Duvida entre Aurora 9 e Futaba 8ch

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

[quote:19c2e1bcc0="Drzinho"][quote:19c2e1bcc0="ronaldinholima"]ONDE QUE VENDE O CONTROLE REMOTO?[/quote:19c2e1bcc0]


Tenho um universal la em casa, serve para tv radio microondas geladeira, DVD blue RAI hdmi! pra tudo, bem facil de configurar


3 dolares!!!!!![/quote:19c2e1bcc0]

Pode mixar com secador de cabelos!!! 27 canais mixsaveis!!!!


A escolha do canal é simples basta digitar o numero e controlar plas setas!!!!!!!!!!\\


INNNCRRRIIIIVELLL!!!!!!!!

E o melhor de tudo!! ja vem com duracél para Incriveis 50.000 horas de uso!
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

cara, tenho um A9 e acho um espetáculo. Tem um punhado de chaves que dá pra configurar qualquer função e canal nela, tem como mixar um monte de canais em formato simples e combinado.

Tem uma função interessante chamada "flight condition" que te permite deixar configurado e ao toque de uma única chave aciona-se dezenas de comandos simultãneos. Por exemplo, a condição 2 seria pouso, quando acionar ele vai estar com trem de pouso aberto, flaps na posição ideal, sensibilidade dos comandos ailerao/profundor/leme regulados conforme sua necessidade (mais ou menos sensivel do que a de voo) luzes de pouso ligadas ou qualquer outra frescura que quiser colocar. Já na condição 3 por exemplo poderia ser "em voo", onde os flaps estariam alinhados à asa, trem de pouso recolhido, sensibilidade dos comandos ideais para sua condição de voo, etc.

Tem a função de telemetria básica que é a voltagem da bateria do receptor do aero. Com o aero no ar você sabe se a bateria do avião está carregada ou descarregada, caso ela se descarregue sem você perceber o módulo TX já começa bipar pra te avisar que de acordo com a telemetria a voltagem da bateria está muito baixa.

Tem também um relógio que dá pra ser zerado e saber quanto tempo de uso da última carga da bateria do rádio, tem também 2 contatores que podem ser regressivos ou progressivos e com alarme muito interessantes pra não se preocupar com o volume do tanque de combustível pois ele pode bipar no tempo desejado.

Sem contar que ele é versátil, tem configurações pra Aero, Heli e Planador em um único rádio.

Pra quem voa elétricos também quando o rádio está transmitindo, a um toque da tela dá pra travar o motor fazendo o acelerador ficar sem resposta pra evitar acidentes com a hélice. (só manter pressionada a tecla do aero por 3 segundos quando ele está transmitindo).

No meu caso que é glow, utilizo o corte do motor no rádio, tenho uma chave programada pra matar o motor, interessante se tiver problemas no ar e após o pouso pra não arriscar na hélice eu mato o motor a distância. Quando aciono ela, fecha 100% do carburador e quando solto a chave volta para a posição que está a alavanca do acelerador.
tianjos
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Seg Out 31, 2011 3:47 pm
Localização: São Roque

Mensagem por tianjos »

Sempre usei futaba, fiquei alguns anos parado e quando voltei peguei um JR, onde vôo em S. Roque não sei porque, não sentia segurança, sempre parecia que ele dava uma perdida rápida de sinal (coisa de e segundo ou menos). Voltei para o Futaba e hoje vôo tranquilo. Se cair sei que foi culpa minha e não do sistema.
Pense assim, se o Aurora precisou de uma atualização de Firmware foi porque existia alguma cagada. Agora tenta achar atualizações de firmware da futaba para correção??? Até mesmo o 8FG tem uma atualização de firmware, porém é para adicionar funções e não para corrigir nada.
Pense assim...
Quer um confiavél compre um ford, gm, fiat, etc. Quer economizar e ter um carro quase confiavél... compre um Cherry hehehe.
Precisa de um roteador ou um switch para sua empresa compre um Cisco! Quer economizar e correr riscos compre um Extreeme hehehe.
Quer um rádio estavel, confiável vai de Futaba. Quer um sistema bom mas que no passado já apresentou problemas (que foram corrigidos mas vai saber né...), compre o que vc quiser
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

[quote:781dc8b68a="tianjos"][...]Agora tenta achar atualizações de firmware da futaba para correção??? Até mesmo o 8FG tem uma atualização de firmware, porém é para adicionar funções e não para corrigir nada.
[...][/quote:781dc8b68a]

A Futaba esconde, mas no Futaba 8FG foram feitas diversas correções de bugs.

Repare nisso:

[quote:781dc8b68a]v1
- original T8FG code.

[color=red:781dc8b68a]v1.1
- Changes unknown.[/color:781dc8b68a]

v2.0 (7/15/2010) change doc download
[color=red:781dc8b68a]- Improvements to glider camber settings
— Camber function is now changed for each flight condition
- Improvements to glider butterfly settings
— A curve is now set at butterfly->elevator mixing[/color:781dc8b68a]
- Added ability to set throttle curve for electric motors on airplane and glider models
- Added ability to turn on/off mixing warning at poweron for all models
- Added ability to set timer stop switch for all models
- Added ability to select model from SD card
- Changed key lock to remain locked when powered off/on
- Added governor rate RPM display mode for helicopters
[color=red:781dc8b68a]- Changed idle down rate to -100 -> +100 for airplanes[/color:781dc8b68a]
- Added throttle limiter function for helicopters
- Added ability to inhibit throttle trim in conditions other than "normal" for helicopters
- Added 5-point curves for rudder->aileron and rudder->elevator mixing for airplanes
- Added condition logic switch setting for helicopters and gliders
- Added alternate function to DG1/DG2 switch for all models
- Added warning on poweron for throttle position more than 1/3 for airplanes and helicopters
- Added neutral position setting for dual rate curves for all models
- Added flap, flap3, butterfly, and camber dual rates for airplanes and gliders.

[color=red:781dc8b68a]v2.1 (7/29/2010) download
- Unknown changes (assume bug fixes to 2.0)[/color:781dc8b68a]

v3.0 (2/24/2011) change doc download
- Stock code for T8FG Super
- Added ability to set subtrim for the swash for helicopters
- Expanded channels to 12 +2
- Added VPP function for airplanes
- Added motor and butterfly control to each flight condition for gliders
- Added center calibration for J1-J4 (sticks)
- Added user customizable menu
- Added GYRO2 and GYRO3 for helicopters
- Added ability to turn off all alarms

v4.0 (9/01/2011) change doc download
- Added quick model selection at poweron
- Added ability to set the timer alarm on/off
- Added ability to adjust low battery voltage alarm (implies support for a123/life and 2s lipo)
[color=red:781dc8b68a]- Added restrictions to servo test function to engage throttle cut or hold while in test mode[/color:781dc8b68a]
- Added model name to range test screen
- Added ability to turn off motor position alarm
- Added initialization of endpoint of governor channel to be user selectable for helicopters

[color=red:781dc8b68a]v4.1 (9/12/2011) download
- Bug fixes to governor settings on helicopters[/color:781dc8b68a][/quote:781dc8b68a]

Fonte: [url]http://futaba8fg.wikidot.com/update-change-log[/url]
FrSky Taranis OpenTX
Deviation no Devo 8S e 10
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:1bd46395a4="tianjos"]Sempre usei futaba, fiquei alguns anos parado e quando voltei peguei um JR, onde vôo em S. Roque não sei porque, não sentia segurança, sempre parecia que ele dava uma perdida rápida de sinal (coisa de e segundo ou menos). Voltei para o Futaba e hoje vôo tranquilo. Se cair sei que foi culpa minha e não do sistema.
Pense assim, se o Aurora precisou de uma atualização de Firmware foi porque existia alguma cagada. Agora tenta achar atualizações de firmware da futaba para correção??? Até mesmo o 8FG tem uma atualização de firmware, porém é para adicionar funções e não para corrigir nada.
Pense assim...
Quer um confiavél compre um ford, gm, fiat, etc. Quer economizar e ter um carro quase confiavél... compre um Cherry hehehe.
Precisa de um roteador ou um switch para sua empresa compre um Cisco! Quer economizar e correr riscos compre um Extreeme hehehe.
Quer um rádio estavel, confiável vai de Futaba. Quer um sistema bom mas que no passado já apresentou problemas (que foram corrigidos mas vai saber né...), compre o que vc quiser[/quote:1bd46395a4]

todo equipamento está sujeito a falhas,principalmente que foi desenvolvido pelo ser humano. Ainda bem que se tem então a atualização.

