Bancada para teste de servo - Consumo e Torque
- Marco Antonio
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Observe que com exceção do HXT 900 todos tem um patamar de consumo estável e depois apresentam sobrecarga. Esse é o ponto onde não se deve passar, depois dele o servo entra em sobrecarga.
Para dimensionar de forma segura deve-se observar isso.
Para dimensionar de forma segura deve-se observar isso.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Provavelmente o servo HXT900 possui um patamar próximo a 1.6 kg.cm já que as medidas sucessivas de pico mostram uma redução do torque de 1.8 kg.cm para 1.6 kg.cm. Precisaria coletar mais dados nesta região para confirmar isto.
Por outro lado o servo GWS Naro Max BB foi o que melhor se comportou na região de sobrecarga com um patamar bastante estável. Durante as sucessivas medidas de pico apresentou uma redução muito baixa no torque passando de 2.23 kg.cm para 2.18 kg.cm, ou seja, praticamente estável em 2.2 kg.cm.
Por outro lado o servo GWS Naro Max BB foi o que melhor se comportou na região de sobrecarga com um patamar bastante estável. Durante as sucessivas medidas de pico apresentou uma redução muito baixa no torque passando de 2.23 kg.cm para 2.18 kg.cm, ou seja, praticamente estável em 2.2 kg.cm.
Dúvida
Os valores são de pico né, ou seja quando acionado, após um período na mesma posição o valor deve cair ou não? e na trimagem o arrasto vai gerar força, portanto mais consumo, é isso?
Desculpe a ignorância...
Isaque Segate
Desculpe a ignorância...
Isaque Segate
Os valores das fotos são de pico. Aciono completamente o servo e aguardo ~5s para coletar os dados. Em seguida retiro o servo da sobrecarga. Aguardo alguns segundos e refaço a medida. Repito o procedimento umas 5 vezes.
Ao manter o servo na mesma posição durante o período de sobrecarga (~5s) o valor do torque cai muito pouco e estabiliza. A queda é bem mais acentuada com o stress de medidas sucessivas.
Ao manter o servo na mesma posição durante o período de sobrecarga (~5s) o valor do torque cai muito pouco e estabiliza. A queda é bem mais acentuada com o stress de medidas sucessivas.
Coloquei o e-Logger V3 (Eagle Tree) num Shock Edge 3D de 450g para avaliar em vôo o consumo de um conjunto de servos 3 servos HXT900 e 1 receptor Airtronics 92824!
Instalei o e-Logger V3 entre o ESC (TR plush 25A com BEC 2A @ 5V) e o canal do acelerador do receptor usando uma extensão de servo adaptada com 2 conectores Deans. Deste modo é possível medir a corrente fornecida pelo do BEC do ESC para o receptor.
Em solo liguei e testei todos os comandos do modelo durante uns 30 s, e em seguida desliguei. O consumo máximo ao acionar todos os servos foi de 0,36 A.
Posteriormente fiz um primeiro vôo bem calmo sem exigir muito dos servos com poucas manobras. O consumo máximo do conjunto (3 servos e 1 receptor) foi de 0,36 A mantendo uma média de 0,15 A. Idêntico ao valor obtido sem carga.
No segundo vôo exigi um pouco mais dos servos executando um vôo mais agressivo com maior velocidade e várias manobras (torque, faca, looping, rolls e etc...). O consumo máximo do conjunto (3 servos e 1 receptor) foi de 0,42 A mantendo uma média de 0,20 A.
Segue o gráfico do consumo (A) em função do tempo (minutos):
Como podem ver o consumo do conjunto (3 servos e 1 receptor) mesmo num vôo agressivo foi bem baixo.
Abraços,
Caio
Instalei o e-Logger V3 entre o ESC (TR plush 25A com BEC 2A @ 5V) e o canal do acelerador do receptor usando uma extensão de servo adaptada com 2 conectores Deans. Deste modo é possível medir a corrente fornecida pelo do BEC do ESC para o receptor.
Em solo liguei e testei todos os comandos do modelo durante uns 30 s, e em seguida desliguei. O consumo máximo ao acionar todos os servos foi de 0,36 A.
Posteriormente fiz um primeiro vôo bem calmo sem exigir muito dos servos com poucas manobras. O consumo máximo do conjunto (3 servos e 1 receptor) foi de 0,36 A mantendo uma média de 0,15 A. Idêntico ao valor obtido sem carga.
No segundo vôo exigi um pouco mais dos servos executando um vôo mais agressivo com maior velocidade e várias manobras (torque, faca, looping, rolls e etc...). O consumo máximo do conjunto (3 servos e 1 receptor) foi de 0,42 A mantendo uma média de 0,20 A.
Segue o gráfico do consumo (A) em função do tempo (minutos):
Como podem ver o consumo do conjunto (3 servos e 1 receptor) mesmo num vôo agressivo foi bem baixo.
Abraços,
Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 10:44 pm, em um total de 1 vez.
É possível montar uma tabela com todos os testes?
Olá Caio e pessoal! :D
Acompanho há anos o forum e aprendi muito aqui. Sou usuário quietinho 8) ... e mais leio que do que posto aqui no forum. Quase tudo que tenho dúvida acho a resposta aqui, então quase não posto. Em relação à sua brilhante iniciativa Caio, seria muito difícil montar uma tabela com a performance de cada servo que você já testou e deixar disponível na seção de downloads? Seria muito útil para todos do e-voo, ainda mais aqueles que não têm uma bancada igual a sua e são iniciantes.... parabéns mais uma vez.
Cristien
Acompanho há anos o forum e aprendi muito aqui. Sou usuário quietinho 8) ... e mais leio que do que posto aqui no forum. Quase tudo que tenho dúvida acho a resposta aqui, então quase não posto. Em relação à sua brilhante iniciativa Caio, seria muito difícil montar uma tabela com a performance de cada servo que você já testou e deixar disponível na seção de downloads? Seria muito útil para todos do e-voo, ainda mais aqueles que não têm uma bancada igual a sua e são iniciantes.... parabéns mais uma vez.
Cristien
Heli 450 Belt CP
DX6i
Rotor e Canopy CopterX
Pás e Flybar de Carbono
Bateria 2200mha
DX6i
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Bateria 2200mha
Bem legal seu teste, parabens, achei bem interessante o segundo teste com o dataloger, so fiquei com uma duvida no primeiro teste pois como nao ha movimento do braco acredito que a medida deve ser a corrente de stall do servo, que tambem e interessante saber mas que geralmente se deseja evitar, e o que acho, eu nao sou nenhum expert no assunto.... :-)
Ronaldo
Ronaldo