FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por alexcmag »

Acabei não resistindo e comprei um FrSky X9D Taranis na www.infinity-hobby.com , chegou sexta-feira passada.

A FrSky resolveu fazê-lo com um hardware relativamente genérico (processador ARM, etc.), o que facilitou bastante a portabilidade do firmware Open9x (que virou OpenTX) para ele.

Aproveitaram para incluir quase tudo que o pessoal já enfiava no Turnigy 9x, como voz, USB, módulo interno e módulo externo, backlight, cartão de memória, telemetria.

Como o firmware nasceu em um processador apertado (64KBytes de flash, 1Kbyte de EEPROM, 4kbytes de RAM, 2kbytes de EEPROM, 8 bits, 40MHz), a migração para um processador maior (STM32 ARM Cortex M3 32-bit 60MHz, 1MByte de FLASH, etc.) causou um efeito interessante...

Imagine se seu jogo favorito rodasse super-bem em um PC de 10 anos atrás, e de repente você coloca ele para rodar em um i7 com gigabytes de RAM em uma tela de 40 full-HD e ele tenha como usar todos os novos recursos para ficar ainda mais rápido, fluído e com tela maior.

O firmware estava todo otimizado para caber no processador pequeno e já era tão ou mais funcional quanto a maioria dos rádios do mercado. O upgrade de processador permitiu de imediato aumentar os limites de tudo com ignorância e ainda sobra muita memória para novas funcionalidades.

A má notícia é que a DHL também joga futebol com as cargas, aparentemente a caixa não tinha nada de danificado e estava selada, mas quando comecei a abrir o plástico bolha vi que ela estava amassada.

Tirei umas fotos e enviei para a loja, que me reembolsou o valor equivalente ao case e ficou à disposição para trocar ou tomar providências adicionais caso necessário.

Assim que recebi esta resposta terminei de abrir e analisar o que tinha acontecido, provavelmente a caixa caiu tão forte que a antena atingiu o case por dentro, depois de atravessar a espuma, e acertou o case, trincando a madeira e rasgando a folha de alumínio.

Revisei o rádio por dentro e estava tudo OK, obviamente vou fazer um teste de alcance caprichado antes de dar o caso por concluído.

Pegando o bichinho na mão, as primeiras surpresas, no geral boas.

Não vou dizer que não peguei rádios melhores nas mãos, achei a textura do plástico poderia ser melhor (como nos Graupner, Airtronics e Hitec por exemplo), mas já está muito acima da média, e muito melhor do que qualquer rádio de 200 dólares.

Fora isto o resto não tenho do que reclamar:
- Sticks com 4 rolamentos, macios e precisos, para mim estão no nível do Aurora 9 ou SD10G;
- Chaves de boa qualidade, também no mesmo nível de rádios de grife;
- Grande LCD com backlight azul e ótima visualização, aparentemente 16 tons de cinza (ótimo, detesto LCD colorido sob o sol);
- Deslizantes laterais dos dois lados, mais dois potenciômetros na frente, e as chaves;
- Botões de navegação bastante intuitivos, acionados com microchaves de boa qualidade;
- Alto-falante pequeno mas eficiente, a voz fica bem audível;
- Vem com cartão SD contendo os arquivos de voz e imagens;
- Vem com bateria NiMH de 6 células, mas pode-se colocar uma LiPo 2S plugando o conector de balanceamento;
- Vem com conector USB para atualização, backup, configuração, etc.;
- Vem com conector para fone de ouvido.

O combo não veio receptor, pedi um de 8/16 canais à parte.

O receptor é outra novidade, não é tão barato quanto o de 8 canais com telemetria normal, mas funciona em vários modos:
8 canais com telemetria;
8 canais PPM + as 16 saídas SBUS;
Primeiros 8 canais PPM;
Canais 9 a 16 com telemetria;
Canais 9 a 16 sem telemetria.

Além dos 8 canais, o receptor tem algumas entradas/saídas extra:
- S-Bus para conectar mais servos ou um decoder;
- RSSI: útil para FPV ou piloto automático;
- S-Port: smart-port, para usar com os novos sensores que se cascateiam sem hub.

A FrSky errou feio no nome dele, na verdade foi colocado um nome para aproximar dos rádios semelhantes, mas ele é muito mais do que o nome indica.

