Como saber se a bateria do aero esta acabando ?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
cmte.oliveira
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Mar 19, 2012 4:46 pm
Localização: São Luís, Maranhão

Mensagem por cmte.oliveira »

Uma das maneiras seria utilizar o monitor de bateria como os amigos acima já indicaram. Geralmente a cada 2 minutos de vôo ou realizo um pouso e checo a bateria com o monitor. Com o tempo isso se torna até chato. Ou se vc estiver disposto a gastar mais, comprar um sistema de telemetria Quanum que irá informar a voce em tempo real a voltagem de cada célula. Aí fica saberá o momento certo de vir para o pouso com segurança.
Avatar do usuário
rce001
membro
Mensagens: 253
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 3:43 am
Localização: Ubá - MG / 38

Mensagem por rce001 »

O jeito mais simples é você cronometrar seus primeiros vôos e a partir daí usar o Timer do seu rádio, antes de decolar você aciona o Timer regressivo do seu rádio e ele irá começar a emitir um bip faltando 1 minuto para o fim do tempo. Seu consumo irá depender de alguns fatores, como: hélice utilizada, peso do aero e bateria.
Eu vôo mais de 20 min (cessna isopor) com o Emax 2822, uma hélice 8x6hd, bateria de 1600mAh e aero pesando 560g. Com essa configuração já fiz 26min e pousei ainda com sobra de bateria, e com essa hélice o esc (30A) nem esquenta. Com uma hélice de 9x5 acho que seria melhor ficar nos 12 min de vôo, para essa configuração que citei como exemplo.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Eu sei quando a bateria está acabando porque o rádio me apita avisando disto... depois dizem que telemetria é inútil...
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

[quote:5376dea7b7="alexcmag"]Eu sei quando a bateria está acabando porque o rádio me apita avisando disto... depois dizem que telemetria é inútil...[/quote:5376dea7b7]

Existe a opção entre utilizar tecnologia ou as probabilidades da "mãe Diná". Alguns preferem estufar e perder suas baterias ( e muitas vezes o aero), que utilizar um alarme de R$ 20,00....
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

calcula quanto tempo tu voa
antes de descer a bateria e perder motor,


depois diminue 1 ou 2 minutos, vai em menu no t9ch e tem a opção timer, configura e GG
Avatar do usuário
Piero
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 11:25 pm

Mensagem por Piero »

Para quem tem o Aurora 9 fica fácil.. Tem um esquema de ligar a bateria entre o ESC e o receptor... mostra tudo no rádio com alarme etc.. :-)
Gabriel Lima
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Ter Mar 27, 2012 10:00 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Gabriel Lima »

[quote:46b197232e="evandro gomes"]On Board Lipoly Low Voltage Alarm (2s~4s)
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=18987[/quote:46b197232e]
Onde fica plugado esse "alarme"??!
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

No terminal de balanceamento da lipo....
Gabriel Lima
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Ter Mar 27, 2012 10:00 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Gabriel Lima »

[quote:68f731ca2b="Gilberto_CWB"]No terminal de balanceamento da lipo....[/quote:68f731ca2b]
ok, valeu, mas ele apita assim que a bateria fica fraca certo?!
Avatar do usuário
evandro gomes
membro
Mensagens: 371
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 10:19 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por evandro gomes »

Sim, apita auto.
Responder