Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

[quote:622f721510="hermesil"]Olá amigos.
Acabo de consertar o meu e estou com um problema... ele fica apitando e a voltagem da bateria mostra 1.1V.
Alguém pode me dar uma dica?
Aqui no tópico ví amigos que resolveram, porém, não puder ver as imagens dos componentes afetados.
Agradeço desde já.
Abraços.[/quote:622f721510]
tem um pequeno capacitor acima do capacitor que normalmente é trocado quando queima, akele pequeninho q ateh está indentificado no começo do topico que pode seu substituido por uma pequena resistência para que o radio apareça a tensão correta.

Gente, o topico tá ficando grande cheio de perguntas repetidas, que já foram respondida.

O regulador de tensão do transmissor deverá ser trocado mesmo se aparentemente ele estiver funcionamando corretamente. Ele fica dentro dakela caixinha na parte de trás.

O regulador de tensão esquenta mesmo, não pode fritar, mas esquentar ele vai. Por isso a importancia de colocar um maior, que guente mais carga, já que ele não irá mais soldado seu dissipador junto a placa. Observem a foto do meu como eu coloquei.

O processador é dificil de queimar, mas está aparecendo muitos casos. Isso porque na hora de arrumar está sendo feito coisas erradas, como ligar o regulador ao contrario, capacitor e etc. Eletrônica não guenta desaforo, se estiver errado vai fritar outra coisa mesmo, tem que prestar mais atenção, e ler o tópico, desde o começo.

Eu queimei 5 vezes o mesmo radio de propósito (somente uma placa sobressalente) só pra ver o que mais poderia queimar. a unica coisa que queimou a mais foi trilhas, isso sem colocar componentes invertidos, e em todas elas a cpu não foi danificada. Já arrumei cerca de uns 50 radios desses, e realmente comecei a parar quando comecei pegar umas buchas que tive até q mandar pro alexmaq pra ver se ele dava jeito, e adivinhem? tem coisa que não tem jeito msmo, e isto porque? por causa q as pessoas gostam de fazer tudo do jeito mais rápido, facil e barato possível, mas gente, na moral, tem que prestar atenção.

Infelizmente gente, essa eh a realidade. vamos trocando idéias, quem sabe aparece alguém que consiga resolver e compartilhar, mas realmente quando chega nesse ponto alguma coisa errada foi feita.
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

Eu vou reorganizar o tópico, pegar as informações relevantes e fazer um passo a passo bem elaborado para não haver erros. só não sei quando, mas farei.
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

Estes dias peguei um 9X que o módulo não estava funcionando depois de uma inversão da polaridade da bateria. O 78M05 do módulo estava rachado. Foi substituí-lo que voltou a funcionar.
sergiolbj
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Set 14, 2012 11:31 pm
Localização: Álvares Machado

Mensagem por sergiolbj »

Boa tarde, galera eu fiz a mesma cagada.

Estou com um capacitor queimado e na loja de eletronica eu comprei o 22uf porem só tinha o de 50v, tem algum problema ?

outra coisa caso venha ser preciso trocar o regulador de voltagem do módulo posso usar o 7805ct?


Obrigado
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:b338f3b1c4="sergiolbj"]
Estou com um capacitor queimado e na loja de eletronica eu comprei o 22uf porem só tinha o de 50v, tem algum problema ?

outra coisa caso venha ser preciso trocar o regulador de voltagem do módulo posso usar o 7805ct?
[/quote:b338f3b1c4]

Pode usar ambos componentes sem susto.

Só não pode falar "voltagem", o correto é "tensão".
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
sergiolbj
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Set 14, 2012 11:31 pm
Localização: Álvares Machado

Mensagem por sergiolbj »

Galera acho que a CI foi pro pau mesmo... testei com 5v nos pinos lá e nao funcionou.
Tem alguem aqui do forum que concerta isso ? o radio é novo não fiz nenhum voo com o bendito.
Avatar do usuário
Esteves
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Ter Set 29, 2009 10:40 pm

Mensagem por Esteves »

Queimei o radio turnigy 9x, sem uso, colocando lipo invertida, quase joguei o radio fora, mas com esse topico fiz os procedimentos indicados, troquei o capacitor e o regulador de tensão, com custo de R$ 1,00 (um real) e ele voltou a funcionar, mas não apita hora que liga e os servos ficam tremendo alguém pode me dar alguma dica para arrumar?
Luis Filipe
membro
Mensagens: 209
Registrado em: Ter Out 04, 2011 5:49 pm
Localização: São Gonçalo - RJ

Mensagem por Luis Filipe »

Senhores excelente tópico, comprei um Turnigy que estava queimado e o consertei, apesar de mexer com eletrônoca faz 4-5 anos toda ajuda é bem vinda. Aproveitando que o rádio estava aberto já fiz varias modificações para personaliza-lo ele tem até uma luz azul que fica piscando indicando o funcionamento e também instalei um sistema anti-inversão da bateria, quero ver queimar denovo hehehe. Obrigado.
petrocovisk
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Mar 24, 2011 2:51 pm
Localização: Mogi Mirim

Mensagem por petrocovisk »

Graças a este tópico, ressucitei meu turnigy 9x.

Levei este passo a passo para um cara que conserta televisão, e o mesmo conseguiu arrumar. O firmware original foi pro espaço. Atualizei para o Er9x e ficou muito bom.

Obrigado!
cabeer
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Jun 05, 2011 11:51 am
Localização: Marapoama SP

Re: Procuro TX Turnigy 9x m2 v2 com defeito

Mensagem por cabeer »

[quote:0553f8a2eb="marcusreis"][quote:0553f8a2eb="Luiz Phelipe"][quote:0553f8a2eb="marcoskoller"]Procuro TX Turnigy 9x m2 v2 com defeito

Um amigo meu teve a moral de ligar uma lipo invertida e queimou a placa do bixinho, não tem conserto. Por isso procuro pra comprar um tx pode estar lenhado, carcaça quebrada, cristal e etc, soh preciso da placa funcionando, é a placa maior onde tem a memoria, não é o modulo de tx.
segue foto abaixo do radio aberto, é a placa de baixo, a circulada.
o CI circulado no meio é o que queimou, acha pra trocar, o problema eh que tem q fazer upload de firmware, e é uma noia.

[URL=http://img69.imageshack.us/i/p1801111245.jpg/][img:0553f8a2eb]http://img69.imageshack.us/img69/3739/p1801111245.jpg[/img:0553f8a2eb][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

se vc tiver um que ligue mas não funciona, nao binda, provavelmente o modulo tx queimou, o que é mais comum de acontecer. me mande uma mp.[/quote:0553f8a2eb]
Amigo, o Marcio H aqui do forum comentou sobre trocar esse processador por uma Atmega128, converse com ele.[/quote:0553f8a2eb]

alguem sabe responder se pode o micro controlador atmega64 pode ser subistituido pelo atmega 128?[/quote:0553f8a2eb]
Se o atmega 128 vai funcionar no lugar do 64 eu pretendo descobrir , eu comprei um radio de um amigo aki do evoo e tive a infelicidade da cpu estar queimada ja fiz o pedido de um 128 como sou tecnico eletronico fica mais facil pra consertar, vou manter os amigos informados do andamento do processo, ja fiz a remoção do at64 queimado e estou aguardando o novo
Responder