Auxilio na escolha de bateria para bimotor C-160 Transall

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
bruno occy
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Ter Out 05, 2010 6:07 pm
Localização: Peruíbe, SP

Mensagem por bruno occy »

[quote:6679cb67ac="Elilson"]se quiser fazer os testes no Coruja RC (Base Aerea de Santos) fica aqui o convite
abraços[/quote:6679cb67ac]

Olá amigo,

Muito obrigado pelo convite...estou em Peruíbe e até que não é longe do Guaru e da Base de Santos.

Se puder me passar seu contato por mp, ficaria feliz em poder voar um dia nesta pista que sinceramente não conheço.

Fica meu convite também para que voe com a gente no canto do porto la em Peruíbe.

Forte abraço.
Do mar aos céus...

Transall C-1360/ Cristen Eagle/ Space Walker/ Super Bandit/ Focus/ Mini Aerocommander/ Edge
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Alex, no seu esquema, não tem problema dos dois ESCS ter BEC?!


um não deveria se sem?
Avatar do usuário
bruno occy
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Ter Out 05, 2010 6:07 pm
Localização: Peruíbe, SP

Mensagem por bruno occy »

[quote:c75fedae48="bruno occy"][quote:c75fedae48="alexcmag"]O esquema seria este, mas no caso após os voos eu retiro as baterias (uma tampa de acesso à nacele dá conta disto), coloco em um Y e carrego em paralelo.

Dá para desconectar os ESCs e carregar as baterias individualmente sem tirá-las nas naceles, mas nunca recomendo isto. Já vi muita gente perder avião carregando bateria dentro deles.

Quanto a ficar bobão, com empuxo/peso maior que 1:1, bastante pitch-speed e este tamanho não tem como ficar bobão. Vai ficar estável devido à envergadura, mas também devido à envergadura não espere rolls de 720 graus/segundo como nos elétricos pequenos.

Voar na praia é fácil, mas se a intenção for decolar e pousar da faixa de areia recomendo não abusar muito do peso, isto dá mais agilidade para acelerar e pede menos velocidade para sair do chão, e os pousos também ficam mais tranquilos, mesmo por que a faixa de areia não é tão longa e se tocar o chão rápido demais vai parar na água pois geralmente o vento sopra do mar para o continente.

Quanto à velocidade máxima, mantidos os demais parâmetros (motor, hélice, bateria, etc.) bateria o que determina em aeromodelos modelos a velocidade é a relação peso/potência e não o peso total.

O do meu avatar (Sea Duck) apesar de ter uns ailerons enormes fazia rolls suaves, demorando uns 2 segundos para completar um roll. O CL215 tinha desempenho semelhante, tem videos onboard de ambos onde dá para ver bem o desempenho e estabilidade nos meus videos no YT, lembrando que estes videos foram feitos decolando do chão sem trem de pouso: http://www.youtube.com/alexcmag

[img:c75fedae48]http://www.e-voo.com/perguntas/imgs/2escs2bats.gif[/img:c75fedae48][/quote:c75fedae48]

Alex...sensacional esse esquema da imagem. Muito explicativo e provavelmente será o que utilizarei para este aero. Como disse, não acredito ser possível inserir no cowl dele a bateria pois este tem pouco espaço, e não seria fácil adaptar a estrutura interna para acomodar a bateria sem perder resistencia na peça.

De qualquer forma, vou iniciar a montagem da eletrônica fora dele pra testar e depois inserir no modelo com tudo pré montado.

Muitíssimo obrigado pela ajuda mais uma vez![/quote:c75fedae48]

Alex, esqueci de perguntar...nesse esquema de 2 bats de 2100 mah, seriam 3s?
Do mar aos céus...

Transall C-1360/ Cristen Eagle/ Space Walker/ Super Bandit/ Focus/ Mini Aerocommander/ Edge
Avatar do usuário
bruno occy
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Ter Out 05, 2010 6:07 pm
Localização: Peruíbe, SP

Mensagem por bruno occy »

[quote:bc4d312860="johnmacknamara"]Que beleza adoro modelos com vários motores também. O barulho em ressonância deles é muito gostoso de ouvir.

Estas baterias ligando em pararelo, no caso de uma falha de uma célula ou da bateria inteira, a outra bateria irá assumir toda a carga, e não tem como a bateria falhada causar dano a outra que continuar funcionando certo?[/quote:bc4d312860]

Cara, sou tão fissurado quanto você, porém, só havia montado elétricos pequenos e, por isso, estou caminhando com calma nessa área.

Legal fazer perguntas para que os mais experientes posicionem quanto a diferentes situações e dúvidas.

Show amigo!
Do mar aos céus...

Transall C-1360/ Cristen Eagle/ Space Walker/ Super Bandit/ Focus/ Mini Aerocommander/ Edge
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Neste esquema não tem problema em deixar os BECs em paralelo. Lembre-se que cada BEC tem vários reguladores em paralelo, então colocar mais reguladores em paralelo não é problema.

Se for usar a bateria na fuselagem aconselho a soldar os dois ESCs em um conector só e usar uma única bateria. Mas neste caso, caprichando no conector.

No caso de uma bateria falhar a outra não cobre a demanda, a idéia não é esta, mas voo assim há muito tempo e nunca tive este problema.

Minha sugestão é 2 x 3S 2100m, ou 1 x 3S 5000mAh.

Não acho necessário mais que 3S para algo deste tamanho com os motores que está usando, com 3S vai te permitir usar uma hélice 10x6 consumindo uns 230W em cada motor, acho o suficiente e fica bem eficiente.

A proporção de diâmetro de hélice / envergadura do Transall é de 0,14, para um modelo de 2m dá 11 polegadas. Se usar 11x5,5 em 3S vai te consumir uns 310W de pico e fica mais escala.