Mas a atualização que veio no A9 não foi só pra bug, mas também pra acrescentar funções também. A vs do firmware 1.07 não é compativel com a telemetria e a 1.08 já é compativel. Essa pra mim foi a mais importante modificação fora as correçoes dos bugs, mas sei que houve outras atualizações como configurar o alarme da bateria do aeromodelo que na primeira versão do firwmare não tinha. São novidades que vão surgindo e vao incluindo no pacote de atualização. Acho muito interessante essa ideia. Se seu rádio não falha, a bateria dele pode falhar e derrubar o aero. Se for pra ter desastre...vai ter mesmo.
Avatar do usuário
jose bn
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 4:31 pm

Mensagem por jose bn »

Primeiro: gente não malhe do cara só porque ele falou controle remoto .
Ele deve ser novo no ramo, kkkk
Segundo: é todos dois tem lá suas vantagens e desvantagens.
Se formos deixar de comprar algo só porque apareceu um problema aqui, ali,
nunca mais iremos comprar nada.
Com uns podem funcionar de um jeito. Com outros de outro.
Tô quase comprando o A9 , na MiraxHobby.
Um amigo meu vai viajar esse mês pra lá só pra trazer coisas de aero.
Mas lá tbm tem a opção do Futaba 8 e 10ch.
O A9 , é qual modelo que voamos aqui no Brasil? O Mode1 ou Mode2 ?
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

Aqui no Brasil se voa no Modo 2..

Mas, caso compre o Aurora 9 no modo 1 dá para mudar ele para o modo 2 sem precisar abrir-lo, basta soltar as borrachas atrás, apertar um parafuso e soltar outros. Está tudo escrito passo-a-passo no manual. (e mudar configuração no rádio, claro)
FrSky Taranis OpenTX
Deviation no Devo 8S e 10
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Mensagem por apfabinhosilva »

[quote:793057482b="donato.jun"]Sim são os 16 proporcionais mesmo não são virtuais e nem on/off.

Caso falte chave nele para controlar 16 canais dá para ligar outro rádio na porta treiner e mixar sua entrada nos 16 canais

Para se usar esses 16 canais existem 2 soluções:

1º Usar um módulo e um receptor que aceite esses 16 canais

2º Usar 2 módulos de 8 canais com 2 receptores de 8 canais. Um módulo vai ligado no compartimento de módulo do rádio e o outro vai ligado na porta trainer e o rádio se encarrega de dividir o sinal entre os 2.

Tudo isso mostra a flexibilidade do firmware ER9X e seus derivados.

[img:793057482b]https://open9x.googlecode.com/svn/wiki/images3/snapshot_27.png[/img:793057482b][/quote:793057482b]
donato tive pesquisando para fazer um upgrade no meu turnigy mais não consegui nada que sobre usar dois módulos simultaneamente no radio você saberia me dizer onde posso conseguir mais detalhes ou é simplesmente ligar na entrada treine?
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

No turnigy 9X original para se colocar o segundo módulo para operar os dois simultaneamente é necessário ligar ele na porta trainer e adaptar uma alimentação para ele.
E ai se opera com 16 canais

Nos Taranis dá para operar o módulo interno e/ou externo e/ou a porta trainer e sair até 32 canais (para que isso?? :lol: )
FrSky Taranis OpenTX
Deviation no Devo 8S e 10
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Mensagem por apfabinhosilva »

[quote:0be4ed1158="donato.jun"]No turnigy 9X original para se colocar o segundo módulo para operar os dois simultaneamente é necessário ligar ele na porta trainer e adaptar uma alimentação para ele.
E ai se opera com 16 canais

Nos Taranis dá para operar o módulo interno e/ou externo e/ou a porta trainer e sair até 32 canais (para que isso?? :lol: )[/quote:0be4ed1158]
donato mais como farei essa divisão entre os dois modulos. pois tenho um 9x com firmware ER9x um modulo corona isntalado internamente o o modulo orinal.
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Responder