Tamano da antena do RX

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

flumauricio
membro
Contato:

Tamano da antena do RX

Mensagempor flumauricio » 28 Abr 2011 18:32

Caros amigos,

venho aqui pedir uma ajuda pra vcs pra saber qual o tamanho original da antena do RX de 4CH FM sintetizado da Corona.

Digo isso pq infelizmente durante um voo meu aero perdeu parte do fio que serve como antena e não sei qual o tamanho dela.

Caso alguem possa me ajudar ou que tenha esse RX eu agradeceria pois ja tenho aqui o cabinho para solda-lo.

magnoudia
membro

Mensagempor magnoudia » 28 Abr 2011 18:57

rx 72mhz tem antena de 90cm normalmente, acredito ser o caso desse ai.

flumauricio
membro
Contato:

Mensagempor flumauricio » 28 Abr 2011 19:11

Pois é, essa é minha duvida. Vou esperar alguem que tenha esse TX aqui que possa me ajudar mas se não encontrar vou colocar 90cm mesmo

Sky_Raider
membro

Mensagempor Sky_Raider » 28 Abr 2011 19:23

Tenho esse daqui: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=7527

Medi com a trena: 1,15m

Espero ter ajudado!

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 28 Abr 2011 19:26

Tenho dois receptores Futaba 127DF e os dois ainda tem o fio original e os dois tem 90cm de comprimento. Sendo assim, se é receptor FM, tem 90cm de comprimento a antena a não ser em caso de antenas bobinadas que são menores.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Sky_Raider
membro

Mensagempor Sky_Raider » 28 Abr 2011 19:36

[quote:8256cf4b6a="LaercioLMB"]Tenho dois receptores Futaba 127DF e os dois ainda tem o fio original e os dois tem 90cm de comprimento. Sendo assim, se é receptor FM, tem 90cm de comprimento a antena a não ser em caso de antenas bobinadas que são menores.[/quote:8256cf4b6a]

O fio da antena do meu receptor sintetizado corona de 72MHz é o original, tenho 2 deles e os dois medem 1,15m e são de lotes bem distintos, com um ano de diferença na compra. Uso sempre eles sem problemas de alcance... Os meus Futabas (tenho 3 deles) têm 90cm também, nem um centímetro a mais e nem a menos... Agora não sei dizer se é uma diferença devido ao receptor ou ao controle de qualidade.
Tudo que sobe.... desce... algumas vezes não como esperamos!

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 28 Abr 2011 19:51

[quote:a7ba4dde96="Sky_Raider"][quote:a7ba4dde96="LaercioLMB"]Tenho dois receptores Futaba 127DF e os dois ainda tem o fio original e os dois tem 90cm de comprimento. Sendo assim, se é receptor FM, tem 90cm de comprimento a antena a não ser em caso de antenas bobinadas que são menores.[/quote:a7ba4dde96]

O fio da antena do meu receptor sintetizado corona de 72MHz é o original, tenho 2 deles e os dois medem 1,15m e são de lotes bem distintos, com um ano de diferença na compra. Uso sempre eles sem problemas de alcance... Os meus Futabas (tenho 3 deles) têm 90cm também, nem um centímetro a mais e nem a menos... Agora não sei dizer se é uma diferença devido ao receptor ou ao controle de qualidade.[/quote:a7ba4dde96]

Antenas de receptores não são tão criteriosas quanto antenas de transmissores.
Na dúvida, 1 metro está bom, pois se a antena ficar muito fora das multiplicações do comprimento de onda, acaba perdendo rendimento, seja para mais ou para menos da medida, perde.

Se os seus dois coronas tem 1,15 metros, então ele deverá usar 1,15 metros, mas já acho grande atena de 90cm, quem dirá 1,15 cm hehehehehehehehe.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

flumauricio
membro
Contato:

Mensagempor flumauricio » 18 Mai 2011 17:15

Acho que vou manter então 1,15m.

Mano Wanderleu
membro

Re:

Mensagempor Mano Wanderleu » 13 Dez 2017 15:42

LaercioLMB escreveu:Tenho dois receptores Futaba 127DF e os dois ainda tem o fio original e os dois tem 90cm de comprimento. Sendo assim, se é receptor FM, tem 90cm de comprimento a antena a não ser em caso de antenas bobinadas que são menores.

Buenas a todos.

O que seria uma antena bobinada? Tenho um Futaba 12ZH 72MHz e utilizo receptores Futaba r5014PCMG3. Como nos aeros nunca foi problema o tamanho da antena, agora partindo para os Heli começaram as dúvidas de onde e como instalar a antena de 0,96m num Heli classe 450?
Junto com um dos 4 receptores que vieram junto com o rádio veio uma antena preta menor... Seria isso? Ela seria apropriada para utilizar num Helimodelo Classe 450?

Alguem poderia ajudar?

Grato
Carlos Rubetti .'. Mano Wanderleu

Qualquer coisa pode voar... Desde que tenha asas e um motor!!!

pietro
membro

Re: Tamano da antena do RX

Mensagempor pietro » 13 Dez 2017 17:11

Os Helis 72mhz tinham um tubo plástico a meia altura do skid onde a antena fica enrolada com espaçamento adequado. Mas tem que ver se não diminui o sinal...

