Baterias de li-on Li-po Anatomia de um monstro

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

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Sukyake
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Mensagempor Sukyake » 04 Mar 2008 14:28

[quote:88fc599987="Leandro Sachet"]Caros amigos

Como iniciante, gostaria de saber se existe alguma fórmula para saber qual é o tempo de vôo de um bateria de LI-Po para não ficar sem carga de bateria e fazer um pouso de emergência.
Valeu pela ajuda.[/quote:88fc599987]

O tempo de voô varia bastante...

Mas você pode descobrir quanto tempo de potência máxima ou cruzeiro você pode ter em uma bateria.

Imagine que você tem uma bateria Li-Po 3S [b:88fc599987]2000mAh[/b:88fc599987] 20C. Apenas a capacidade (em negrito) dela é que nos interessa no momento.

Agora... se você usar (por exemplo) um 2408-21T gastando [color=green:88fc599987][b:88fc599987]10A[/b:88fc599987][/color:88fc599987] (que é igual a [color=green:88fc599987][b:88fc599987]10.000mA[/b:88fc599987][/color:88fc599987]), então faça a seguinte conta:

[color=green:88fc599987][b:88fc599987]10000mA[/b:88fc599987][/color:88fc599987] dividido por [b:88fc599987]2000mAh[/b:88fc599987] = [color=blue:88fc599987][size=18:88fc599987][b:88fc599987]5C[/b:88fc599987][/size:88fc599987][/color:88fc599987]

Esse [color=blue:88fc599987][size=18:88fc599987][b:88fc599987]5C[/b:88fc599987][/size:88fc599987][/color:88fc599987] significa que você está descarregando a bateria 5 vezes mais rápido do que seria a a descarga para durar 1 hora, logo, faça essa conta.

[b:88fc599987][i:88fc599987][u:88fc599987]60 minutos[/u:88fc599987][/i:88fc599987][/b:88fc599987] dividido por [color=blue:88fc599987][size=18:88fc599987][b:88fc599987]5C[/b:88fc599987][/size:88fc599987][/color:88fc599987] = [b:88fc599987][size=18:88fc599987][color=red:88fc599987]12 minutos[/color:88fc599987][/size:88fc599987][/b:88fc599987]

Pronto!

Agora você sabe quanto tempo de motor você terá se usar essa potência constantemente. ^^

Se quiser deixar uma sobra de bateria (altamente recomendável), voe apenas 7 minutos se você usar essa potência direto, assim você terá 5 minutos de folga para pousar e ainda economizará a vida útil da Li-Po.
Para que serve a vida? - Manter-se em homeostase - Desiquilíbrio diante da matéria bruta
Isso não faz sentido. Isso parece inútil.

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Pedro Alvaro
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Mensagempor Pedro Alvaro » 31 Mar 2008 17:50

ei ei
as minhas baterias 3s lipo eu as uso, dou uma pouca carga, até uns 11V e guardo na geladeira, ou freezer, porque em algum lugar eu vi q é bom guarda-las a baixa temperatura, sempre recarrego-as balanceando-as eu tenho uma himodel 1700mAh e uma AMB 1800mAh a hinmodel ta um pouco inchada pq demorei muito pra comprar o cabo de balanceamento e as vezes eu empresta pra um amigo meu e ele carregava acima de 2C, bom na epoca agente nao sabia q nao podia carregar alem disso...
agora a nova(AMB) só carrego até 1C no max. e sempre balanceando ela tem capacidade de 25-50C de descarga. é muito boa e considero mais leve comparada com himodel

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Eduardo Dada
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Mensagempor Eduardo Dada » 04 Abr 2008 15:49

OI

Amigos vcs podem me esclareser a seguinte duvida :

Por que se usa 2 celulas de 11.1v Tunder Power 4.200 mah, no Showtime 50 da Hangar 9, ao contrario de uma celula 22.2v ????????????

fernandp_mcp
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Mensagempor fernandp_mcp » 12 Abr 2008 22:19

