Componentes eletrônicos e eletrônica

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Krizar
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 7:37 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí / Campanha / Monsenhor Paulo, Minas Gerais

Mensagem por Krizar »

[quote:b511d33911="CONDOR 2"][quote:b511d33911="Krizar"][quote:b511d33911="stevensbhz"]Krizar,

Estes são chaveadores de tensão como nos carregadores de celular veicular ou um BEC, só não mencionou se seu interesse é para substituição ou para montagem, existem vários componentes com esta finalidade, porem com pinagem diferente.[/quote:b511d33911]

Sim, são conversores de tensão dc-dc.
É para substituição de um queimado. Por isso precisa ser smd e com a mesma pinagem. Esse ta sendo o problema.[/quote:b511d33911]

Krizar.

Esse é um dos maiores problemas que muita gente enfrenta com as mudanças tecnológicas de componentes que se tornam obsoletos á determinada aplicação.

Certa vez construí um receptor multi bandas que era uma parada e usava um CI espetacular e versátil , quando da queima me ví perdido ao tentar adquirir outro igual, e tive que lançar mão á uma outra alternativa com modificações no circuito.

O maior problema é a adaptação de outro componente em um circuito pre determinado com trilhas e tamanho pertinente.

Não conheço esse componente mencionado por você , mas pelo custo do alternativo talvez esteja nos parâmetros da função e talvez valha apena a substituição por outro mais "limitado", pois certos circuitos trabalham com folgas no dimensionamento original.

O mais importante seria a frequencia de trabalho e tensões de alimentação inerente.

Tente a substituição, talvez funcione, já que não é possível adaptações das trilhas, o custo é baixo e muitas vezes vale a pena.[/quote:b511d33911]

Obrigado Condor, eu olhei principalmente isso o que você falou, a frequência de trabalho e as tensões de alimentação. Elas são iguais, somente a corrente de chaveamento do FET que é diferente. Vou testar pra ver, não tem outra solução mesmo. Agora basta esperar o pessoal da farnell responder.

Obrigado novamente.
- Maurício Gomes de Melo -
Voar, estudar, construir, estudar e projetar!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Estava faltando sobre transformadores.

TRANSFORMADOR.

O transformador é formado por um núcleo de ferro, onde são
enrolados os enrolamentos primário e secundário, normalmente com fios de
cobre. Sua principal função é aumentar ou abaixar uma tensão aplicada em
seu enrolamento primário ou vice-versa.
O princípio de funcionamento do transformador é baseado num
fenômeno conhecido como indução eletromagnética. Quando
movimentamos um condutor dentro de um campo magnético, aparece em
seus extremos uma DDP, que é chamada de tensão induzida. O mesmo
irá acontecer se o condutor se mantiver em repouso e movimentarmos o
campo magnético. É necessário, portanto, que haja um movimento relativo
entre o campo magnético e o condutor para que apareça nos extremos dele
uma tensão induzida.





Composição:



Símbolo:

Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 7:29 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Tipos de enrolamentos:

Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 7:29 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Tipos de transformadores.

De ferrite.






Laminado.





Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 7:30 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Transformadores toroidais.



Visão interna.

Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 7:31 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Outros tipos toroidais.




de ferrite








De rede de distribuição com indicação em KVA (Kilo volt Ampere) também laminados.

O núcleo e os enrolamentos são mergulhados em óleo mineral isolante.

As aletas são para refrigeração.





Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 7:33 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

De sub estação.

Geralmente são construídos para varios MVA (Mega Volt Ampere)

Em sua maioria são trifásicos.

Além das aletas de refrigeração possuem ventiladores acionados por sensores que ajudam na ventilação "forçada "

Existe em cima deles tanques de óleo mineral ou chamados tanques de expanção, os quais suprem de óleo para arrefecimento dos enrolamentos e quando esse óleo se contrai ou se expande com a temperatura esses tanques compensam o volume.




Transformadores de corrente ( TC)

Usados em média e alta tensão, onde é obtida a leitura de corrente em baixa tensão para os equipamentos de medição e proteção.



Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 7:33 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Transformadores de potencial ou tensão (TP)

Usados em média e alta tensão, onde é obtida leituras de tensão em baixa tensão para os equipamentos de medição e proteção.



Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 7:34 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Quem quiser montar o seu....:

forum/viewtopic.php?t=146360
Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 11:39 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Desenhos básicos de fontes e retificação.

http://www.changpuak.ch/electronics/dow ... DESIGN.pdf
Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 11:39 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder