Futaba T8J: da compra ao testes.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Luiz Roberio
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 10:10 am
Localização: Vitória da Conquista - Bahia

Mensagem por Luiz Roberio »

O que diz no site da Rc711.com e apenas lá a respeito do T8J. (Tradução do Google)


"T8J 2.4GHz S-FHSS transmissor 8-Channel Especificações:
Tipo: 2-pau, 8-channel S-FHSS/FHSS selecionável Consumo de corrente: 140mA

R2008GS 2.4GHz S-FHSS com 8 canais de alta tensão Características do receptor:

Pequeno, leve 2,4 GHz FHSS oito canais receptor tecnologia Frequency Hopping incorporando, S.Bus suportado!
Nenhum cristais, nenhuma seleção de freqüência local, e proteção máxima de graças canal mesmo interferência de alta velocidade 2,4 GHz FHSS tecnologia. A alta velocidade. Frequency Hopping para supressão efetiva de sinais de interferência
Frequency Hopping sistema com 30 canais em espaçamento 1,5 MHz no 2.404-2.447,5 MHz gama. Máximo de 28 usuários simultâneos.
Não é compatível com transmissores FASST. Apenas para sistemas FHSS como T2PL, T3PL, T4YF, T4PL, T6JG)

. Não recomendado para grande escala modelo e jatos

Faixa: aprox. 1000 m Receptor R2008SB Especificações: Tipo: Full-autonomia de vôo receptor Modos: FHSS ou S-FHSS Características: alta tensão de operação, freqüência-hopping projeto Spread Spectrum, diversidade de antena dupla, S.Bus compatibilidade Tensão de entrada: 4.8V-7.4V saída da bateria ou regulamentado da CES Baterias compatíveis: NiCd, NiMH, LiIon LiPo ou LiFe Dimensões: 0,98 x 1,69 x 0,55 em (24,9 x 42,8 x 14,0 mm) Peso: 0,34 onça (9,5 g) n º: FUTL7608"
pcsiqueira
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 4:41 pm
Localização: fernandopolis-sp

Mensagem por pcsiqueira »

[quote:a6d2cf0b58="Luiz Roberio"]O que diz no site da Rc711.com e apenas lá a respeito do T8J. (Tradução do Google)


"T8J 2.4GHz S-FHSS transmissor 8-Channel Especificações:
Tipo: 2-pau, 8-channel S-FHSS/FHSS selecionável Consumo de corrente: 140mA

R2008GS 2.4GHz S-FHSS com 8 canais de alta tensão Características do receptor:

Pequeno, leve 2,4 GHz FHSS oito canais receptor tecnologia Frequency Hopping incorporando, S.Bus suportado!
Nenhum cristais, nenhuma seleção de freqüência local, e proteção máxima de graças canal mesmo interferência de alta velocidade 2,4 GHz FHSS tecnologia. A alta velocidade. Frequency Hopping para supressão efetiva de sinais de interferência
Frequency Hopping sistema com 30 canais em espaçamento 1,5 MHz no 2.404-2.447,5 MHz gama. Máximo de 28 usuários simultâneos.
Não é compatível com transmissores FASST. Apenas para sistemas FHSS como T2PL, T3PL, T4YF, T4PL, T6JG)

. Não recomendado para grande escala modelo e jatos

Faixa: aprox. 1000 m Receptor R2008SB Especificações: Tipo: Full-autonomia de vôo receptor Modos: FHSS ou S-FHSS Características: alta tensão de operação, freqüência-hopping projeto Spread Spectrum, diversidade de antena dupla, S.Bus compatibilidade Tensão de entrada: 4.8V-7.4V saída da bateria ou regulamentado da CES Baterias compatíveis: NiCd, NiMH, LiIon LiPo ou LiFe Dimensões: 0,98 x 1,69 x 0,55 em (24,9 x 42,8 x 14,0 mm) Peso: 0,34 onça (9,5 g) n º: FUTL7608"[/quote:a6d2cf0b58]

Bom pessoal, fiz o pedido do meu ontem, obviamente não tenho nenhum conhecimento de causa a respeito do radio, mas com relação ao alcance posso dizer o seguinte;
Fiz uma pesquisa a respeito do equipamento e aqui mesmo no e-voo tem uma discussão danada a respeito do radio. Acontece que vejo muitos pilotos, inclusive muitos iniciantes como eu, preocupados demasiadamente com o alcance. Se prestarem a atenção, verão muita gente comprando equipamentos visando um alcance de 1000, 1500 e até mais, quando na verdade raramente ultrapassarão 300 ou 500 metros. Quem pilota helicoptero sabe que a partir dos 100 metros (em qualquer direção) tem que ser ninja pra não perder a referencia, principalmente em helis menores ou em manobras rapidas.
Bom, fica aqui a minha opnião; O radio é de marca reconhecida, pelo que vi nos manuais que baixei tem muito recurso (inclusive o ganho inividual para gyros 3 eixos), tem um alcance razoavel e qualidades de acabamentos ja descritas aqui, e com o preço acessivel é portanto uma otima opção. Eu sinceramente prefiro um radio desses do que comprar um xing ling e ae depois ficar colocando modulo e aquela coiseira toda pra aumentar alcance, deixando em segundo plano a confiabilidade e a real necessidade do equipamento.
É apenas uma opnião...
ATBS
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 11:04 pm
Localização: Osasco / SP

Mensagem por ATBS »

Pessoal, não satisfeito com as informações do J8, resolvi consultar a própria Futaba, como segue:

Questionamento:

Comprei um Futaba Radio Control T8J ou 8J e lendo alguns post's em fóruns, as pessoas estão dizendo que este rádio não é recomendado para aeromodelo a gasolina, jato, modelo de grande escala, e que o alcalce é de 1000 metros, que o sistema S-FHSS não é confiável, além de ser uma tecnologia simples. Existe a possibilidade de atualizar o firmware. Porque a Futaba não publica informações detalhadas deste controle de rádio?

