FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagempor alexcmag » 08 Ago 2013 21:22

Acabei não resistindo e comprei um FrSky X9D Taranis na www.infinity-hobby.com , chegou sexta-feira passada.

A FrSky resolveu fazê-lo com um hardware relativamente genérico (processador ARM, etc.), o que facilitou bastante a portabilidade do firmware Open9x (que virou OpenTX) para ele.

Aproveitaram para incluir quase tudo que o pessoal já enfiava no Turnigy 9x, como voz, USB, módulo interno e módulo externo, backlight, cartão de memória, telemetria.

Como o firmware nasceu em um processador apertado (64KBytes de flash, 1Kbyte de EEPROM, 4kbytes de RAM, 2kbytes de EEPROM, 8 bits, 40MHz), a migração para um processador maior (STM32 ARM Cortex M3 32-bit 60MHz, 1MByte de FLASH, etc.) causou um efeito interessante...

Imagine se seu jogo favorito rodasse super-bem em um PC de 10 anos atrás, e de repente você coloca ele para rodar em um i7 com gigabytes de RAM em uma tela de 40 full-HD e ele tenha como usar todos os novos recursos para ficar ainda mais rápido, fluído e com tela maior.

O firmware estava todo otimizado para caber no processador pequeno e já era tão ou mais funcional quanto a maioria dos rádios do mercado. O upgrade de processador permitiu de imediato aumentar os limites de tudo com ignorância e ainda sobra muita memória para novas funcionalidades.

A má notícia é que a DHL também joga futebol com as cargas, aparentemente a caixa não tinha nada de danificado e estava selada, mas quando comecei a abrir o plástico bolha vi que ela estava amassada.

Tirei umas fotos e enviei para a loja, que me reembolsou o valor equivalente ao case e ficou à disposição para trocar ou tomar providências adicionais caso necessário.

Assim que recebi esta resposta terminei de abrir e analisar o que tinha acontecido, provavelmente a caixa caiu tão forte que a antena atingiu o case por dentro, depois de atravessar a espuma, e acertou o case, trincando a madeira e rasgando a folha de alumínio.

Revisei o rádio por dentro e estava tudo OK, obviamente vou fazer um teste de alcance caprichado antes de dar o caso por concluído.

Pegando o bichinho na mão, as primeiras surpresas, no geral boas.

Não vou dizer que não peguei rádios melhores nas mãos, achei a textura do plástico poderia ser melhor (como nos Graupner, Airtronics e Hitec por exemplo), mas já está muito acima da média, e muito melhor do que qualquer rádio de 200 dólares.

Fora isto o resto não tenho do que reclamar:
- Sticks com 4 rolamentos, macios e precisos, para mim estão no nível do Aurora 9 ou SD10G;
- Chaves de boa qualidade, também no mesmo nível de rádios de grife;
- Grande LCD com backlight azul e ótima visualização, aparentemente 16 tons de cinza (ótimo, detesto LCD colorido sob o sol);
- Deslizantes laterais dos dois lados, mais dois potenciômetros na frente, e as chaves;
- Botões de navegação bastante intuitivos, acionados com microchaves de boa qualidade;
- Alto-falante pequeno mas eficiente, a voz fica bem audível;
- Vem com cartão SD contendo os arquivos de voz e imagens;
- Vem com bateria NiMH de 6 células, mas pode-se colocar uma LiPo 2S plugando o conector de balanceamento;
- Vem com conector USB para atualização, backup, configuração, etc.;
- Vem com conector para fone de ouvido.

O combo não veio receptor, pedi um de 8/16 canais à parte.

O receptor é outra novidade, não é tão barato quanto o de 8 canais com telemetria normal, mas funciona em vários modos:
8 canais com telemetria;
8 canais PPM + as 16 saídas SBUS;
Primeiros 8 canais PPM;
Canais 9 a 16 com telemetria;
Canais 9 a 16 sem telemetria.

Além dos 8 canais, o receptor tem algumas entradas/saídas extra:
- S-Bus para conectar mais servos ou um decoder;
- RSSI: útil para FPV ou piloto automático;
- S-Port: smart-port, para usar com os novos sensores que se cascateiam sem hub.

A FrSky errou feio no nome dele, na verdade foi colocado um nome para aproximar dos rádios semelhantes, mas ele é muito mais do que o nome indica.