[color=blue:e798e4379b]Olá, adorei este tópico assim como o outro do Alex "Baterias para leigos" só não entendí sobre o valor efetivo de descarga mínima no caso de uma Lithium-Ion. Numa resposta anterior aqui deste tópico, o Marcos disse que elas até que aguentam bem sem sofrer descargas abaixo de 2.8V sem sofrer seqüelas as quais impediriam novos ciclos, sem abuso. Mas então seria ... tipo até no máximo 2.5V ? 2.3V ? Quanto?. Já no Tópico "Bateria para leigos" o Alex menciona logo nos primeiros posts do Tutorial, que as Li-Io não agüentam descargas menores de 2.8V.


Eu comprei recentemente duas células Li-Io da ECO Mania, de 700mA(3.6V) cada pra alimentar um ESC que controla um motor que puxa no máximo 1.66A e preciso de voar muuuuuuiito tempo... e se preciso for até um mínimo de carga... desde que esse mínimo seja seguro pra recarregar numa faixa de 1000 ciclos, conforme a expecificação do fabricante.[/color:e798e4379b]

[i:e798e4379b]Citação do Alex:
"Cada célula tem tensão nominal de 3,6V, chega a 4,1V quando totalmente carregada e não deve ser descarregada abaixo de 2,8V por célula. Com LiIon é possível obter packs com tensões de 3,6V (uma célula LiIon), 7,2V (duas células de LiIon, também chamada de 2S), 10,8V (três células de LiIon, também chamadas de 3S). "

Citação do Marcos:
"As li-on aguentam bem essa descarga abaixo do ponto minimo, é só não abusar porque senão vc perde ela, só isso., nem vale a pena fazer um cut-off.... só nunca, nunca...nuncaaaaa carregue elas acima da tensão de carga ..."[/i:e798e4379b][/i]
Sds

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Mensagempor Rapboy » 15 Jul 2008 11:59

ola, um amigo meu me disse algo sobre um novo tipo de lipo q esta sendo testada e q parece q tem em media 10 vezes mais poder de carga q essas q agente utiliza... tipo uma q rende 10 min, com essa nova ira render 100 sera q alguem sabe me dizer algo sobre essas, ou se ja tem algo pra ser lançado no mercado????
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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 27 Set 2008 03:15

Exatamente.. elas aguentam, é só não abusar. Uma vez que isso aconteça tudo bem, msa se insistir... babau

e eu me chamo Marco... Marco Antonio, não tem s no Marco
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falcon
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Mensagempor falcon » 28 Set 2008 23:04

aguem sabe o que [pde estar acontecendo? pode ser problema no bec?

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Renato_Pullin
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Mensagempor Renato_Pullin » 16 Out 2008 11:22

Marco Antonio,

Eu tenho uma bateria de 3200mAh 3S 15C 11.1V, no manual do modelo que veio com ela diz que a voltagem minima de cada célula deve ser de 3V, que abaixo disso a bateria ficaria permanentemente danificada. Pelas suas explicações vc fala em 2,5V para cada célula para baterias de Li-Po. A minha pergunta é a seguinte:

O manual está colocando uma margem de segurança ou a minha bateria pode realmente abaixo de 3V por célula já estar danificada?
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Mensagempor Marco Antonio » 16 Out 2008 12:12

Eu disse...

[size=18:963f27283d][b:963f27283d]Não exagerar... já coloquei bateria em 2,5V mas É ACONSELHAVEL NÃO PASSAR DOS 3V[/b:963f27283d][/size:963f27283d]
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Renato_Pullin
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Mensagempor Renato_Pullin » 16 Out 2008 15:02

Marco Antonio,

Na verdade o que aconteceu é que voei até o motor começar a perder potência e a intenção era depois carregar um pouco a bateria e deixa-la guardada com uns 40% de carga. Porém meu carregador pifou e ela ficou parada muito baixa, fui medir a carga ontem e está com 8,68V, o que daria 2,89 por célula. Espero que não tenha perdido ela, mas entendi o recado :) Obrigado!
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Mensagempor Marco Antonio » 16 Out 2008 15:22

