Bateria Life

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:847f73b44f="Patetta-MG"]Pessoal, desculpe desenterrar o tópico, mas é o seguinte.

Tenho um rádio JR-9303 e a bateria Nimh original já está dando sinais de fim de vida útil...

recentemente fiz ciclos nela em carga lenta (0,1A), mas pelo visto não adiantou... tensão despenca rapidamente e estou com medo de acontecer em vôo, pois gosto de pregar meus planadores no teto.

Pois bem, comprei um LiFe - 1500mAh e tenho um dúvida.

Até qual tensão mínima, posso usa-la no tx com segurança, pois eu não sei modificar o sistema de alarme de bateria do rádio, que está setado para Nimh? Sendo assim, vou monitorar no visor mesmo.

Outra, quando a bateria estiver carregado, posso liga-la diretamente ou precisa de algum diodo. Qual tensão ela mostrará quando completamente carregada: 10,8V (3,6V por célula) ou 11,7V (3,9V por célula)?

Obrigado,

Moisés[/quote:847f73b44f]

Moisés, a tensão nominal destas baterias é de 3,3V. Em carga full, chegam a 3,6V, mas essas específicas de TX baixam para 3,3 em pouco tempo. Eu uso no meu Futaba 7C sem nenhuma alteração.

Teoricamente essas baterias podem ser usadas até 2,0V por celula, porem você diminuirá a vida útil delas.

Eu recarrego as minhas quando chegam a 8,0V

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Hummm... entendi... Marco...

Muito obrigado...

Ou seja, posso voar até acusar 9V no tx que não terei problemas, é isso?

Abs
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:8998aad089="Patetta-MG"]Hummm... entendi... Marco...

Muito obrigado...

Ou seja, posso voar até acusar 9V no tx que não terei problemas, é isso?

Abs[/quote:8998aad089]
Pode sim, sem problema nenhum.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Mensagem por lucioneto »

Caros colegas, peço desculpas por ressuscitar o tópico... mas é o seguinte....

Troquei meu velho turnigy 9x por um spektrum dx7... usava no meu 9x uma LIPO da Rhino de 2620mah 3s, portanto, 12,6v full. Já li em outros tópicos opiniões de proprietários do dx7 positivas e negativas em relação a usar LIPO.

Pelo que entendi, o grande problema é o excesso de volts, já que o tx foi fabricado para operar em 9,6v. Segundo colegas mais experientes aqui do fórum, o regulador de tensão tem um trabalho em sobrecarga, podendo superaquecer e queimar.

Uns instalam um diodo para reduzir em 0,7v a tensão, abaixando assim a carga.. outros preferem as LIFE.

Minha pergunta é a seguinte: quanto ao uso de LIPO, já que o problema é a voltagem, se eu colocar pra carregar em modo "storage" o carregador vai automaticamente balancear as células em 3,7v, (e não 4,2v), totalizando 11,1v, isso não resolveria sem precisar do tal diodo?

Tudo bem que nao fica em 9,6v, mas pelo menos abaixa um pouco a tensão, reduzindo a sobrecarga do regulador de tensão.

Gostaria muito de aproveitar minha bateria..

Agradeço aos que puderem ajudar!!
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

[quote:1fe49cd1d5="lucioneto"]Caros colegas, peço desculpas por ressuscitar o tópico... mas é o seguinte....

Troquei meu velho turnigy 9x por um spektrum dx7... usava no meu 9x uma LIPO da Rhino de 2620mah 3s, portanto, 12,6v full. Já li em outros tópicos opiniões de proprietários do dx7 positivas e negativas em relação a usar LIPO.

Pelo que entendi, o grande problema é o excesso de volts, já que o tx foi fabricado para operar em 9,6v. Segundo colegas mais experientes aqui do fórum, o regulador de tensão tem um trabalho em sobrecarga, podendo superaquecer e queimar.

Uns instalam um diodo para reduzir em 0,7v a tensão, abaixando assim a carga.. outros preferem as LIFE.

Minha pergunta é a seguinte: quanto ao uso de LIPO, já que o problema é a voltagem, se eu colocar pra carregar em modo "storage" o carregador vai automaticamente balancear as células em 3,7v, (e não 4,2v), totalizando 11,1v, isso não resolveria sem precisar do tal diodo?

Tudo bem que nao fica em 9,6v, mas pelo menos abaixa um pouco a tensão, reduzindo a sobrecarga do regulador de tensão.

Gostaria muito de aproveitar minha bateria..

Agradeço aos que puderem ajudar!![/quote:1fe49cd1d5]

Na MINHA OPINIÃO você pode usar esta bateria com a tensão em 11,1V sem nenhum problema já que uma bateria de 9,6V NiCd ou NiMH, quando carregada 100% atinge essa tensão. Tem apenas um detalhe, você estará usando uma bateria com meia carga apenas, ou até menos.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Mensagem por Piradrone »

Depende muito do circuito regulador de tensao interno do rádio e do consumo dele. Eu não conheço o circuito do DX7 em questão, mas se ele utilizar regulador chaveado é muito provável que possa utilizar a bateria 3S totalmente carregada sem problemas. Explico o motivo:
O circuito principal de um radio "padrão" moderno trabalha com 5V (alguns em 3.3v) e consome em torno de 200 a 250mA. Quando falo padrão eu quero dizer os que usam lcd monocromático, que consomem pouco. Os rádios que usam lcd colorido, tipo o MZ24, Walkera Devo 12S, etc. consomem mais, em torno de 500mA na linha de 5V.

