Baterias de li-on Li-po Anatomia de um monstro

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 12 Set 2010 23:59

As A123 têm tensão nominal mais baixa, então precisam de um carregador diferente, ESC configurado para menor tensão de corte e dependendo do caso uma célula a mais para dar tensão adequada ao motor.

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Gaia
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Mensagempor Gaia » 13 Set 2010 00:44

Alexmag, o BC6 carega as A123 (mesmo que sem muita velocidade)? Para usar com um motor emax 2822 ou um tower pro 2409-12 (com esc HK25 ou 30) eu poderia utilizar 4s (A123) ou somente 3s? (sempre vejo indicando 3s nas tabelas dos motores e esc, mas neste tópico ví alguns posts do pessoal falando em 4s e fiquei em dúvida).Obrigado pela resposta anterior.

lez78
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Mensagempor lez78 » 16 Set 2010 14:32

Amigos, estou utilizando as novas lipos hiperion.....sao muito superiores as convencionais, alguém conhece?

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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 16 Set 2010 14:52

[quote:714d5fdf1a="lez78"]Amigos, estou utilizando as novas lipos hiperion.....sao muito superiores as convencionais, alguém conhece?[/quote:714d5fdf1a]

E o que isso tem a ver com o assunto do post!

Posso saber?

Se quer saber sobre a qualidade de uma marca abra um e pergunte!
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Mensagempor Marco Antonio » 16 Set 2010 14:55

[quote:fd811f68f5="mademarcos"]Vlw Gustavo pela força.

Só mais uma coisinha... Você recomenda essas novas baterias li-po que tem pra vender no e-bay de 10.000mah?[/quote:fd811f68f5]

[quote:fd811f68f5="Hammer"]Tenho uma bateria li-po de 3 células, mas a danada veio somente com os cabos de alimentação do sistema (servem para carga e descarga). Acontece que meu carregador é um Turnigy para 2 e 3 cel. Consegui um plug de 4 pinos de computador que se encaixa certinho no carregador, mas não sei como soldar os cabos nas baterias. Alguém pode me ajudar com um esquema? Obrigado[/quote:fd811f68f5]


Estou revendo o post e peço!

[b:fd811f68f5]O ASSUNTO É SOBRE AS BATERIAS LIPO, SUAS SINGULARIDADES, SEUS PERIGOS, SOLUÇÕES E COISAS RELACIONADAS.[/b:fd811f68f5]


[b:fd811f68f5][size=18:fd811f68f5]QUALQUER ASSUNTO PARALELO ABRA UM OUTRO POST OBRIGADO![/size:fd811f68f5][/b:fd811f68f5]
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adriano de moraes
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LiFePo para e-bike

Mensagempor adriano de moraes » 18 Nov 2010 15:20

Bom dia amigos
Parabéns ao Marcos por suas postagens

Estou começando no ramo das bicicletas elétricas, sei que aqui não é fórum sobre isso, mas ao ler algumas postagens aqui, aprendi bastante coisa sobre este tipo de baterias, conhecimento o qual não fazia nem idéia.

A pergunta é a seguinte:

Fazer um pack de 48V 20A ou tentar adquirir um pronto?

Onde conseguir lojas ou fabricantes deste tipo de pack?

Alguém poderia me ajudar?

Desde já agradeço a atenção.
Um grande abraço a todos os amigos.

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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 18 Nov 2010 15:48

Se for para produção o caminho lógico é contatar quem "fabrica" pack's.

Se for para uso pessoal basta juntar pack's de alguma loja daqui ou "lá fora"

... entre em contato com o Fred da RCTech, ele pode te indicar algum fabricante de baterias.
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Hermínio
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Mensagempor Hermínio » 19 Nov 2010 23:27

Bem, não li todo o tópico, mas vi vários filmes no youtube onde baterias estouram. Isso é verdade? devemos ter este cuidado? o q faze para não passar por este problema?

