Radio Turnigy 9XR

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
cirso
membro
Mensagens: 261
Registrado em: Qui Jun 04, 2009 9:48 am
Localização: Campo Grande

Mensagem por cirso »

Pessoal, para eu que já tenho um 9x com 4 receptores, originalzinho ainda, queria algo com sticks mais agradáveis e confiabilidade no campo, o que compensa mais?
1 - upar o 9x com módulo frsky e revisar ele inteirinho e tentar ajustar a tensão dos sticks e em último caso trocar uma ou outra chave
2 - vende-lo e comprar um 9xr com o módulo frsky
3 - Deixar ele como está com meus receptores, apenas fazendo a revisão completa e ajustes do item 1
4 - investir até 200$ em outro, que é uma possibilidade, tipo o taranis, devo 10 ou similar?
Avatar do usuário
JBigorna
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Qua Jan 11, 2012 6:48 pm

Mensagem por JBigorna »

Pessoal comprei um 9xr com módulo Frsky, consegui fazer as mixagens bind e tudo mas,
Só que não tem som nenhum, já entrei no menu esta em beep e short e nada.
Alguém tem ideia do pode ser? Abri o rádio e na placa que tem as ligações JR e Futaba atrás tem um fusível de vidro, o mesmo está ok .

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__39502__Trainer_Port_RF_PCB_Assembly_Turnigy_9XR_Transmitter.html[/url]
Abel_sp
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Abr 12, 2014 5:37 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por Abel_sp »

Ola a todos, estou iniciando mas iniciando mesmo, já li os artigos e vou buscar tomar aulas antes de iniciar a construção de um modelo de treino. Este seria um bom radio para começar ?
Tenho a oportunidade de pedir a um amigo que compre um radio nos EUA e vejo o pessoal comentar muito bem sobre o FUTABA e Turnigy para um iniciante começar a usar um simulador alguém recomendaria um modelo visando permanecer bastante tempo com ele ?
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:13428f9ca4="Abel_sp"]Ola a todos, estou iniciando mas iniciando mesmo, já li os artigos e vou buscar tomar aulas antes de iniciar a construção de um modelo de treino. Este seria um bom radio para começar ?
Tenho a oportunidade de pedir a um amigo que compre um radio nos EUA e vejo o pessoal comentar muito bem sobre o FUTABA e Turnigy para um iniciante começar a usar um simulador alguém recomendaria um modelo visando permanecer bastante tempo com ele ?[/quote:13428f9ca4]

Esse radio é razoavel.

Bom para simuladores e voos em elétricos.

[img:13428f9ca4]http://www.futaba-rc.com/systems/18mz_gallery/futk9530-06-lg.jpg[/img:13428f9ca4]
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Abel_sp
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Abr 12, 2014 5:37 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por Abel_sp »

Bem acredito que eu não tenha comentado sobre o orçamento o valor desse radio no ebay é de 3 mil dólares e não tenho essa grana minha idéia seria gastar no máximo R$ 500,00 vou continuar a busca. Caso possam indicar algum outro modelo agradeço.
Obrigado
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Ah tá com R$500,00 o melhor seria ir de Turnigy 9x ou 9xR mesmo.
gilaraujo
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Mar 07, 2014 12:32 pm
Localização: Varzea Grande,MT

Mensagem por gilaraujo »

Pessoal, recebi meu 9xr hoje, e quando coloquei a bateria (3s 2.2a que vende na hobby king propria para o radio) o radio funcionou por uns 15 segundos e travou, desliguei e liguei de novo e a tela fica preta, nao aparece mais nada. Alguem sabe se é algum problema da bateria ou o radio veio com defeito?
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

Olá Pessoal, tudo bom?!

Meu nome é Thalles, sou membro novo e lá vai meu primeiro post/dúvida!

Recentemente adquiri a seguinte combinação: Rádio Turnigy 9Xr + Módulo FRSKY + Bateria rádio Turnigy 9XR Safety Protected 11.1v (3s) 2200mAh 1.5C Transmitter Pack, que é a bateria específica para este rádio. Assim que o material chegou, primeiro passo foi realizar a montagem física, acoplando os três componentes, em seguida a configuração lógica do rádio, que vai desde a parte da segurança até a usabilidade pessoal dos aeros que possuo. Vou frisar especificamente no Item "Low voltage alarm", pois perder um aero devido uma lenha ocasionada por desligamento de radio decorrente bateria descarregada é algo totalmente evitável, porém foi exatamente o que aconteceu comigo.