Para que isso seja possível, existe o circuito regulador de tensão que baixa os 9,6V para 5V e esse circuito pode ser linear ou chaveado. Os circuitos lineares tem eficiencia baixa, pois a parte que náo é aproveitada é simplesmente transformada em calor, e logicamente existe um limite de quanto essa energia é capaz de ser dissipada. Se o circuito principal do rádio consome 200mA nos 5V e utiliza regulador de tensão linear, ele vai consumir os mesmos 200mA da bateria de 9,6V.
Fazendo as contas, deve-se dissipar (9,6V-5V)=4,6V*0,2A=0,92W de calor para manter o rádio alimentado partindo-se de uma bateria de 9,6V.

Agora imagine que iremos alimentar o rádio partindo-se de uma bateria de 12,6V. O regulador linear deve dissipar (12,6V-5V)=7,6V*0,2A=1.52W em calor, um aumento de mais de 60%.
Dependendo do projeto do rádio ele pode suportar esse incremento de calor, dependendo, não...
Isso imaginando uma condição ótima de consumo. O que dá pra notar é que a eficiência do regulador de tenão decresce com o aumento da tensão de entrada, e com bateria de 9V essa eficiência é de 52%. No segundo caso, com bateria de 12,6V é de 39%. Mais da metade da energia consumida da bateria esta sendo transformada em calor.

Agora vamos supor que o rádio use regulador chaveado, e que faz com que a eficiência do circuito possa chegar a 80% ou mais, dependendo do projeto. Com o regulador chaveado, ocorre um comportamento interessante, que faz com que o consumo de corrente da bateria seja menor quanto maior a diferença de tensao entre ela e o circuito do rádio. Se o circuito principal do rádio consome os mesmos 200mA do caso anterior (5V*0,2A=1W de consumo), e o regulador chaveado tenha eficiência de 80%, fazendo uma regrinha de tres chegamos a conclusão de que a bateria será drenada em (1W/0,80)=1,2W/9,6V=0,125mA. Reparem queo consumo de corrente em 9,6V é menor que o consumo de corrente em 5V porque o circuito chaveado "converte" a tensao de 9,6 pra 5V com maior eficiência. Por ter maior eficiência, apenas 0,2W de potência é convertido em calor, contrastando com os 0,92W do regulador linear.

Agora vamos supor que alimentamos o circuito regulador chaveado com 12,6V e ele tem os mesmos 80% de eficiencia. 5V*0,2A=1W (consumo do circuito do radio) e se ele tem 80% de eficiência, ele irá consumir 1,2W da bateria em 12,6V, o que nos dá um consumo de corrente de (1,2W/12,6V)=0,095A ou seja, menos de 100mA. Continua sendo transformado em calor, os mesmos 0,2W do caso anterior, não sobrecarregando o circuito regulador de tensão.

Claro que para isso ocorrer de forma segura, o circuito regulador precisa ter os capacitores e outros componentes capazes de suportar mais que 12,6V, mas a grande maioria dos capacitores eletroliticos e tantalo utilizados hoje em dia são para 16V no mínimo, o que dá uma certa folga nesses casos.

Resumindo, é necessário fazer uma inspeção no hardware do rádio em questão, e ver que tipo de circuito regulador de tensao ele usa. Mesmo sendo linear, é possível que ele suporte esse incremento de 9,6 para 12,6V. Veja bem é possível mas depende da capacidade de dissipação do regulador... Se ele for montado em um dissipador, ou se for SMD e tiver uma área de cobre generosa na placa onde estiver soldado, vale a pena estudar a viabilidade da troca da bateria.
Já se ele usar circuito chaveado, e os capacitores e outros componentes suportarem 16V ou mais, é provavel que ele nem sinta a diferença entre a bateria original de 9,6 e uma lipo 3S bem carregada.

Se quiser abrir o rádio e tirar umas fotos detalhadas da placa dele, pode ser que cheguemos a uma conclusão mais acertada.
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Mensagem por lucioneto »

Piradrone e Viridias, muito obrigado pela resposta. Vou ver se consigo o esquema eletrônico do Rádio, se não conseguir, abro e tiro as fotos.

Uma coisa interessante que acontecia com minha bateria, quando usava no 9x, é que eu carregava ela totalmente, (12,6v), mas quando eu ligava no rádio, no primeiro instante aparecia 11,5v no visor. Não tinha diodo instalado.

Essa "queda" de voltagem é comum em baterias específicas para rádios, com descarga de 1c?

Quanto à usar a LIPO 3s com menos de meia carga, dá pra configurar o alarme do dx7 pra apitar com 10v... e considerando que eu faço uma recarga por semana, nao acho que terei problemas com falta de energia.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Mensagem por Piradrone »

Pra que usar bateria com menos carga? Se o objetivo é ter o maximo de autonomia, torna-se um contrasenso usar a bateria lipo no limite da tensao mínima. Bateria lipo deve ser usada no limite de 3,5V por célula, sob risco de ser danificada. Na realidade, os 11,1V nominais da 3S lipo está no limite da descarga total dela. Não é uma atitude inteligente fazer dessa forma.
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Mensagem por lucioneto »

Blz Amigo Piradrone... e quanto à queda de energia que ocorria no meu 9x (vide comentário anterior)... baterias proprias para tx são assim mesmo?
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

[quote:8a7e97b00e="Piradrone"]Pra que usar bateria com menos carga? Se o objetivo é ter o maximo de autonomia, torna-se um contrasenso usar a bateria lipo no limite da tensao mínima. Bateria lipo deve ser usada no limite de 3,5V por célula, sob risco de ser danificada. Na realidade, os 11,1V nominais da 3S lipo está no limite da descarga total dela. Não é uma atitude inteligente fazer dessa forma.[/quote:8a7e97b00e]

Não entendi. Você diz que a bateria deve ser usada no limite de 3,5V/célula (3S=10,5V). Enquanto que a 11,1V = 3,7V/célula está no limite de descarga? Por gentileza, poderia explicar melhor?
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Responder