carga

WoodFace
membro

Mensagempor WoodFace » 09 Mar 2011 23:06

Caros,
Quando comprei meu RTF o conjunto que veio foi uma bateria Turnigy 1.8
[img:ec1d23e3d1]http://www.maishobby.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/t/1/t1800-3s-20-30.jpg[/img:ec1d23e3d1]

E um carregador Turnigy balancer & Charger 2S-3S modelo "Se ferra aê!"
[img:ec1d23e3d1]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/T-2S-3S(4).jpg[/img:ec1d23e3d1]

Ele é simples demais (pluga aê até a luz verde apagar)... QQ outra informação vc so consegue num multimetro (e lamba os beiços).

Depois de usar a bateria até o "final", ela fica com uma carga de 8,28V (quando entao o motor é cortado). No caso dessa bateria, essa seria o tal "modo de storage"??
Hobby serve pra relaxar. Se eu quisesse me estressar, iria pro tabalho!!!

Aker-Nato
membro

Mensagempor Aker-Nato » 09 Mar 2011 23:24

O modo storage é no 3,80v por cell.

Com esse carregador e sem voltímetro fica difícil deixa-las a meia carga(3,8v/cell).

Os carregadores digitais inteligentes possuem mesmo a função STORAGE.

Procura por accucell!

PorcoMaster
membro

Mensagempor PorcoMaster » 06 Ago 2013 19:36

Opa pessoal para não criar um novo tópico , vou dar um up nest , eu tenho uma bateria de 1800 mAh e pretendo comprar mais umas 4-5 de 1800 a 2200 , a minha pergunta é simples

Posso carregar a noite e antes de dormir e utiliza-las de manhã ou a descarga natural noturna impossibilitara um voo tranquilo no outro dia ?

Muito obrigado desde já por qualquer resposta.

jaburu
membro

Mensagempor jaburu » 06 Ago 2013 23:21

Porco,

Carrego minhas baterias a noite e no dia seguinte vou voar, não sinto muito diferença de quando carrego no mesmo dia!

Saudações!

PorcoMaster
membro

Mensagempor PorcoMaster » 07 Ago 2013 21:26

Obrigado jaburu agora vou ficar mais tranquilo

sicarvalho
membro

Mensagempor sicarvalho » 10 Ago 2013 16:28

Eu guardo as minhas carregadas, as vezes carrego e uso elas uma semana depois e nunca tive nenhum problema.

FSGALVAO
membro

Mensagempor FSGALVAO » 10 Ago 2013 19:14

Olá eu tenho um ibmax como colocar em modo storage?

marcos luciano rodrigues
membro

Mensagempor marcos luciano rodrigues » 10 Ago 2013 19:53

ja deixei minhas lipos por um mes carregadas totalmente e até hoje nao tive problemas,outra coisa nunca vi lipos pegarem fogo por estarem guardadas carregadas.

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”