Portanto, não, ELE NÃO TEM 9 CANAIS.

Ele tem até 32 (trinta e dois canais).

Como funciona:
- Com o módulo interno e receptor de 8 canais, tem apenas 8 canais, obviamente;
- Com módulo interno e receptor LR de 12 canais, passa a ter 12 canais;
- Com módulo interno e receptor de 16 canais, tem 16 canais (8 nas saídas de servo, todos na saída PPM);
- Com módulo interno e 2 receptores de 16 canais, pode ficar com 8 servos ligados a cada receptor, completando os 16 canais;
- Com mais um módulo externo comum (8 canais), passa a 8+8 (16 canais), 12+8 (20 canais) ou 16+8 (24 canais);
- Com mais um módulo externo novo (16 canais), pode emitir os 16 primeiros canais por um módulo, os canais 17 a 32 no outro módulo, e com 2 receptores + servos SBUS ou 2 receptores + 2 decoders SBUS, ou 4 receptores, passa a ter até 32 canais.

Não faço idéia do que alguém faria com 32 canais, imaginando a conta em um modelo ultra-escala de um C-130:

1) Aileron esquerdo
2) Flap esquerdo
3) Flap direito
4) Aileron direito
5) Motor 1
6) Motor 2
7) Motor 3
8 ) Motor 4
9) Profundor esquerdo
10) Profundor direito
11) Leme
12) Direção (roda dianteira)
13) Trem de pouso principal esquerdo
14) Porta do trem de pouso principal esquerdo
15) Trem de pouso principal direito
16) Porta do trem de pouso principal direito
17) Trem de pouso dianteiro
18 ) Porta do trem de pouso dianteiro
19) Porta de carga
20) Lançamento de paraquedistas
21) Luzes de navegação
22) Mãozinha do piloto dando tchau
23) Freios do trem de pouso esquerdo
24) Freios do trem de pouso direito
...
Cansei de digitar e ainda tem 8 canais vagos... entenderam porque disse que tem gente que não sabe brincar?

Ele também permite associar uma imagem a cada modelo (e são mais memórias do que a quantidade de modelos que você consegue guardar em uma casa sem ser expulso).

Bom, por enquanto é isto, segue um video do que ele faz ao ligar:
[yt]Vo0N-s0Pqtc[/yt]
Anexos
1.jpg
1.jpg (67.18 KiB) Exibido 23120 vezes
2.jpg
2.jpg (81 KiB) Exibido 23120 vezes
3.jpg
3.jpg (72.9 KiB) Exibido 23120 vezes
4.jpg
4.jpg (64.6 KiB) Exibido 23120 vezes
5.jpg
5.jpg (79.32 KiB) Exibido 23120 vezes
6.jpg
6.jpg (58.19 KiB) Exibido 23120 vezes
7.jpg
7.jpg (52.45 KiB) Exibido 23120 vezes
8.jpg
8.jpg (57.51 KiB) Exibido 23120 vezes
9.jpg
9.jpg (53.15 KiB) Exibido 23120 vezes
a.jpg
a.jpg (63.27 KiB) Exibido 23120 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

Lívio Cardoso
membro
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 09 Ago 2013 06:57

Alex, um rádio com tudo isso + maleta por apenas US$ 200,00? Fantástico... Chegou aqui pra vc por quanto afinal?
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 09 Ago 2013 08:56

[quote:0b63a7aebf="Lívio Cardoso"]Alex, um rádio com tudo isso + maleta por apenas US$ 200,00? Fantástico... Chegou aqui pra vc por quanto afinal?[/quote:0b63a7aebf]

A maleta é relativa, como já disseram serve basicamente para deixar o frete mais caro, de acordo com a Infinity o valor dela no pacote é 35 dólares (deve ser isto mesmo, na HK tem a 25 dólares um pouco menor), então me creditaram 40 dólares.

Também não vem com receptor por este preço, cada receptor de 16 canais é 35 dólares na Infinity.

Mas definintivamente achei bastante coisa por 200 dólares.

Acabou chegando aqui caro, tinha dois fretes disponíveis, DHL e EMS, como estou com trauma de EMS (da última vez demorou 6 meses e me taxaram em dobro, tive que contestar e demorou mais 2 meses), pedi DHL, mas quando o pacote já estava a caminho lembrei que a DHL cobra taxa de administração e vindo por eles paga ICMS também... acabou saindo cerca de R$1000 o rádio (descontando o receptor extra do valor).

Quando tiver na HK com frete mais barato fica bem mais interessante.

sandman_br
membro

Mensagempor sandman_br » 09 Ago 2013 10:22

tá na minha wishlist, vai ser o meu próximo rádio. Vou esperar apenas ele ter estoque regular em vários sites para achar o melhor preço, de preferência sem a maleta.

O que estou mais ansioso é pelo lançamento dos rxs lr12 que promete alcance 3x maior. Se for verdade, ele vai atingir exatamente a minha meta (aproximadamente 3-4km) sem precisar recorrer a caríssimos sistemas de links uhf.

Já uso frsky no meu jr9xii (rádio cujo visual a frsky se "inspirou" para fazer o taranis) e gosto muito.

mkbuss
membro

Mensagempor mkbuss » 09 Ago 2013 10:36

sem palavras, só posso dizer... SHOW...
futura aquisição, com toda certeza... e a possibilidade de até 32 canais, nossa... que isso... os caras não sabem brincar mesmo...

ba.mauricio
membro

Mensagempor ba.mauricio » 09 Ago 2013 14:50

Fala Alex, td bem?

Tava esperando esse seu review :)

Cara tenho lido no RCGroups que os primeiros radios vendidos estão apresentando problemas na centralização dos stick´s...alguns acham que é calibragem e outros qualidade do stick.

Qual a sua opinião a respeito? Voce já conseguiu fazer uns testes nele?

Valeu Abs

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 09 Ago 2013 17:06

Meus sticks vieram calibrados e nao achei motivos para desconfiar da qualidade deles, mas de qualquer jeito vou abrir e olhar com atenção.

Pelo que entendi no fórum do firmware parece falta de tensão na mola de centralização, basta apertar o parafuso de ajuste de tensão.

Hidden
membro

Mensagempor Hidden » 09 Ago 2013 17:19

Alex, depois posta umas fotos bem em close dele aberto, só para confirmar mesmo, pois tem umas fotos na rede que mostram que o cuidado com a montagem interna do rádio é equivalente às marcas TOP.

Eu já disse por aqui: Sou de opinião que este rádio não será ofertado aos montes como os Turnigy da vida, pode-se esperar sempre lotes "pequenos" que sumirão das prateleiras em horas, não sei porque mas tenho essa sensação.

Abraços.

sandman_br
membro

Mensagempor sandman_br » 09 Ago 2013 19:40

[quote:993743e085="Hidden"]Alex, depois posta umas fotos bem em close dele aberto, só para confirmar mesmo, pois tem umas fotos na rede que mostram que o cuidado com a montagem interna do rádio é equivalente às marcas TOP.

Eu já disse por aqui: Sou de opinião que este rádio não será ofertado aos montes como os Turnigy da vida, pode-se esperar sempre lotes "pequenos" que sumirão das prateleiras em horas, não sei porque mas tenho essa sensação.

Abraços.[/quote:993743e085]

Por 200 obamas?? acho difícil. Além do mais, com esse valor ele já começa a concorrer (no preço) com rádios de marca. Tem muita gente que só compra um rádio desse valor se tivesse um jr/futaba escrito.
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad

Hidden
membro

Mensagempor Hidden » 09 Ago 2013 20:02

[quote:28ee56d708="sandman_br"][quote:28ee56d708="Hidden"]Alex, depois posta umas fotos bem em close dele aberto, só para confirmar mesmo, pois tem umas fotos na rede que mostram que o cuidado com a montagem interna do rádio é equivalente às marcas TOP.

Abraços.[/quote:28ee56d708]

Por 200 obamas?? acho difícil. Além do mais, com esse valor ele já começa a concorrer (no preço) com rádios de marca. Tem muita gente que só compra um rádio desse valor se tivesse um jr/futaba escrito.[/quote:28ee56d708]

Eu não acho, eu vi, não pessoalmente mas vi esse vídeo, por isso pedi para o Alex confirmar se a montagem é de primeira mesmo:

[yt]OpoWbR12UxE[/yt]

Eu tenho é dó de quem por preconceito só quer saber dos rádios de marca, isso é meio parecido com preconceito com marca de carro ou moto, o cara escuta a vida inteira que marca X não presta, não tem valor de revenda e tal, mas por algum motivo acaba tendo um carro da referida marca e se apaixona...
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...

fmmlobo
membro

Mensagempor fmmlobo » 09 Ago 2013 20:48

[quote:4b21190599="Hidden"][quote:4b21190599="sandman_br"][quote:4b21190599="Hidden"]Alex, depois posta umas fotos bem em close dele aberto, só para confirmar mesmo, pois tem umas fotos na rede que mostram que o cuidado com a montagem interna do rádio é equivalente às marcas TOP.

