Antenas 2.4 ghz artigos interessantes

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Marco.

Pelo que ví no início, esse programa este me parece completo.

Modelos de antenas que não conhecia.

Quero ver se encontro algo sobre antenas helicoidais que á meu ver são exelentes.

Será muito útil na empreitada....vamos ver.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Não esqueça uma coisa importante em se tratando de 2.4G
O calculo do cabo..

Se usar o cabo errado também babau!!!

Multiplo de 1/2 onda =[300.000/2x(frequência)]x Fator de velocidade

Fator de velocidade para o cabo:
RG-58 e RG-213 = 0,67
RGC-58 e RGC-213= 0,82

Se a frequencia for 2412000 e o cabo for RGC213:

Teremos um multiplo de 0,05099 metros ou 5,099 centimetros

Ou seja.. o cabo deve ter multiplos desse valor para manter a impedancia e o ROE corretos.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Puts...exelente.

Esse ponto é extremamente importante.

Bem lembrado, obrigado.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Esse tópico me faz lembrar do tempo que eu calculava as minhas antenas e os meus medidores de R.O.E. para a faixa do 11 metros. PX3C0854.
Ô tempo bom aquele, onde não importava a cidade que estivéssemos, bastava fazer uma chamada geral na cidade e pronto, estávamos em casa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:0b0e57bcfa="CONDOR 2"]Puts...exelente.

Só dá uma acertada nesse \12 aí.

Bem lembrado, obrigado.[/quote:0b0e57bcfa]

Arrumado.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:98e78f2416="LaercioLMB"]Esse tópico me faz lembrar do tempo que eu calculava as minhas antenas e os meus medidores de R.O.E. para a faixa do 11 metros. PX3C0854.
Ô tempo bom aquele, onde não importava a cidade que estivéssemos, bastava fazer uma chamada geral na cidade e pronto, estávamos em casa.[/quote:98e78f2416]

Sem dúvida Laercio.

Tempo bom.

Tinha também prefixo nessa frequencia PX2G8768.
Quando 28 Mhz era útil, agora temos só inutilidades lá.
Constrí antenas direcionais que eram exelentes até vendí algumas para o estado do Amazonas na época.

O curioso eram 5 watts de saída de um radio comum era um verdadeiro canhão se você construisse uma antena com ganho bom.

Não havia necessidade de amplificadores de rf para fazer dx.
Me lembro que fiz um tx com modulador PWM que cabia em um maço de cigarros com transistores fet que daí nunca mais tive sossego, tive que passar esquema, montar e vender á muitos vixi.....

Fiz grandes amigos na época que até hoje conservo.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

CONDOR 2 escreveu:[quote:c71c88c089="LaercioLMB"]Esse tópico me faz lembrar do tempo que eu calculava as minhas antenas e os meus medidores de R.O.E. para a faixa do 11 metros. PX3C0854.
Ô tempo bom aquele, onde não importava a cidade que estivéssemos, bastava fazer uma chamada geral na cidade e pronto, estávamos em casa.


Sem dúvida Laercio.

Tempo bom.

Tinha também prefixo nessa frequencia PX2G8768.
Quando 28 Mhz era útil, agora temos só inutilidades lá.
Constrí antenas direcionais que eram exelentes até vendí algumas para o estado do Amazonas na época.

O curioso era que 5 watts de saída de um radio comum era um verdadeiro canhão se você construisse uma antena com ganho bom.

Não havia necessidade de amplificadores de rf para fazer dx.
Me lembro que fiz um tx com modulador PWM que cabia em um maço de cigarros com transistores fet que daí nunca mais tive sossego, tive que passar esquema, montar e vender á muitos vixi.....

Fiz grandes amigos na época que até hoje conservo.[/quote:c71c88c089]

Verdade, mas corrigindo, é 27 MHz e não 28 MHz hehehehehehehe.
Fiz algumas antenas direcionais 4 elementos e a que eu usava para mim, era uma quadra cúbica de 3 elementos, era um trambolho de antena e a torre tinha que ser telescópica, pois como a antena era muito grande, em dias de vento não havia stays que segurassem a antena, em algum ponto ela sempre quebrava e com a torre telescópica, ao encerrar as transmissões, eu recolhia a torre que de 12 metros de altura, passava a ter somente 6 metros.
Editado pela última vez por LaercioLMB em Ter Jan 26, 2016 10:03 pm, em um total de 1 vez.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

PX2A9864
8)

Coloca em letras garrafais.

SE USAR O CABO ERRADO, se usar um cabo que nao é para 2.4G... NÃO VAI FUNCIONAR'
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:a9c954648f="Marco Antonio"]PX2A9864
8)

Coloca em letras garrafais.

SE USAR O CABO ERRADO, se usar um cabo que nao é para 2.4G... NÃO VAI FUNCIONAR'[/quote:a9c954648f]

Epa.

[b:a9c954648f]SE USAR O CABO ERRADO, se usar um cabo que nao é para 2.4G... NÃO VAI FUNCIONAR'[/b:a9c954648f].

Muitos ou poucos tem experiencia em relação á fator de propagação da rf em cabo coaxial.

Cada cabo tem seu próprio fator e características eletricas.

No dimensionamento de cabos recomendo verificar post do Marco onde os fatores são fixos nos calculos.

Há de se considerar como fator importante já que devemos aproveitar todo o potencial do sistema de emissão do TX, mesmo que limitado pela potencia.

Antenas com ganhos maiores que 1 emitem mais sinais ao rx.

Regras de frequencia altas se não observadas em construções de antenas os efeitos são adversos.
Antena, cabo, curvas, medidas exatas, posição, observação dos lóbulos de irradiação, instalação do rx e da antena....tudo isso contribui para uma perfeição do sistema.

Suportes de antenas (boom...elemento onde são presos os elementos irradiantes) devem ser de material não ferroso, ou seja mais plastico e menos denso.

O pessoal apaixonado por FPV devem investir nesse ponto, qualidade de imagem, transientes, interferencias, etc,,,são consequencias de uma antena bem dimensionada e bem construída.
Não adianta ter um amplificador de sinais de última geração e não investir em uma antena eficiente.
É dinheiro e tempo jogados fora.
Seo voo for direcionado á um determinado ponto (geralmente á frente) escolham uma antena que tem um lóbulo de irradiação adequado e abrangente á região do voo.

Se o rx é limitado invista em uma antena eficiente no TX e vice-versa.
Numa base de FPV onde se pode tudo pode-se ter um sistema otimizado, já que no aero agrega peso, aerodinamica, etc...eo pouca coisa pode ser acrescentada para melhoria.
Use e abuse de antenas de alto ganho na estação fixa.

Coloque filtros, aterramento, altura adequada da antena.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Uma coisa que sempre me deixou intrigado e não conseguí chegar a uma opinião:

Toda antena que construí quando direcionadas ao norte e ao sul e vice versa, tinham uma eficiencia melhor, mesmo que a emissão não eram por reflexão ionosféria e sim linha de visada póroprias de emissoes de determinadas faixas .

Procuro aceitar que a magnetização dos polos da terra como efeito de atração influem na propagação das ondas.

É uma teoria meio que insensata no ponto de vista elérico e de emissão de ondas mas comecei á aceitar essa teoria da magnetização dos polos extremos da Terra.

Se alguém tem uma teoria nesse sentido peço que nos enriqueça e nos oriente para dirimir dúvidas mais afinadas.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder