Esc + motor, ligaçao correta ?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
pangya1990
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sex Fev 17, 2012 11:55 am
Localização: Palmital-SP

Esc + motor, ligaçao correta ?

Mensagem por pangya1990 »

Olá, montei meu aeromodelo, porém queimou meu esc sem ao menos voar cm ele, era um esc hb 25-30a , agora comprei um esc 30a red brick, porém quando deixei o motor ligado em baixa rotaçao por uns 15 segundos, o ESC novo ja esquentou novamente... ai eu removi a helice e deixei um bom tempo acelerado, ele ficava morno.. a duvida é a seguinte, meu motor é um turnigy d2822/17 1100kv, uma hélice 8x6 cm spinner, e os motores turnigy, o fio amarelo nao fica no meio, e som no canto, ai fica a sequencia dos fios, amarelo, preto, vermelho. no caso, a ligaçao que eu fiz nao foi em sequencia com o esc, e sim o fio amarelo fica no fio B do esc, ou seja, o FIO DO MEIO, agora eu me pergunto, meu outro esc queimou por essa ligaçao que pode estar errada, ou por ficar acelerando o motor por um tempo segurando o aeromodelo ?


Foto do motor semelhante ao meu : http://imageshack.us/photo/my-images/21/13236128802902911741fot.jpg/

Essa é a ligaçao que estou usando : http://imageshack.us/photo/my-images/689/20130319222609.jpg/

Como voces percebem, a foto do motor nao corresponde ao FIO B NO ESC, pois o amarelo esta no centro, sendo que devia estar no canto, porém o motor gira perfeitamente.. o meu medo é de queimar o ESC novo novamente, pois estou usando essa mesma ligaçao, lembrando que o esc novo, esquentou um poquinho quando eu deixei o aeromodelo com pouca aceleraçao, porem parado, e sem hélice eu posso acelerar quase tudo e ele so fica morno... lembrando hélice 8x6 obrigado a todos pela atençao. abraços
thiagovvv
membro
Mensagens: 197
Registrado em: Sex Ago 12, 2011 8:07 am
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

Mensagem por thiagovvv »

As cores são somente para "simbolizar" e/ou "facilitar". Se você inverter a ligação, o que vai acontecer é que o motor vai girar para o lado contrário.

Provavelmente queimou porque você ficou acelerando o tempo todo.

O teste da eletrônica geralmente é feito em bancada, com a eletrônica fora do modelo. O motor fica em full por no máximo 10seg, mais que isso vai superaquecer o motor e ESC.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

A sequencia dos fios não importa, o máximo que vai acontecer é o motor rodar ao contrário, aí é só vc desconectar dois fios e trocar um com o outro e pronto!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
pangya1990
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sex Fev 17, 2012 11:55 am
Localização: Palmital-SP

Mensagem por pangya1990 »

Entendi, o meu spinner tava torto, acho que por isso queimou, agora prendi a helice com uma gambiarra, e lotei de super bonder, é apenas um modelo de teste, primeira construçao.. e vou por o ESC do lado de fora do modelo. Muito obrigado a atençao de voces, abraços
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Super bonder não suporta vibrações e pode trincar facilmente, botando tudo a perder.
Não será a quantidade de cola que fará a diferença e sim a qualidade do serviço.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder