Ligando baterias LIPO em série e/ou paralelo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 702
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Oliver »

Não funciona, pois os balanceadores estarão em paralelo e a carga em série.
Se as baterias estiverem diferentes não dá para fazer isso, fora que ai você aumenta a corrente do carregador e não a tensão, contrário do que quer fazer.
Tem que colocar as baterias em série decobrir quem é a primeira célula do sistema ligar a ultima célula da primeira bateria na primeira célula da segunda.
Não recomendo quem não tiver a absoluta certeza do que está fazendo.

Se as baterias estiverem com cargas muito diferentes na carga em série sobrecarrega o balanceador, mas se for em paralelo estraga a bateria menos carregada.

Eu carrego as baterias do meu EDGE 27% que voa com 12S 5000MAh com o Bantam 902 e 2 carregadores PB6 de 6S interligados e em paralelo, isso tudo com segurança, pois uso equipamento feito para isso.

Abraço
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
Metalkiyo
membro
Mensagens: 208
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 7:52 pm
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem por Metalkiyo »

Airton, acho que o seu carregador aguenta carregar tanto em série como em paralelo.
Pela sua pergunta nota-se que você não conhece muito os fundamentos básicos de elétrica, nesse caso acho que as ligações são complexas demais para você saber oque está fazendo.

Eu poderia desenhar um esquema mas tenho medo de você errar alguma coisa. Fora isso ainda tem o fato de eu nunca ter visto essas baterias de perto, então não sei se existe algum padrão na sequência de cores. Você teria que medir os pares de fios para saber qual é a primeira, segunda e terceira célula, acho que com tantos detalhes fica muito fácil errar.

É melhor procurar ajuda ao vivo, alguém que faça as medidas e a ligação na sua frente para você entender e nunca mais esquecer.
wk
membro
Mensagens: 189
Registrado em: Qua Dez 23, 2009 8:36 am

Mensagem por wk »

estou com uma divida?

ligação em série: mantenho a amperarem e aumento a voltagem
ligação em paralelo: mantenhoa voltagem e aumento a amperagem?

ex duas lipo de 11,1V 1500amp em serie resultará em 22,2V e 1500 amp
duas lipo de 11,1V 1500amp em paralelo resultará em 11,1 e 3000 amp

certo??
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:a93765193a="willykolho"]estou com uma divida?

ligação em série: mantenho a amperarem e aumento a voltagem
ligação em paralelo: mantenhoa voltagem e aumento a amperagem?

ex duas lipo de 11,1V 1500amp em serie resultará em 22,2V e 1500 amp
duas lipo de 11,1V 1500amp em paralelo resultará em 11,1 e 3000 amp

certo??[/quote:a93765193a]

Certo... mas reparou que o tópico é de 2008 ?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Só que uma bateria com 1500 "amp" ou 3000 "amp" teria mais ou menos o tamanho de uma Kombi... Capacidade de bateria é expressa em mAh (miliampéres-hora)
wk
membro
Mensagens: 189
Registrado em: Qua Dez 23, 2009 8:36 am

Mensagem por wk »

[quote:8a4c90c220="claudiorfernandes"]Só que uma bateria com 1500 "amp" ou 3000 "amp" teria mais ou menos o tamanho de uma Kombi... Capacidade de bateria é expressa em mAh (miliampéres-hora)[/quote:8a4c90c220]

É verdade, porque não vôo elétrico tenho dois motores e dois ESC, más não sou dos eletrico vôo mais glow, gas, por isto escrevo burradas as vezes, elétrico só para inventar geringonças voadoras como estas, muito obrigado por me corrigir,ha mas respeito que gosta do elétricos no nosso clube tem muita gente com eles

http://www.youtube.com/watch?v=DQ-navsFPuE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=HhIa738BNDU

http://www.youtube.com/watch?v=lUIT1md2NZw
Paulo Bullara
membro
Mensagens: 157
Registrado em: Seg Mai 03, 2010 4:05 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Paulo Bullara »

Sei que este tópico é antigo mais ainda sim muito útil, consegui esclarecer minhas duvidas aqui. Vou aproveitar para incluir mais uma informação, para carregar as baterias em paralelo existe um aparelho que carrega e balanceia até 6 baterias de até 6S de uma vez, em um simples carregador.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16564__Parallel_Balance_charging_Board_for_6_packs_2_6S_XT60_.html
aeromodelismomineiro
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sex Jun 03, 2011 11:21 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por aeromodelismomineiro »

Quando usar em paralelo?
Quando for necessário que a carga da bateria dure mais tempo. Nessa situação a tensão(V) não é alterada. Exemplo de ligação em paralelo:
Duas baterias 3S (11,1V) de 1.800 mAh ligadas em paralelo funcionarão como uma bateria 3S (11,1V) de 3.600 mAh.


Quando usar em série?
Quando você precisar aumentar a tensão da bateria. Neste caso o tempo de duração da carga não é modificado. Exemplo de ligação em série:
Duas baterias de 2S (7,4V) de 1.000 mAh ligadas em série funcionarão como uma bateria 4S (14,8V) de 1.000 mAh.


Diagrama das conexões:
Anexos
serie (Small).jpg
serie (Small).jpg (19.6 KiB) Exibido 23691 vezes
Futaba 12fg- Extra 300 50cc - Corsair F4 - Zaggi 90 - Piper J3 - CAP 232 - Stick OS 60 - Calmato- Sky Raider mach II, Skybird 45 OS 55AX, Ultimate
rodrigo_vargas
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Qui Jun 23, 2011 2:42 pm
Localização: Petrópolis, Rio de Janeiro

Mensagem por rodrigo_vargas »

Posso fazer isso com baterias Ni-Mh? e Ni-Cd?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:dc8623bc6e="rodrigo_vargas"]Posso fazer isso com baterias Ni-Mh? e Ni-Cd?[/quote:dc8623bc6e]

Tem algum motivo pra não fazer??? Imagina algo de diferente nelas que não permita?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder