Antena 90º para o 7uhps

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Merino
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Qua Ago 03, 2005 3:04 pm
Localização: Santa Maria Madalena - RJ

Antena 90º para o 7uhps

Mensagem por Merino »

Boa tarde a todos. Tenho um futaba 7uhps - 72 mhz e devido a algumas interferências e após ler vários tópicos estou voando com a antena apontada para baixo ou para o alto . Será que encontro uma antena que tenha uma dobra a 90º, para então a mesma ficar perpendicular ao rádio, no momento do voo? No Rio de Janeiro, não encontrei nada, se existir, peço a ajuda dos amigos para me indicar a loja. Obrigado a todos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Por ser uma antena telescópica, não tem nenhuma a 90° como procura.
Coloca um módulo FrSky nele e voe feliz,
Tenho um Futaba FP-T7UAFS e um FP-T8UAFS e ambos com módulo FrSky.
Não retirei a antena FM para ter opção, mas inverti a alça de transporte para não ficar muito próxima a antena do módulo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
celso-jr
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Out 12, 2010 8:41 pm
Localização: joinville-sc

Mensagem por celso-jr »

Merino, eu acho estranho vc relatar isso, pois eu tenho dois rádios desses, 7UHP-S já fazem quase uns 17 anos e numca tive problemas de interferência com nenhum dos dois, e não vendo por nada.
O ideal ate seria que a antena dele ficasse na vertical, mas eu sempre os utilizei normal na posição que ele fica na correia de pescoço.
abs
Merino
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Qua Ago 03, 2005 3:04 pm
Localização: Santa Maria Madalena - RJ

Mensagem por Merino »

Laercio, já começo a pensar nisso, o módulo seria este ? FrSky FF-1 2.4Ghz Combo Pack for Futaba w/ Module & RX - Com este módulo, a antena ficará perpendicular ao rádio? Tem como vc me enviar por mp uma foto?
Então Celso, dentre 3 glow e 4 elétrico, só em um glow e uma zagui de alta velocidade que percebi a interferência, como fica bem ruim de voar mantendo a antena na vertical, pensei nesta antena, a foto tem no post sobre posicionamento num rádio de 4 canais, mas não consigo editar a foto. http://i304.photobucket.com/albums/nn174/rcamposr/BackupCamera006.jpg
Obrigado pela atenção.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Interferências em rádios FM da banda de 72 MHz, na maioria das vezes é rádio descalibrado ou cristais muito fora do original.
Os rádios da banda de 72 MHz, tem limite de cristais a serem usados, como exemplo, se o rádio vem com cristais para o canal 27, o recomendado é que se use cristais de 3 canais acima ou abaixo e no máximo, de 5 canais acima ou abaixo.
Se o rádio foi calibrado de fábrica com o canal 27, só se pode usar no máximo do canal 22 ao 32, mas o ideal é do canal 24 ao 30 e fazer uma recalibragem pelo menos uma vez por ano.
Tem rádios com mais de 10 anos que nunca foram recalibrados, só pode ter problema de interferência mesmo.
Como o Celso mencionou, os rádios FM da banda de 72 MHz, dificilmente sofrem com interferências, exceto é claro quando outro rádio é ligado com o mesmo canal, coisa que era comum acontecer com os incautos que não estavam nem aí se alguém já estava voando e não queriam perguntar quais os canais estavam livres e quais estava ocupados no dia e no local.
Os meus eu só coloquei o módulo pela versatilidade da antena beeeeem reduzida e os módulos full range 2.4 GHz, serem menores do que o famoso 127 DF, que inclusive eu tenho 2 desses receptores aqui, também por motivo de ter opção caso seja necessário.
Só cuide uma coisa, se colocar um módulo 2.4 GHz no seu rádio, mesmo estando em modo PPM, o fail safe do rádio estará ativo e disponível, coisa que eu pensava sós er possível em modo PCM, mas não é, pois são os receptores PPM que não tem fail safe e3 não o rádio em modo PPM que não tem, pois o fail safe funciona em qualquer modo do rádio, seja ele PPM ou PCM.
Descobri isso na prática, quando o aeromodelo pousou atrás de umas árvores e lá o sinal ficou muito fraco e quando peguei o aeromodelo, ele perdeu o sinal do rádio e entrou em fail safe, acelerando o motor e acionando os servos com a configuração que eu havia pré determinado no fail safe do rádio.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Merino
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Qua Ago 03, 2005 3:04 pm
Localização: Santa Maria Madalena - RJ

Mensagem por Merino »

Então é melhor eu desativar o fail safe? Sobre as fotos do rádio com o módulo, tem como vc mandar? Viu o link com a foto da antena? Obrigado pela orientação.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:3bf9d1235e="Merino"]Então é melhor eu desativar o fail safe? Sobre as fotos do rádio com o módulo, tem como vc mandar? Viu o link com a foto da antena? Obrigado pela orientação.[/quote:3bf9d1235e]

Você fala das fotos do meu rádio com o módulo?
Se for, terá que esperar à noite para eu chegar em casa e bater as fotos.
Não precisa desativar o fail safe, só tenha cuidado na configuração dele que irá funcionar sim.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Merino
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Qua Ago 03, 2005 3:04 pm
Localização: Santa Maria Madalena - RJ

Mensagem por Merino »

Exatamente, fotos do rádio com o módulo, só para ver a posição da antena perpendicular ao rádio em posição de voo.

Consegui o link com a foto da antena.
http://i304.photobucket.com/albums/nn174/rcamposr/BackupCamera006.jpg
Será que ainda fabrica?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:ae38555397="Merino"]Exatamente, fotos do rádio com o módulo, só para ver a posição da antena perpendicular ao rádio em posição de voo.

Consegui o link com a foto da antena.
http://i304.photobucket.com/albums/nn174/rcamposr/BackupCamera006.jpg
Será que ainda fabrica?[/quote:ae38555397]

Isso é uma adaptação com antena de TV, mas se o comprimento da antena não for exatamente igual ao comprimento da antena original, além de diminuir o alcança, queima a saída RF do rádio.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Merino
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Qua Ago 03, 2005 3:04 pm
Localização: Santa Maria Madalena - RJ

Mensagem por Merino »

Laércio, boa tarde.
O módulo padrão futaba, vc sabe se servirá no 9XR? Com este módulo, acredito que poderei usar o V8R4II, certo? Perguntei isto, pois se no futuro quiser comprar um rádio com memória para mais modelos, poder aproveitar o módulo.
Responder