Sensor de velocidade para telemetria FRSky????

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
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ricardovasc
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Mensagem por ricardovasc »

Então uma quantidade X de RPMs a favor e contra um forte vento dá a mesma velocidade!?!?!?
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

[quote:261531b776="FB"][quote:261531b776="Marco Antonio"]
Com erro!!!

E vou ter que dizer que o lambreta está totalmente certo!! E existem medidores de velocidade específicos para aeros.

[quote:261531b776="Lambreta"]Para calcular a [size=18:261531b776]velocidade real[/size:261531b776] existem tantos fatores qualquer sugestão que não seja um pitot são alucinógenas!!!![/quote:261531b776][/quote:261531b776]

obviamente o GPS apresenta margens de erro, como qualquer outro sensor, inclusive o pitot, mas o resultado apresentado na informação da velocidade em relação ao solo é muito próximo da realidade...

agora dizer que pitot é o único meio de se medir a velocidade de uma aeronave é também completamente errado pois pitot vai medir apenas a velocidade em relação ao ar ([i:261531b776]airspeed[/i:261531b776]) e não em relação ao solo ([i:261531b776]ground speed[/i:261531b776])...[/quote:261531b776]

Quando se diz VELOCIDADE REAL é sempre em relação do corpo ao seu meio.

Qualquer coisa diferente disso é RELATIVA.

Quando temos um dragster a 350kph é a velocidade real dele em relação em seu meio de referencia: o solo.
Quando você está ao lado desse dragster a 350kph e olha pro lado e vê o outro maluco parado, logo, é em RELAÇÂO a você (então não é a real, mas a em relação, ora pois).

Se um avião faz Mach 1 é a REAL dele.
Mas Mach 1 varia conforme pressão, temperatura e viscosidade do ar, logo, Mach 1 ao nível do mar a 20° é 1234,8 kph. A 11mil metros se não me engano aumenta 15% (carece checar)

Onde quero chegar: a velocidade real do modelo continua sendo Mach 1!!!
Mas em RELAÇÃO ao solo lá em cima, com densidade menor, precisa voar a mais que 1234,8 kph para ter os mesmos Mach 1.

Curiosidade: o record mundial de DS (dynamic soaring) é Mach 0,69, calculo baseado na temperatura e altitude.
A medição foi com pistola sônica, marcaram incríveis 498mph (786kph).
Não colocam tubo de pitot nos modelos pois vai complicar a aerodinamica do modelo (Kinetic 100” DP), se tivessem colocado, com um lift de 80mph, daria mais que o record.. mas precisavam de um REFERENCIAL prático..
Detalhe: usou um A9 e quando passa de 200mph o GPS fura pois entre uma leitura e outra ele já correu ¼ da órbita...


Resumo: já dizia o mestre.... Tudo que rela, é relativo ;)
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

[quote:a350f8652a="iurisouza"]Nossa, pessoas!
Velocidade é a quantidade de unidades de comprimento, deslocadas em relação a algum referencial, em cada unidade de tempo, consideradas.
Alguém aqui acredita que alguma vez, nesta humanidade, se calculou com precisão exata a velocidade de alguma coisa?
Se alguém pensou que sim, enganou-se, pois tudo é aproximado e veja que na escolinha, tudo começa nas CNTP, para que se facilite e se tenha entendimento inicial, lembram-se?
Quanto ao que foi colocado em segurarmos o aeromodelo e acelerarmos não deixando-o deslocar-se, claro que a velocidade relativa à superficie sobre a qual ele esteja, será nula, ou seja, zero.
O mesmo aconteceria se colocássemos uma Ferrari F-50 suspensa sobre quatro suportes e pisássemos fundo no acelerador. A velocidade também seria nula.
Portanto, concordo com a idéia do Laercio de se ter um valor aproximado para a velocidade, calculando-se com base na rotação e no passo da hélice.
Notem bem: valor aproximado, mas que considero satisfatório.
Pessoas, vivemos em um mundo de aproximações!
Esqueceram que 0,99999.... = 1,0 ?
Abraços e bons vôos![/quote:a350f8652a]

Que bom que ainda tem gente que pensa e sabe que nem tudo é como realmente desejamos que seja.
Infelizmente de uns tempos para cá, a maioria se vê bitolada a uma calculadora que quase não é capaz mais de calcular a raiz quadrada de 25 sem ter que usar a calculadora. É como divir 100 por 3, dará 33,333333333333333333333333 a infinito e se multiplicar esse resultado por 3, nunca obterá os 100 novamente..
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
FB
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Mensagem por FB »

[quote:11c5d562ab="Lambreta"]
Quando se diz VELOCIDADE REAL é sempre em relação do corpo ao seu meio.

