Interferência no Aurora-9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Interferência no Aurora-9

Mensagem por Paulinho »

Fala turma, gostaria de saber sobre interferências no Aurora-9...
Eu, neste final de semana, estava ajudando meu amigo Ricardo a voar seu planador alemão, estava tudo certinho, já tínhamos voado em outros 2 dias e já tinha achado que ele ficava sem comandos por alguns mínimos momentos, como é um planador achei que era impressão, que estava exigindo rapidez demais nos comandos por estar eu acostumado com vôos 3D. Já tinha voado este planador com o 9CAPS modulado em PCM e nunca tinha percebido estas travadas nos comandos nele, mesmo assim pensei que o problema era comigo.
Vamos aos fatos, dia muito bom, pouco vento e e quente, decolei o planador e chequei se havia necessidade de trimagem, sem problemas quando de repente achei que ele ficou novamente travado, anunciei o erro e pedi pista, pousei sem algum problema, fiquei cismado com isso, o TX é novo, recém comprado na HB, fiquei olhando pro TX e pro planador sem entender pois estava tudo correto e nunca tinha passado com esta experiência de sofrer uma interferência num 2.4. Não tivemos duvida, ligamos tudo e programamos para o teste de alcance, tudo exatamente normal. Falei para ele, tenho certeza de que tinha sofrido uma interferência e que tínhamos 2 opções, voar novamente sem medo pois estava tudo funcionando ou desmontar e desistir do vôo. Infelizmente optamos pela 1ª opção.
Decolei novamente, fiz algumas manobras com ele por ser um planador acrobático, assim então nivelei o planador e passei para ele voá-lo, fez duas passagens e me chamou, ou melhor "GRITOU", "RÁDIO", corri e peguei o TX da mão dele, dei comando e nada, fui tentando até ele bater no início de um morro na pista que estávamos voando, CRASH!!!
Pegamos o planador, quebrou pouco pois ele caiu de bico e amorteceu um pouco a queda, eletrônica, fuselagem, intactas, apenas uma asa quebrada e o suporte da asa descolou. Procedemos então novamente o teste de alcance com a mesma bateria de vôo, tudo normal.
O TX foi enviado para o Reinaldo para fazer um cheque dele. o Set do planador é esse:
motor AXI 2210-34
Esc CC-10;
Servos futaba 3110;
Bateria 2S de 1300 um pouco estufada mas balanceando e funcionando perfeitamente;
Planador com fuselagem de fibra reforçada com uma malha de treliça de carbono;
Tx AURORA-9 atualizado;
Rx optima-7.
Li vários relatos sobre a atualização e interferência, mas pelo que li, não está confirmado que o problema está nesta atualização do TX pelos comentários, está confirmado isso?
Abração!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

Se o equipamento foi o culpado, terá que focar no Modulo e Rx, não no Aurora. Foram atualizados? Há uma nova versão de firmware para o rx.
Porém, pergunto: Estava usando a entrada spc? O bec dava conta dos servos? Pois em testes que fiz, com 3v, o optima "apaga".
Neste fim de semana, um amigo perdeu o controle do avião, usando um Aurora 9. Foram ver que o problema estava no Liga-desliga do avião.
Avatar do usuário
ribeiromarinho
membro
Mensagens: 329
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:42 am
Localização: Interior de São Paulo
Contato:

Mensagem por ribeiromarinho »

Eu tive um problema desses em meu Aurora, mas isso em decorrência de dois fatores que acredito serem preponderantes:
- Vôo FPV com um TX de video de 1.2ghz de 1 w;
- A distância entre o TX Aurora e o RX era de 1km, sendo que estava voando próximo a duas torres de internet via Rádio (que usualmente usam frequencia 2.4 ghz)

Todas as vezes que faço FPV próximo a locais que possuem torres de internet via rádio o problema é esse. Recentemente adquiri um RX Dragon Link e nestes locais de vôo não tive mais problemas.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

[quote:15ef7f8f73="rasec_jj"]Se o equipamento foi o culpado, terá que focar no Modulo e Rx, não no Aurora. Foram atualizados? Há uma nova versão de firmware para o rx.
Porém, pergunto: Estava usando a entrada spc? O bec dava conta dos servos? Pois em testes que fiz, com 3v, o optima "apaga".
Neste fim de semana, um amigo perdeu o controle do avião, usando um Aurora 9. Foram ver que o problema estava no Liga-desliga do avião.[/quote:15ef7f8f73] Fala Cesar, como já tinha escrito, ele está atualizado sim, esc da CC com bec interno, usando a entrada SPC e ligação direta com DEAN.
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

[quote:2380ef107b="PAULINHO"][quote:2380ef107b="rasec_jj"]Se o equipamento foi o culpado, terá que focar no Modulo e Rx, não no Aurora. Foram atualizados? Há uma nova versão de firmware para o rx.
Porém, pergunto: Estava usando a entrada spc? O bec dava conta dos servos? Pois em testes que fiz, com 3v, o optima "apaga".
Neste fim de semana, um amigo perdeu o controle do avião, usando um Aurora 9. Foram ver que o problema estava no Liga-desliga do avião.[/quote:2380ef107b] Fala Cesar, como já tinha escrito, ele está atualizado sim, esc da CC com bec interno, usando a entrada SPC e ligação direta com DEAN.[/quote:2380ef107b]
O Rx e Modulo estão na ultima versão? a 2.02 do rx?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Quantos servos?

Como está instalado o receptor e a antena?
Avatar do usuário
Michelfas
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Sex Jul 28, 2006 8:35 pm

Mensagem por Michelfas »

A culpa é minha...
Quando comprei o DX7, começou a pipocar os relatos de problemas, vendi o DX7 sem nunca ter tido problema pra comprar o Aurora 9, agora relatos de problemas no A9...a culpa é minha!!!
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:e0ffe037d3="Michelfas"]A culpa é minha...
Quando comprei o DX7, começou a pipocar os relatos de problemas, vendi o DX7 sem nunca ter tido problema pra comprar o Aurora 9, agora relatos de problemas no A9...a culpa é minha!!![/quote:e0ffe037d3]

a pois é.....lamento o ocorrido, uso rádios spektrum desde sempre e não tenho reclamações, mas, sou partidário de que tudo pode dar problema um dia...mesmo q alguns não reconheçam...falaram q aurora er ao tal, que rádios Turnigy 9 eram ótimos...a pois é e a única q era "bichada" era a spektrum...é só olhar pelo nosso fórum, TODAS as marcas dão problema, sem nenhuma única excessão !!!

Marocco.

ps: sei q meu post não acrescentou nadinha de útil, mas sei tbm q algumas pessoas vão ler e não vão gostar...daí, azar !!!!
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Nãnaninaão.....


O que se falava era que a Spektrum nunca daria problema [b:f75d56179b]NUNCA!!!!![/b:f75d56179b]


Ói que eu tenho provas...

8)
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

será que agora o problema será por estar dentro de um avião de fibra e reforçado com carbono ainda? ai ai ai . . . to só pensando quando chegar meu aero gaser....
Responder