Configuração do esc Mistery pode danifica-lo ?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
ivrj
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Configuração do esc Mistery pode danifica-lo ?

Mensagem por ivrj »

Pessoal sou iniciante nesse hobby e há 4 dias montei minha eletronica, um 2822, um esc mistery 30A e uma bateria 3s 1800 turnigy no meu aero (ugly stick), então fazendo o acionamento verifiquei que o giro da helice ficou invertido. Nisso funcionei ele várias vezes sem problema algum, inclusive com o acelerador no máximo.

Dando uma olhada no manual do esc e fuçando na internet achei como configurar a inversão do giro do motor. Usei as informações abaixo extraida de um tópico [url=http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=17148]daqui mesmo [/url],
usando a opção[b:ca22272265] 7. Rotaçao Reversa do Motor[/b:ca22272265]
[quote:ca22272265="Ventinho"]Eu consegui a ordem correta dos sons emitido pelo ESC MYSTERY 30A depois de muita procura, e possuo elas aqui comigo, caso queiram esta ai:


Significado do símbolo: (-) = beep longo (*) = beep curto
Bateria / volt cortado
1. 2s corte 3.0v lipo ** ** ** ** ** 2 Beep´s curto
2. 3s lipo 3.2V corte *** *** *** *** *** 3 Beep´s curto
3. nicad 2.8v corte * * * * * 1 Beep curto

Sob tensão

4. reduzir o poder -* -* -* -* -* 1 beep longo + 1 beep curto
5. cortar *- *- *- *- *- 1 beep curto + 1 beep longo
6. ignorar -** -** -** -** -** 1 beep longo + 2 curtos

7. Rotaçao Reversa do Motor
1º tom musical
Iniciar
8. suave ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ 2º tom musical
9. normal 3º tom musical

Sincronismo

10. automatico * * * * *
11. Suave (7-22 Graus) ** ** ** ** **
12. Alta (7-30 Graus) *** *** *** *** ***


Frequência

13. 8kHz ♮ ♮ ♮ ♮ ♮ 4º tom musical
14. 16KHz ♭ ♭ ♭ ♭ ♭ 5º tom musical

15. restauração - - - - -

Modo regulador

16. off -*- -*- -*- -*- -*-
17. 20.000 RPM -**- -**- -**- -**- -**-
18. 50.000 RPM -***- -***- -***- -***- -***-
19. 100.000 RPM ou 10.000 RPM (não sei ao certo) -****- -****- -****- -****- -****-

Porem se seguir esta sequencia terá o resultado que deseja[/quote:ca22272265]

Configurei o giro e aproveitei para configurar também o ponto de corte do motor de acordo com a voltagem da bateria usando a opção [b:ca22272265]2. 3s lipo 3.2V corte *** *** *** *** *** 3 Beep´s curto[/b:ca22272265]
Após isso liguei o motor, ele funcionou por um período de 3 a 4 segundos, diminuiu a rotação rapidamente e cortou e logo após emitiu um bip curto. Poucos instantes depois senti um cheiro de queimado.
Detalhe foi que o motor ficou com os bips mais "rouco" e um pouco mais alto.

Esperei de 1 dia para o outro e tentei liga-lo novamente, desta vez com o acelerador no minimo para ver se ele ao menos girava o motor. Ele bipou normal (mas ainda rouco) e então o esc soltou uma pequena fumaça do lado dos capacitores.

Então tenho minhas duvidas: Eu posso ter danificado o esc durante esta configuração ou isso pode ser defeito dele ?

Todo o equipamento é novo.
ivrj
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Mensagem por ivrj »

galera, pelo visto o que aconteceu foi que ao seguir essa sequencia de setup que encontrei no referido tópico acabou danificando meu esc. As duas configurações que selecionei foi a do item 2 e do item 7.
vejam o resultado da brincadeira:
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/40/esccy.jpg/][img:4609b63f58]http://img40.imageshack.us/img40/1169/esccy.jpg[/img:4609b63f58][/URL]

com certeza estas configurações não condizem com as do esc.

Fiz alguns testes aqui e consegui fazer o esc funcionar com uma bateria 7.4v que arrumei emprestada. O esc ligava, entrava em modo de configuração, mas o motor não girava, ficando tremendo (ficava mudando de direção sem dar 1 volta completa).