Abraços.[/quote:4b21190599]

Por 200 obamas?? acho difícil. Além do mais, com esse valor ele já começa a concorrer (no preço) com rádios de marca. Tem muita gente que só compra um rádio desse valor se tivesse um jr/futaba escrito.[/quote:4b21190599]

Eu não acho, eu vi, não pessoalmente mas vi esse vídeo, por isso pedi para o Alex confirmar se a montagem é de primeira mesmo:

[yt]OpoWbR12UxE[/yt]

Eu tenho é dó de quem por preconceito só quer saber dos rádios de marca, isso é meio parecido com preconceito com marca de carro ou moto, o cara escuta a vida inteira que marca X não presta, não tem valor de revenda e tal, mas por algum motivo acaba tendo um carro da referida marca e se apaixona...[/quote:4b21190599]

Papo de quem comprou um JAC j3 e é zuado no trabalho!
:twisted:
Aurora 9 / Slick 360 HK / Tarot 450 Sport / Ugly Stick 1200mm Flying Circus (Em construção)

flaviofagundes
membro

Mensagempor flaviofagundes » 09 Ago 2013 21:50

É parece uma excelente opcao...

No banggood esta por $213,00
http://www.banggood.com/FrSky-Taranis-16CH-Transmitter-For-RC-Models-p-71461.html

Hidden
membro

Mensagempor Hidden » 10 Ago 2013 00:54

[quote:485469afc5="fernandaum89"]

:twisted:[/quote:485469afc5]

Ri muito aqui!! :lol: :lol: :lol:

Pior que é por aí mesmo, se você escolhe algo fora do convencional vira alvo, mas se estiver como eu, que no momento não tenho carro e uso o da minha mulher, até um Lifan seria lucro... :D

Agora vamos parar de falar de carro para não zuar o tópico do Alex. :roll:
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...

roclombardi
membro

Mensagempor roclombardi » 10 Ago 2013 08:47

Alex com o modulo que ja vem nele posso usar os receptores frsky mais simples que vendem na HK? pois ja tenho o modulo frsky no turnigy e varios receptores
abraços

sandman_br
membro

Mensagempor sandman_br » 10 Ago 2013 10:33

Os rxs com teletria (dxxx) funcionarão sim. Não tenho certeza se os receptores mais novos sem telemetria (vxxx), mas que bindan em modo telemetria funcionarão.

Ricardobh
membro

Mensagempor Ricardobh » 10 Ago 2013 14:25

"são mais memórias do que a quantidade de modelos que você consegue guardar em uma casa sem ser expulso"

Ri demais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E da pra usar os DR-8 com telemetria? Se der, vo pegar esse radio futuramente com certeza

sandman_br
membro

Mensagempor sandman_br » 10 Ago 2013 14:33

todos os rxs da séries d (telemetria) funcionarão com o taranis

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 10 Ago 2013 23:31

Bom... abri e tirei algumas fotos internas para que todos possam aferir a montagem.

Não achei nada que o desabone, pelo contrário, os componentes e montagem são no mesmo padrão que você encontraria em qualquer rádio atual, até melhor do que alguns rádios de grife que usam componentes de baixo custo (placa de fenolite face simples quando poderiam ser de fibra de vidro face dupla).

Admito que o plástico poderia ser um pouco mais espesso, mas é suficientemente bom e tem bom acabamento.

Os potenciômetros são de metal.

Os sticks têm rolamentos mesmo (dá para ver em uma das fotos).

Os fios são protegidos por termoretrátil no ponto de solda junto às chaves.

Todas as chaves curtas são de 3 posições (as únicas de 2 posições são a trainer e a chave longa que fica do lado esquerdo na mesma posição.

Quase tudo usa conectores.

As soldas são bem feitas.

As placas são dupla-face.

