Incêndio em Tucano durante carga de BATERIAS lipo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
ValdomiroSilva
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Sáb Jan 14, 2012 6:26 pm
Localização: São José Rio Preto - SP
Contato:

Incêndio em Tucano durante carga de BATERIAS lipo

Mensagem por ValdomiroSilva »

Aos amigos aeromodelistas..

Neste domingo, 24/02/2013, meu [b:3dd15b4141]4º TUCANO[/b:3dd15b4141] foi destruído. Desta vez, nem voando estava.

[b:3dd15b4141]Veja como aconteceu.[/b:3dd15b4141]
As 12 horas, antes de sair para almoçar com minha esposa, como fazemos aos domingos, tive a infeliz idéia de deixar as baterias (LIPO 2s) carregando. E, por praticidade, coloquei o tucano no cavalete (de boca pra cima) e liguei o carregador nas baterias, tudo ajustado certinho, pluguei na tomada e pronto.

Ainda, para variar, coloquei o rádio futaba 6 canais em cima do aero (meu óculos de grau estava dentro da bolsa do rádio).

Tudo isto dentro de um pequeno cômodo (anexado a minha casa) que uso para “tudo”: Furadeira de bancada, esmeril, torno, prateleiras, COMBUSTIVEIS dos aeromodelos... Etc...
De forma que tudo que sobra neste cômodo é um estreito e corredor. Foi aí que coloquei o aero para carregar as baterias.


[b:3dd15b4141]O incêndio.[/b:3dd15b4141]
Por volta das 13 horas, vizinhos perceberam fumaça saindo de minha casa. Quando conseguiram arrombar a porta, o fogo já alcançava o teto do cômodo que era de PVC e a fumaça preta tomava conta de toda a casa. Eu tinha deixado a porta do cômodo aberta, desta forma a fumaça lastrou-se pela casa toda. Por sorte, conseguiram retirar meu cachorro em tempo ( um maltês branquinho que saiu de lá preto de fumaça e fuligem).


Para variar mais um pouco: Quando chegamos em casa, minha esposa em desespero abriu a porta do carro sem olhar, veio um carro e bateu na porta... $$$

[b:3dd15b4141]CONCLUSÃO:[/b:3dd15b4141]
Havia 2 baterias no aero: 2 x LIPO de 2s - 1800mH, novas (usadas só neste e tucano, uns 5 voos).

Mas... Eu resolvi deixar uma outra bateria lipo de 2s também para carregar. Sempre faço isto, carrego 2 ou 3 baterias iguais. O ERRO foi que esta bateria estava [b:3dd15b4141]um pouco amassada[/b:3dd15b4141] ( de outras quedas), mas, aparentemente, estava boa. Foi nela que o fogo se iniciou.

As baterias novas estão intactas, apenas os fio queimaram, pois elas estavam envoltas em tecidos espumoso e foram colocadas na parte de traz do aero depois da mesa de servos para dar CG,

Graças a Deus NÃO HOUVE maiores danos. O fogo não atingiu a parte baixa da prateleira onde estavam os combustíveis (gasolina, glow (4 e 2 tempos)).


Este foi o meu 4º Tucano em menos de 4 meses.[b:3dd15b4141] TODOS[/b:3dd15b4141], tragicamente, destruídos.

1º - Tucano 180 motor Turnygi 30cc = Fechou as asas;
2º - Tucano 180 motor Turnygi 30cc = Quebrou o braço do servo do profundor;
3º - Tucano 60 Motor Asp 91 4 tempos = Morreu o motor e não dei conta de aterrisar.
4º - Tucano 180 motor RCGF 32cc = Consumido pelo incêncio (por burrice e idiotice do aeromodelista). Deste não sobrou quase nada, só a asa e motor. Nem o rádio foi poupado).

AINDA BEM que o [b:3dd15b4141]receptor[/b:3dd15b4141] estava bem embrulhado e não sofreu nada !!!!