Qualquer coisa diferente disso é RELATIVA.

Quando temos um dragster a 350kph é a velocidade real dele em relação em seu meio de referencia: o solo.
Quando você está ao lado desse dragster a 350kph e olha pro lado e vê o outro maluco parado, logo, é em RELAÇÂO a você (então não é a real, mas a em relação, ora pois).

Se um avião faz Mach 1 é a REAL dele.
Mas Mach 1 varia conforme pressão, temperatura e viscosidade do ar, logo, Mach 1 ao nível do mar a 20° é 1234,8 kph. A 11mil metros se não me engano aumenta 15% (carece checar)

Onde quero chegar: a velocidade real do modelo continua sendo Mach 1!!!
Mas em RELAÇÃO ao solo lá em cima, com densidade menor, precisa voar a mais que 1234,8 kph para ter os mesmos Mach 1.

Curiosidade: o record mundial de DS (dynamic soaring) é Mach 0,69, calculo baseado na temperatura e altitude.
A medição foi com pistola sônica, marcaram incríveis 498mph (786kph).
Não colocam tubo de pitot nos modelos pois vai complicar a aerodinamica do modelo (Kinetic 100” DP), se tivessem colocado, com um lift de 80mph, daria mais que o record.. mas precisavam de um REFERENCIAL prático..
Detalhe: usou um A9 e quando passa de 200mph o GPS fura pois entre uma leitura e outra ele já correu ¼ da órbita...


Resumo: já dizia o mestre.... Tudo que rela, é relativo ;)[/quote:11c5d562ab]

quer dizer que um barco a 60Km/h descendo um rio que corre a 60Km/h tem uma velocidade real igual a zero?

um avião voando a 60Km/h com um vento contra de 60Km/h tem uma velocidade real de 60Km/h mesmo que esteja parado em relação ao solo?

TODA velocidade é relativa ao observador ou ao seu meio... (e quem dizia isso era o Einstein :wink: )

o que é TAS ([i:11c5d562ab]true air speed[/i:11c5d562ab], velocidade real) se não a velocidade RELATIVA da aeronave em tendo o ar como referência?... só porque é chamada de "real" não quer dizer que o seja literalmente...
Voo logo existo...
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

Sim, o barco tem real = zero.

E a real do avião também será 60kph.

Agora o relativo...
Maxlog
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Mensagem por Maxlog »

Acho que tem uma galera que andou faltando as aulas de fisíca.
Se me lembro a resutante de duas forças contrarias e de mesma intencidade é nula. Certo???
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iurisouza
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Mensagem por iurisouza »

Pessoas, o que eu e acredito que o Laercio também, tentamos dizer, foi que diante da falta de sensores (que também não são precisos), poder-se-á calcular a velocidade em função da RPM e do passo da hélice.
Coisa parecida acontece com os velocímetros dos automóveis que atualmente trabalham em função do giro do motor, no qual este giro gera pulsos elétricos que são interpretados por um processador. Antes disso, o procedimento era totalmente mecânico, contando-se os giros das rodas.
Vejam que em qualquer um dos casos, não existirá precisão, mesmo porque "PI" é um número irracional, o diâmetro das rodas varia até mesmo pelo desgaste dos pneus e também o coeficiente de atrito envolvido também varia entre os meios sobre os quais o veículo se desloca.

