Balanceador para LI-po Li-on agora com FOTOS

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Estive fora deste tópico mas acho que já foi dito o suficiente.

Olhei rapidamente o circuito, vou resumir o que entendi para encerrar o assunto:


1) O circuito funciona perfeitamente;

2) Quando todos os leds se acendem a bateria está balanceada, pois todas as células estarão na mesma tensão. Não necessariamente está cheia, mas está balanceada;

3) Se for colocada no carregador após balanceada, o carregador completará a carga;

4) Deixar a bateria no balanceador após a carga completada aparentemente não fará mal algum. Pelo que percebi, ao alcançar a tensão um transístor desvia a corrente através de um resistor, portanto continuará a passar uma corrente mínima pela bateria que não deve prejudicá-la, mas também não completará a carga a não ser depois de muito tempo. Como o carregador sempre achará que a bateria ainda não está completamente carregada por causa da corrente desviada para os resistores provavelmente ele permanecerá ligado ou só desligará por tempo;

5) Não sei se é o caso, mas mesmo que depois do primeiro balanceamento as baterias alcancem 100% da tensão mas ainda sobre um restinho de capacidade não preenchida, a diferença será mínima, da mesma ordem de grandeza da diferença entre a capacidade de cada célula individual, e portanto não atrapalhará;

6) Fazendo o balanceamento a cada 5 cargas a tendência será que a bateria fique cada vez mais equilibrada.


Aprendemos muito sobre este assunto mas acho que os ânimos estão ficando muito exaltados, vou fechar o tópico e se alguém tiver alguma correção sobre o que eu disse acima favor me enviar por MP.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Destranquei o tópico para poder postar os resultados práticos do teste com o carregador do Sérgio Handa e a bateria do Atari que estava totalmente desbalanceada. Uma das células estava 200mV abaixo das outras.

Descobri que sou bom em interpretação de texto, já que:

1) O circuito realmente funciona perfeitamente; Para o teste foi configurado para cortar a 4,01V e facilitar a percepção de qualquer problema, pois nesta tensão a bateria recebe mais corrente do que a 4,2V e se houvesse problema seria fácil de perceber;

2) Quando todos os leds se acendem a bateria estava, com todas as células a 4,01V. As células que carregaram antes continuaram recebendo uma pequena corrente, como previu o Sérgio Nissola, mas não foi o suficiente para ficar com mais tensão que a última, mesmo após 40 minutos no carregador. Se em 40 minutos não subiu nem 0,01V, suponho que para completar a carga no balanceador demoraria no mínimo a noite toda.

3) A bateria foi deixada no carregador sozinha após balanceada, o carregador realmente completa a carga;

4) Após o final da carga todas as células estavam perfeitamente carregadas e com a mesma tensão. Pode ser que houvesse alguma diferença de tensão mínima, mas neste caso menor que a escala do multímetro, e portanto menor que a tolerância de fabricação da própria bateria.

5) O helicóptero do Atari, antes brocha sem subir direito, passou a manter vôo pairado com apenas metade do acelerador, demonstrando que a bateria balanceada realmente ficou muito melhor.

O pessoal tem mais detalhes, e o Sérgio Handa vai continuar fazendo os testes e divulgando resultados.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Você esqueceu de uma coisa....

Enquanto a bat desbalanceada estava carregando o dissipador estava gelado e nenhuma corrente passava pelo modulo correspondente a ele... enquanto os dois outros estavam quentes.... assim que a tensão nas baterias "boas" chegou a 4,01V os modulos correspondentes ficaram transferiram a corrente que deveria ir para as duas outras células.
Mas porque mesmo passando uma pequena corrente(e passa) a coisa se passava como se tivessem"desligadas" do circuito??? (note as aspas... aspas são aspas e querem dizer... subjetivamente!!!!!!!!!!!!!!!!)

Porque é uma caracteristica da bat li po/on a de não ... não.... não aumentar a tensão se a corrente que passa por ela foi inferior a 20% da sua capacidade nominal , e isso está no data book de fabricantes de bat.....NÃO AUMENTA A TENSÃO....E NÃO RECEBE MAIS CARGA MESMO QUE FIQUE UM SÉCULO ALI..... Na verdade sua capacidade de receber carga nesse momento vai caindo(aumento da impedancia interna da bat) até chegar a zero.


