Diminuir o tamanho de receptor AR6200

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
migtrib
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Jan 04, 2010 9:45 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Diminuir o tamanho de receptor AR6200

Mensagem por migtrib »

Aos eletrônicos presentes.
Gostaria de diminuir o tamanho de receptor AR6200 para que caiba em um planador fling dlg.
A idéia é cortar a parte dos conectores dos servos ligando cabos coaxiais de áudio ou par trançado
até a parte dos conectores que será colocada em outro ponto. Alguém já fez a cirurgia ?
Informações sobre interferências nos sinais ppm dos servos uns aos outros (cross-talk) ?

agradeço contribuições.
Migtrib
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Esse seu par trançado que você se refere por acaso é o cabo de rede?
Se for, par trançado não é o nome do cabo e sim um apelido dado aos cabos de ligação ponto a ponto que dispões de 4 fios invertidos, sendo invertido de 2 a 2, por isso par.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
migtrib
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Jan 04, 2010 9:45 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por migtrib »

O que quis dizer como par trançado é um par de fios enrolado uma no outro, por isso leva o nome de par trançado. Quando vc usa um par trançado as contribuições indutivas externas são canceladas (mesmo campo magnético variável no tempo atua nos dois fios simultâneamente).
Por isso é bom como "isolante de interferências eletromagnéticas". O problema é quando o comprimento de onda do sinal fica próximo às dimensões da distância entre os cabos, da ordem de mm, ou seja ~300GHz. Bem abaixo disso, par traçado é uma boa forma de isolar sinal. O que a gente normalmente usa para carregar sinal de servo é cabo paralelo. Quando se coloca um comprimento grande há boa possibilidade de cross-talk, ou seja um fio gerar indução no outro.
Mas em áudio, acho que não tem muita chance de interferência.
Agora, minha pergunta se referia a possibilidade de cross-talk, uma interferencia de áudio comum na época de telefones por fio (analógicos). Um par colocado ao lado de outro sem traçar gerava indução de sinal no outro fio, principalmente em telefone, cujos fios seguiam paralelos e compactados por uma longa distância. Se for este o caso talvez fosse melhor usar cabo coaxial fino de áudio, onde vc tem o sinal envolto por uma malha de terra. Gostaria de saber se alguém já usou este tipo de conexão, se já viram esta interferência. Minha pesquisa no site não mostrou nada semelhante, mas pode ser que não tenha usado as palavras chave adequadas...

Outro ponto é que acho que o sinal PPM dos vários canais não são simultâneos, eles devem ser sequenciais. Mesmo assim se houver indução do sinal de um canal no outro o resultado pode não ser muito bom...

Até que é uma boa idéia usar cabo de rede. O cabo é bem compacto.
O AR6200 tem 6 canais mais a alimentação e o bind, total oito pares.
No bind não vai tensão +V, somente sinal e terra.
A alimentação é comum para todos os sinais, +V e terra, assim posso economizar um fio por canal.
O que seria feito é colocar um terra comum e trançar o sinal com o terra para cada canal.
No cabo de rede tem oito fios, são quatro pares trançados. Assim teria de usar dois cabos de rede.

Qualquer informação ajuda. Obrigado Laércio. Estou procurando é alguém que já tenha vivido esta experiência e que esteja a fim de compartilhar o que sabe.
Alguém mais ?
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

Esse receptor é da Spektrum, certo?

A Hobby King está vendendo um receptor compatível com a Spektrum, não seria interessante voce comprar um de lá e fazer a adaptação?

Pelo menos se der errado, voce nao perde um receptor original!

=]
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

"Cirurgia" fácil de fazer, se não fosse o receptor e a marca. Porque? Porque o receptor é Spektrum e já não presta, se fizer alguma mudança e sair algo errado pra dizer o que houve vai ser um problemão... eu não ponho a mão no fogo nem pagando, é mais seguro fazer com um clone, esse pelo menos se der errado você pode diser, é clone né!
Mas se você está afim de cortar o restante que sobrou, hummmmmmmmm. Se essa placa for multilayer pronto!!!!! Acabou a alegria.

Ela é???? Será que o layer de aterramento não está lá?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
migtrib
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Jan 04, 2010 9:45 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por migtrib »

[quote="cbbeudo"]Esse receptor é da Spektrum, certo?

A Hobby King está vendendo um receptor compatível com a Spektrum, não seria interessante voce comprar um de lá e fazer a adaptação?

Pelo menos se der errado, voce nao perde um receptor original!

=][/quote]

É seria. Tô meio com pressa... (Eu sei que é inimiga da perfeição...) É que esse é full range, tem satélites, quatro antenas no total...
Obrigado.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

cross-talk...

O sinal é PPM, o demodulador coloca na saída cada um dos sinais (1 a 3ms) em seu tempo, se a sua fiação for igual a utilizada nada vai acontecer.

Como é que quer colocar? Par Terra sinal? Par VCC sinal???
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
migtrib
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Jan 04, 2010 9:45 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por migtrib »

[quote:090daa1dab="Marco Antonio"]"Cirurgia" fácil de fazer, se não fosse o receptor e a marca. Porque? Porque o receptor é Spektrum e já não presta, se fizer alguma mudança e sair algo errado pra dizer o que houve vai ser um problemão... eu não ponho a mão no fogo nem pagando, é mais seguro fazer com um clone, esse pelo menos se der errado você pode diser, é clone né!
Mas se você está afim de cortar o restante que sobrou, hummmmmmmmm. Se essa placa for multilayer pronto!!!!! Acabou a alegria.

Ela é???? Será que o layer de aterramento não está lá?[/quote:090daa1dab]

Quanto a ser multilayer vc tem toda razão. Eu tenho uma placa inoperante, vou examinar na lente para ver ser vejo se é multilayer. Mas esta região dos conectores é a parte de áudio. Acho pouco provável que tenha este layer lá, inclusive por que os pinos tem de ter rigidez mecânica atravessam a placa toda. De qualquer forma obrigado pela dica. Vou conferir.

-----------
Nada como a experiência de vida... A teoria é importante, mas a prática faz toda a diferença !
Avatar do usuário
migtrib
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Jan 04, 2010 9:45 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por migtrib »

[quote:dc4437bdc2="Marco Antonio"]
O sinal é PPM, o demodulador coloca na saída cada um dos sinais (1 a 3ms) em seu tempo, se a sua fiação for igual a utilizada nada vai acontecer.

Como é que quer colocar? Par Terra sinal? Par VCC sinal???
[/quote:dc4437bdc2]

Estava pensando Par Terra sinal. O que vc acha ?

Quanto a questão do demodulador eu entendi, mas o que acontece do lado do servo ?
Ele fica surdo pelo tempo de latência até o seu próximo sinal ? Não arriscaria a dizer que sim...
Existem sinais com larguras totais de todo o pacote diferentes ? Um servo analógico deveria
integrar o sinal até obter a tensão que deveria segurar até o próximo reset e mover de acordo
com a diferença da tensão atual... Se vc colocar um sinal induzido no tempo de latência pode
ser que gere um ciclo intermediário no circuito de controle do servo.
Você sabe se isso tem razão de ser ?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Por 20ms sim... o servo(para servos não digitais) fica aguardando a confirmação ou a mudança da largura de pulso "que vem a seguir" e não vai haver mudança do movimento até que outro pulso surja.
Eventualmente se ruidos surgirem na linha ele pode interpretar isso como sinal, são os conhecidos Glitches ou pulsos aleatórios.

http://www.asaseletricas.com.br/index.php?name=News&file=article&sid=32
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder