Bancada para teste de servo - Consumo e Torque

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 26 Jul 2012 14:26

Observe que com exceção do HXT 900 todos tem um patamar de consumo estável e depois apresentam sobrecarga. Esse é o ponto onde não se deve passar, depois dele o servo entra em sobrecarga.
Para dimensionar de forma segura deve-se observar isso.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

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caioect
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Mensagempor caioect » 26 Jul 2012 14:51

Provavelmente o servo HXT900 possui um patamar próximo a 1.6 kg.cm já que as medidas sucessivas de pico mostram uma redução do torque de 1.8 kg.cm para 1.6 kg.cm. Precisaria coletar mais dados nesta região para confirmar isto.

Por outro lado o servo GWS Naro Max BB foi o que melhor se comportou na região de sobrecarga com um patamar bastante estável. Durante as sucessivas medidas de pico apresentou uma redução muito baixa no torque passando de 2.23 kg.cm para 2.18 kg.cm, ou seja, praticamente estável em 2.2 kg.cm.

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Dúvida

Mensagempor IRSegate » 26 Jul 2012 14:51

Os valores são de pico né, ou seja quando acionado, após um período na mesma posição o valor deve cair ou não? e na trimagem o arrasto vai gerar força, portanto mais consumo, é isso?

Desculpe a ignorância...

Isaque Segate

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Mensagempor caioect » 26 Jul 2012 15:10

Os valores das fotos são de pico. Aciono completamente o servo e aguardo ~5s para coletar os dados. Em seguida retiro o servo da sobrecarga. Aguardo alguns segundos e refaço a medida. Repito o procedimento umas 5 vezes.

Ao manter o servo na mesma posição durante o período de sobrecarga (~5s) o valor do torque cai muito pouco e estabiliza. A queda é bem mais acentuada com o stress de medidas sucessivas.

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Mensagempor IRSegate » 26 Jul 2012 17:35

Caio, muito legal esses ensaios, parabéns pela iniciativa, estou acompanhando.

Isaque Segate

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Mensagempor caioect » 27 Jul 2012 03:12

Coloquei no início do tópico um vídeo com algumas leituras de pico do servo Emax ES08MA-MG.

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Mensagempor caioect » 28 Jul 2012 20:06

Coloquei o e-Logger V3 (Eagle Tree) num Shock Edge 3D de 450g para avaliar em vôo o consumo de um conjunto de servos 3 servos HXT900 e 1 receptor Airtronics 92824!

Instalei o e-Logger V3 entre o ESC (TR plush 25A com BEC 2A @ 5V) e o canal do acelerador do receptor usando uma extensão de servo adaptada com 2 conectores Deans. Deste modo é possível medir a corrente fornecida pelo do BEC do ESC para o receptor.



Em solo liguei e testei todos os comandos do modelo durante uns 30 s, e em seguida desliguei. O consumo máximo ao acionar todos os servos foi de 0,36 A.

Posteriormente fiz um primeiro vôo bem calmo sem exigir muito dos servos com poucas manobras. O consumo máximo do conjunto (3 servos e 1 receptor) foi de 0,36 A mantendo uma média de 0,15 A. Idêntico ao valor obtido sem carga.

No segundo vôo exigi um pouco mais dos servos executando um vôo mais agressivo com maior velocidade e várias manobras (torque, faca, looping, rolls e etc...). O consumo máximo do conjunto (3 servos e 1 receptor) foi de 0,42 A mantendo uma média de 0,20 A.

Segue o gráfico do consumo (A) em função do tempo (minutos):



Como podem ver o consumo do conjunto (3 servos e 1 receptor) mesmo num vôo agressivo foi bem baixo.

Abraços,

Caio
Editado pela última vez por caioect em 03 Jul 2015 22:44, em um total de 1 vez.

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É possível montar uma tabela com todos os testes?

Mensagempor cgossi » 23 Ago 2012 15:59

Olá Caio e pessoal! :D
Acompanho há anos o forum e aprendi muito aqui. Sou usuário quietinho 8) ... e mais leio que do que posto aqui no forum. Quase tudo que tenho dúvida acho a resposta aqui, então quase não posto. Em relação à sua brilhante iniciativa Caio, seria muito difícil montar uma tabela com a performance de cada servo que você já testou e deixar disponível na seção de downloads? Seria muito útil para todos do e-voo, ainda mais aqueles que não têm uma bancada igual a sua e são iniciantes.... parabéns mais uma vez.
Cristien
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jdomes
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Mensagempor jdomes » 07 Jan 2013 08:31

Uma pergunta que não quer calar, já que creio que ninguém pensou nisso. Servos em repouso, ou seja, centrados, consomem alguma coisa sem alguma "ordem" do receptor? Isso pode ser considerado quando alguem põe muitas funções no avião controladas por servos.

Ronaldo
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Mensagempor Ronaldo » 09 Abr 2013 20:06

Bem legal seu teste, parabens, achei bem interessante o segundo teste com o dataloger, so fiquei com uma duvida no primeiro teste pois como nao ha movimento do braco acredito que a medida deve ser a corrente de stall do servo, que tambem e interessante saber mas que geralmente se deseja evitar, e o que acho, eu nao sou nenhum expert no assunto.... :-)

Ronaldo

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caioect
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Mensagempor caioect » 31 Mai 2013 15:01

O experimento foi realizado de tal modo a manter o horn do servo sempre perpendicular a haste de tração. O fato do braço do horn não se movimentar não significa que está em stall.

Conforme o servo tester vai sendo acionado a tração aumenta e a corrente também aumenta (o braço não se movimenta). Isto significa o servo não está em stall.

O servo somente entrará em stall quando não conseguir mais aumentar a tração. Neste ponto o torque será máximo e a corrente será máxima (corrente de stall).


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