Rádio Turnigy 9X - Novo tópico

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Marcelaum
membro
Mensagens: 282
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 4:45 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por Marcelaum »

[quote:d783ee373a="Marcelaum"]Senhores, seguinte.... Coloquei o backlight no turnigy (ainda esta com a firmware original), porem o buzzer dele comecou a chiar quando o radio esta desligado, quando esta ligado fica normal.... Ja reconectei todos os conectores que tirei para inserir o backlight.... Alguem tem uma ideia do pode ser?![/quote:d783ee373a]

Esse foi o problema que deu no meu !
V911 - Solo Pro 328 - Quad V929 --> Turnigy 9x Stock
Konageski
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Qua Set 21, 2011 8:35 pm
Localização: POA, RS

Gravador Interno no 9X

Mensagem por Konageski »

Pessoal aqui vai algumas fotos da minha modificação para colocar o gravador do arduino dentro do radio.

[img:fa5ec40283]http://www.konageski.com.br/DSC00003.JPG[/img:fa5ec40283]
[img:fa5ec40283]http://www.konageski.com.br/DSC00005.JPG[/img:fa5ec40283]
[img:fa5ec40283]http://www.konageski.com.br/DSC00006.JPG[/img:fa5ec40283]
[img:fa5ec40283]http://www.konageski.com.br/DSC00008.JPG[/img:fa5ec40283]
[img:fa5ec40283]http://www.konageski.com.br/DSC00009.JPG[/img:fa5ec40283]

Eu tirei o conector do cabo de energia e coloquei o conector USB ali.
Espero que tenho ficado bom.
Avatar do usuário
Marcelaum
membro
Mensagens: 282
Registrado em: Sáb Fev 04, 2012 4:45 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por Marcelaum »

Ficou muito bom !
at66mendes
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 11:41 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por at66mendes »

Alguem teria o esquema para fazer a telemetria funcionar na tela do rádio, nao consegui fazer o meu funcionar, acho que falta o conversor serial (nem sei se o nome está certo mais é o frsky lite) eu só tenho aquele que USB que serve para atualizar o modulo ou receptor [http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16665__FrSky_USB_Cable.html], se alguém puder me ajudar?
Marcelo Mendes - BRA 17266
Feliz proprietário Turnigy 9XR + Frsky + ER9x
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

[quote:cea67ac995="verbas"]Estou com problemas com meu turnigy 9x que chegou ontem.
Liguei ele normalmente e funcionou que e uma beleza.Abri ele para instalar o backlight que da primeira vez deu um problema,mesmo desligando o radio o display nao desligava.Remontei e tentei tudo de novo e tinha funcionado normal.
Eis o outro problema:depois de um tempo as teclas + e MENU comecaram a falhar e pararam de pegar.Abri o radio novamente e fiz uma "ponte" com a chave de fenda entre as soldas da chave tactil e vi que funcionou.O problema era elas.
So que agora o problema do display nao desligar voltou.Na maioria das vezes quando conecto a bateria no radio ele liga sozinho.Montei sem o backlight e ele volta ao normal.Alguem ja teve algum problema com o backlight assim?Qual as chaves tacteis devo comprar pra substituir?Desde ja agradeco[/quote:cea67ac995]

Se o backlight fica sempre aceso e você usou o esquema com o transistor, pode ser o transistor errado, ou com a pinagem errada, ou queimado (curto).
Revise o transistor e troque-o se for o caso.
:wink:

Se o Display fica ligado, significa que algo está alimentando o rádio, "by-passando" a chave... possivelmente em algum erro na sua ligação... Revise.
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
verbas
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Dom Jun 05, 2011 2:49 pm
Localização: Serro -MG

Mensagem por verbas »

edfarina tentei e tentei mas ele nao quer funcionar.Retirei o backlight e vou deixar sem mesmo por enquanto.Quanto as chaves,resolvi abrir elas pra ver.Estavam sujas etc ai depois da limpeza elas voltaram a funcionar(malditos chinas).So tenho um problema agora:Vou no menu display e vejo que os comandos nao estao chegando no final do curso.Ja tentei fazer a calibracao dele usando aquela dica de segurar os trims direitinho mas continua do mesmo jeito.Quando acelero o heli,so comeca acelerar mais ou menos no segundo ponto e quando acelero no maximo ele nao continua acelerado.So ate uns 90% do stick por causa desse problemas nos comandos.Chequei throtle curve etc mas nada resolve.Alguma ideia?
Avatar do usuário
eduardo almeida
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Ter Nov 24, 2009 11:07 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por eduardo almeida »

Ficou muito boa a instalação mini usb, vou tentar fazer igual.
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Também fiz a modificação no meu.Há tempos comprei o gravador no ML e não estava tendo tempo de atualizar, mas tomei coragem e atualizei para o ER9x.Coloquei também um transistor bipolar NPN comum o BC548 para acionar o backlight através do pino 17.Funcionou perfeitamente.
Perdi uma madrugada inteira fazendo as modificações, isso por que não estava conseguindo configurar o eepe. Em um programa de gravação AVR o gravador funcionava, no eepe não.Fui descobrir depois de pesquisar que o problema era configuração no eepe.Em configurações o caminho do AVRDUDE estavam errado.Foi só direcioná-lo para arquivos de programa/eepe que o problema foi resolvido.No final das contas tudo deu certo.Agora só falta ler bem o manual para poder aprender a programar o rádio com o novo firmware.

Bons vôos!
Anexos
Instalado conector para gravação
Instalado conector para gravação
2012-09-03-709.JPG (38.3 KiB) Exibido 10798 vezes
Transistor bipolar BC548 npn de uso comum para acionar backlight, ligado no pino 17 do processador.
Transistor bipolar BC548 npn de uso comum para acionar backlight, ligado no pino 17 do processador.
2012-09-03-713.JPG (38.89 KiB) Exibido 10798 vezes
Modificação pronta
Modificação pronta
2012-09-03-712.jpg (38.84 KiB) Exibido 10810 vezes
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

pessoal, tem como usar o turnigy 9x com algum futaba para trainer? o cabo do futaba da certo no turnigy e ambos os radios são compatíveis em modo trainer?

comprei um rds8000 só que na pista o pessoal usa turnigy, jr e futaba ninguém tem airtronics ai não tem como eu aprender a voar sem cabo trainer..

então to querendo comprar um radio turnigy só pra aprender e depois usar meu rds8000..

abraços..
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Ontem aconteceu um fato estranho.
Eu estava mechendo nas funções de configuração de rádio após ler o manual.
Configurei e mudei várias chaves para acionar o backlight (isso é muito legal), e tempo de desligamento do mesmo.
Derepente o backligt não acionava mais e não respondia as programações.configurava chaves desabilitei e abilitei tempo de acionamento, e nada.
Chateado com aquilo, resolvia abrir o rádio pois pensei que o backlight tinha ido pro espaço.Backlight esta normal.O transistor BC 548 também não tinha queimado.Resistor dos leds do backlight também estav normal.
Então resolvi medir a saída do pino 17, que não respondia com os 5v.
Aí eu pensei: saída do processador foi pro espaço.
Como útima tentativa "escrevi" de novo o firmware e lá estava os 5v na saída do pino 17 quando se acionava a chave programada.
O que pode ter acontecido?
Estou usando o r773 mais recente.
Paixao pelo hobby
Responder