Bateria Life

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
MarkFélix
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Set 16, 2008 10:14 pm
Localização: Brasília-DF

Bateria Life

Mensagem por MarkFélix »

Olá pessoal

Eu comprei uma bateria HobbyKing 1500mAH LiFe 1C 3S 9.9v Transmitter pack para usar em meu rádio DX7 Spektrum, então coloquei para carregar em meu carregador BC6 e para minha surpresa a bateria só carregou com 10.40 V acusando carga Full. Quando liguei o rádio, a barra da voltagem não chegou até o final. Alguém poderia me ajudar pois achei que essa bateria serviria no DX7 SPEKTRUM. Como faço para solucionar esse problema?
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

3,6 x 3 = 10,8.

carregou balanceando? Não acusou nenhuma celula com problema?
MarkFélix
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Set 16, 2008 10:14 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por MarkFélix »

Olá Lambreta

Não acusou nenhum problema no carregador, inclusive quando completou a carga o valor estava em 10.8 V, no rádio é que ela ficou com 10.4V. Eu estou achando que essa bateria não atende à capacidade do DX7.
Porque a bateria original de NiMH que é de 9.6V não teve esse problema.

Um abraço

Mark
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Cara, eu tenho o mesmo que você. Um DX7 e baterias de Life e a original de NiMh. É isso mesmo. A bateria de LiFe mantém um patamar mais linear da tensão conforme vai usando a carga.

No começo achei estranho. Mas procurando pela net existe um procedimento para reajustar os limites de tensão do DX7 para a nova bateria. Dê uma procurada. No momento não tenho como fazer isso.

Além de que, este procedimento só altera a parte visual no display. E não influencia muita coisa na operação. O máximo que vai alterar é o alarme de bateria baixa.

O chato da bateria de LiFe é ter que retirar do rádio para carga. Mas tem bons pontos positivos:

Como ela possui taxa de auto-descarga menor que a NiMh, você vai recarregar menos vezes.

A carga completa pode ser feita em menos de 1h. E só isso já justifica a troca.

Alguém aqui já chegou na pista com o rádio descarregado? Pois é. Com LiFe, só ligar no carregador, esperar um tempinho e ir voar. A minha NiMh, para carga completa, leva a noite inteira!

Em relação as LiPo, a LiFe é seguramente mais segura. No DX7 não devem ser usados LiPos, pois em vários posts e alguns artigos, devido a maior tensão inicial da LiPo, o regulador do módulo pode aquecer demasiadamente. Com LiFe não tem este problema. Ela totalmente carregada possui menor tensão que a original NiMh.

Abraços.
MarkFélix
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Set 16, 2008 10:14 pm
Localização: Brasília-DF

Bateria Fife no DX7

Mensagem por MarkFélix »

Eu não tirei a bateria do rádio, porque ela tem outro conector para o rádio futaba, que eu usei para carregar e um para balanceamento que usei para balancear no carregador BC6 durante a carga. Será este o problema?

Um abraço

Mark
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Para carregar esta bateria, tem que usar o cabo de balanceamento, sempre!
MarkFélix
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Set 16, 2008 10:14 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por MarkFélix »

Olá Gazo

Então eu usei. Esse problema aconteceu com você?

Um abraço

Mark
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Em relação a tensão final da bateria, não tive problemas. Certifique-se que o seu carregador esteja configurado para LiFe. O Imax B6 tem que mudar umas coisas, no setup. Ou ele carrega LiPo, ou LiFe.

Pode ter ocorrido algum problema com a calibração do circuito (o iCharger 106 B+ possibilita ser reconfigurado) ou mesmo, a sua bateria não está boa.

Antes de tentar voar com ela, faça uns testes. Use ela para configurar um modelo, e assim, vai testando.

Estou fazendo isso com a minha também. Assim que me certificar que está tudo dentro da normalidade, coloco para voar.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Essas baterias de LiFe da HK estabilizam em 9,9V. A tensão maior (10,8V) só chega no momento da carga. se monitorarem o comportamento do pack notarão que entre os 10,8V e os 9,9V a queda é bem rápida.

Uso uma bateria destas no meu Futaba 7C, e até agora foi a melhor opção que tive.

Mas sempre carregue esta bateria balanceando.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Pessoal, desculpe desenterrar o tópico, mas é o seguinte.

Tenho um rádio JR-9303 e a bateria Nimh original já está dando sinais de fim de vida útil...

recentemente fiz ciclos nela em carga lenta (0,1A), mas pelo visto não adiantou... tensão despenca rapidamente e estou com medo de acontecer em vôo, pois gosto de pregar meus planadores no teto.

Pois bem, comprei um LiFe - 1500mAh e tenho um dúvida.

Até qual tensão mínima, posso usa-la no tx com segurança, pois eu não sei modificar o sistema de alarme de bateria do rádio, que está setado para Nimh? Sendo assim, vou monitorar no visor mesmo.

Outra, quando a bateria estiver carregado, posso liga-la diretamente ou precisa de algum diodo. Qual tensão ela mostrará quando completamente carregada: 10,8V (3,6V por célula) ou 11,7V (3,9V por célula)?

Obrigado,

Moisés
Responder