[quote:10bd0263fe="Renato_Pullin"]Marco Antonio,

Na verdade o que aconteceu é que voei até o motor começar a perder potência e a intenção era depois carregar um pouco a bateria e deixa-la guardada com uns 40% de carga. Porém meu carregador pifou e ela ficou parada muito baixa, fui medir a carga ontem e está com 8,68V, o que daria 2,89 por célula. Espero que não tenha perdido ela, mas entendi o recado :) Obrigado![/quote:10bd0263fe]

Eu ajusto o meu speed pra desligar com 2,8 por celula, até porque antes da X-cite se vc não faz isso acaba usando pouco... ms não aconselho, deixe a 3V
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falcon
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Mensagempor falcon » 19 Out 2008 23:15

boa noite a todos, talvez vcs possam me ajudar, estou com uma bat de 2500mah
7,2 volts 2s, 3c, que estou usando no receptor do heli, hoje apos ter carregado a minha bat, fiz um voo para testar como esta, voei uns 10 minutos e a luz do medidor caiu para laranja indicando que a bat ja começava a peder carga,, dai coloquei ela no triton para descarregar para saber quanto ainda tinha de carga, acusou 1850, ate a descarga estar completa, o que sera que pode estar acontecendo que assim que a luz laranja acusa no medidor o heli começa a dar sinal de bateria fraca? ela carrega normalmente chega a carreagr no triton 2000 mah, será que o problema pode ser por ela ser de 3c, e assim nao estar conseguindo dar uma descarga boa quando necessita?, estou querendo comprar outra bat mas tenho medo de ficar a mesma coisa e nao ser problema na bateria, ja li em algum lugar a respeito de se colocar um capacitor em um dos canais do receptor pois assim ele ajudaria a manter a carga evitando ocilaçoes, isso procede?, peço a ajuda de vcs. obrigado

dynho2001
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CARREGADOR LIPO COM BALANCEADOR

Mensagempor dynho2001 » 05 Nov 2008 14:07

Oi, pessoal! Sou novo aqui no fórum, apesar de praticar modelismo glow ha algum tempo, estou entrando na era dos elétricos. Acabei de construir um carregador de lipo com balanceador, usando todo o conhecimento adiquirido aqui no fóurum e tambem algum conhecimento que acumulei em 12 anos trabalhando com eletrônica. Depois que aprencer a usar as ferramentas do forum eu coloco umas fotos e quem quiser posso passar o desenho das placas. Montei um dobrador de tensão de 12v para 18v num segundo estágio um regulador de tensão baseado no LM317 que entrega a tensão aos balanceadores que utilizão o TL431. Ficou sow de bola. Agradeço a todos do e-voo que compartilharam seus conhecimentos. Fiz algumas modificações para usar peças mais acessíves. Não gastei mais do que R$25,00 para montar o circuito, isso aqui na roça onde moro, interior de MG, Muriaé.
O sonho do homem é o limite de seu vôo!

LA
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Bateria de lipo

Mensagempor LA » 13 Nov 2008 11:59

Olá pessoal! Estou montando meu primeiro avião elétrico. Preciso de uma bateria de lipo de 3S. Alguem sabe me dizer se as baterias Himodel são boas? Encontrei uma himodel de 3s por 89,00 será que vale a pena comprar? Um amigo meu tem uma himodel que inchou (engordou) porque isso acontece?
Um abração a todos.
Obrigado

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 13 Nov 2008 12:22

Eu tenho 5 HiModel (4 de 1300mAh e 1 de 2200mAh) e estou satisfeito.

O importante em qualquer bateria é usar dentro das recomendações.