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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 19 Nov 2010 23:44

[quote:563fbc45f0="Hermínio"]Bem, não li todo o tópico, mas vi vários filmes no youtube onde baterias estouram. Isso é verdade? devemos ter este cuidado? o q faze para não passar por este problema?[/quote:563fbc45f0]

Usar o carregador correto e balancear.
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Everton de Castro
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Mensagempor Everton de Castro » 20 Nov 2010 15:56

[quote:959c9f939d="Marco Antonio"][quote:959c9f939d="Hermínio"]Bem, não li todo o tópico, mas vi vários filmes no youtube onde baterias estouram. Isso é verdade? devemos ter este cuidado? o q faze para não passar por este problema?[/quote:959c9f939d]

Usar o carregador correto e balancear.[/quote:959c9f939d]

Hermínio, na verdade elas pegam fogo, e rápido. Os filmes que vê no YT são feitos de propósito pelo pessoal. Só complementando o que o Marcão falou, deve-se usar o carregador correto, balancear e não exceder o limite de carga recomendado pelo fabricante, pois pode resultar nos vídeos que viu :twisted:

jhresende
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Mensagempor jhresende » 04 Jan 2011 16:23

Tenho uma bateria de lipo 6s que estragou (amassou e está com 2 celulas a quase 0), quero descarta-la...Como fazer?...

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Flyerx
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Mensagempor Flyerx » 19 Jan 2011 02:18

para descartar coloque em solução de agua com muito sal. após algumas horas vira lixo comum.


Marco:

Um amigo no clube fez um teste inusitado. Voou uma 3S num 450 pro até a bateria ficar fraca e deixar de alimentar o motor com eficiencia, embora o voo ainda fosse possível.

Ao medir a tensão das células, estavam com aproximadamente 3.25v cada.

Vejamos, se ela ainda possui carga, porque não dá força até zerar? É o ESC que começa a avisar dando essa perda de potencia, por pura programação de software? Ou a bateria que não aguenta mais mesmo?

Vamos deixar de lado nessa questão o nível de segurança das células que devem permanecer entre 3.6 e 4.2v por célula!

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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 19 Jan 2011 08:11

.. mediu como? Telemetria informando a tensão no exato momento da perda de potência ou parou, desconectou o pack ou desligou a carga(é a mesma coisa) e mediu.

Acho que respondi sua pergunta.


Quanto a margem de tensão que o ESC desliga:

... eu programo meus ESC pra desligar a 3V e já desliguei a 2,9V
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claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 19 Jan 2011 08:12

Flyer, se medir a tensão DEPOIS de desligar, mede um valor errado. A tensão deve ser medida DURANTE a drenagem de corrente. Justamente por causa da resistencia interna da célula.

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Flyerx
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Mensagempor Flyerx » 19 Jan 2011 11:09

Realmente não tinha telemetria. Após o pouso o heli foi desligado e então conferidas as células.

Pelo que entendi, durante a drenagem de corrente a tensão fica abaixo do medido após desligar o heli. Dá pra concluir então que o ESC não desliga totalmente, mas envia menos carga ao motor, de modo que sentimos que passou da hora do pouso.
Em tese, se o ESC não cortasse conforme programado, voaríamos até praticamente zerar a célula, inutilizando-a. Neste caso é claro que devemos observar a tensão mínima necessária para receptor e servos. Mas para melhor entendimento, estou supondo que somente o ESC e motor estão conectados a bateria principal, sendo que servos e receptor estariam em outra bateria.
obrigado!

berosilva
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Mensagempor berosilva » 28 Jan 2011 13:05

[quote:031e49932b="Flyerx"]para descartar coloque em solução de agua com muito sal. após algumas horas vira lixo comum.[/quote:031e49932b]


Posso fazer isto com qualquer bateria e pilha comum

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Mensagempor Marco Antonio » 28 Jan 2011 13:09

Não...
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ivanbert
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Mensagempor ivanbert » 06 Mar 2011 21:05

Marco, parabéns. Um dos tópicos mais esclarecedores que li sobre Lipo. Vc não se restringe ao "como", mas se dedica também ao "porque".

