Servos tremendo e fazendo barulho

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
thiagovvv
membro
Mensagens: 197
Registrado em: Sex Ago 12, 2011 8:07 am
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

Servos tremendo e fazendo barulho

Mensagem por thiagovvv »

Olá pessoal, a pouco tempo comprei a seguinte eletronica.

Motor CA2830 1300KV
Servos Turnigy 9g
Bateria Nano tech 1600 mAh
ESC EZ 30A Bec 2A ( com dissipador de calor )
Rádio Turnigy 6ch + receptor 6 ch

Somente ontem pude fazer os teste.

Quando liguei o mesmo, tudo funcionou corretamente, mas reparei que os servos faziam um barulho e tremiam de vez em quando. Coisa parecida com a deste video, mas no meu caso, só acontecia as vezes.

[yt]Zd_vFyZLCrc[/yt]

Quando o stick era acionado eles paravam, mas as vezes mesmo acionando eles continuavam a fazer um barulho.

Eu ainda não testei em um modelo, mas creio que isso não vai afetar em nada no voo, já que o mesmos respondem ao comando, mas fico preoculpado que de alguma pane no voo.

A minha pergunta é. Isso é normal?

PS:

Já troquei os servos e o porblema perciste.
O rádio é novo, creio que não tenha sujeira nos potenciometros
Quando testei o rádio no simulador, o stick do leme ficava tremendo, mas isso só ocorria quando o motor estava a full.

Desde já agardeço

Thiago
HeliSpot10
membro
Mensagens: 214
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 9:22 pm
Localização: Uberaba- MG

Mensagem por HeliSpot10 »

qual a marca dos servos?
thiagovvv
membro
Mensagens: 197
Registrado em: Sex Ago 12, 2011 8:07 am
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

Mensagem por thiagovvv »

Servos Turnigy 9g
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Mensagem por The Borba »

Tiago se já trocou os servos quem sabe possa ser interferência. Revise toda a montagem da eletrônica, afaste antenas do RX da linkagem, do esc, também cuide posicionamento, não deixe antenas paralelas com linkagem. Revise tudo isto, se continuar, aí começe a desconfiar do rádio ou Rx.

P.S. Outro detalhe, eu não voaria enquando não arrumasse o problema. Vai que aumente mais ainda a tremedeira a medida que for se afastando, aí é lenha na certa.
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
thiagovvv
membro
Mensagens: 197
Registrado em: Sex Ago 12, 2011 8:07 am
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

Mensagem por thiagovvv »

Amigo, já revisei toda a eletrônica , os servos não estão dentro do modelo, este foi somente um video explicativo do que parece estar acontecendo. O problema ainda perciste, mas um amigo me disse que isto é normal em servos Xing Ling.

O porblema dos servos acabaram, mas me apareceu outro pior.

stava testando o motor a 30$ ou menos, ao passar 2 min o memso afz um barulho estranho e não roda mais, ao aciona ro stick ele tenta rodar, ( fica tremendo ) e as vezes fica dando vários beeps sem parar.

Está acontecendo algo parecido com isso. Um pouco diferente. Daqui a pouco eu upo no YT.

http://www.youtube.com/watch?v=9NZjCL_UFo4
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Mensagem por The Borba »

[quote:23d26b38d5="thiagovvv"]Amigo, já revisei toda a eletrônica , os servos não estão dentro do modelo, este foi somente um video explicativo do que parece estar acontecendo. O problema ainda perciste, mas um amigo me disse que isto é normal em servos Xing Ling.

O porblema dos servos acabaram, mas me apareceu outro pior.

stava testando o motor a 30$ ou menos, ao passar 2 min o memso afz um barulho estranho e não roda mais, ao aciona ro stick ele tenta rodar, ( fica tremendo ) e as vezes fica dando vários beeps sem parar.

Está acontecendo algo parecido com isso. Um pouco diferente. Daqui a pouco eu upo no YT.

http://www.youtube.com/watch?v=9NZjCL_UFo4[/quote:23d26b38d5]

Não sei não se é normal. Sempre usei servos Hextronic de 9gr e nunca aconteceu isto, recentemente ganhei dois servos Turnigy de 9gr e estou usando e não acontece este problema também. A respeito do do motor, tenho um 2822 que um dia resolveu a fazer este problema mostrado no vídeo, aí fiz exatamente como no vídeo, tocava com a mão e dava pau nele. Gastei toda uma bateria de 1300mAh fazendo isso, acelerando mais, aí reduzia um pouco e fiu fazendo assim. Não sei o que aconteceu mas parou e nunca mais fez.
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
Avatar do usuário
Mestre dos magos
membro
Mensagens: 215
Registrado em: Qua Mar 10, 2010 9:41 pm
Localização: Macaé-RJ

Mensagem por Mestre dos magos »

receptor, teste outro .
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Refaz as soldas do motor.
stevensbhz
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Qui Jun 28, 2012 10:05 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por stevensbhz »

Existe dentro do servo um potenciometro, igual a estes do radio da casa da gente ou no carro ou na tv antiga que se usa pra almentar o volume porem miniatura, alguem ja deve ter percebido que ao mexer no volume se ouve um chiado tanto pra almentar quanto pra diminuir, isso se deve a sujeira no potenciometro ou potenciometro de ma qualidade (da china e o minimo que se pode esperar), pra todo potenciometro a regra e a mesma, oleo de maquina ou spray desengripante, MAS, uma quantidade minima possivel, sem escorrer. O que acontece? Voce deixa o stick parado, o potenciometro se acomoda e o problema para, vc move o stick 3 graus, o potenciometro gira mas oscila uma porcentagem acima ou abaixo do que o que voce comandou, fica na duvida por causa da sujeira ou do contato do cursor, se nao for o potenciometro pode ser folga nas engrenagens, mais dificil de ocorrer mas e possivel. Este problema de potenciometro pode acontecer em qualquer equipamento que use potenciometro, ate no transmissor, pra tirar a duvida se e no transmissor, mude o servo pra outro canal, o procedimento pra corrigir o defeito e o mesmo, oleo o minimo possivel.
Responder