Vario sonoro usando FrSky DHT-U

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Naldo
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Jul 07, 2004 8:21 am

Mensagem por Naldo »

Olá Rudolf! Olá Sobral!
Sobral, este circuito que vc postou é interessante/diferente. Aparentemente a corrente de excitação do piezo passa pelo pino do uC. A intensidade do som com este circuito ficou boa?
Rudolf, gostei das opções jack e/ou piezo.
até mais
Naldo
Avatar do usuário
MacCross
membro
Mensagens: 633
Registrado em: Dom Dez 07, 2008 8:32 pm
Localização: Santana de Parnaíba, SP

Mensagem por MacCross »

[quote:c559883777="Naldo"]
Sobral, este circuito que vc postou é interessante/diferente. Aparentemente a corrente de excitação do piezo passa pelo pino do uC. A intensidade do som com este circuito ficou boa?
[/quote:c559883777]
A corrente passa pelo pino do uC sim. O som ficou um pouco mais alto sim, mas (nos piezos que tenho aqui) ainda baixo.
Inté
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:77216ff387="MacCross"]
Eu não usei esse código usei este:
[url]https://code.google.com/p/openxvario/source/browse/branches/openxvario/openxvario.ino[/url]
[/quote:77216ff387]

Estou olhando a criança :)

[quote:77216ff387]
Os "piezos" que consegui (vc quer um?)
[/quote:77216ff387]

Deixe um na sua caixa, por favor. Se eu não tiver conseguido até a próxima vez que nos encontrarmos vou aceitar sim, obrigado.

[quote:77216ff387]
todos podem ser conectados direto nas saidas do arduino e não consomem praticamente nada (5 V), e o som produzido é bem baixinho.
[/quote:77216ff387]

Como o MSP430 é alimentado com 3,3V, o som vai ficar mais baixo ainda. Vou ver o que faço por aqui.

[quote:77216ff387]
Melhora encostando o piezo em alguma superficie (mas pouco). Usei este circuito para "dobrar" a excitação:
[img:77216ff387]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/PiezoDriver_zpsd2682b8d.jpg[/img:77216ff387]
[/quote:77216ff387]

Vou tentar usar um 74HC00 para oscilar as 2 entradas do piezo. O som deve ficar maior.

Abraços,
Rudolf
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

Ontem converti o programa que roda em TurboC para o MSP430. Rodei no bichinho no emulador, ajustando os diversos periféricos (base de tempo, gerador de frequência, ...).

Só ficou faltando testar se a taxa de comunicação tá certa. Feito este teste desenho o circuito e o monto numa placa padrão. Prá facilitar, só vou usar componentes PTH ao invés de SMD.
Naldo
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Jul 07, 2004 8:21 am

Mensagem por Naldo »

Rudolf,
A ideia é fazer um acionamento do piezo em ponte com o HC00? e com 3,3V?
Poderia também utilizar 2 pinos de saída do uC para ligar em ponte. E talvez, se tiver pinos sobrando, aumentar o no. de pinos para cada saída. Teria que analisar se os pinos do uC possuem capacidade suficiente para acionar diretamente o piezo.
Abraços
Naldo
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:d2b57cf5f9="Naldo"]Rudolf,
A ideia é fazer um acionamento do piezo em ponte com o HC00? e com 3,3V?
[/quote:d2b57cf5f9]

Exatamente.

[quote:d2b57cf5f9]
Poderia também utilizar 2 pinos de saída do uC para ligar em ponte.
[/quote:d2b57cf5f9]

Não sei como seria isso, pois o som é gerado por um timer (PWM). Não sei se tem recurso para gerar 2 ondas complementares. Se tiver, melhor :)

[quote:d2b57cf5f9]
Teria que analisar se os pinos do uC possuem capacidade suficiente para acionar diretamente o piezo.
[/quote:d2b57cf5f9]

Domingo acionei um falantinho na saída PWM do controlador. O som ficou xoxinho, mas saiu. Como o piezo precisa de menos corrente, o som deverá ser mais alto.
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
MacCross
membro
Mensagens: 633
Registrado em: Dom Dez 07, 2008 8:32 pm
Localização: Santana de Parnaíba, SP

Mensagem por MacCross »

[quote:2f8041718c="Rudolf"]
Se tiver, melhor :)
[/quote:2f8041718c]

acho que não vai dar :lol:
Avatar do usuário
MacCross
membro
Mensagens: 633
Registrado em: Dom Dez 07, 2008 8:32 pm
Localização: Santana de Parnaíba, SP

Piezo aos gritos

Mensagem por MacCross »

:o
Aprendi mais uma:
[b:ccb506b76a]An easy and loud way to drive a piezo speaker using an inductor in parallel with the piezo and a NPN BJT.[/b:ccb506b76a]
[url]http://cladlab.com/electronics/components/piezos[/url]
Menos componentes, mais resultado!
[img:ccb506b76a]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/piezodrive1_zps96e96d2d.jpg[/img:ccb506b76a]
O Reinaldo me ofereceu (muito obrigado, Reinaldo) um alarme de porta/janela alimentado com 4,5V que tem um piezo. Não funcionava :evil: . Abri... tem um circuito de saida que parece isso aí em cima, passei uma lima na abertura da chave liga/desliga. Faz um barulho ensurdecedor agora :D
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Piezo aos gritos

Mensagem por Rudolf »

[quote:3dd0c2ee72="MacCross"]:o
Aprendi mais uma:
[b:3dd0c2ee72]An easy and loud way to drive a piezo speaker using an inductor in parallel with the piezo and a NPN BJT.[/b:3dd0c2ee72]
[url]http://cladlab.com/electronics/components/piezos[/url]
Menos componentes, mais resultado!
[img:3dd0c2ee72]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/piezodrive1_zps96e96d2d.jpg[/img:3dd0c2ee72]
[/quote:3dd0c2ee72]

Olha!!! Gostei :)

O MSP tem como enviar 2 saídas complementares, como se fosse uma ponte. De quebra posso usar DUAS portas em cada lado da ponte para poder colocar mais corrente. Uma campainha de Telefone público dá um som MUITO ALTO. Como é grande coloquei um buzzer menor, só que o som ficou... menor. Semana que vem vou na Santa Ifigênia e vejo o que acho por lá.

[quote:3dd0c2ee72]
O Reinaldo me ofereceu (muito obrigado, Reinaldo) um alarme de porta/janela alimentado com 4,5V que tem um piezo. Não funcionava :evil: . Abri... tem um circuito de saida que parece isso aí em cima, passei uma lima na abertura da chave liga/desliga. Faz um barulho ensurdecedor agora :D[/quote:3dd0c2ee72]

O povo de Pirapora vai conseguir ouvir cada vez que você pegar uma térmica ou uma descendente hehehe

Hoje montei a placa com os componentes. Até agora os testes funcionaram bem. Quando tava começando a testar com o variômetro chegou visita e tive que arremeter...
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
MacCross
membro
Mensagens: 633
Registrado em: Dom Dez 07, 2008 8:32 pm
Localização: Santana de Parnaíba, SP

Mensagem por MacCross »

[quote:ade363afba="Rudolf"]O MSP tem como enviar 2 saídas complementares...[/quote:ade363afba]
:o Dá pra fazer isso com o Arduino e Tone?

Aquele esquema que eu descobri só não torra o TR se o indutor tiver uma resistencia consideravel (o que deve ser verdade para 39mH). Será que acha isso na Santa Efigenia?

O alarme é este:
[url]http://www.ebay.com/itm/Self-adhesive-Wireless-Magnetic-Sensor-Burglar-Door-Window-Entry-Alarm-90-dB-TR-/181206294931?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2a30bca193[/url]
vem com pilhas, tem um integrado, reed, Tr, indutor e piezo (alem da caixa, imã, fita dupla face... :lol: )
Responder