Então, eu gostaria de saber o que é verdade e o que são realmente as recomendações do fabricante, uma vez que o site de Futaba não esclarece esta dúvida.

Outra questão é o manual em Português, Futaba não irá fornecer uma versão do manual no Brasil no 8J Português.


RESPOSTA:

Olá,

O Futaba 8J e Futaba tecnologia S-FHSS é um sistema / tecnologia full-range e pode ser usado com qualquer tamanho / tipo de aeronave, enquanto um receptor full-range Futaba é selecionado quando necessário. Futaba tecnologia S-FHSS excede os níveis de praticamente todos os outros sistemas de controlo de rádio não Futaba actualmente existentes no mercado de desempenho.

Por favor note, se este sistema é usado com um receptor não Futaba, o desempenho pode não ser tão boa como quando utilizado com receptores Futaba genuínos.

Futaba Equipe de Produto
Futaba-rc.com


NÃO SATISFEITO CONTRA-ARGUMENTEI, MAS AINDA NÃO TIVE RETORNO. AGUARDANDO PARA PUBLICAR.
Avatar do usuário
leboomer
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Dom Dez 12, 2010 11:56 pm
Localização: Australia

Mensagem por leboomer »

ATBS qual foi a resposta do contra argumento!
RodLemke
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jan 10, 2014 8:40 pm
Localização: Japan

Mensagem por RodLemke »

Olá pessoal! Sou iniciante no assunto, e estou aguardando as minhas peças chegarem, para que eu possa finalmente montar o meu primeiro drone quadricoptero... O Radio que comprei é o mesmo que vcs estão discutindo neste post, futaba T8J mas como eu nao sabia que precisava escolher o lado do acelerador, o meu veio no stick direito... Fiquei revoltado na hora, ate tirei a tampa e pensei em troca-los de lugar, também notei que é uma chapinha que fica em contato com o stick, deixando ele com aquele firmeza... No final das contas fiquei com medo de estragar alguma coisa e acabei deixando desse jeito... Agora estou conformado, acredito ser apenas uma questão de tempo até se costumar.
Mas a minha duvida é a seguinte, eu preciso alterar alguma configuração em específico para que o meu quadricoptero funcione perfeitamente? Tirando o modo, tem mais alguma coisa para configurar?

Desde já agradeço a atenção de todos!
ATBS
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 11:04 pm
Localização: Osasco / SP

Mensagem por ATBS »

A FUTABA não respondeu meu contra argumento até hoje.

Porém, já realizei diversos vôos com o avião a perder de vista e até o momento estou muito satisfeito com a aquisição. Já vi que a Futaba lançou o T10J, agora com 10 canais. Entendo que a Futaba não iria lançar um rádio desses se não fosse confiável. Já estou pensando em trocar meu 8J pelo 10J.

Em tempo, comprei um receptor alternativo "Delta 8" Fr-Sky para o 8J já fiz o Bind e irei efetuar o teste para ver se funciona.
Avatar do usuário
jose bn
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 4:31 pm

Mensagem por jose bn »

Olá amigos.
Bom um amigo meu comprou esse rádio e ele não tinha pilotado nenhum aero glow, só elétrico. E hoje de tarde ele foi voar um aero 4t e ele decolou e trimou e depois de três trajetos houve perda de sinal. Ele estava mais ou menos há uns 300 metros. Simplismente o avião não respondeu a nenhum comando que ele dava. O aero começou a rodar e depois ele alinhou-se sozinho e seguiu em linha reta até perdermos ele de vista. Ainda não achamos ele. Poderia ser problema do rádio?
Voar é o melhor remédio (:
ATBS
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 11:04 pm
Localização: Osasco / SP

Mensagem por ATBS »

Caro José BN,


Na pista que frequento tenho um colega que voa um Extra 300 Glow, com 1,8 metros de envergadura, com o T8J há quase um ano e nunca teve problemas. Esse colega também voa tucano elétrico, asinha, dentre outros modelos e nunca vimos qualquer perda de sinal ou outra coisa que cause dúvidas do rádio. No youtube tem um vídeo de um cara registrando um voo com FPV voando +/- 3500 metros de distância em Marília.

Comprei esse rádio já voei alto e longe a perder de vista, inclusive á noite e nunca tive qualquer sinal de problemas.

Quanto há dúvida se poderia ser do rádio, não poderia ser das instalações da eletrônica?

Aqui no Forum nunca vi ninguém relatando problemas com o T8J, essa foi a primeira vez.
Avatar do usuário
jose bn
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 4:31 pm

Mensagem por jose bn »

Pois é caro ATBS eu também nunca vi problema algum relatado aqui. Quanto á eletrônica tá tudo ok. E o incrível é que o avião fez três trajetos sozinhos, sem cair, como se alguém tivesse pilotando e depois seguiu sozinho e sumiu. Todos que estavam no clube ficaram admirados, pois ninguem viu nada igual. Ele vai comprar outro receptor pra testarmos.
ATBS
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 11:04 pm
Localização: Osasco / SP

Mensagem por ATBS »

Uma observação importante é verificar a instalação do receptor principalmente em relação à antena. Os Futabas possuem DOIS fios como antena que devem ficar a 90 graus, como explicado no manual, em L ou V. Boa sorte. Como disse anteriormente comprei um receptor Delta 8 pra esse rádio e devo testar daqui uns dias, e postarei o resultado. Abç
Responder