cnc hot wire/cnc router

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
hermesil
membro
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 31, 2009 12:43 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mensagem por hermesil »

[quote:a99c9bddcf="marcos soares"]parabens hermesil !! porque nao usou uma barra roscada mais grossa, com passo maior, pretendo monta uma router em breve, vou usar eixos linear de 20mm e 12mm no z, 2 eixos de 600mm e 2 de 700mm e 2 de 250mm , a eletronica sera 3 drives tb6560 e uma bob e fonte de 24voltes 10A!
abracos marcos soares[/quote:a99c9bddcf]

Oi Marcos.
Não achei nada diferente das barras que usei... mas posso implantar essas melhorias em breve.
Estou com uotra dúvida... uso aqui o Turbo CNC, eu devo configurar alguma coisa nele para que ele respeite minha área últil ou isso é feito no próprio G Code a ser usinado?
Abraço.
Avatar do usuário
hermesil
membro
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 31, 2009 12:43 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mensagem por hermesil »

[quote:7fca97764f="marcos soares"][quote:7fca97764f="hermesil"][quote:7fca97764f="marcos soares"]parabens hermesil !! porque nao usou uma barra roscada mais grossa, com passo maior, pretendo monta uma router em breve, vou usar eixos linear de 20mm e 12mm no z, 2 eixos de 600mm e 2 de 700mm e 2 de 250mm , a eletronica sera 3 drives tb6560 e uma bob e fonte de 24voltes 10A!
abracos marcos soares[/quote:7fca97764f]

Oi Marcos.
Não achei nada diferente das barras que usei... mas posso implantar essas melhorias em breve.
Estou com uotra dúvida... uso aqui o Turbo CNC, eu devo configurar alguma coisa nele para que ele respeite minha área últil ou isso é feito no próprio G Code a ser usinado?
Abraço.[/quote:7fca97764f]

hermesi nao sei te responder ! eu nao mexi com os softs ate o momento! tai uma coisa que eu gostaria de saber , ja que tem cortes que prescisa de varias passadas...
abracos
marcos soares[/quote:7fca97764f]

Pois é... agora fiquei com a pulga atrás da orelha. hehe
Será que seria melhor usar o EMC2... pelo que andei lendo ele é bem mais fácil de configurar... mas roda em Linux.
Será que roda bem usando o Linux direto do CD?
Alguém?!
Avatar do usuário
hermesil
membro
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 31, 2009 12:43 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mensagem por hermesil »

[quote:4b21abe23e="marcos soares"]hermesil bem que aqui no evoo tem varios usuarios que usa router mas nao opinam de maneira alguma! e complicado ter que aprender tudo na raça, vai pesquizando ai que logo descobre uma maneira........ abraços
marcos soares[/quote:4b21abe23e]

Pois é... não achei nada a respeito de configurar a área útil no Turbocnc.
Estou preparando o PC para testar com Linux e o EMC2.
Tetei executar alguns arquivos que vem de exemplo no Turbocnc e notei que quando mais de um motor é acionado ao mesmo tempo eles ficam fazendo um barulhão e parece que enrosca... sei lá, talvez seja normal mas achei estranho.
Estava lendo que o Turbocnc não é muito bom com curvas... vamos testar o EMC2.
Posto os resultados aqui.
Abraço.
Avatar do usuário
croupier
membro
Mensagens: 386
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 12:35 pm
Localização: São Paulo, SP (34)
Contato:

Mensagem por croupier »

Hermesil, estou tendo uma enorme dificuldade com o meu sistema aqui... aparentemente tudo funciona individualmente muto bem porém quando eu movo o mouse, isso varia a velocidade de saida dos dados pela paralela, aó parece que perde passo ou algo assim...
De qualquer forma, você deve fazer o desenho que caiba dentro da sua área útil...
ASW, Quad, Fidget, Idol
Hotwire, Router
Avatar do usuário
idogawa
membro
Mensagens: 1146
Registrado em: Sáb Ago 15, 2009 8:54 pm
Localização: Interlagos - SP 33
Contato:

Mensagem por idogawa »

em minha maquete de router digamos assim, uso o mach 2 e o 3.

em ambos é possivel configurar o limite.
Avatar do usuário
hermesil
membro
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 31, 2009 12:43 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mensagem por hermesil »

[quote:c0cf16c7e5="croupier"]Hermesil, estou tendo uma enorme dificuldade com o meu sistema aqui... aparentemente tudo funciona individualmente muto bem porém quando eu movo o mouse, isso varia a velocidade de saida dos dados pela paralela, aó parece que perde passo ou algo assim...
De qualquer forma, você deve fazer o desenho que caiba dentro da sua área útil...[/quote:c0cf16c7e5]

A sua CNC também é uma fresadora?
Avatar do usuário
hermesil
membro
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 31, 2009 12:43 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mensagem por hermesil »

[quote:c5d5931db0="idogawa"]em minha maquete de router digamos assim, uso o mach 2 e o 3.

em ambos é possivel configurar o limite.[/quote:c5d5931db0]