Então percebi que hoje deliberadamente cometi um erro. Carreguei minhas lipos de 1000mA com corrente de 2A (2C), quando, no máximo deveria ter adotado 0,7A. Isso no capô do carro, e enquanto voava outro pack. Legal né?

Pergunto: Por que carregar com corrente elevada prejudica a bateria? Ela pode incendiar nesta condição, mesmo com a tensão limitada? O que de fato pode (ou vai) ocorrer?

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Mensagempor Marco Antonio » 06 Mar 2011 21:41

Hoje algumas baterias suportam uma sobrecarga nessa taxa sem problema mas a probabilidade de se criar um acumulo litio sólido em um dos terminais e consequentemente ele vir a se incendiar é grande... se sua bateria não foi feita pra suportar isso.
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arturpaffaro
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Mensagempor arturpaffaro » 19 Ago 2011 16:20

Pessoal, primeiramente bem Bacana está Aula sobre baterias, todos que usam devem saber um pouco sobre elas e também conhecer os perigos delas.

Tenho uma dúvida: gostaria de ciclar um pack de bateria de uma maquina digital da sony ( 3,6 V 900 mAh Li-Ion), fiz todas as adaptacoes para ciclar em um carregador inteligente Turning 5A quando notei que o carregador só carrega Li-Po.

Teria algum problema eu carregar Li-Ion na configuração de Li-Po, tendo em vista q tensão máxima da Li-po é 0,1V maior q a ideal para Li-Ion?

Valeu

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Mensagempor Marco Antonio » 19 Ago 2011 17:27

Sim... sua bateria corre o risco de incendiar.
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Mensagempor arturpaffaro » 19 Ago 2011 19:17

Carregar vi q não eh uma boa opção,descarregar com Li-po ela limitando a tensão em 2,5V tem algum problema? Valeu

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Mensagempor Marco Antonio » 19 Ago 2011 19:19

[quote:46d22db0fe="arturpaffaro"]Carregar vi q não eh uma boa opção,descarregar com Li-po ela limitando a tensão em 2,5V tem algum problema? Valeu[/quote:46d22db0fe]

vai perder a bateria...
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Mensagempor Tome » 16 Set 2011 16:28

tenho algumas duvidas:

Algumas baterias atuais informam que suportam cargas de ate 10C (nanotech), ainda prevalece a ideia de carregar a 0,7 c para maior durabilidade da bateria?

Quais as consequencias de carregar a bateria ainda quente?

a bateria ficar carregando por longos periodos (acima de 2 horas) não afetam tambem a durabilidade da mesma?

Quando alguma das celulas estragam normalmente é uma celula "exterior" por que isso acontece?

Faz sentido ciclar baterias de lipo?

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Pedroguilherme
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Mensagempor Pedroguilherme » 05 Nov 2012 01:15

Marco, acredito que esse assunto vai caber direitinho aqui ...

o negocio é o seguinte ...
estava fazendo uns testes de setup e percebi que fiz o cabo bateria~watt invertido ... o cabo watt~esc fiz normal ... por alguns segundos (3~4) ficou ligado, chegou a sair fumaça da bateria ... pouca ... mais saiu ...

no mais nao teve dano algum a rx, esc, watt ... e a bateria continua carregando normalmente ... com um leve desbalanceamento ... mas nada que a função balancear do carregador nao de uma corrigida ...

minha duvida é quanto ao balanceamento mesmo ... ela nao segura o balanceamento ... mas a carga esta com o mesmo tempo de duração ... ja fiz varios testes na bateria apos o acontecimento e continua normal exceto pelo fato do balanceamento nao se manter ...

a bateria continua com seu tamanho original e nao esquenta nem nada em seu uso ...

ja ouvi dizer de celulas que se danificaram desta forma e voltaram a ativa ...

o que puder me explicar nesse caso ... o que fazer se posso continuar usando ou se discarto ...

a bateria no caso é uma e-flite de 1300mah de 15c

brigadao! abraço!


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