Problema - conecção carregamento individual

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Salvador
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 5:38 pm
Localização: Vitoria, ES

Problema - conecção carregamento individual

Mensagem por Salvador »

Pessoal, recentemente adquiri uma Hyperion 3s 2200mAh, e o carregador accucel 6.

Logo na primeira tentiva de carga, eu já notei um problema: BATTERY VOLTAGE ERROR - CELL CONNECT

O que acontece é que a bateria só está podendo ser carregada, quando selecionado a opção de balanceamento, ela dá este erro, e eu pude perceber dando uma rapida olhada na visualização de balanceamento, que parece que tem algo errado na conexão da BATERIA, que é de 5 pinos/furos (mas só tem 4 fios conectados: 3 pretos e 1 vermelho)

Tentei tirar uma foto rápida antes da mensagem de error, para poder ilustrar o que eu acredito estar errado:
[img:1780187a9c]http://imageshack.us/a/img715/5107/foto0115q.jpg[/img:1780187a9c]

Parece que é como se a PRIMEIRA célula estivesse conectada no lugar de onde seria a quarta célula no carregador, como eu posso ajustar essa "gambiarra" ? hahaha. Obrigado !
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

se a bateria é 3s, no cabo de balanceamento geralmente só tem 4 fios...
testou outras baterias no carregador pra ver se vai certinho? o meu Accucel dava esse erro e era problema na solda dos conectores do cabo de balanceamento
Salvador
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 5:38 pm
Localização: Vitoria, ES

Mensagem por Salvador »

Olá, a bateria sim é 3s, e realmente só tem 4 fios, sendo 3 pretos e 1 vermelho, mas tem 5 furos, ...eu creio que se mudasse esses fios de posição, ou mudasse o conector da bateria para um de 4 furos/pinos (não sei o termo exatamente correto para isso), pareceria resolver o problema.

mkbuss, a bateria veio soldada, é da hyperion :(


Fiz várias tentativas de erros e acertos aqui, até consegui fazer o primeiro valor aparecer a voltagem, mas parece que a bateria ficou louca!, tem uma célula que está acusando até 5v!!! Sem conectar o cabo balanceador, o carregador aparentemente carrega a bateria normalmente, basta conectá-lo que ele trava e surge esta mensagem, pesquisando nos sites gringos, parece que o problema cresceu, não sei nem se é na bateria ou mesmo no carregador!!!


[EDITADO] PS: o motivo pelo qual minha bateria havia acusado mais de 5v em uma das células, foi por descuido de ter conectado um dos fios pretos no lugar errado! Eu já arrumei! hehehehe.
Avatar do usuário
Mestre dos magos
membro
Mensagens: 215
Registrado em: Qua Mar 10, 2010 9:41 pm
Localização: Macaé-RJ

Mensagem por Mestre dos magos »

Tem de usar um adaptador no cabo de balanceamento tipo jst-xhhttp://www.microsoft.com/isapi/redir.dll?prd=ie&ar=windowsmedia, assim vai poder carregar na boa.
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

Salvador, não tem problema, mesmo sendo bateria 3S, pode ligar o conector exatamente onde ele encaixa, lá no conector do carregador pra 4S... o que importa é que vc coloque como 3S na configuração na hora de carregar, a voltagem passa por todos os conectores (são tudo interligados)...

o que vc tem de revisar a solda são os conectores ali pro cabo de balanceamento no carregador, e não nas baterias... o meu tinha uma solda trincada, e deu pau, não carregava de jeito algum... refiz a solda e PIMBA, funcionou!
Salvador
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 5:38 pm
Localização: Vitoria, ES

Mensagem por Salvador »

MKBUSS, eu vinha agora mesmo postar a minha SOLUÇÃO para o meu problema, tirei até uma foto para apresentar, já que procurei no fórum, mas pouco achei sobre esta mensagem de erro.

Quero agradecer ao mestre dos magos, que deixou o nome do adaptador, pelo qual eu fui no mestre google, peguei uma imagem deste, ampliei, e compreendi como era a adaptação dos 5 pinos para 4 pinos, Acabei por fazer isto apenas com um estilete, desbastando a lateral de um lado do conector, ficando apenas com 4 pinos para poder encaixar corretamente no CARREGADOR.

Não ficou tão "gambiarrado", funcionou, e logo depois da foto marquei com caneta permanete o lado de CIMA do conector, já que o mesmo por ter sido alterado, perdeu sua função de encaixe exato, que não deixava o conector ser inserido invertidamente. Muito obrigado!, segue a foto:
[img:2cf7153a94]http://imageshack.us/a/img542/1465/foto0117i.jpg[/img:2cf7153a94]

O quadrado vermelho, no qual foi onde eu retirei com estilete, processo simples.
Responder