Carregador Universal com LM3647 - Li-Ion, Ni-MH and Ni-Cd

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
ricardo.pascoal
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Ter Mar 30, 2004 11:34 am

Carregador Universal com LM3647 - Li-Ion, Ni-MH and Ni-Cd

Mensagem por ricardo.pascoal »

Pessoal, encontrei esse C.I. o LM3647 e olhando seu datasheet achei que é um circuito que vem bem a calhar e que pode ser bem customizado, por isso achei que devia compartilhar aqui com o pessoal, pois muitos como eu não possui um carregador. Acredito que para fazer um carregador com esse C.I deve gastar em torno de uns R$ 50,00 se estiver enganado por favor me corrigir. Na Farnell tem esse C.I e ele é bem carinho..esta saindo R$ 34,37...
Não tenho muita experiência em eletrônica, mas acho que dá pra eu encarar esse esquema, se eu tiver sucesso eu posto aqui a placa confeccionada e o layout.

Se alguém tiver alguma sugestão sobre o circuito será bem vinda

datasheet : http://paginas.terra.com.br/lazer/eletronica/lm3647.pdf
Falow
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Quanto????????????????

Conheço esse CI já a dois anos, comprei tudo que precisava pra ele ... vc vai ter dificuldade de encontrar os comparadores Rail to rail e só o de corrente/referencia de tensão sai 10,00 cada... fora o Fet o resistor de carga que tem que ser de valor extremamente baixo e de extrema precisão...

Ele é base de um carregador importado e só de custo saiu 110,00 com isso ou um tico a mais vc compra um melhor do que ele pois ele foi feito para Li-on...
Na revista Elector saiu um projeto completo com ele com placa e tudo....
Não compença.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Aliás, curiosamente parece que tudo que sai na Elektor sai mais caro do que comprar pronto... Aprendi muita coisa com a revista, mas nunca consegui montar um circuito deles completo, uso só os blocos que me interessam...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Eu montei...

Um traçador de curva pra transistor que funciona maravilhosamente bem... e saiu barato perto de um comprado.

Deve ter sido falha do editor :lol:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Marco Antonio escreveu:Eu montei...

Um traçador de curva pra transistor que funciona maravilhosamente bem... e saiu barato perto de um comprado.

Deve ter sido falha do editor :lol:


Passou despercebido... Se ele tivesse visto colocaria um PIC no meio com um código que eles não fornecem para vender por 50 dólares...

Acho sacanagem também que eles não se preocupam com a didática da coisa. Colocam um circuito que vai um microcontrolador e mais uns poucos componentes de apoio.

Explicam como funcionam os componentes de apoio mas não falam nada sobre o software, a pessoa aprende a montar aquele circuito, quando poderia aprender a montar uma gama de projetos a partir dele.

Quando o circuito não tem CPU e está explicado, a pessoa pode arranjar muitas aplicações. Os microcontrolados são sempre uma caixa preta...

É como o circuito de luzes de navegação que passei pro Brazao, não significa nada sem o soft...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
ricardo.pascoal
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Ter Mar 30, 2004 11:34 am

Mensagem por ricardo.pascoal »

Marcos sou fraco de eletronica, mas esse comparadores RAIL onde eles se encaixam no circuito que mostra no datasheet ? Qual o codigo que posso encotra-lo na net, datasheets ?

Bom se esse circuito fica um tanto complicado de fazer e caro, poderia dar sua opnião nesse circuito que aparece no RCGroups :

Cheap Lithium Charger for Electronics Tinkerers
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=130567&highlight=lithium+charger

Se vc tiver algum circuito de LI-Ion, LI-Poli que seja acessivel pra todos poderia postar pra nós.


Valeu
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Da uma olhada no bloco de feedback e no sensor de corrente....

O circuito do RC Group por mais simplorio que pareça ser... funciona direitinho :D
Esse tb...
http://www.shdesigns.org/lionchg.html
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Aragao Rambelli
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 9:17 am
Localização: Higienopolis
Contato:

carregador

Mensagem por Aragao Rambelli »

Eu montei esse, que é um desenho alterado do mesmo cara desse aí em cima, mas carrega de 1 a 3 celulas a até 985 mA. Dá para ajustar a voltagem e carregar Li-ion tambem. É baratinho de fazer:
http://www.baronerosso.net/mod-subjects-viewpage-pageid-134.html
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Sim... esse funciona muito bem, mas o resistor R7 tem que ser alterado conforme a corrente de carga para ele fornecer uma indicação de fim de carga correta.....
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
ras.jr
membro
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Nov 26, 2003 1:54 am
Localização: Uberlândia-MG

Re: carregador

Mensagem por ras.jr »

Aragao Rambelli escreveu:Eu montei esse, que é um desenho alterado do mesmo cara desse aí em cima, mas carrega de 1 a 3 celulas a até 985 mA. Dá para ajustar a voltagem e carregar Li-ion tambem. É baratinho de fazer:
http://www.baronerosso.net/mod-subjects-viewpage-pageid-134.html



Amigo,


Tem como alterar p/ carregar baterias de maior capacidade, tipo 1400mah em 1C?

E carrega li-po tbm?

Valew!
Responder