Bateria Life
Bateria Life
Olá pessoal
Eu comprei uma bateria HobbyKing 1500mAH LiFe 1C 3S 9.9v Transmitter pack para usar em meu rádio DX7 Spektrum, então coloquei para carregar em meu carregador BC6 e para minha surpresa a bateria só carregou com 10.40 V acusando carga Full. Quando liguei o rádio, a barra da voltagem não chegou até o final. Alguém poderia me ajudar pois achei que essa bateria serviria no DX7 SPEKTRUM. Como faço para solucionar esse problema?
Eu comprei uma bateria HobbyKing 1500mAH LiFe 1C 3S 9.9v Transmitter pack para usar em meu rádio DX7 Spektrum, então coloquei para carregar em meu carregador BC6 e para minha surpresa a bateria só carregou com 10.40 V acusando carga Full. Quando liguei o rádio, a barra da voltagem não chegou até o final. Alguém poderia me ajudar pois achei que essa bateria serviria no DX7 SPEKTRUM. Como faço para solucionar esse problema?
Olá Lambreta
Não acusou nenhum problema no carregador, inclusive quando completou a carga o valor estava em 10.8 V, no rádio é que ela ficou com 10.4V. Eu estou achando que essa bateria não atende à capacidade do DX7.
Porque a bateria original de NiMH que é de 9.6V não teve esse problema.
Um abraço
Mark
Não acusou nenhum problema no carregador, inclusive quando completou a carga o valor estava em 10.8 V, no rádio é que ela ficou com 10.4V. Eu estou achando que essa bateria não atende à capacidade do DX7.
Porque a bateria original de NiMH que é de 9.6V não teve esse problema.
Um abraço
Mark
Cara, eu tenho o mesmo que você. Um DX7 e baterias de Life e a original de NiMh. É isso mesmo. A bateria de LiFe mantém um patamar mais linear da tensão conforme vai usando a carga.
No começo achei estranho. Mas procurando pela net existe um procedimento para reajustar os limites de tensão do DX7 para a nova bateria. Dê uma procurada. No momento não tenho como fazer isso.
Além de que, este procedimento só altera a parte visual no display. E não influencia muita coisa na operação. O máximo que vai alterar é o alarme de bateria baixa.
O chato da bateria de LiFe é ter que retirar do rádio para carga. Mas tem bons pontos positivos:
Como ela possui taxa de auto-descarga menor que a NiMh, você vai recarregar menos vezes.
A carga completa pode ser feita em menos de 1h. E só isso já justifica a troca.
Alguém aqui já chegou na pista com o rádio descarregado? Pois é. Com LiFe, só ligar no carregador, esperar um tempinho e ir voar. A minha NiMh, para carga completa, leva a noite inteira!
Em relação as LiPo, a LiFe é seguramente mais segura. No DX7 não devem ser usados LiPos, pois em vários posts e alguns artigos, devido a maior tensão inicial da LiPo, o regulador do módulo pode aquecer demasiadamente. Com LiFe não tem este problema. Ela totalmente carregada possui menor tensão que a original NiMh.
Abraços.
No começo achei estranho. Mas procurando pela net existe um procedimento para reajustar os limites de tensão do DX7 para a nova bateria. Dê uma procurada. No momento não tenho como fazer isso.
Além de que, este procedimento só altera a parte visual no display. E não influencia muita coisa na operação. O máximo que vai alterar é o alarme de bateria baixa.
O chato da bateria de LiFe é ter que retirar do rádio para carga. Mas tem bons pontos positivos:
Como ela possui taxa de auto-descarga menor que a NiMh, você vai recarregar menos vezes.
A carga completa pode ser feita em menos de 1h. E só isso já justifica a troca.
Alguém aqui já chegou na pista com o rádio descarregado? Pois é. Com LiFe, só ligar no carregador, esperar um tempinho e ir voar. A minha NiMh, para carga completa, leva a noite inteira!
Em relação as LiPo, a LiFe é seguramente mais segura. No DX7 não devem ser usados LiPos, pois em vários posts e alguns artigos, devido a maior tensão inicial da LiPo, o regulador do módulo pode aquecer demasiadamente. Com LiFe não tem este problema. Ela totalmente carregada possui menor tensão que a original NiMh.
Abraços.
Bateria Fife no DX7
Eu não tirei a bateria do rádio, porque ela tem outro conector para o rádio futaba, que eu usei para carregar e um para balanceamento que usei para balancear no carregador BC6 durante a carga. Será este o problema?
Um abraço
Mark
Um abraço
Mark
Em relação a tensão final da bateria, não tive problemas. Certifique-se que o seu carregador esteja configurado para LiFe. O Imax B6 tem que mudar umas coisas, no setup. Ou ele carrega LiPo, ou LiFe.
Pode ter ocorrido algum problema com a calibração do circuito (o iCharger 106 B+ possibilita ser reconfigurado) ou mesmo, a sua bateria não está boa.
Antes de tentar voar com ela, faça uns testes. Use ela para configurar um modelo, e assim, vai testando.
Estou fazendo isso com a minha também. Assim que me certificar que está tudo dentro da normalidade, coloco para voar.
Pode ter ocorrido algum problema com a calibração do circuito (o iCharger 106 B+ possibilita ser reconfigurado) ou mesmo, a sua bateria não está boa.
Antes de tentar voar com ela, faça uns testes. Use ela para configurar um modelo, e assim, vai testando.
Estou fazendo isso com a minha também. Assim que me certificar que está tudo dentro da normalidade, coloco para voar.
Essas baterias de LiFe da HK estabilizam em 9,9V. A tensão maior (10,8V) só chega no momento da carga. se monitorarem o comportamento do pack notarão que entre os 10,8V e os 9,9V a queda é bem rápida.
Uso uma bateria destas no meu Futaba 7C, e até agora foi a melhor opção que tive.
Mas sempre carregue esta bateria balanceando.
Abs
Marco Aurelio
Uso uma bateria destas no meu Futaba 7C, e até agora foi a melhor opção que tive.
Mas sempre carregue esta bateria balanceando.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Patetta-MG
- membro
- Mensagens: 1072
- Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
- Localização: Itaúna - MG
Pessoal, desculpe desenterrar o tópico, mas é o seguinte.
Tenho um rádio JR-9303 e a bateria Nimh original já está dando sinais de fim de vida útil...
recentemente fiz ciclos nela em carga lenta (0,1A), mas pelo visto não adiantou... tensão despenca rapidamente e estou com medo de acontecer em vôo, pois gosto de pregar meus planadores no teto.
Pois bem, comprei um LiFe - 1500mAh e tenho um dúvida.
Até qual tensão mínima, posso usa-la no tx com segurança, pois eu não sei modificar o sistema de alarme de bateria do rádio, que está setado para Nimh? Sendo assim, vou monitorar no visor mesmo.
Outra, quando a bateria estiver carregado, posso liga-la diretamente ou precisa de algum diodo. Qual tensão ela mostrará quando completamente carregada: 10,8V (3,6V por célula) ou 11,7V (3,9V por célula)?
Obrigado,
Moisés
Tenho um rádio JR-9303 e a bateria Nimh original já está dando sinais de fim de vida útil...
recentemente fiz ciclos nela em carga lenta (0,1A), mas pelo visto não adiantou... tensão despenca rapidamente e estou com medo de acontecer em vôo, pois gosto de pregar meus planadores no teto.
Pois bem, comprei um LiFe - 1500mAh e tenho um dúvida.
Até qual tensão mínima, posso usa-la no tx com segurança, pois eu não sei modificar o sistema de alarme de bateria do rádio, que está setado para Nimh? Sendo assim, vou monitorar no visor mesmo.
Outra, quando a bateria estiver carregado, posso liga-la diretamente ou precisa de algum diodo. Qual tensão ela mostrará quando completamente carregada: 10,8V (3,6V por célula) ou 11,7V (3,9V por célula)?
Obrigado,
Moisés