Problema Aurora 9 ou configuração errada?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... imagina um donuts, o sinal de radio se propaga da antena assim.
E vai aumentado.

[img:c58398fbf2]http://4.bp.blogspot.com/-KSM1eMs6pks/Tt5oDvVeOtI/AAAAAAAAA9E/tlTt7RWfhrQ/s1600/donuts.jpg[/img:c58398fbf2]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
hamiltoncallado
membro
Mensagens: 416
Registrado em: Qui Set 30, 2010 6:16 pm
Localização: Salvador-BA e Rio de Janeiro-RJ

Mensagem por hamiltoncallado »

[quote:3e5454eb4b="Marco Antonio"]... imagina um donuts, o sinal de radio se propaga da antena assim.
E vai aumentado.

[img:3e5454eb4b]http://4.bp.blogspot.com/-KSM1eMs6pks/Tt5oDvVeOtI/AAAAAAAAA9E/tlTt7RWfhrQ/s1600/donuts.jpg[/img:3e5454eb4b][/quote:3e5454eb4b]

ehehehehe ..
T-REX 700 GASSER ; T-REX 700 NITRO;
T-REX 550 3G; T-REX 450TT; FUTABA 12FG e 18MZ
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Mensagem por fmmlobo »

mas com cauda de chocolate? :)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:13d6197c9a="fernandaum89"]mas com cauda de chocolate? :)[/quote:13d6197c9a]

Não, com calda de chocolate :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Para aqueles que não entenderam o donut, que por sinal foi muito bem representado, segue abaixo uma imagem de um lóbulo de irradiação de uma antena de rádio.
Vejam o ponto Z do desenho e imaginem que esse ponto Z é a antena do rádio e irão notar que o ponto mais forte do sinal, fica a 90° com a antena e tanto subindo quanto descendo, o sinal vai enfraquecendo.
O ideal é que a antena fique sempre de lado para o aeromodelo, quase apontada para o piloto e não para o lado como muitos gostam de fazer. Dá certo, mas obriga que o rádio esteja sempre apontado para o aeromodelo, para que o sinal mais forte esteja sempre direcionado ao aeromodelo.
Não sei se apontar a antena para baixo também dá certo, pois existe uma coisa chamada plano terra, que é um tipo de antena, mas como nunca fiz antenas voltadas para baixo, não sei o quanto isso afetaria no aeromodelismo, sei que no radioamadorismo é porcaria na certa.
Anexos
lóbulo.JPG
lóbulo.JPG (17.1 KiB) Exibido 7597 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
daniel.monteiro
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 10:30 am
Localização: Planaltina - DF

Mensagem por daniel.monteiro »

[quote:0922c5eee2="Marco Antonio"]Basta colocar a antena perpendicular ao solo.

...só isso.
Mas que tudo ai dentro tá uma zona, isso tá![/quote:0922c5eee2]

Os fios estão bagunçados porque o aero está em terra firme...kkk...
daniel.monteiro
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 10:30 am
Localização: Planaltina - DF

Re: Problema Aurora 9 ou configuração errada?

Mensagem por daniel.monteiro »

[quote:3e457da76b="Alessandro Paz"]

Eaee Amigo, Olha eu tenhu um Aurora 9 com Rx optima 9. Nunca tive problemas, mas fiz tudo como mando o figurino!!! RX o mais longe possivel de tudo que for condutor de energia. as antenas rigorosamente instadas como devem ser!!! Rx angulo de 90º e a do Tx angulo de 45º. Ja o Rx7c eu nao sei como é a posição da antes pois é só uma antena boda. mas experiemente colocar o seu rx do outro la, longe da bateria e ubec. e faça todos os testes possiveis antes do voo. Me diga, vc fez o teste de alcançe antes desse voo???

O meu esta assim:

[img:3e457da76b]http://img820.imageshack.us/img820/5492/dsc02853mh.jpg[/img:3e457da76b]
[img:3e457da76b]http://img838.imageshack.us/img838/2479/dsc02855k.jpg[/img:3e457da76b]
[img:3e457da76b]http://img846.imageshack.us/img846/1584/dsc02690ir.jpg[/img:3e457da76b]
[img:3e457da76b]http://img337.imageshack.us/img337/4808/dsc02695q.jpg[/img:3e457da76b]

Tem mais fotos da instalção de radio la em "Aeromodelos eletricos - Construção de Avioes - Tucano Junaier TOP Eletrico". De uma olhada la pq o meu ta fucnionandio perfeitamente!!! é algum detalhe pequeno, pq esse equipamento é um dos mais seguros embora tenha dado algumas reclamaçoes. Posta o resultado quando vc descobrir o que é.

GRande Abraço[/quote:3e457da76b]

Opa amigo, antes do voo tinha me esquecido de realizar o teste, após esse susto eu fiz o teste e aconteceu os problemas relatados, com isso fiquei com medo de voar novamente e vim aqui pro forum tirar essas dúvidas antes de realizar esse voo.


Vou realizar as modificações fornecidas pro você amigo, muito obrigado pelas dicas.
daniel.monteiro
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 10:30 am
Localização: Planaltina - DF

Mensagem por daniel.monteiro »

[quote:f4b7e88ee9="LaercioLMB"]Posição da antena do rádio também conta muito nisso.
Antena totalmente reta para cima, quando o rádio estiver em uma mesa por exemplo, o sinal irradiado pela antena sai em forma de círculos para os lados, esse é o ponto de maior potência do sinal, pois a medida que esses círculos vão indo para a ponta da antena, eles vão diminuindo muito, até ter um sinal muito fraco, por isso jamais se deixa uma antena 2.4 GHZ, totalmente reta em relação ao rádio.
Se deixar ela a 90° para um dos lados do rádio, sempre terá um ponto forte entre o rádio e o aeromodelo, desde que o rádio sempre esteja apontado diretamente para o aeromodelo.
Um exemplo; se você voa em uma caixa de voo correta e fica parado no centro dessa caixa, movendo somente a sua cabeça para manter a visão no aeromodelo, toda a vez que o aeromodelo passar exatamente na frente do rádio, esse será o ponto de sinal mais forte que ele irá receber e nas extremidades da caixa de voo, o sinal será mais fraco e consequentemente, mais sujeito a falhas e ou interferências.
O mais correto é deixar a antena do rádio de forma em que o lóbulo de sinal irradiado por ela, seja o máximo possível constante em relação ao aeromodelo, vamos supor que você incline a antena uns 60° em direção ao piloto, de forma que quando estiver segurando o rádio, a antena fique sempre em 90° com o aeromodelo de forma que os círculos imaginários que mencionei, estejam sempre passando pelo aeromodelo e o mesmo vale para a antena no aeromodelo, que no caso de ser somente uma nesse caso, que fique para cima ou para baixo, desde que não tenha nada metálico entre ela e o rádio durante o voo, salvo em frações de segundos em alguma rolagem ou manobra mais ousada.
Não sei se me fiz entender, espero que sim.[/quote:f4b7e88ee9]

Amigo, muito agradecido pelas suas explicações farei as alterações conforme dito.
Esse final de semana eu realizo um voo com as modificações sugeridas.
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Mensagem por fmmlobo »

N~ao vai esquecer do range test!
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

nos meus receptores Optima, fiz o range test, e deu aproximadamente 65 metros em cada receptor, até que começasse a perder sinal!
Responder