Bom, deixei o Item "Low voltage alarm" setado em 9v, por sinal já veio nesta seleção. Achei totalmente coerente e seguro o alarme disparar nesta voltagem, pois sabemos que uma Lipos 3S com 3v por célula ainda tem carga para pousar um aero (comandar servos e motor para correções errôneas de aproximação) quem dirás um rádio onde o consumo é infinitamente inferior em relação ao conjunto eletrônico do aero. Pois bem, ontem meu rádio desligou em pleno voo, a luz Ready permaneceu acesa no tom azul, porém o visor de LCD apagou e os comandos pararam de responder. Depois de resgatar o aero da lenha e entender o que ocorreu, coloquei a bateria no carregador Imax B6, que exibiu exatos 10,5v, desconfiado da bateria não está descarregada devido a voltagem, fiquei atento a quantidade de mA inseridos na bateria ao término do carregamento, e foi exatos 2257mA, o que comprova que a bateria estava sim descarregada apesar da voltagem. Obvio que o radio não alarmou pois o Iten "Low voltage alarm" estava setado pra 9v. Pesquisei em fóruns gringos e nacionais baterias Lipos 3s descarregadas com esta voltagem, e não vi um caso parecido.

O que os experts pensam sobre o ocorrido?

Abaixo video da lenha:
[yt]eF-HOjBkDLA[/yt]
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

Bom....

Acho que encontrei o problema, a célula do meio está descarregando mais rapidamente que as demais, e por algum motivo a bateria simplesmente corta a corrente, talvez alguma proteção interna.

Realizei o seguinte teste, ontem ao ir dormir, carreguei a bateria, em seguida liguei o rádio com a mesma completamente carregada, o rádio exibia exatos 12.6V. Hoje ao acordar por volta das 6:00am, verifiquei qual a voltagem exibida e tinha exatos 11.6v, ou seja, em 8 horas a bateria desceu a tensão em 1v, o que é completamente normal. Fui trabalhar e deixei o radio ligado, ao chegar em casa as 08:00pm, vi que o rádio estava desligado, porém com o mesmo sintoma quando desligou em campo, o LCD estava apagado o aero não respondia a nenhum comando, alias, o rx estava vermelho e bipando informando a não existência da comunicação com o tx, porém o curioso é que a luz READY do rádio estava acesa, em menor intensidade é claro. Imediatamente tentei ligar o rádio, movendo o switch para off em seguida para on, e o mesmo ligou, após a inicialização pude verificar a voltagem em 10V, estava mais baixa que a primeira vez que desligou com 10,5V, porém ainda assim 10V o rádio não poderia desligar em hipótese alguma. Comecei a mexer no rádio, simulando voo em campo, e em 30s +-, puff, o radio desligou, ficando apenas a luz READY acesa com menos brilho. Imediatamente retirei a bateria a passei no cell meter que exibiu as seguintes voltagens: All 10.0V, (Cell1 3.5), (Cell2 3.0) e (Cell3 3.5). Ou seja a bateria desbalanceou mesmo em uma descarga tão lenta que o rádio gera. Logo em seguida o Cell Meter apagou, desligou, retirei o plug do aparelho e liguei novamente e nem sinal de vida, retirei a bateria e esperei alguns minutos, ao plugar novamente no cell meter ele voltou a ligar, realizando a aferição da bateria, porém mais alguns segundos e desligou. Retirei a bateria e pluguei no radio e o mesmo não ligou, esperei alguns minutos e tentei ligar o rádio, que ligou sem problemas, porém em +-10s ligado desligou, e assim ficou. Bom, iniciei o carregamento da bateria no modo balanceamento em 0,5A e ao chegar em 10,7V retirei da carga. Pq 10,7V? Pq são 0,2V acima da voltagem de quando o rádio desligou em campo (10,5V). Com a bateria em exatos 10,7V, inseri no rádio, o mesmo ligou e ficou completamente estável, digo, a bateria voltou a ficar perfeitamente estável, não cortando a corrente.

Em resumo concluímos que a bateria está com dois problemas:

1- A bateria tem sua célula de número dois desbalanceada mesmo em uma descarga muito lenta.
2 - A bateria nestas condições, simplesmente corta a corrente, voltando a operar novamente, apenas após chegar em 10,7V, com ambas células balanceadas no carregador.

Abaixo dois videos demostrando o problema:

Parte 1
[yt]RAMPY3K1nc8[/yt]

Parte 2
[yt]Dv0H5v8jFNE[/yt]


Fica aqui meu registro, de hoje em diante, toda e qualquer bateria de lipo nova, seja para rádio ou para o aero, irei realizar as quatro ciclagens no carregador, e ao fim da descarga de cada ciclagem, irei liga-la a algum componente eletrônico compatível para vê sua estabilidade em baixa voltagem.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Juliano Kamikaze
membro
Mensagens: 279
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 8:56 am
Localização: Santa Helena, PR - 35 anos

Mensagem por Juliano Kamikaze »

Olá Thalles! .... analisando seu texto com certeza o problema é na bateria. Um das células está danificada e neste caso não tem o que fazer, pode jogar a bateria fora. A célula com defeito chegou a cortar a enrgia do rádio antes mesmo dele conseguir alertar.

Fazendo o teste que mencionou não tem erro.

Boa sorte.
Responder