Dremel com Dimmer para Controle de Rotação

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Renatomcl
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Sáb Set 30, 2006 10:42 am
Localização: São Paulo - SP

Dremel com Dimmer para Controle de Rotação

Mensagem por Renatomcl »

Boa tarde,

Montei um dimmer com snubber para controlar a rotação da dremel 395, mas com o potenciômetro todo fechado aparece +- 20 volts na saida do dimmer e um pequeno ronco no motor, a dremel foi ajustada para rotação máxima.
O controle de rotação é perfeito, o único problema é este ronco no motor quando liga o dimmer, não sei se pode queimar a dremel.
Atuando no potenciômetro a dremel parte com 32/35 volts.
Se alguém aqui no fórum usa este sistema poderia fazer algum comentário?


Obrigado,


Renato
Avatar do usuário
Makarraum
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Jun 15, 2004 12:05 pm
Localização: Aracaju-SE

Mensagem por Makarraum »

Primeiro poste o esquema do dimmer que usou...
Renatomcl
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Sáb Set 30, 2006 10:42 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Renatomcl »

Montei o circuito corrigido que está no final da página.

http://www.feiradeciencias.com.br/sala03/03_09.asp

Alem deste circuito que eu montei eu comprei um pedal que é usado para controle de rotação de motores de suspensão e apresentou o mesmo problema que o meu circuito.

Obrigado,

Renato
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

amigo, não faça isso.

Essa dremmel tem o próprio controle eletrônico de velocidade e torque.
Aplicar tensões mais baixas e formas de onda distorcidas fará sua dremmel queimar.

Ligue-a direto na tomada e controle a velocidade pela chave lateral de controle de velocidade.
Avatar do usuário
Makarraum
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Jun 15, 2004 12:05 pm
Localização: Aracaju-SE

Mensagem por Makarraum »

Simm.. só agora vi que esse modelo já tem o controle de velocidade!
Agora diga-nos: pra que outro controle se ela já tem umas 8 velocidades?
Renatomcl
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Sáb Set 30, 2006 10:42 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Renatomcl »

Mkazan, o controle eletronico de velocidade dela é um dimmer e muita gente lá fora usa um dimmer externo em um pedal.
Procure por "moto tool foot dedal", este é famoso para a dremel.
Eu também tenho receio de usar e queimar minha dremel e por esta razão estou perguntando se alguém aqui no fórum utiliza este sistema.

Makarraum, eu gostaria de usar um pedal e ter as mão livres, foi isso que vi em muitos fóruns pela internet.
Volto a repetir, só vou usar se eu estiver seguro que não seja prejudicial para a dremel, afinal de contas está muito cara por causa do kit que vem junto e temos de engolir

Obrigado,


Renato
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

O alerta ta dado e a Dremmel é sua, use como quiser.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Renato, qual é o modelo da sua Dremel ?
Os motores de máquina de costura são muito parecidos com os da dremel em termos de potência, e em princípio um pedal de maquina de costura serviria. O que pode eventualmente dar dor de cabeça é o controlador interno da Dremel... Se ligar o motor direto fazendo um bypass no controlador eletrônico, pode usar o pedal de máquina de costura sem medo...
Esse ruído é comum a esse tipo de circuito, e o multímetro não lê nada que faça sentido nesses casos, pois o dimmer NÃO VARIA A TENSÃO, apenas o TEMPO em que o tiristor conduz a cada semiciclo da rede.
Em ultimo caso, os pedais antigos da máquina de costura da avó da gente eram baseados em pastilhas de grafite que eram comprimidas o pisar no pedal. Esses sim, variam a TENSÃO, pois funcionam como um resistor variável gigante...
Se fosse o meu caso, eu faria o bypass e usaria um pedal (aliás, não fiz isso ainda na minha 400 porque não uso muito...)
Renatomcl
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Sáb Set 30, 2006 10:42 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Renatomcl »

Claudio, o modelo é 395. Até pensei em abrir e fazer este bypass no circuito, mas como nunca abri uma dremel, não sei na montagem não vai desalinhar alguma coisa porque é tudo plástico.
Já vi gente que fez este bypass no circuito de controle da dremel, se não tiver outra solução talvez eu faça isto mesmo, tenho que avaliar se vale a pena porque eu tenho só esta dremel.
Obrigado pela sugestão.


Renato
Avatar do usuário
Makarraum
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Jun 15, 2004 12:05 pm
Localização: Aracaju-SE

Mensagem por Makarraum »

Pronto.. o Claudio falou tudo.
Ou usa outra dremel/motor, ou elimina o controle interno.
Responder