Perda de sinal,dúvida !

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Alécio
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 6:50 pm
Localização: rio de janeiro

Perda de sinal,dúvida !

Mensagem por Alécio »

Tenho um DX6i,que nunca havia me dado problema.No entanto voando no clube com um 450 e AR6100 o mesmo veio a cair.Troquei o esc pensando que poderia ser super aquecimento.Ao remontar o mesmo voltou a cair,por sorte em cima de mato seco,não tive avarias.Ao testar o alcance do radio o mesmo só está funcionando a uns 10 metros do modelo,apartir daí perde o sinal,o que pode ser isso?
Avatar do usuário
Lourenço Sales
membro
Mensagens: 1077
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 7:17 pm
Localização: Fortaleza/CE
Contato:

Mensagem por Lourenço Sales »

Já testou com outro receptor?
Faça o teste com outro receptor e teste este receptor com outro rádio.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Não querendo jogar sal na ferida, mas tive 3 problemas de interferência no meu Dx6i antes de trocá-lo, com 2 modelos diferentes e 2 rx diferentes...
Avatar do usuário
viniciusmartins
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 1:08 am
Localização: Valinhos - SP
Contato:

Mensagem por viniciusmartins »

Um amigo teve este problema, trocamos de receptor e não adiantou... Se diminuir o range, pelo range teste ele perde a recepção em 2 metros.
Cinestar 8 HL - DJI S800
Alécio
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 6:50 pm
Localização: rio de janeiro

Mensagem por Alécio »

Já fiz tste com outro receptor e nada! Será o modulo de potencia do radio? Alguem entende disso? Tem reposição no mercado?
Avatar do usuário
ARM_Coder
membro
Mensagens: 984
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 12:01 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por ARM_Coder »

Coincidência?... Hoje tivemos uma suspeita em cima de um DX6i também (por causa de um 450 que estava caindo sozinho no meio do voo).

E eu não lembrava como fazer o "range check" nesse rádio.

Então fizemos o teste full range: com o heli na bancada, peguei o rádio e fui me afastando enquanto dava comandos nos servos, e o resto da turma ficou observando o heli. Perdeu um pouco quando desci umas escadas que fizeram sombra no sinal, depois que passei as escadas e me afastei mais, o sinal voltou ao normal. Cheguei a me afastar uns 150 metros, sem perder novamente o sinal. Distância mais que suficiente para voar um heli 450.

Passamos o RX para outro heli e esse voou normal, sem falhas.

Daí a se pensar, o problema é do heli, certo? Pois é, só que repeti o teste com o meu DX7s (em modo DSM2) nesse primeiro heli e ele não caiu... Bom, talvez tenha sido um golpe de sorte...

Cada coisa louca que acontece quando o assunto é rádio, acho que tem que rezar muito mesmo... :shock:

Abraço!
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
Avatar do usuário
ARM_Coder
membro
Mensagens: 984
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 12:01 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por ARM_Coder »

Complementando, devido ao meu problema andei pesquisando e tenho a impressão que o AR6100 não é muito adequado para heli, especialmente se for um 450 PRO, por causa do frame de fibra de carbono.

O frame do PRO quase não tem aberturas, e com isso a fibra de carbono pode bloquear o sinal do TX para o RX. Imagine se o RX está montado do lado externo do frame (geralmente é assim no PRO), e o rádio "olhando" o heli pelo outro lado. Serão DOIS paineis de fibra matando o sinal do TX até o RX, com altas chances de perder o sinal.

Eu usei bastante o AR6100 no Storm, sendo que o frame dele é cheio de "janelas". E mesmo assim tive 1 perda de sinal há umas duas semanas.

Melhor trocar o RX por um com antena satélite, e colocar essa segunda antena do outro lado do frame. Fica uma antena de cada lado...

Abraço!
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
Alécio
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 6:50 pm
Localização: rio de janeiro

Mensagem por Alécio »

Fiz o teste com AR7000 e deu no mesmo.
Avatar do usuário
ARM_Coder
membro
Mensagens: 984
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 12:01 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por ARM_Coder »

Aqui tem um tópico muito bom sobre instalação de antenas Spektrum em heli...

http://www.archeli.com.au/forums/showthread.php?t=136223

Achei muito bom, até arrumei as antenas dos meus helis...

Mas se o seu TX está perdendo sinal com tão pouca distância, então o problema deve ser do TX mesmo...

Abraço!
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
piloto311
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qua Mar 09, 2011 8:24 pm
Localização: santa catarina navega-beach 38 anos

Mensagem por piloto311 »

a saga dos inxnspectrum continua...
Responder