Como controlar um servo?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
regis-sp
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb Jul 20, 2013 11:37 am
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por regis-sp »

[quote:2d82851be9="MKazan"]Então você não precisa necessariamente de um servo.
Pode ser um motor comum com uma bela redução. Vai ter força, vai ser lento e com uma velocidade controlável (se você estiver usando os controles corretos), e você pode desligar na hora que estiver satisfeito com a posição.[/quote:2d82851be9]

Então, eu estava justamente com essa dúvida também. Escolhi o SERVO porque, pelo que vi, o servo quando está 'parado' ele 'trava', ou seja, como a carga que eu quero usar é na VERTICAL, quando ele pára o peso da carga não deve fazer o motor girar, deve travar na posição, e pelo que vi o servo faz isso (claro, obedecendo o limite de peso do servo - no meu caso será cerca de 1Kg no máximo). Com motor 'normal' eu não sei como funciona, mas como tenho alguns aqui o eixo dele é 'livre', ou seja, quando não há alimentação, ele fica 'solto' o que faria minha carga 'despencar' hehe...
Avatar do usuário
regis-sp
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb Jul 20, 2013 11:37 am
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por regis-sp »

Toda vez que envio uma resposta aqui no Fórum aparece a mensagem:

Ran into problems sending Mail. Response: 535 5.7.8 Authentication credentials invalid

DEBUG MODE

Line : 111
File : smtp.php

A resposta é publicada, mas dá esse erro ae. Com vcs tbm?
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:9823f9a228="regis-sp"]Toda vez que envio uma resposta aqui no Fórum aparece a mensagem:

Ran into problems sending Mail. Response: 535 5.7.8 Authentication credentials invalid

DEBUG MODE

Line : 111
File : smtp.php

A resposta é publicada, mas dá esse erro ae. Com vcs tbm?[/quote:9823f9a228]

Está geral.

É um Bug do sistema..

[img:9823f9a228]http://www.g17.com.br/imagens/diversao/set-out-nov-dez-2012/moda-estranha-1.jpg[/img:9823f9a228]

Um benzimento resolve.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

[quote:7692957420="regis-sp"][quote:7692957420="MKazan"]Então você não precisa necessariamente de um servo.
Pode ser um motor comum com uma bela redução. Vai ter força, vai ser lento e com uma velocidade controlável (se você estiver usando os controles corretos), e você pode desligar na hora que estiver satisfeito com a posição.[/quote:7692957420]

Então, eu estava justamente com essa dúvida também. Escolhi o SERVO porque, pelo que vi, o servo quando está 'parado' ele 'trava', ou seja, como a carga que eu quero usar é na VERTICAL, quando ele pára o peso da carga não deve fazer o motor girar, deve travar na posição, e pelo que vi o servo faz isso (claro, obedecendo o limite de peso do servo - no meu caso será cerca de 1Kg no máximo). Com motor 'normal' eu não sei como funciona, mas como tenho alguns aqui o eixo dele é 'livre', ou seja, quando não há alimentação, ele fica 'solto' o que faria minha carga 'despencar' hehe...[/quote:7692957420]

Qualquer sistema realimentado (motor + sensor de posição ligados por feedback) trava a posição.
Masssssssss... transformar um servo em um motor de rotação contínua envolve anular o feedback e o sensoreamento de posição (que no caso do servo é um potenciômetro).
Como você pretende alterar o servo para rotação contínua, você vai perder esta funcionalidade de "travamento" na posição desejada.

Mais um ponto a favor da solução driver + motor + redução.
a redução, se bem escolhida, faz com que fique bem difícil a carga girar o eixo sozinha pois multiplica a força necessária.

PS: essa é só a singela opinião de um engenheiro com experiência na área industrial. Se prefere continuar apostando em soluções "alternativas" garanto que vai gastar mais tempo e dinheiro.
♪ Meu avião, sem direção, no poste ele vai lenhar... ♪
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

talvez, veja bem... eu disse TALVEZ, se você usar um servo com [u:88b7e456f4]bem mais[/u:88b7e456f4] do que 1kg de força no braço de torque que você escolher, e fizer a alteração para rotação contínua. TALVEZ, haja atrito interno suficiente para segurar sua carga na posição sem a necessidade de feedback.
Avatar do usuário
regis-sp
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb Jul 20, 2013 11:37 am
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por regis-sp »

[quote:813c1960a5="MKazan"]talvez, veja bem... eu disse TALVEZ, se você usar um servo com [u:813c1960a5]bem mais[/u:813c1960a5] do que 1kg de força no braço de torque que você escolher, e fizer a alteração para rotação contínua. TALVEZ, haja atrito interno suficiente para segurar sua carga na posição sem a necessidade de feedback.[/quote:813c1960a5]

Valeu MKZAN. Concordo com você, tem lógica. Eu é que não conheço esses motores com 'feedback'. Eu me formei em eletrônica, a muitos anos, e 'no meu tempo' acho que não tinha isso ainda, então não entendo bem como funciona. Os motores que conheço sào aqueles que: quando há alimentação: gira, quando não há: pára.. rs.

O que eu quero fazer é exatamento isso, veja: https://www.youtube.com/watch?v=QulfCmtmLZQ

Nesse vídeo é usado um motor, que não é um servo. Mas não sei que motor é. Pelo que dá pra ver, só tem os 2 fios, que seriam alimentação. Então será que, neste caso, somente a redução do motor está sendo suficiente pra manter a carga estável sem girar o motor? O que eu eu quero fazer é exatamente esse projeto que está no vídeo. Alguma dica?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Servos com realimentação tem a pelo menos 50 anos, ou um pouco mais... a não ser que você tenha se formado com Nicola Tesla tem algo errado ai!
O que ele usa no video é simplesmente uma redução gigante e um controlador PWM bi-direccional.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder