Olá amigos do fórum! Estou com um problema relacionado ao trem de pouso retrátil do meu P-51D Mustang.
Antes de mais nada, já conversei com amigos experientes, dei uma pesquisada e não encontrei solução!.
O problema:
Estou usando um rádio spektrum DX6i, com receptor AR6120 + satelitte.
A chave do gear está para ficar com o trem aberto na posição 0 e fechado na posição 1 (o bind também foi feito assim).
Tudo funciona perfeitamente, porém o maior problema é quando vou ligar o aero. O trem de pouso SEMPRE fecha e abre depois de ligar o aero. E se a ultima posição que eu deixei foi com o trem fechado, ele abre e depois fecha o trem.
Ou seja, se eu estiver com o aero no solo e for ligá-lo, o trem de pouso tenta se fechar, forçando o servo e podendo queimá-lo. Por isto eu sempre tenho que ligá-lo com o aero suspenso!
Já tentei refazer o bind mudando a posição do fail safe e nada!
Fiz um vídeo para tentar explicar a situação:
[yt]RrzvZxi4C6Y[/yt]
Podemos ver que:
- O aero desligado estava com a gear na posição 0 (trem aberto)
- O rádio desligado estava com a gear na posição 0 (trem aberto)
- ligou-se o rádio, e após o aero
- Trem se fecha e logo depois se abre
- Aero e rádios foram desligados na posição 1 (trem fechado)
- Ligou-se o rádio, e após o aero
- O trem se abre e logo depois se fecha
Outro teste que fiz que nao aparece no vídeo:
- Com o rádio DESLIGADO ligo e desligo a eletrônica do aero diversas vezes seguidas
- O trem (que estava aberto) SEMPRE se fecha e logo após se abre
O que pode estar causando isto? Não pode ser o fail safe pois já fiz o bind da forma correta.
Problema com trem de pouso retrátil
Problema com trem de pouso retrátil
Blade MCPX2 | Quad Scarab Reconn V3 | La Racer Glow .46 | Parkzone Radian Pro | P-51D Mustang DLE-20 | Escapade .61 DLE-20
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[quote:5657dc3e70="general_1945"]Eu tenho este mesmo problema, com um dx7 e está assim até hoje, fiz também, o bind do safe.[/quote:5657dc3e70]
Putzzz! Será que isto é um problema em TX/RX Spektrum?
Putzzz! Será que isto é um problema em TX/RX Spektrum?
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- mkbuss
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Metz, tenta fazer um teste simples: coloca, por exemplo, o profundor cabrando, e desliga o receptor com ele nessa posição... mantém o comando do profundor cabrando no rádio,e liga novamente o receptor, e veja se na hora que liga ele vai para o centro, e volta para a posição que está comandando...
se isso acontecer, é bem provável que os sistemas Spektrum centralizem comando na hora que liga, e depois vão tudo para a posição definida pelo piloto...
mas pq os servos do retrátil fazem o curso todo em vez de ir somente até o centro? simples: servos específicos para retrátil não são proporcionais como os que usamos para superfícies de comando, eles só possuem duas posições, para um lado e para outro... no caso, dando comando por volta de 50% ou mais, ele já entende como tendo de se movimentar para a posição oposta...
pelo menos, é a única explicação lógica que estou achando para seu "problema"...
se isso acontecer, é bem provável que os sistemas Spektrum centralizem comando na hora que liga, e depois vão tudo para a posição definida pelo piloto...
mas pq os servos do retrátil fazem o curso todo em vez de ir somente até o centro? simples: servos específicos para retrátil não são proporcionais como os que usamos para superfícies de comando, eles só possuem duas posições, para um lado e para outro... no caso, dando comando por volta de 50% ou mais, ele já entende como tendo de se movimentar para a posição oposta...
pelo menos, é a única explicação lógica que estou achando para seu "problema"...
[quote:e663e083d2="mkbuss"]Metz, tenta fazer um teste simples: coloca, por exemplo, o profundor cabrando, e desliga o receptor com ele nessa posição... mantém o comando do profundor cabrando no rádio,e liga novamente o receptor, e veja se na hora que liga ele vai para o centro, e volta para a posição que está comandando...
se isso acontecer, é bem provável que os sistemas Spektrum centralizem comando na hora que liga, e depois vão tudo para a posição definida pelo piloto...
mas pq os servos do retrátil fazem o curso todo em vez de ir somente até o centro? simples: servos específicos para retrátil não são proporcionais como os que usamos para superfícies de comando, eles só possuem duas posições, para um lado e para outro... no caso, dando comando por volta de 50% ou mais, ele já entende como tendo de se movimentar para a posição oposta...
pelo menos, é a única explicação lógica que estou achando para seu "problema"...[/quote:e663e083d2]
Fiz o teste, e é exatamente isto que vc falou. Quando ligo o receptor ele centraliza e depois vai pra posição que o stick está.
E concordo com vc, é a explicação mais lógica que há para o que pode estar causando o tal "problema".
Infelizmente vou ter que conviver com isto. É só lembrar de suspender a frente do aero na hora de ligá-lo hehehe
Obrigado amigos!
Abs...
se isso acontecer, é bem provável que os sistemas Spektrum centralizem comando na hora que liga, e depois vão tudo para a posição definida pelo piloto...
mas pq os servos do retrátil fazem o curso todo em vez de ir somente até o centro? simples: servos específicos para retrátil não são proporcionais como os que usamos para superfícies de comando, eles só possuem duas posições, para um lado e para outro... no caso, dando comando por volta de 50% ou mais, ele já entende como tendo de se movimentar para a posição oposta...
pelo menos, é a única explicação lógica que estou achando para seu "problema"...[/quote:e663e083d2]
Fiz o teste, e é exatamente isto que vc falou. Quando ligo o receptor ele centraliza e depois vai pra posição que o stick está.
E concordo com vc, é a explicação mais lógica que há para o que pode estar causando o tal "problema".
Infelizmente vou ter que conviver com isto. É só lembrar de suspender a frente do aero na hora de ligá-lo hehehe
Obrigado amigos!
Abs...
Blade MCPX2 | Quad Scarab Reconn V3 | La Racer Glow .46 | Parkzone Radian Pro | P-51D Mustang DLE-20 | Escapade .61 DLE-20
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[quote:bb4d172fb0="mkbuss"]Metz, tenta fazer um teste simples: coloca, por exemplo, o profundor cabrando, e desliga o receptor com ele nessa posição... mantém o comando do profundor cabrando no rádio,e liga novamente o receptor, e veja se na hora que liga ele vai para o centro, e volta para a posição que está comandando...
se isso acontecer, é bem provável que os sistemas Spektrum centralizem comando na hora que liga, e depois vão tudo para a posição definida pelo piloto...
mas pq os servos do retrátil fazem o curso todo em vez de ir somente até o centro? simples: servos específicos para retrátil não são proporcionais como os que usamos para superfícies de comando, eles só possuem duas posições, para um lado e para outro... no caso, dando comando por volta de 50% ou mais, ele já entende como tendo de se movimentar para a posição oposta...
pelo menos, é a única explicação lógica que estou achando para seu "problema"...[/quote:bb4d172fb0]
Acho que não é isso, pois eu estou usando um servo nomal para ativar o retratil que no meu caso é pneumático, e os flaps que usam o final do curso não tem este problema, e nem o acelerador, que no caso usa o final de curso, e quando liga ele permanece fechado.
se isso acontecer, é bem provável que os sistemas Spektrum centralizem comando na hora que liga, e depois vão tudo para a posição definida pelo piloto...
mas pq os servos do retrátil fazem o curso todo em vez de ir somente até o centro? simples: servos específicos para retrátil não são proporcionais como os que usamos para superfícies de comando, eles só possuem duas posições, para um lado e para outro... no caso, dando comando por volta de 50% ou mais, ele já entende como tendo de se movimentar para a posição oposta...
pelo menos, é a única explicação lógica que estou achando para seu "problema"...[/quote:bb4d172fb0]
Acho que não é isso, pois eu estou usando um servo nomal para ativar o retratil que no meu caso é pneumático, e os flaps que usam o final do curso não tem este problema, e nem o acelerador, que no caso usa o final de curso, e quando liga ele permanece fechado.