Respondendo ao Ricardovasc:
Meu irmãozinho, claro que não daria a mesma velocidade. Na verdade, são muitos os fatores a serem considerados neste cenário.
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Gyovane
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Mensagem por Gyovane »

[quote:46609add79="iurisouza"]Pessoas, o que eu e acredito que o Laercio também, tentamos dizer, foi que diante da falta de sensores (que também não são precisos), poder-se-á calcular a velocidade em função da RPM e do passo da hélice.
Coisa parecida acontece com os velocímetros dos automóveis que atualmente trabalham em função do giro do motor, no qual este giro gera pulsos elétricos que são interpretados por um processador. Antes disso, o procedimento era totalmente mecânico, contando-se os giros das rodas.
Vejam que em qualquer um dos casos, não existirá precisão, mesmo porque "PI" é um número irracional, o diâmetro das rodas varia até mesmo pelo desgaste dos pneus e também o coeficiente de atrito envolvido também varia entre os meios sobre os quais o veículo se desloca.

Respondendo ao Ricardovasc:
Meu irmãozinho, claro que não daria a mesma velocidade. Na verdade, são muitos os fatores a serem considerados neste cenário.[/quote:46609add79]

A velocidade do automóvel continua sendo pelo giro das rodas, pra cada marcha diferente, o motor com a mesma rotação, corresponde uma velocidade diferente.

O sensor continua quietinho lá na caixa de marcha ligado ao semi-eixo da roda, o que muda é que o que antes era mecânico, agora é eletrônico e só.

Abs,

Gyovane
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

[quote:02d8ccddc0="iurisouza"]Pessoas, o que eu e acredito que o Laercio também, tentamos dizer, foi que diante da falta de sensores (que também não são precisos), poder-se-á calcular a velocidade em função da RPM e do passo da hélice.
Coisa parecida acontece com os velocímetros dos automóveis que atualmente trabalham em função do giro do motor, no qual este giro gera pulsos elétricos que são interpretados por um processador. Antes disso, o procedimento era totalmente mecânico, contando-se os giros das rodas.
Vejam que em qualquer um dos casos, não existirá precisão, mesmo porque "PI" é um número irracional, o diâmetro das rodas varia até mesmo pelo desgaste dos pneus e também o coeficiente de atrito envolvido também varia entre os meios sobre os quais o veículo se desloca.

Respondendo ao Ricardovasc:
Meu irmãozinho, claro que não daria a mesma velocidade. Na verdade, são muitos os fatores a serem considerados neste cenário.[/quote:02d8ccddc0]

Exato, pois hoje em dia muita coisa não nos mostra valores reais.
Os velocímetros dos automíveis, não mostram a velocidade real, eles estão geralmente em torno de 7% a menos do que a velocidade real, isso ainda se estiver com os pneus originais e com a pressão recomendada pelo fabricante, pois se mudarmos as medidas dos pneus, como por exemplo, se o carro usa pneus 185 / 65 / 15 e colocarmos nele pneus 185 / 70 / 15 ou até mesmo 185 / 60 / 15, o simples fato de alterarmos a altura do pneu que no caso era o original 65 e aumentamos para 70 ou diminuirmos para 60, a velocidade mostrada no velocímetro já alterou bastante além dos 7% originais de fábrica.
O mesmo vale para multímetros digitais que em sua maioria das vezes, não estão feridos exatamente, vindo a nos mostrar leituras diferentes, ou mesmo de componentes eletrônicos, onde nos diz um determinado valor, mas devido a imprecisão de diversos fatores, nos darão um valor diferente do que pensamos ter.
Vivemos em um mundo de imprecisões, onde tudo tem diferenças do real a não ser a natureza creio eu, mas tudo feito pelo homem, não tem precisão, pois até mesmo o relógio mais preciso do mundo, apresenta um erro de um décimo de segundo a cada 14 bilhões de anos, ou seja, mesmo sendo o mais preciso, ainda tem um erro.
Vejam os GPS que mesmo sendo precisos, nos dão 3 mm de erro nas coordenadas e os mais comuns usados pela maioria, nos dão 5 metros de erro.
O que sugeri foi exatamente o que o iurisouza mencionou, que na falta de sensores imprecisos, medidores imprecisos e qualquer equipamento impreciso, podemos no momento usar cálculos que já nos darão uma ideia mais real do que não ter nada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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iurisouza
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Mensagem por iurisouza »

Gygio, perdoe-me discordar de ti, mas atualmente, nos velocímetros modernos, não é mais usado sensores nas rodas, mas sim na caixa de mudanças.
Veja: http://www.youtube.com/watch?v=c0J29ZRXvmY
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