[b:3dd15b4141]Vejam as fotos: [/b:3dd15b4141]

[url]http://www.tiggra.com.br/tucano/IMG_0023.JPG[/url]
[url]http://www.tiggra.com.br/tucano/IMG_0024.JPG[/url]
[url]http://www.tiggra.com.br/tucano/IMG_0027.JPG[/url]
[url]http://www.tiggra.com.br/tucano/IMG_0029.JPG[/url]
Avatar do usuário
hug
membro
Mensagens: 188
Registrado em: Seg Out 03, 2011 4:04 pm
Localização: São José do Rio Preto, SP
Contato:

Mensagem por hug »

Cara que desastre, uma lipo Safe não evitaria tudo isso?
henderson
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 9:21 pm
Localização: santos, sp

Mensagem por henderson »

fiquei mais cagão ainda.
eu não deixo minhas baterias carregando sozinha em casa nunca, morro de medo.
e ainda fico toda hora indo olhar.
além de deixar só no chão da cozinha , porque salas e quartos tem chão de madeira.

dos males o menor, ninguém se machucou!
ValdomiroSilva
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Sáb Jan 14, 2012 6:26 pm
Localização: São José Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por ValdomiroSilva »

[quote:1e5c2681cc="hug"]Cara que desastre, uma lipo Safe não evitaria tudo isso?[/quote:1e5c2681cc]

Com certeza, não evitaria.
Passei a noite todas tendo pesadelo e quando acordava ficava imaginando: "o que poderia fazer para evitar isto?".

E de todas as minhas utopias, a que ganhou foi a seguinte: "Voltar ao passado e não ligar o maldito carregador..."
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Mensagem por fmmlobo »

Que perda, mas que sirva de lição pros companheiros do forum...
uma Lipo Bag custa 2 dólares e pouco.... eu tenho uma pra cada bateria minha... e nunca carrego fora do Safe Bag...
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

que perigo, eu fiz um bunker com sacos de areia já fisemos um teste no campo a areia abafa e inibe as chamas, não se usa água para apagar chamas de li-po
livres para voar, agora tenho módulos
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

É por isso que todo carregador tem uma informação garrafal de que nunca deve ser carregar lipos sem supervisão..

Colocar pra carregar e sair é meio caminho andado para um desastre..
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:96c1ecb816="ValdomiroSilva"]
Passei a noite todas tendo pesadelo e quando acordava ficava imaginando: "[b:96c1ecb816][color=red:96c1ecb816]o que poderia fazer para evitar isto?[/color:96c1ecb816][/b:96c1ecb816]".

E de todas as minhas utopias, a que ganhou foi a seguinte: "Voltar ao passado e não ligar o maldito carregador..."[/quote:96c1ecb816]


Cara, na boa, você foi um irresponsável de marca maior...

Não entendo isso, todos, eu disse TODOS os manuais que contenham instruções para qualquer tipo de carregamento de baterias, isso desde um celular até um simples brinquedo ou uma máquina fotográfica deixam explícito que não se deve deixar carregando sem supervisão, e isso vem desde mil oitocentos e vovô, agora vou gritar para que todos ouçam:

[size=18:96c1ecb816][b:96c1ecb816]-NÃO DEIXEM BATERIAS CARREGANDO SEM SUPERVISÃO!!!!!!![/b:96c1ecb816][/size:96c1ecb816]


Afff, desculpem o desabafo, mas sinceramente não entendo, cadê o instinto de sobrevivência???
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
ValdomiroSilva
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Sáb Jan 14, 2012 6:26 pm
Localização: São José Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por ValdomiroSilva »

[quote:dc4670f996="Hidden"][quote:dc4670f996="ValdomiroSilva"]
Passei a noite todas tendo pesadelo e quando acordava ficava imaginando: "[b:dc4670f996][color=red:dc4670f996]o que poderia fazer para evitar isto?[/color:dc4670f996][/b:dc4670f996]".

E de todas as minhas utopias, a que ganhou foi a seguinte: "Voltar ao passado e não ligar o maldito carregador..."[/quote:dc4670f996]


Cara, na boa, você foi um irresponsável de marca maior...

Não entendo isso, todos, eu disse TODOS os manuais que contenham instruções para qualquer tipo de carregamento de baterias, isso desde um celular até um simples brinquedo ou uma máquina fotográfica deixam explícito que não se deve deixar carregando sem supervisão, e isso vem desde mil oitocentos e vovô, agora vou gritar para que todos ouçam:

[size=18:dc4670f996][b:dc4670f996]-NÃO DEIXEM BATERIAS CARREGANDO SEM SUPERVISÃO!!!!!!![/b:dc4670f996][/size:dc4670f996]


Afff, desculpem o desabafo, mas sinceramente não entendo, cadê o instinto de sobrevivência???[/quote:dc4670f996]


Diga, [b:dc4670f996]COM SINCERIDADE[/b:dc4670f996], você deliga seu celular quando vai abastecer seu carro ???
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Mensagem por fmmlobo »

Celular e abastecimento é uma lenda das antigas...
Até o Mithbusters já provou que não explode...
Responder