Portanto, não, ELE NÃO TEM 9 CANAIS.

Ele tem até 32 (trinta e dois canais).

Como funciona:
- Com o módulo interno e receptor de 8 canais, tem apenas 8 canais, obviamente;
- Com módulo interno e receptor LR de 12 canais, passa a ter 12 canais;
- Com módulo interno e receptor de 16 canais, tem 16 canais (8 nas saídas de servo, todos na saída PPM);
- Com módulo interno e 2 receptores de 16 canais, pode ficar com 8 servos ligados a cada receptor, completando os 16 canais;
- Com mais um módulo externo comum (8 canais), passa a 8+8 (16 canais), 12+8 (20 canais) ou 16+8 (24 canais);
- Com mais um módulo externo novo (16 canais), pode emitir os 16 primeiros canais por um módulo, os canais 17 a 32 no outro módulo, e com 2 receptores + servos SBUS ou 2 receptores + 2 decoders SBUS, ou 4 receptores, passa a ter até 32 canais.

Não faço idéia do que alguém faria com 32 canais, imaginando a conta em um modelo ultra-escala de um C-130:

1) Aileron esquerdo
2) Flap esquerdo
3) Flap direito
4) Aileron direito
5) Motor 1
6) Motor 2
7) Motor 3
8 ) Motor 4
9) Profundor esquerdo
10) Profundor direito
11) Leme
12) Direção (roda dianteira)
13) Trem de pouso principal esquerdo
14) Porta do trem de pouso principal esquerdo
15) Trem de pouso principal direito
16) Porta do trem de pouso principal direito
17) Trem de pouso dianteiro
18 ) Porta do trem de pouso dianteiro
19) Porta de carga
20) Lançamento de paraquedistas
21) Luzes de navegação
22) Mãozinha do piloto dando tchau
23) Freios do trem de pouso esquerdo
24) Freios do trem de pouso direito
...
Cansei de digitar e ainda tem 8 canais vagos... entenderam porque disse que tem gente que não sabe brincar?

Ele também permite associar uma imagem a cada modelo (e são mais memórias do que a quantidade de modelos que você consegue guardar em uma casa sem ser expulso).

Bom, por enquanto é isto, segue um video do que ele faz ao ligar:
[yt]Vo0N-s0Pqtc[/yt]
Anexos
a.jpg
a.jpg (63.27 KiB) Exibido 28893 vezes
9.jpg
9.jpg (53.15 KiB) Exibido 28893 vezes
8.jpg
8.jpg (57.51 KiB) Exibido 28893 vezes
7.jpg
7.jpg (52.45 KiB) Exibido 28893 vezes
6.jpg
6.jpg (58.19 KiB) Exibido 28893 vezes
5.jpg
5.jpg (79.32 KiB) Exibido 28893 vezes
4.jpg
4.jpg (64.6 KiB) Exibido 28893 vezes
3.jpg
3.jpg (72.9 KiB) Exibido 28893 vezes
2.jpg
2.jpg (81 KiB) Exibido 28893 vezes
1.jpg
1.jpg (67.18 KiB) Exibido 28893 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Alex, um rádio com tudo isso + maleta por apenas US$ 200,00? Fantástico... Chegou aqui pra vc por quanto afinal?
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:0b63a7aebf="Lívio Cardoso"]Alex, um rádio com tudo isso + maleta por apenas US$ 200,00? Fantástico... Chegou aqui pra vc por quanto afinal?[/quote:0b63a7aebf]

A maleta é relativa, como já disseram serve basicamente para deixar o frete mais caro, de acordo com a Infinity o valor dela no pacote é 35 dólares (deve ser isto mesmo, na HK tem a 25 dólares um pouco menor), então me creditaram 40 dólares.

Também não vem com receptor por este preço, cada receptor de 16 canais é 35 dólares na Infinity.

Mas definintivamente achei bastante coisa por 200 dólares.

Acabou chegando aqui caro, tinha dois fretes disponíveis, DHL e EMS, como estou com trauma de EMS (da última vez demorou 6 meses e me taxaram em dobro, tive que contestar e demorou mais 2 meses), pedi DHL, mas quando o pacote já estava a caminho lembrei que a DHL cobra taxa de administração e vindo por eles paga ICMS também... acabou saindo cerca de R$1000 o rádio (descontando o receptor extra do valor).

Quando tiver na HK com frete mais barato fica bem mais interessante.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

tá na minha wishlist, vai ser o meu próximo rádio. Vou esperar apenas ele ter estoque regular em vários sites para achar o melhor preço, de preferência sem a maleta.

O que estou mais ansioso é pelo lançamento dos rxs lr12 que promete alcance 3x maior. Se for verdade, ele vai atingir exatamente a minha meta (aproximadamente 3-4km) sem precisar recorrer a caríssimos sistemas de links uhf.

Já uso frsky no meu jr9xii (rádio cujo visual a frsky se "inspirou" para fazer o taranis) e gosto muito.
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

sem palavras, só posso dizer... SHOW...
futura aquisição, com toda certeza... e a possibilidade de até 32 canais, nossa... que isso... os caras não sabem brincar mesmo...
Avatar do usuário
ba.mauricio
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Seg Abr 01, 2013 10:41 am

Mensagem por ba.mauricio »

Fala Alex, td bem?

Tava esperando esse seu review :)

Cara tenho lido no RCGroups que os primeiros radios vendidos estão apresentando problemas na centralização dos stick´s...alguns acham que é calibragem e outros qualidade do stick.

Qual a sua opinião a respeito? Voce já conseguiu fazer uns testes nele?

Valeu Abs
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Meus sticks vieram calibrados e nao achei motivos para desconfiar da qualidade deles, mas de qualquer jeito vou abrir e olhar com atenção.

Pelo que entendi no fórum do firmware parece falta de tensão na mola de centralização, basta apertar o parafuso de ajuste de tensão.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Alex, depois posta umas fotos bem em close dele aberto, só para confirmar mesmo, pois tem umas fotos na rede que mostram que o cuidado com a montagem interna do rádio é equivalente às marcas TOP.

Eu já disse por aqui: Sou de opinião que este rádio não será ofertado aos montes como os Turnigy da vida, pode-se esperar sempre lotes "pequenos" que sumirão das prateleiras em horas, não sei porque mas tenho essa sensação.

Abraços.
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

[quote:993743e085="Hidden"]Alex, depois posta umas fotos bem em close dele aberto, só para confirmar mesmo, pois tem umas fotos na rede que mostram que o cuidado com a montagem interna do rádio é equivalente às marcas TOP.

Eu já disse por aqui: Sou de opinião que este rádio não será ofertado aos montes como os Turnigy da vida, pode-se esperar sempre lotes "pequenos" que sumirão das prateleiras em horas, não sei porque mas tenho essa sensação.

Abraços.[/quote:993743e085]

Por 200 obamas?? acho difícil. Além do mais, com esse valor ele já começa a concorrer (no preço) com rádios de marca. Tem muita gente que só compra um rádio desse valor se tivesse um jr/futaba escrito.
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:28ee56d708="sandman_br"][quote:28ee56d708="Hidden"]Alex, depois posta umas fotos bem em close dele aberto, só para confirmar mesmo, pois tem umas fotos na rede que mostram que o cuidado com a montagem interna do rádio é equivalente às marcas TOP.

Eu já disse por aqui: Sou de opinião que este rádio não será ofertado aos montes como os Turnigy da vida, pode-se esperar sempre lotes "pequenos" que sumirão das prateleiras em horas, não sei porque mas tenho essa sensação.

Abraços.[/quote:28ee56d708]

Por 200 obamas?? acho difícil. Além do mais, com esse valor ele já começa a concorrer (no preço) com rádios de marca. Tem muita gente que só compra um rádio desse valor se tivesse um jr/futaba escrito.[/quote:28ee56d708]


Eu não acho, eu vi, não pessoalmente mas vi esse vídeo, por isso pedi para o Alex confirmar se a montagem é de primeira mesmo:

[yt]OpoWbR12UxE[/yt]



Eu tenho é dó de quem por preconceito só quer saber dos rádios de marca, isso é meio parecido com preconceito com marca de carro ou moto, o cara escuta a vida inteira que marca X não presta, não tem valor de revenda e tal, mas por algum motivo acaba tendo um carro da referida marca e se apaixona...
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Responder