Na foto a Bat desbalanceada.....
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

E a balanceada...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Então o que ocorre quando se coloca sem o balanceador???

Sem essa proteção que desvia a carga fazendo passar menos que 20% da capacidade nominal..... a bat chega a mais de 4,23... que é o limite que ela pode suportarcom segurança.....
O carregador "vê"(aspas) o conjunto como um todo e corta o proceso na tensão setada(pior é quanto mais células tem o PACK) nesse momento temos uma ou dua bat com menos carga e outras com sobrecarga... na descarga(e é o pior) a que está "fraca" (aspas... aspas) pode em algum momento ultrapassar o limite inferior de segurança.
Bom dai vc ta armando a bomba né :shock:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

tudo isso graças a mega precisão do meu multimetro e minha bateria desbalanceada... senão não seria possivel os testes
lembrando do balanceador do Handa feito pelo Marco
junto com o carregador do Regis + bateria de gel
fora a turma q fez uma torcida, todos envolta ....
Avatar do usuário
Sergio Handa
membro
Mensagens: 313
Registrado em: Ter Mar 16, 2004 10:17 am
Localização: Osasco - SP

Mensagem por Sergio Handa »

Não resisti a tentação, cheguei em casa e fui direto para a oficina. Usei uma fonte variável de 1A. Conectei direto numa das entradas do balanceador. O led se acendeu em 4,15V no meu multimetro ching-ling. Aumentei a tensão de saída da fonte aos poucos, deixei uns 20 min. e advinhem a tensão continuou a mesma!!!. O " bichinho" dissipou toda a corrente, aquecendo bastante, mas funcionou mesmo!

Marco, a única coisa que eu mudaria no projeto é o layout da placa, pois do jeito que está o acesso a regulagem dos trimpots multivoltas está difícil e perigoso curto-circuitar na "perna" de outros componentes.

Estou fazendo uma fiação e conector "definitivos" para testar com as Lipo´s.
Sergio Handa
---------------------------------------
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Atari... seu multimetro ta uma B*** :lol: pois eu regulei eles exatamente pra tensão que o Handa disse... achei que era erro mas dois erros iguais não dá. alem disso meu mult. é um Fluke 8)
Handa... eu já mudei, mas tinha deixado assim exatamente pra não ficar fuçando :lol:
Eu disse que não ia aumentar a tensão... nem daqui 10 séculos :shock: :lol: é a caracteristica dessa bat.. ela NÃO, NÃO,NÃO,NÃO aumenta a tensão se a corrente que chegar a ela for menor igual a 20% da corrente nominal do Pack.

CQD
Finito
Cabô
Chega
Cansei :lol:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Sergio Massara
membro
Mensagens: 409
Registrado em: Sáb Nov 06, 2004 10:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Sergio Massara »

Alex,

Toda discussao no topico era em cima de:
1) "desligar os balanceadores logo qdo o ultimo LED acender e por o pack no carregador" (marco antonio)
2) "mesmo após os LEDs acesos, deixar _balanceando_ mais uns 40 min" (eu)

Parece que o teste que vc fez foi o '2' o q é o correto. Se for possivel teste a versao do marco, '1'.
Avatar do usuário
Sergio Massara
membro
Mensagens: 409
Registrado em: Sáb Nov 06, 2004 10:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Sergio Massara »

Marco Antonio escreveu:Eu disse que não ia aumentar a tensão... nem daqui 10 séculos :shock: :lol: é a caracteristica dessa bat.. ela NÃO, NÃO,NÃO,NÃO aumenta a tensão se a corrente que chegar a ela for menor igual a 20% da corrente nominal do Pack.


Entao se tenho uma LiPo de 1200mAh, 20% seria 240ma. Eu posso colocar esses 240mA com uma fonte de corrente cte que a bateria não subirá de tensao ?

Da onde vc tirou essa bobagem q é uma caracteristica da lipo ?
Responder