Então creio que estas opções que selecionei definiram no esc o uso de bateria 2S, sendo que a bateria 3S causou a sobrecarga e danificou o esc.


Tentei então usar a configuração de Reset, mas após reseta-lo e liga-lo a numa bateria 3S mais fumaça saiu dele.

Então fica o alerta, principalmente para os iniciantes (como eu) pra tomarem cuidado com a configuração do esc.

Para não ficar com tudo perdido tentarei substituir esses mosfets, se eu encontra-los aqui em goiania.. Senão já era um esc!
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educaco
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Mensagem por educaco »

nossa q azar!
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Alterar a configuração de um ESC, somente se pode fazer quando sabemos exatamente o que estamos fazendo, pois mudar para ver o que acontece, na maioria das vezes acontece isso mesmo, danifica o ESC por usar uma configuração não aceita pelo motor em uso.
As configurações do ESC não servem para todos os motores, cada modelo de motor tem uma configuração diferente no ESC e é por isso que o ESC tem recursos, mas isso não significa que esses recursos podem ser explorados pela curiosidade.
Quando um ESC exige que seja configurado nele o tipo de bateria a ser usada, somente essa configuração pode ser alterada de acordo com a necessidade, mas o melhor é usar aqueles cartões de programação, pois geralmente quando se tenta configurar através do rádio, vez ou outra podemos nos confundir com a seqüência de beeps e com isso, alterar uma configuração na qual não poderia ser alterada no momento.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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alevecchio
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Mensagem por alevecchio »

[quote:c9acd86c82="educaco"]nossa q azar![/quote:c9acd86c82]

Azar não tem nada a ver com imperícia ou imprudência. São coisas completamente diferentes.
ivrj
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Mensagem por ivrj »

[quote:c78cb63cf2="LaercioLMB"]Alterar a configuração de um ESC, somente se pode fazer quando sabemos exatamente o que estamos fazendo, pois mudar para ver o que acontece, na maioria das vezes acontece isso mesmo, danifica o ESC por usar uma configuração não aceita pelo motor em uso.
[b:c78cb63cf2]As configurações do ESC não servem para todos os motores, cada modelo de motor tem uma configuração diferente no ESC[/b:c78cb63cf2] e é por isso que o ESC tem recursos, mas isso não significa que esses recursos podem ser explorados pela curiosidade.
Quando um ESC exige que seja configurado nele o tipo de bateria a ser usada, somente essa configuração pode ser alterada de acordo com a necessidade, mas o melhor é usar aqueles cartões de programação, pois geralmente quando se tenta configurar através do rádio, vez ou outra podemos nos confundir com a seqüência de beeps e com isso, alterar uma configuração na qual não poderia ser alterada no momento.[/quote:c78cb63cf2]

Infelizmente paguei pela inexperiência, porém não pela curiosidade ou por fazer para ver no que dá. Mas creio que também fui traído por uma grande dificuldade em entender o manual deste esc (extremamente mal feito por sinal) e por uma informação incorreta, pois acreditei que a sequência que alguns usaram com sucesso funcionaria sem problemas no meu caso...
E tá ai outra informação que eu não sabia (destacada em negrito).
Só quero lembrar que não tive a intenção de setar o tipo de bateria (que com certeza saberia que o fim seria esse), e sim a voltagem de corte, com a intenção de não deixar a bateria ser danificada por baixa voltagem, e de inverter o giro do motor, que por falta de conhecimento bastaria inverter os fios entre o esc e o motor.

Mas Queria deixar o alerta para quem, como eu, por falta de experiência, tentar configurar o esc tome muito cuidado, e tenha em mente no possível resultado de uma configuração equivocada.


[code:1:c78cb63cf2]Azar não tem nada a ver com[b] imperícia [/b]ou imprudência. São coisas completamente diferentes.[/code:1:c78cb63cf2]

Realmente não foi azar, foi falta de conhecimento!!
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rafakrav
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Mensagem por rafakrav »

Por que ruim o manual? Tenho os de 30/40 da mystery e ambos são melhores que a maioria dos outros
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