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 13 Dez 2017 22:47

pietro escreveu:Os Helis 72mhz tinham um tubo plástico a meia altura do skid onde a antena fica enrolada com espaçamento adequado. Mas tem que ver se não diminui o sinal...

Se não enrolar corretamente, diminui.
Eu não sei qual é o padrão de bobinar uma antena 72 MHz, por isso não falo nada sobre isso, só sei que pode.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 14 Dez 2017 07:26

O comprimento de onda de 72MHz é 4,16m, calculando 1/4 disto e descontando a diferença de velocidade de propagação entre o cobre do fio e o vácuo dá 1m. Os rádios usarem mais ou menos que isto podem ser pequenas diferenças no circuito e é bom seguir o que o fabricante testou. Os receptores GWS por exemplo não se davam bem com antena de 1m, pegavam muito ruído.

Quanto a antena "bobinada", quando eu usava 72MHz, em quase todos meus receptores eu usava 10cm de fio, indutor de 1,5uH e mais 15cm de fio. Na teoria o ganho disto é muito menor que o da antena de 1m, na prática dava o mesmo alcance. Como estas antenas só funcionam bem para a frequência para o qual foram projetadas e rejeitam muito mais outras frequências, como analogia seria como a diferença entre ouvir alguém conversando em uma sala silenciosa ou alguém gritando em show de rock.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

JeanCS
membro

Mensagempor JeanCS » 14 Dez 2017 12:33

alexcmag escreveu:O comprimento de onda de 72MHz é 4,16m, calculando 1/4 disto e descontando a diferença de velocidade de propagação entre o cobre do fio e o vácuo dá 1m. Os rádios usarem mais ou menos que isto podem ser pequenas diferenças no circuito e é bom seguir o que o fabricante testou. Os receptores GWS por exemplo não se davam bem com antena de 1m, pegavam muito ruído.Quanto a antena "bobinada", quando eu usava 72MHz, em quase todos meus receptores eu usava 10cm de fio, indutor de 1,5uH e mais 15cm de fio. Na teoria o ganho disto é muito menor que o da antena de 1m, na prática dava o mesmo alcance.

É a teoria é diferente da prática mesmo. A própria frequência da onda incidente na antena varia de acordo com a velocidade do modelo (Doppler), e outras coisas. Então como vai fazer? Uma antena variável que se ajusta automaticamente? Nessas antenas de Rx que são simples, o cara simplesmente decide onde passar a tesoura! Baseado em discriminação de sinal. Não faz muita diferença pequenas variações no tamanho, e se na pior hipótese o sinal for tipo 100x mais fraco, estamos falando de algo abaixo de 20 dB, o que está dentro da faixa dinâmica até dos receptores baratos. Coisas como figura de ruído, são mais importantes em antenas simples.
alexcmag escreveu:Como estas antenas só funcionam bem para a frequência para o qual foram projetadas e rejeitam muito mais outras frequências, como analogia seria como a diferença entre ouvir alguém conversando em uma sala silenciosa ou alguém gritando em show de rock.

Interessante, nunca ví isso, mas deve funcionar como uma pré-filtragem, o que melhora a discriminação, mesmo ao custo de menor ddp do sinal captado. Por causa da discriminação, que foi limitada a potência dos rádios. A analogia na área é conhecida como o paradigma do restaurante, que é a diferença entre um restaurante chique e outro classe média. No chique as pessoas conversam nas mesas, mas se ouve o tilintar dos talheres. E no classe média as pessoas na mesa conversam alto e podem incomodar os outros. Quando incomodam a mesa ao lado fala mais alto, pra poder continuar sendo ouvidos o que gera uma aumento generalizado no volume em cadeia. Mais ou menos como os restaurantes da Tijuca onde moro, kkkk. Você ouve o zum zum zum da conversa longe...Então a algumas décadas atrás, as comunicações que eram como o Fasano, estavam que nem as churrascarias da Tijuca. Assim foi preciso limitar a potência dos transmissores de todo mundo, e manter em um nível aceitável. Por isso nossos Tx estão com mais baixa potência. E não é devido a uma conspiração diabólica, como já ouví muito falar.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...

JeanCS
membro

Mensagempor JeanCS » 15 Dez 2017 09:54

Substituí o termo "voltagem" por ddp, pra evitar xavecos, mas saibam, os defensores da língua portuguesa (Que estão corretíssimos!), que o termo, consta no DICIONÁRIO:
substantivo feminino
1. tensão elétrica medida em volts.
2. indicação do potencial de corrente elétrica necessário para fazer funcionar uma máquina ou aparelho elétrico.
fonte: https://dicionariodoaurelio.com/voltagem
É um neologismo, assim como logar. Meu chefe odeia esse termo. Tanto que tentou tirar o logar do site da universidade, mas foi rechaçado pelos estudiosos da língua. Mas como somos amigos, evito logar no trabalho, só acesso. Da mesma forma, aqui no fórum somos uma comunidade, assim substituí por ddp. Eu também não gosto de presidenta...Mas felizmente ou não, nossa língua não é morta que nem o latim.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”