O regulador principal é chaveado (por isto pode usar 6 células NiMH ou 2S LiPo).

Os sticks podem mudar de modo sem mudar nada fisicamente, só apertando e soltando parafusos.

Todos os parafusos são fixados com trava-rosca.
Anexos
9.jpg
9.jpg (78.94 KiB) Exibido 22597 vezes
8.jpg
8.jpg (102.7 KiB) Exibido 22597 vezes
7.jpg
7.jpg (56.66 KiB) Exibido 22597 vezes
6.jpg
6.jpg (83.14 KiB) Exibido 22597 vezes
5.jpg
5.jpg (95.71 KiB) Exibido 22597 vezes
4.jpg
4.jpg (90.37 KiB) Exibido 22597 vezes
3.jpg
3.jpg (104.48 KiB) Exibido 22597 vezes
2.jpg
2.jpg (94.83 KiB) Exibido 22597 vezes
1.jpg
1.jpg (126.42 KiB) Exibido 22597 vezes

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 10 Ago 2013 23:37

[quote:be08fb67a2="Hidden"]Alex, depois posta umas fotos bem em close dele aberto, só para confirmar mesmo, pois tem umas fotos na rede que mostram que o cuidado com a montagem interna do rádio é equivalente às marcas TOP.

Abraços.[/quote:be08fb67a2]

Fotos tiradas... quem tiver um 8FG ou DX8 pode comparar com o que encontrar dentro de seu rádio.

Aliás... nem precisa... 8FG: http://static.rcgroups.net/forums/attachments/2/8/6/6/3/a4166040-93-Futaba%208FG%20002.jpg?d=1311533258

DX8: http://i1210.photobucket.com/albums/cc418/5110899/DSC_1254.jpg

8J: http://static.rcgroups.net/forums/attachments/1/0/0/9/9/6/a4930230-157-txinside.jpg

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 10 Ago 2013 23:42

[quote:14f8d24756="Hidden"][quote:14f8d24756="fernandaum89"]

:twisted:[/quote:14f8d24756]

Pior que é por aí mesmo, se você escolhe algo fora do convencional vira alvo, mas se estiver como eu, que no momento não tenho carro e uso o da minha mulher, até um Lifan seria lucro... :D

Agora vamos parar de falar de carro para não zuar o tópico do Alex. :roll:[/quote:14f8d24756]

Eu não compraria um Lifan 320 ou um J3 por dois motivos:
1) Valor de revenda, mas quem vai precisar tanto assim vender um rádio de 200 dólares? De qualquer jeito é mais fácil vender um rádio FrSky do que um J3...
2) Segurança: os Lifan tiram péssimos resultados em crash-test, mas até aí o Trágile e o Clio vendidos aqui também tiraram zero. Em uma batida a diferença entre eles seria velório com caixão aberto ou fechado, mas sobreviver que é bom é difícil...
3) Peças e pós-venda: também é mais fácil conseguir peças para FrSky do que para Lifan, afinal as peças que quebram (potenciômetros, chaves) são comuns de mercado.

Lívio Cardoso
membro
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 11 Ago 2013 07:44

Bem, só achei que 1.000 Dilmas é um pouco salgado. Com esse mesmo valor, entrando na linha de encomenda da Hobby Delivery, dá pra comprar o Aurora 9 ( R$ 998,00 - 50% na encomenda e 50% com 30 dias ). É verdade que demora até 4 meses pra entregar mas vale a espera...mas isso é pra quem já tem um rádio e pode esperar esse tempo sem pressa. Mas o Taranis não deixa de ser um senhor rádio e tem tudo pra desbancar muitos outros de grife!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

Gyovane
membro
Contato:

Mensagempor Gyovane » 11 Ago 2013 19:19

[quote:de2a16e841="alexcmag"][quote:de2a16e841="Hidden"][quote:de2a16e841="fernandaum89"]

:twisted:[/quote:de2a16e841]

Agora vamos parar de falar de carro para não zuar o tópico do Alex. :roll:[/quote:de2a16e841]

Eu não compraria um Lifan 320 ou um J3 por dois motivos:
1) Valor de revenda, mas quem vai precisar tanto assim vender um rádio de 200 dólares? De qualquer jeito é mais fácil vender um rádio FrSky do que um J3...
2) Segurança: os Lifan tiram péssimos resultados em crash-test, mas até aí o Trágile e o Clio vendidos aqui também tiraram zero. Em uma batida a diferença entre eles seria velório com caixão aberto ou fechado, mas sobreviver que é bom é difícil...
3) Peças e pós-venda: também é mais fácil conseguir peças para FrSky do que para Lifan, afinal as peças que quebram (potenciômetros, chaves) são comuns de mercado.[/quote:de2a16e841]

Bem, pegando carona e tentando explicar os fatos...O que não é de marca hoje, em nosso país, no dia de amanhã passará a ser, alguém lembra da Hyundai quando ela começou por aqui? Ninguém queria, mas hoje....haja dimdim pra pagar pelas porcarias que ela ainda vende e que muitos por aí juram que é o melhor carro do mundo, bastou pra isso vincular o nome a algo/alguém (idôneo?!?!?) com testes tendenciosos e meias verdades.

É o que acontecerá com o Taranis, o que deveria ser um radio bom e acessível, vai se transformar em marca e passará a custar mais do que realmente vale, basta haver procura desenfreada pelo modelo.

Ainda não vi ninguém com um destes [url]http://hobbyking.com/hobbyking/store/__28494__OrangeRx_T_SIX_2_4GHz_DSM2_6CH_Programmable_Transmitter_w_10_Model_Memory_Mode_2_.html[/url], tem em estoque e custa US$65,00, mas se tem em estoque é porque não tem procura ou porque não tem qualidade? Ou é porque é amarelo? Bem, se alguém souber me responder, por favor, fique à vontade.

Att.

Gyovane
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.

Ricardobh
membro

Mensagempor Ricardobh » 11 Ago 2013 20:12

Tentei colocar com link direto mais nao deu.

os links sao

http://www.youtube.com/watch?v=HU4U4OUcamM

http://www.youtube.com/watch?v=OpoWbR12UxE

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 11 Ago 2013 21:43

[quote:26d667bb98="Lívio Cardoso"]Bem, só achei que 1.000 Dilmas é um pouco salgado. Com esse mesmo valor, entrando na linha de encomenda da Hobby Delivery, dá pra comprar o Aurora 9 ( R$ 998,00 - 50% na encomenda e 50% com 30 dias ). É verdade que demora até 4 meses pra entregar mas vale a espera...mas isso é pra quem já tem um rádio e pode esperar esse tempo sem pressa. Mas o Taranis não deixa de ser um senhor rádio e tem tudo pra desbancar muitos outros de grife!!![/quote:26d667bb98]

1000 reais foi meio bobeira minha, se aguardar uns meses deve aparecer na HK com frete de 24 dólares e aí a vida fica mais fácil.

Eu já tive um Aurora 9 e gosto muito dele, mas para meu uso atualmente prefiro o FrSky.

Em relação a Aurora x Taranis, são produtos que têm algumas semelhantes mas ao mesmo tempo muitas diferenças.

Ambos têm aproximadamente o mesmo poder de processamento, ambos usam o mesmo CI de RF, ambos têm sticks rolamentados, deslizantes laterais, etc.

Por um lado o Aurora realmente tem um acabamento excepcional, facilidade de menus, etc.

Por outro lado o Taranis tem mais opções de receptores, canais, telemetria mais barata.

Ainda não consegui fazer grandes testes, mas já bindei alguns modelos com o rádio novo e fiz um range teste básico, que demonstrou mesmo nível de RSSI na mesma distância que o módulo FrSky que já uso.

Agora estou refazendo a programação dos modelos no rádio novo.

Com relação ao T-Six, provavelmente ele não vende bem porque o 9X ou 9XR+FrSky custam o mesmo e têm muito mais recursos.

E com relação a Hyundai, não são carros ruins, mas o destaque deles era realmente o preço um pouco mais baixo para produtos com mesmo nível, mas nos preços atuais estão querendo competir com carros muito melhores que eles, aí não cola... Se um Taranis chegasse a preço de Futaba 8FG realmente não teria tanto público, mas acho difícil isto acontecer.

sandman_br
membro

Mensagempor sandman_br » 11 Ago 2013 22:33

A conta que tem que ser feita não é simplesmente a do rádio. Some ao preço do rádio o preço dos rxs que você precisa para voar seus aeros. Eu uso pelo menos uns 5 rxs para os meus modelos.

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”