LA
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Mensagempor LA » 13 Nov 2008 12:43

Olá! Obrigado pela resposta ae! E aproveitando pra fazer outra pergunta. Se eu comprar esse Carregador e Balanceador de Li-po CHC-5011 2S ou 3S 1200MAH e essa Bateria Himodel de Li-po 1.050MAH 3S 20C Versão Nova estou comprando certo?
Abração
Obrigado

gmourao
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Mensagempor gmourao » 09 Fev 2009 00:19

Estou com um problema com uma bateria de li-ion penso a 11.1v. Ela está descarregando, e chega a um ponto quando está a 8,5v, que ela para de funcionar, e para de recarregar também. Consegui voltar ela a vida depois de um mês parada, dei uma chupeta nela de outra bateria, e ela voltou a funcionar, carregar e tudo. Deixei ela baixar de 8,5v denovo, e ela não quer carregar denovo...tentei a chupeta mas nada de funcionar. alguem poderia me ajudar?? obrigado!

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 09 Fev 2009 00:28

Precisa ler a respeito das LiPo. Está descarregando demais.

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warnnei
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Mensagempor warnnei » 15 Abr 2009 10:20

Amigo poderia me dar uma ajuda aqui.





Olha comprei um tucano da HD veio com o motor original, tenho aqui 2 baterias sendo uma da HIMODEL de lithium 11,1 v 1700 mAh que pesa 146 g e tenho outra aqui da e-flight de Li-PO, 11,1v 800 mAh 3c que pesa 63 g



Minha duvida e a seguinte:

Posso usar qualquer uma delas?

qual diferenca entre lithium para lipo sem falar a diferenca do peso!

qual a bateria mais recomendada para eletricos?



desde ja muito obrigado

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Mensagempor Marco Antonio » 15 Abr 2009 12:10

A maior diferença entre as duas é:

Capacidade de descarga e tensão final da célula.

A mais recomendada para os modelos atuais é LIpo embora no inicio eu tenha usado Lion mas como elas tem tensão final menor e nunca passavam de 6C de descarga....além do fato de serem mais pesadas e quando dão problema vira uma granada.
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Mensagempor perfumero2009 » 19 Abr 2009 22:24

ola aqui é renato, uma duvida? tenho uma bateria loongmax 1300mh, 3s liton. só q uma celula não funciona, tem conserto? tem como comprar só a celula? então a bateria só funciona como 2s.! fala ai?! obrigado!

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Mensagempor Marco Antonio » 20 Abr 2009 00:48

[quote:9688372efc="perfumero2009"]ola aqui é renato, uma duvida? tenho uma bateria loongmax 1300mh, 3s liton. só q uma celula não funciona, tem conserto? tem como comprar só a celula? então a bateria só funciona como 2s.! fala ai?! obrigado![/quote:9688372efc]

[size=18:9688372efc][b:9688372efc]NÃO....[/b:9688372efc][/size:9688372efc]
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Rafael.alonso
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Mensagempor Rafael.alonso » 12 Mai 2009 10:19

Olá,

Marco, estou querendo importar baterias de litium só que preciso de uma autorização do ibama que me pediu a composição ea % de cada item para ver se entra no esquema deles, precisa ser de um site que possua isso.

Pode me ajudar?

Abraços Rafael

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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 12 Mai 2009 10:44

[quote:650e5343c4="Rafael.alonso"]Olá,

Marco, estou querendo importar baterias de litium só que preciso de uma autorização do ibama que me pediu a composição ea % de cada item para ver se entra no esquema deles, precisa ser de um site que possua isso.

Pode me ajudar?

Abraços Rafael[/quote:650e5343c4]

Contate o fabricante e diga que você é importador e precisa de dados técnicos.
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Meu aeromodelo ficou louco..

Mensagempor Mark » 16 Mai 2009 18:34

Olá ! estou com uma dúvida!
Estava pilotando normalmente meu aeromodelo, quando derrepente o motor foi para força total(100%) e não tinha jeito de diminuir a potência.
Tive que ficar voando com ele na velocidade maxima até a carga da bateria acabar.
Quando fui retirar a bateria ela estava inchada.
Alguém têm idéia do que aconteceu?

valeu....


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