Esquema de speed para motor brushless

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Acho que sim.. no RCGroup tem só o circuito e a pagina do projeto com o programa para o Microprocessador atmel..... alias já haviamos debatido em cima disso no forum que foi hakeado.

http://www.torcman.de/peterslrk/SPEEDY-BL_eng.html
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Marco Antonio escreveu:no RCGroup tem só o circuito e a pagina do projeto com o programa para o Microprocessador atmel..... alias já haviamos debatido em cima disso no forum que foi hakeado.

Claro... eu lembro! Nao estou sugerindo que ninguem faça, só indicando a pagina onde fala sobre ele.

http://www.torcman.de/peterslrk/SPEEDY-BL_eng.html

Note o tamanho do tolete que é esse ESC! Nao é qualquer aviao que consegue levar um negócio desse tamanho nao! :D
(se bem que pelo que entendi é pra 50A, se for mesmo daí talvez o tamanho esteja compatível com o que existe por aí pra comprar)

Imagem
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Eu sei gustavo... :? só disse que já haviamos nos debruçados sobre o problema e visto que debruçamos num muro que fizeram xixi :lol:

Mas se vc for fazer um esc pra motor que substitui o motor 46 eu até encararia fazer um bicho desse.... mas já tenho um motor 46 :lol:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
mike500
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 9:09 am

Mensagem por mike500 »

Muito bom o site do Peter. Pena que o circuito ficou muito grande. (só uma desculpa pra não tentar montar).

Bom, acho que minha pequana asa elétrica que estou tentando fazer vai ficar com uma chave on/off por enquanto..

Obrigado a todos por todas as dicas enviadas. :)
Luís
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Elton!

Eu vi umas mensagens suas no forum do Basic Step heheh desistiu dele? foi a melhor coisa q eu fíz......

Olha eu nao manjo muito de fet nao, mas tenho uns pdfs bacanas sobre o assunto, me passe um email que possa receber anexos
Avatar do usuário
mike500
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 9:09 am

Mensagem por mike500 »

Olá Elton. Legal que você está montando um ESC trifásico. Quanto ao FET use o IRF3205 ou algum outro com baixa resistencia de condução, assim você vai ter menos perda de potência.

Abraços.
Luís
Avatar do usuário
Sergio Massara
membro
Mensagens: 409
Registrado em: Sáb Nov 06, 2004 10:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Sergio Massara »

Elton, só por curiosidade. Como q vc está fazendo a parte do feedback (no seu caso ótico)

Vc está colocando um disco com furos no eixo do motor para medir a posicao ? Ou usando a própria hélice ?

Nao pensou em aproveitar os sensores hall das plaquinhas de cdrom ?
Avatar do usuário
Sergio Massara
membro
Mensagens: 409
Registrado em: Sáb Nov 06, 2004 10:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Sergio Massara »

Elton,

Nao vejo a necessidade de 2 sensores.

Colocando um disco com o numero de furos igual ao numero de steps já basta não ?

Os escs de feedback por bemf, começam a girar sem sentir o feedback. Vc podia fazer o mesmo.

Comece a chavear p/ q o motor gire devagar. Qdo vc 'sentir um furo' simplesmente chaveie o proximo step.

Claro que vc precisa ajustar a posicao do disco para que os graus de avanço ou atraso estejam ok. Isso pode ser feito no software ou girando o proprio disco.

Outra coisa que pode ser feita é usar menos furos e interpolar o chaveamento.

boa sorte com o projeto !
Avatar do usuário
mike500
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 9:09 am

Mensagem por mike500 »

edfarina escreveu:
Sergio Massara escreveu:Elton, só por curiosidade. Como q vc está fazendo a parte do feedback (no seu caso ótico)

Vc está colocando um disco com furos no eixo do motor para medir a posicao ? Ou usando a própria hélice ?

Nao pensou em aproveitar os sensores hall das plaquinhas de cdrom ?


Sergio,
Vou usar um disco ou um corpo cilindrico bell (girante) de um modelo caseiro (convertedo de um brushed) pro primeito teste.
A hélice não seria um bom feedback, nem que fosse frenada em uma posição fixa, pois seriam 2, ou 3, ou 4 pás no máximo, e o número de "steps" por ciclo, é 6.
Serão dois sensores. Um de "step" e um de "start".
Foi assim que visualizei a melhor opção.
Não pude prosseguir nos testes no fim de semana e estarei 3 semansa trabalhando de dia (turnos ocilantes) sem muito tempo pra furungar. Mas assim que tiver novidades eu posto aqui... :)

Mike,
Qual seria o par complementar (canal P) para o IRF3205 (canal N) aconselhável?



Elton, vou ficar te devendo essa. Não encontrei o par complementar do IRF3205. :?
Luís
Responder