Com 3S também dá para brincar com quadripá, mas o consumo de uma 10x6 quadripá fica no limite do motor, não dá para acelerar no máximo por mais que alguns segundos, mas também nem precisaria disto.

Dos reviews da HK:
[quote:25d1498eec]Great motor. Using it on a multiplex fun cub. Mounts behind the firewall with no problem. Props tried with a 3s 30c 2200 battery 10x7 270w - 21amps, 11x5.5 310w - 24amps, 13x4 395w - 29.3 amps. Great fit for the fun cub.[/quote:25d1498eec]
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1916
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

Desculpe pelgunta mas motor BL é motor "blusches ?"
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Anexos
cachorro.jpg
cachorro.jpg (8.49 KiB) Exibido 8040 vezes
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:1f4451c93d="johnmacknamara"]Obrigado pelos comentários Bruno! Vou estar acompanhando sua montagem!

E obrigado pela resposta Alex!

Estou pensando em montar um quad motor B-17, aí estas configurações de bateria e BEC dobram.

Tem gente que prefere manter uma bateria para cada grupo de motores/asa, assim se uma falhar temos a outra. Mas acredito que o avião deve pender muito para um lado e ficar difícil controlar e pousar se tivermos apenas 1 ou dois motores funcionando de apenas um lado, correto?[/quote:1f4451c93d]

Em termos... antes de colocar aquele fio interligando os dois motores que aparece no esquema, e antes de existir telemetria, eu gastei uma bateria antes da outra em um bimotor e tomei um susto quando um dos ESCs cortou. Por sorte percebi a tempo, cortei motor e fiz um pouso de emergência (não tinha leme, só ailerons, profundor e motores, então não tinha comando suficiente para continuar voando).

Em compensação meu Martin Mars ficou sem dois motores de uma asa a uns 300m de distância, e consegui voltar com ele para a pista "carcando" o leme, ficou um pouco crítico porque este não tinha ailerons...

Com ailerons e leme em um modelo grande dá para voar monomotor. Em um quadrimotor fica mais fácil ainda se apenas um motor pifar. O mesmo Martin Mars uma vez eu voei sem querer com uma hélice de tamanho diferente (9x5 em vez de 10x6) e só percebi a diferença no voo seguinte.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
bruno occy
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Ter Out 05, 2010 6:07 pm
Localização: Peruíbe, SP

Mensagem por bruno occy »

[quote:35c4b2dbd5="alexcmag"][quote:35c4b2dbd5="johnmacknamara"]Obrigado pelos comentários Bruno! Vou estar acompanhando sua montagem!

E obrigado pela resposta Alex!

Estou pensando em montar um quad motor B-17, aí estas configurações de bateria e BEC dobram.

Tem gente que prefere manter uma bateria para cada grupo de motores/asa, assim se uma falhar temos a outra. Mas acredito que o avião deve pender muito para um lado e ficar difícil controlar e pousar se tivermos apenas 1 ou dois motores funcionando de apenas um lado, correto?[/quote:35c4b2dbd5]

Em termos... antes de colocar aquele fio interligando os dois motores que aparece no esquema, e antes de existir telemetria, eu gastei uma bateria antes da outra em um bimotor e tomei um susto quando um dos ESCs cortou. Por sorte percebi a tempo, cortei motor e fiz um pouso de emergência (não tinha leme, só ailerons, profundor e motores, então não tinha comando suficiente para continuar voando).

Em compensação meu Martin Mars ficou sem dois motores de uma asa a uns 300m de distância, e consegui voltar com ele para a pista "carcando" o leme, ficou um pouco crítico porque este não tinha ailerons...

Com ailerons e leme em um modelo grande dá para voar monomotor. Em um quadrimotor fica mais fácil ainda se apenas um motor pifar. O mesmo Martin Mars uma vez eu voei sem querer com uma hélice de tamanho diferente (9x5 em vez de 10x6) e só percebi a diferença no voo seguinte.[/quote:35c4b2dbd5]

Pois e Alex, se a construção foi feita de maneira positiva e, o piloto sabe o que fazer nessas horas, é tranquilo trazer ele inteiro. Na praia, não tenho espaço para errar...faixa de areia pequena, ventos que jogam os modelos pras casas a beira mar e, mar agitado do outro lado...vida fácil?

Mas é escolher o dia certo, com o vento brando e acelerar...

Estou vendo se consigo arrancar do meu celular as fotos do Transall para pelo menos mostrar alguma coisa a voces ja que optei por não publicar esta construção.

Abração a todos
Do mar aos céus...

Transall C-1360/ Cristen Eagle/ Space Walker/ Super Bandit/ Focus/ Mini Aerocommander/ Edge
Avatar do usuário
bruno occy
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Ter Out 05, 2010 6:07 pm
Localização: Peruíbe, SP

Mensagem por bruno occy »

Galera. Apenas para que possam ter uma breve noção do tamanho do modelo, segue uma foto do gigante.

Esta sem eletrônica completa e precisa ser entelado. farei isso apenas depois de finalizar o Flap da asa...o restante da eletrônica será interna e os caminhos ja estão todos traçados com os macarrões.

Peso atual: 580g
Medidas: 2,03m env/ 1,68m fuse/ 26cm de corda placa central.

Forte abraço a todos.
Anexos
Transall.jpg
Transall.jpg (24.75 KiB) Exibido 7967 vezes
Do mar aos céus...

Transall C-1360/ Cristen Eagle/ Space Walker/ Super Bandit/ Focus/ Mini Aerocommander/ Edge
Cyro de Luna
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Jul 27, 2012 8:03 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Cyro de Luna »

Em q pé anda o Transall, Bruno? Espero ver vídeos dele voando!
Responder