Problema com trem de pouso retrátil

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Problema com trem de pouso retrátil

Mensagem por Metz »

Olá amigos do fórum! Estou com um problema relacionado ao trem de pouso retrátil do meu P-51D Mustang.

Antes de mais nada, já conversei com amigos experientes, dei uma pesquisada e não encontrei solução!.

O problema:
Estou usando um rádio spektrum DX6i, com receptor AR6120 + satelitte.
A chave do gear está para ficar com o trem aberto na posição 0 e fechado na posição 1 (o bind também foi feito assim).

Tudo funciona perfeitamente, porém o maior problema é quando vou ligar o aero. O trem de pouso SEMPRE fecha e abre depois de ligar o aero. E se a ultima posição que eu deixei foi com o trem fechado, ele abre e depois fecha o trem.
Ou seja, se eu estiver com o aero no solo e for ligá-lo, o trem de pouso tenta se fechar, forçando o servo e podendo queimá-lo. Por isto eu sempre tenho que ligá-lo com o aero suspenso!

Já tentei refazer o bind mudando a posição do fail safe e nada!

Fiz um vídeo para tentar explicar a situação:

[yt]RrzvZxi4C6Y[/yt]

Podemos ver que:
- O aero desligado estava com a gear na posição 0 (trem aberto)
- O rádio desligado estava com a gear na posição 0 (trem aberto)
- ligou-se o rádio, e após o aero
- Trem se fecha e logo depois se abre
- Aero e rádios foram desligados na posição 1 (trem fechado)
- Ligou-se o rádio, e após o aero
- O trem se abre e logo depois se fecha

Outro teste que fiz que nao aparece no vídeo:
- Com o rádio DESLIGADO ligo e desligo a eletrônica do aero diversas vezes seguidas
- O trem (que estava aberto) SEMPRE se fecha e logo após se abre

O que pode estar causando isto? Não pode ser o fail safe pois já fiz o bind da forma correta.
Blade MCPX2 | Quad Scarab Reconn V3 | La Racer Glow .46 | Parkzone Radian Pro | P-51D Mustang DLE-20 | Escapade .61 DLE-20
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

Ninguém tem alguma ideia do que pode estar causando este problema???
general_1945
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Seg Mai 31, 2010 9:16 pm
Localização: Paraná

Mensagem por general_1945 »

Eu tenho este mesmo problema, com um dx7 e está assim até hoje, fiz também, o bind do safe.
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

[quote:5657dc3e70="general_1945"]Eu tenho este mesmo problema, com um dx7 e está assim até hoje, fiz também, o bind do safe.[/quote:5657dc3e70]

Putzzz! Será que isto é um problema em TX/RX Spektrum?
Blade MCPX2 | Quad Scarab Reconn V3 | La Racer Glow .46 | Parkzone Radian Pro | P-51D Mustang DLE-20 | Escapade .61 DLE-20
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

Metz, tenta fazer um teste simples: coloca, por exemplo, o profundor cabrando, e desliga o receptor com ele nessa posição... mantém o comando do profundor cabrando no rádio,e liga novamente o receptor, e veja se na hora que liga ele vai para o centro, e volta para a posição que está comandando...
se isso acontecer, é bem provável que os sistemas Spektrum centralizem comando na hora que liga, e depois vão tudo para a posição definida pelo piloto...
mas pq os servos do retrátil fazem o curso todo em vez de ir somente até o centro? simples: servos específicos para retrátil não são proporcionais como os que usamos para superfícies de comando, eles só possuem duas posições, para um lado e para outro... no caso, dando comando por volta de 50% ou mais, ele já entende como tendo de se movimentar para a posição oposta...
pelo menos, é a única explicação lógica que estou achando para seu "problema"...
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

[quote:e663e083d2="mkbuss"]Metz, tenta fazer um teste simples: coloca, por exemplo, o profundor cabrando, e desliga o receptor com ele nessa posição... mantém o comando do profundor cabrando no rádio,e liga novamente o receptor, e veja se na hora que liga ele vai para o centro, e volta para a posição que está comandando...
se isso acontecer, é bem provável que os sistemas Spektrum centralizem comando na hora que liga, e depois vão tudo para a posição definida pelo piloto...
mas pq os servos do retrátil fazem o curso todo em vez de ir somente até o centro? simples: servos específicos para retrátil não são proporcionais como os que usamos para superfícies de comando, eles só possuem duas posições, para um lado e para outro... no caso, dando comando por volta de 50% ou mais, ele já entende como tendo de se movimentar para a posição oposta...
pelo menos, é a única explicação lógica que estou achando para seu "problema"...[/quote:e663e083d2]

Fiz o teste, e é exatamente isto que vc falou. Quando ligo o receptor ele centraliza e depois vai pra posição que o stick está.

E concordo com vc, é a explicação mais lógica que há para o que pode estar causando o tal "problema".

Infelizmente vou ter que conviver com isto. É só lembrar de suspender a frente do aero na hora de ligá-lo hehehe

Obrigado amigos!
Abs...
Blade MCPX2 | Quad Scarab Reconn V3 | La Racer Glow .46 | Parkzone Radian Pro | P-51D Mustang DLE-20 | Escapade .61 DLE-20
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

bom, pelo menos agora já tem a certeza que não tem nenhum problema no seu equipamento!
dá uma pesquisada no manual ou pela net aí se não existe nenhuma opção de desativar isso...
abraços
general_1945
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Seg Mai 31, 2010 9:16 pm
Localização: Paraná

Mensagem por general_1945 »

[quote:bb4d172fb0="mkbuss"]Metz, tenta fazer um teste simples: coloca, por exemplo, o profundor cabrando, e desliga o receptor com ele nessa posição... mantém o comando do profundor cabrando no rádio,e liga novamente o receptor, e veja se na hora que liga ele vai para o centro, e volta para a posição que está comandando...
se isso acontecer, é bem provável que os sistemas Spektrum centralizem comando na hora que liga, e depois vão tudo para a posição definida pelo piloto...
mas pq os servos do retrátil fazem o curso todo em vez de ir somente até o centro? simples: servos específicos para retrátil não são proporcionais como os que usamos para superfícies de comando, eles só possuem duas posições, para um lado e para outro... no caso, dando comando por volta de 50% ou mais, ele já entende como tendo de se movimentar para a posição oposta...
pelo menos, é a única explicação lógica que estou achando para seu "problema"...[/quote:bb4d172fb0]

Acho que não é isso, pois eu estou usando um servo nomal para ativar o retratil que no meu caso é pneumático, e os flaps que usam o final do curso não tem este problema, e nem o acelerador, que no caso usa o final de curso, e quando liga ele permanece fechado.
Responder