Pois é Idogawa, estou preparando o PC pra testar o EMC2 e o Mach.
Estou usando um PC com dual bott (win98 e winXP) mas o XP fica reiniciando, estou tentando resolver pra testar o Mach... já o Linux dá erro ao tentar iniciar direto pelo CD, terei que apelar para um PC mais moderninho, estou usando um PIII que tinha parado aqui, mas tenho outros>
Abraço.
Avatar do usuário
croupier
membro
Mensagens: 386
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 12:35 pm
Localização: São Paulo, SP (34)
Contato:

Mensagem por croupier »

[quote:09d356b62e="hermesil"]A sua CNC também é uma fresadora?[/quote:09d356b62e]

Não, hotwire, quanto ao PC, uso um PIII (Win98) e um P4 (WinXP) ambos funcionam bem, tenho visto o pessoal usar bastante o software KCam p/ fresadora, derrepente essa informação te ajuda...
ASW, Quad, Fidget, Idol
Hotwire, Router
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

.

Hermecil, o emc2 é muito bom, sabendo usar podemos fazer muita coisa com a fresa, usei com uma 3ax em uma micro fresadora MF 70 da proxxon, trabalhou muito bem até eu ligar invertida a alimentação da placa, agora esta no estaleiro, quando tiver tempo concerto a placa e coloco uma ponte para não ter problema com inversão.
Qualquer problema maior, solicita por e-mail, tenho vindo pouco ao forum, tem uma ferramenta no emc2 que podes usar para converter o dxf a gcode e acertar as passagens dos cortes.
Quanto ao limite da máquina nunca usei, apenas o que tenho a fresar faço dentro do limite físico da máquina, a minha é 1000x1000mm, sobra espaço. A máquina começa a fresar apartir do ponto zero, "zero" do arquivo de corte, efetua o fresamento e retorna ao ponto "zero", para que determinar o limite ?
Na minha estou usando uma tb6560 de 4 eixos e o mach3, uso para as duas cnc, para a fresadora e para a cortadora por isto uso uma de 4 eixos, fica fácil trocar só os motores só trocar os conectores. Poderia usar o emc2, para isto teria que modificar o cabo de ligação da paralela do pc para a placa, e mais algumas alterações, ficou mais fácil usar o mach3.

A leitura do manual é essencial, dominando o manual ficamos aptos a usar o emc2 em qualquer situação, inclusive que tipo de computador e sua configuração, pode estar ai o teu problema.

http://www.linuxcnc.org/docs/EMC2_Getting_Started.pd

[], motta
[], motta
Avatar do usuário
hermesil
membro
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 31, 2009 12:43 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mensagem por hermesil »

[quote:bac743f7e6="motta"].

Hermecil, o emc2 é muito bom, sabendo usar podemos fazer muita coisa com a fresa, usei com uma 3ax em uma micro fresadora MF 70 da proxxon, trabalhou muito bem até eu ligar invertida a alimentação da placa, agora esta no estaleiro, quando tiver tempo concerto a placa e coloco uma ponte para não ter problema com inversão.
Qualquer problema maior, solicita por e-mail, tenho vindo pouco ao forum, tem uma ferramenta no emc2 que podes usar para converter o dxf a gcode e acertar as passagens dos cortes.
Quanto ao limite da máquina nunca usei, apenas o que tenho a fresar faço dentro do limite físico da máquina, a minha é 1000x1000mm, sobra espaço. A máquina começa a fresar apartir do ponto zero, "zero" do arquivo de corte, efetua o fresamento e retorna ao ponto "zero", para que determinar o limite ?
Na minha estou usando uma tb6560 de 4 eixos e o mach3, uso para as duas cnc, para a fresadora e para a cortadora por isto uso uma de 4 eixos, fica fácil trocar só os motores só trocar os conectores. Poderia usar o emc2, para isto teria que modificar o cabo de ligação da paralela do pc para a placa, e mais algumas alterações, ficou mais fácil usar o mach3.

A leitura do manual é essencial, dominando o manual ficamos aptos a usar o emc2 em qualquer situação, inclusive que tipo de computador e sua configuração, pode estar ai o teu problema.

http://www.linuxcnc.org/docs/EMC2_Getting_Started.pd

[], motta[/quote:bac743f7e6]

Oi Motta.
Pois é... acabei formatando o PC e instalei o 98 e o XP em Dual Boot... instalei o Mach3 e estava dando uma olhada, parece bem interessante e melhor, dá pra ver o desenho antes de fresar como no EMC2.
Caso eu não tenha sorte com o Mach partirei para o EMC, mas acho que dá pra aprender bastante com o Mach antes.
Quantos aos limites, perguntei porque ainda não sei como funciona... mas se como você disse dá certo(desenhando dentro da área útil) acho que não haverá erro.
Mas pra você ter idéia, ainda terei que aprender a desenhar no CAD da vida.
Se tiver algum tutorial é muito bem vindo.
Ainda não liguei a CNC ao PC depois de instalar o MAch, farei isso amanhã pra ver se está tudo certo... em relação ao cabo, acho que não tem que mudar nada, fica igual ao usado no TCNC?
Um abraço,

Hermes
Responder