Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Randros
membro
Mensagens: 198
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 8:46 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Mensagem por Randros »

Olá Pessoal,

Recentemente arrumei um rádio que estava queimado, o dono ligou a bateria invertida.
Quando tento atualizar o firmware não consigo de forma alguma. O gostaria de fazer um teste de substituir o atmega64 pelo atmega128.
Alguém já fez essa mudança?
Após a troca dos componentes: regulador 7805, capacitor notei que mesmo alimentando a controladora com os 5v no local indicado ela não reage, antão só venho a supor que deve ter queimado o atmega64, por isso o motivo da troca.

Abraço a todos
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Mensagem por alissongc2000 »

Bom dia Moçada,

Preciso de ajuda para resolver o problema da bateria marcando 1.0v...
Já consegui arrumar o resto dos problemas, porém, este problema de marcar 1.0v conforme explicado resolveria trocando o capacitor pequeno que há sobre o capacitor que explode... coloquei um capacitor 104 de 100nF mas não resolveu o problema, além disto, não consigo medir estes capacitores muito pequenos somente com o multimetro, e não tenho o capacimetro.
Penso que talvez possa ser algum problema com a trilha ou algum outro componente. Se puder dar alguma dica agradeço.


Fig1: Detalhe do capacitor de 100nF, a troca do mesmo não resolveu o problema de apresentar a tensão incorreta da bateria.




Fig2: Foto apresenta os compronentes trocados, sendo que o capacitor eletrolitico foi instalado com um fio para liberar mais espaço perto do local danificado e não forçar as trilhas comprometidas.




Fig3: Após conserto ainda apresenta a tensão incorreta da bateria
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
othernick
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Out 25, 2010 10:08 am
Localização: rio das ostras rj

Re: Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Mensagem por othernick »

o atmega deve usar uma entrada analogica para medir a tensão da bateria. Portanto, siga as trilhas e componentes da entrada do regulador 78l05 até o pino do atmega.
Esquema do radio em http://www.rcgroups.com/forums/showpost ... count=1172
sds
othernick
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Out 25, 2010 10:08 am
Localização: rio das ostras rj

Re: Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Mensagem por othernick »

uma dica do circuito de força do radio em https://www.google.com.br/url?sa=i&rct= ... 7243073216
othernick
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Out 25, 2010 10:08 am
Localização: rio das ostras rj

Re: Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Mensagem por othernick »

mais uma dica de tensão errada no visor: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1638349
"The problem was stupid. When removing the condenser, cut a copper track (12V), and there was never voltage to the voltage divider, which is between the resistance of 5.1K and 2.7. Therefore the micro, had not as knowing the battery voltage."
Como havia mencionado, sem sinal na entrada analogica do atmega.
sds
Erico Alves
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Dez 01, 2015 8:34 pm
Localização: Guanambi

Re: Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Mensagem por Erico Alves »

Boa noite a todos, sou novo aqui no fórum.. Estou com o turnigy 9x que foi queimado por lipo invertida. Li todas as mensagem sobre esse tópico, fiz a troca dos componentes: regulador de tensão e capacitor. Conectei a bateria e mesmo assim o rádio não deu sinal, dai resolvi medir a entrada de alimentação do CI, notei que estava chegando 5v mas porém o CI não deu sinal nem um. Resolvi comprar um outro ATMEGA 64 e trocar. Pra minha frustração o rádio não funcionou. O que devo fazer pra tentar recuperar esse rádio?

É preciso gravar o firmware pra que pelo menos o displey funcione???
Obrigado pela ajuda!!
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Re: Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Mensagem por Lívio Cardoso »

O Atmega é um micro controlador e é necessário gravar o firmware nêle pra que funcione...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
leandro.ifpb
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
Localização: Guanambi-BA

Re: Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Mensagem por leandro.ifpb »

Troquei o ATMEGA64, realizei a gravação do firmware utilizando o USBasp via Companion.... Durante a gravação do firmware não deu nenhuma mensagem de erro... e ainda assim o rádio não dá sinal de vida. Detalhe, não mostra nada no display..
Erico Alves
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Dez 01, 2015 8:34 pm
Localização: Guanambi

Re: troca do ATMEGA 64

Mensagem por Erico Alves »

cabeer escreveu:Ja tirei o 64 e estou esperando o de 128

Boa tarde amigo, tive o mesmo problema que vc no turnigy 9x. Troquei o regulador e capacitor Tbm... Mesmo assim o rádio não deu sinal, resolvi testar a saída dos reguladores, ambos estão saindo com 5v e 3v... Então mandei 5v direto no CI, não tive êxito. Resolvi trocar o ATMEGA, coloquei um do mesmo 64... Agora Q vem minha dúvida. Como gravar no CI virgem..rs
Fiquei sabendo que preciso gravar primeiro o booltlodear pra depois gravar o firmware.
Vc conseguiu, pode me ajudar?? Obrigado
Responder