Teste do Pack Zippy LiFePO 3s 1800mAh 30C

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
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caioect
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Teste do Pack Zippy LiFePO 3s 1800mAh 30C

Mensagem por caioect »

Teste do Pack Zippy LiFePO 3s 1800mAh 30C

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14061

Primeiro o pack foi carregado completamente com 2C e bem balanceado.

[b:3e7c7c64ca]Primeiro teste: [/b:3e7c7c64ca]Descarga de 25C (42A)

Não registrei, mas o pack segura a tensão somente no início ~8.4V, depois começa a cair rapidamente até esgotar ~4V. Ao total o pack descarregou 1900mAh.

Ao final do teste o pack estava estufado e bem quente com pouco mais de 60C.

Após esfriar o pack praticamente voltou ao normal.

[b:3e7c7c64ca]Segundo teste: [/b:3e7c7c64ca]Teste de carga 3C (5.4A)

O pack não suporta cargas elevadas. Ao completar 1050mAh a voltagem de uma das células disparou atingindo 3.8V e interrompi a carga.

Reduzi para 3.6A (2C) e as 3 células completaram 850mAh, totalizando 1900mAh!

Resumindo o pack não suporta cargas maiores que 2C!!!

[b:3e7c7c64ca]Terceiro teste:[/b:3e7c7c64ca] Descarga 12C (22A) (Registrado)

Segue abaixo o gráfico de descarga de 12C (~22A) do pack LiFePO4 3s 1800mAh 30C.

Mesmo sob menor taxa de descarga o pack segura tensão somente no início e depois começa a despencar.

No final do teste uma das células estava a 55C e a outra a 75C!!! A célula que esquentou mais estufou bastante!

Após esfriar o pack, uma das célula ficou levemente estufada.

Estes pequenos abusos certamente comprometeram a vida útil do pack.

Ainda precisam evoluir muito para chegar perto das A123 cilíndricas.

Abraços,

Caio
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LiFe_1800_3s_D12C_exp.jpg
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felipe westin
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Mensagem por felipe westin »

Muito bons os testes, Caio! super detalhados.

Tem um comportamento completamente diferente de uma A123, tá parecendo mais com o comportamento de uma LiPo do que uma LiFePO4...
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Pelos testes sem condições destas baterias substituirem as A123

Muito bom mesmo o teste.

Abs

Marco Aurelio
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Buts
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Mensagem por Buts »

Tenho que arrumar um tempo e fazer esses testes com o meu pack da Turnigy LiFe. Estou usando na Bike.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Felipe, O comportamento é muito pior que uma LiPO de baixa qualidade. A voltagem dessa LiFePO4 começa a cair bem antes de chegar na metade da carga!

Marco, Não tem nem como comparar com as células A123!

Buts, Talves utlizando com bem baixa descarga a queda de voltagem fique bem menos acentuada. No rótulo diz ser High Discharger 30C, mas pelo jeito está mais para 5C ou menos!

Já que o pack ficou bem judiado, o próximo teste será destrutivo para avaliar a segurança. O que sugerem?

Abs,

Caio
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Gustavo Murad
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Mensagem por Gustavo Murad »

Destoi! kkkkkkkkkkkkkk

Mas destrói com vídeo!!!



E parabéns pelos testes, quando sairam essas LiFePO4 meio mundo disse que ia comprar e testá-las, mas é o primeiro testes que vejo !!

E como muitos de nós suspeitamos não chegam nem perto das A123...
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Luiz Phelipe
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Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:4be9993938="caioect"]Felipe, O comportamento é muito pior que uma LiPO de baixa qualidade. A voltagem dessa LiFePO4 começa a cair bem antes de chegar na metade da carga!

Marco, Não tem nem como comparar com as células A123!

Buts, Talves utlizando com bem baixa descarga a queda de voltagem fique bem menos acentuada. No rótulo diz ser High Discharger 30C, mas pelo jeito está mais para 5C ou menos!

Já que o pack ficou bem judiado, o próximo teste será destrutivo para avaliar a segurança. O que sugerem?

Abs,

Caio[/quote:4be9993938]
Não sei se tem algum fundamento cientifico, mas poderia ligar direto na rede eletrica. :twisted: :twisted:
[b:4be9993938]Ps: Crianças, não tentem isso em casa, podem se matar e matar outros.[/b:4be9993938]
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caioect
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Mensagem por caioect »

Sim, o teste será filmado.

Seria muita estupidez e nada científico conectar o pack na rede elétrica. Isso certamente causaria um curto na rede elétrica, podendo incendiar o pack, e ainda causar um choque e queimaduras no infeliz que pode levar a morte. Precisa ser muito insano só em pensar numa possibilidade dessa. Não façam isso!

A idéia aqui é testar única e exclusivamente o pack sem causar danos a qualquer equipamento e principalmente a quem estiver efetuando os testes. Todo cuidado é pouco. O teste deve ser previamente estudado, avaliando cautelosamente todos os eventuais problemas que poderão ocorrer, a fim de garantir total controle sobre o experimento.

O teste deve reproduzir nada mais do que um esforço comum que poderia ocorrer numa sessão de vôo. Por exemplo, um pack desbalanceado poderá ter um aumento na voltagem de uma das células durante um procedimento de carga. Ou o oposto, a voltagem de uma das células poderá zerar durante o vôo. Uma ruptura ou uma perfuração no involucro de uma das células no caso de uma lenha e etc...

O problema mais comum que tenho observado ocorre durante o procedimento de carga de um pack desbalanceado.

Neste caso, uma possibilidade viável seria conectar o pack LiFePO 3s 1800mAh em paralelo a um outro pack de maior voltagem, por exemplo a um pack LiFePO4 4s 2300mAh ~12V. Isso forçaria cada célula do pack 3s a ficar com 4V ou mais! A tensão poderá ser monitorada por um multímetro conectado ao pack. Vamos ver como o pack se comporta.
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Ou zerar uma das celulas e carregar o pack sem o cabo balanceador. Com isso vai forçar uma sobrevoltagem nas celulas que não foram zeradas
Abs
Marco Aurelio
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Luiz Phelipe
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Mensagem por Luiz Phelipe »

Que tal uma carga acima do que as Proprias A123 aguentam?
20C de carga.
Ou uma descarga excessiva como 90c.
Fica ai a ideia.
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