Lipo nova, erro no carregador.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
henderson
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 9:21 pm
Localização: santos, sp

Lipo nova, erro no carregador.

Mensagem por henderson »

Olá!

Comprei uma lipo 3S de 2200mAh e um carregador ECO6.
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11060[/url]

Porém, quando coloco no carregador, aparece qe a tensão atual da bateria é de 11.3V (ela é nova e nunca foi usada/carregada).
Aí passa uns 3 segundos e o carregador dá um erro "input voltage error"
No manual ele diz que é erro de configuração do tipo de bateria e tal, mas não é, a bateria que veio com uma tensão maior já.
É normal isso?

Outra dúvida.
No carregador tenho duas opções "lipo charge" e "lipo balance"
Qual utilizar? A lipo balance serve pra carregar a bateria mesmo, ou ela só balanceia uma bateria carregada? sei lá, não entendi a real diferença. A única coisa que consegui imaginar é que a "lipo charge" serve pra uma bateria que não tem aquele conector pra fazer o balanceamento. Como a minha tem, devo sempre usar o "lipo balance", é isso?
Avatar do usuário
luisfhobby
membro
Mensagens: 556
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 8:27 pm
Localização: Curitiba-PR

Mensagem por luisfhobby »

Descarrega ela... lipo discharge 0.1A 9.0V(3s) , e depois carrega ela balanceando.
Carregue ela como lipo charge e conecte o plug das celulas no carregador e o plug xt60.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:50a2e74e47="luisfhobby"]Descarrega ela... lipo discharge 0.1A 9.0V(3s) , e depois carrega ela balanceando.
Carregue ela como lipo charge e conecte o plug das celulas no carregador e o plug xt60.[/quote:50a2e74e47]

Isso é sintoma da fonte do carregador.

Verifique a tensão de entrada do carregador.

Esse carregador necessita de fonte externa, verifique os parametros de entrada e compare sua fonte.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Re: Lipo nova, erro no carregador.

Mensagem por offsyde »

[quote:bef25cf917="henderson"]Olá!

Comprei uma lipo 3S de 2200mAh e um carregador ECO6.
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11060[/url]

Porém, quando coloco no carregador, aparece qe a tensão atual da bateria é de 11.3V (ela é nova e nunca foi usada/carregada).
Aí passa uns 3 segundos e o carregador dá um erro "input voltage error"
No manual ele diz que é erro de configuração do tipo de bateria e tal, mas não é, a bateria que veio com uma tensão maior já.
É normal isso?

Outra dúvida.
No carregador tenho duas opções "lipo charge" e "lipo balance"
Qual utilizar? A lipo balance serve pra carregar a bateria mesmo, ou ela só balanceia uma bateria carregada? sei lá, não entendi a real diferença. A única coisa que consegui imaginar é que a "lipo charge" serve pra uma bateria que não tem aquele conector pra fazer o balanceamento. Como a minha tem, devo sempre usar o "lipo balance", é isso?[/quote:bef25cf917]

Esse é erro não é na saida (output) do carredor pra ligo... e sim na entrada do carregador (input).

o problema ta na tua fonte que não ta fornecendo a energia necessária para o carregador fazer o trabalho dele na configuração escolhida.....


Carregar em charge vai carregar até que a primeira celula atinja a voltagem total.

Carregar balanceando vai garantir que todas as celulas trabalhem na mesma voltagem, e capacidade.

Muitas vezes a carga balanceada lhe da mais tempo de voo. Então se for carregar no campo, carrego em charge pra ir mais rapido, em casa, normalmente na quinta ou sexta feira eu balancio todas as baterias para chegar na pista pronto pra voo...
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Mensagem por atoniollo »

O proprio erra ta dizendo que é na tensao de entrada... vc deve ter posto uma fonte fraca na entrada... puxa corrente ela afunda....
Avatar do usuário
Luiz_carllloz
membro
Mensagens: 519
Registrado em: Qui Set 10, 2009 10:00 am
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Mensagem por Luiz_carllloz »

Tente também carregar com uma corrente menor, 2 ou 3A, as vezes a fonte marca "5A" mas nem sempre é capaz de fornecer isso...
Elétricos...Já! - StarCessna - Piper Cherokee - T-25 Universal - ME 109 - AeroIgor - Stearman PT-17
henderson
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 9:21 pm
Localização: santos, sp

Mensagem por henderson »

não é possível que seja a fonte, é uma ATX de 500W, to ligando na saída de 12V dela.
o carregador pede 12 a 18V.
como não tinha a menor pressa, coloquei pra carregar em 1A.

segue uma imagem do manual, mostrando o erro que dá.
pela descrição, não é erro na fonte e sim na configuração. a primeira coisa que eu imaginei era que fosse problema na fonte também.

a noite vou tentar descarregar ela até uns 10V e por pra carregar, aí vejo se o erro desaparece né. se for o que to pensado, é pra desaparecer.
Anexos
manual-eco6.png
manual-eco6.png (30.27 KiB) Exibido 6468 vezes
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

[quote:03c8c6e1ec="henderson"]não é possível que seja a fonte, é uma ATX de 500W, to ligando na saída de 12V dela.
o carregador pede 12 a 18V.
como não tinha a menor pressa, coloquei pra carregar em 1A.

segue uma imagem do manual, mostrando o erro que dá.
pela descrição, não é erro na fonte e sim na configuração. a primeira coisa que eu imaginei era que fosse problema na fonte também.

a noite vou tentar descarregar ela até uns 10V e por pra carregar, aí vejo se o erro desaparece né. se for o que to pensado, é pra desaparecer.[/quote:03c8c6e1ec]


Por que pergunta, se não está disposto a aceitar o que a gente responde...

É certeza que é fonte....

As fontes de PC não te fornecem corrente constante... e a cada curto ela começa a perder um pouco da capacidade.

Põe pra carregar em 0,5 e vamos ver....
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Gyovane »

[quote:3b101b8141="offsyde"][quote:3b101b8141="henderson"]não é possível que seja a fonte, é uma ATX de 500W, to ligando na saída de 12V dela.
o carregador pede 12 a 18V.
como não tinha a menor pressa, coloquei pra carregar em 1A.

segue uma imagem do manual, mostrando o erro que dá.
pela descrição, não é erro na fonte e sim na configuração. a primeira coisa que eu imaginei era que fosse problema na fonte também.

a noite vou tentar descarregar ela até uns 10V e por pra carregar, aí vejo se o erro desaparece né. se for o que to pensado, é pra desaparecer.[/quote:3b101b8141]


Por que pergunta, se não está disposto a aceitar o que a gente responde...

É certeza que é fonte....

As fontes de PC não te fornecem corrente constante... e a cada curto ela começa a perder um pouco da capacidade.

Põe pra carregar em 0,5 e vamos ver....[/quote:3b101b8141]

offsyde, uma ajudinha pra ele, que não quer acreditar...

[url]http://translate.google.com.br/#en/pt/input%20voltage%20error[/url]

Abs,

Gyovane
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
henderson
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 9:21 pm
Localização: santos, sp

Mensagem por henderson »

não estou simplesmente não aceitando offsyde, só estou argumentando. você viu a imagem do manual?
"please check de voltage of the BATTERY"

vou fazer o teste com corrente bem baixa e depois este teste dando uma descarga nela primeiro quando chegar em casa, vejo no que dá.
Responder